ANTT destaca cooperação e inovação para descarbonização do transporte no Motiva 2035

por | set 25, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: ANTT – (23/09/2025)
Divulgação
Chapéu: DESCARBONIZAÇÃO

Diretor Felipe Queiroz ressaltou importância da integração entre sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento econômico durante painel

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta terça-feira (23/09), do painel sobre sustentabilidade no evento Motiva 2035, realizado no Cubo Itaú, em São Paulo. Representando a Agência, o diretor Felipe Queiroz destacou os avanços e desafios do setor de transportes na agenda de descarbonização e sustentabilidade, além de apresentar iniciativas conduzidas pela ANTT.

O painel teve como foco o case da Coalizão dos Transportes e reuniu representantes de diferentes setores (empresas, governo, sociedade civil, academia e organizações ambientais) para discutir caminhos de cooperação rumo à redução das emissões de carbono e à preservação da biodiversidade.

Segundo Felipe Queiroz, a construção de soluções para o setor passa por uma lógica de colaboração. “A ANTT faz parte de um ecossistema de governança do setor de transportes, que envolve desde a formulação de políticas públicas pelos ministérios até a implementação dos projetos. Mudar a matriz de transportes, reduzindo a participação rodoviária e ampliando modos como hidrovias e ferrovias, exige financiamento, licenciamento ambiental e articulação com a sociedade civil. Essa lógica de cooperação é o que nos permite construir arranjos mais consistentes”, afirmou.

O diretor também apresentou o programa de sustentabilidade da ANTT, que hoje é sustentado por instrumentos de financiamento estabelecidos em portarias do Ministério dos Transportes. “Temos um pilar de financiamento que orienta que pelo menos 2% da receita operacional bruta sejam destinados à agenda de sustentabilidade. Além disso, nossos comitês de rodovias e ferrovias trabalham com nove parâmetros de desenvolvimento sustentável, que ajudam a avaliar a perenidade, a viabilidade financeira e a segurança jurídica dos projetos”, destacou.

O diretor destacou ainda que a conciliação entre preservação ambiental e desenvolvimento é essencial para o futuro da infraestrutura nacional. “O Brasil precisa investir em infraestrutura, e a melhor forma de fazer isso é conjugando preservação, sustentabilidade e desenvolvimento. Nesse sentido, o programa de sustentabilidade está indo bem”, concluiu.

O Motiva 2035 é promovido pela Motiva, empresa de infraestrutura de mobilidade, e ocorre de 23 a 26 de setembro, com módulos sobre inovação, sustentabilidade, investimento e impacto social. O evento é transmitido pelo canal da Motiva no YouTube. Para mais informações, acesse o site do evento.