Gerenciadas pelo PROARTE, as intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a manutenção preventiva em Obras de Arte Especiais (OAE) nas BR-110/PE, BR-232/PE e BR-424/PE, em Pernambuco, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). A expectativa é que 68 estruturas sejam beneficiadas. O valor do investimento feito pelo Governo Federal é de aproximadamente R$ 7,9 milhões.
Com a margem de 30% de avanço físico das atividades, a autarquia já realizou diversos serviços nas estruturas situadas nas BR-424/PE e BR-110/PE. As OAE receberam melhorias como recomposição de dreno, selagem superficial de fissuras, limpeza em superfície de concreto, pingadeiras de elastômero, implantação de juntas de dilatação, entre outras.
Na rodovia BR-232/PE, foram executados serviços de recuperação de ferragem degradada, concretagem de defeitos, pintura com tinta anticorrosiva e implantação de juntas de dilatação na ponte do Km 342,44. As intervenções destinadas às demais Obras de Arte Especiais da BR-232/PE estão programadas para iniciarem entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
O contrato vigente de manutenção preventiva abrange 15 OAE na BR-110/PE, sendo duas pontes e 13 pontilhões. Na BR-232/PE, são dois pontilhões, três viadutos e 26 pontes, totalizando 31 estruturas. Na BR-424/PE, as ações acontecem em um pontilhão e 21 pontes, atendendo 22 empreendimentos ao todo. Conforme cronograma do contrato, a estimativa é que as atividades sejam concluídas no primeiro semestre de 2026.
Mais Serviços – Até o momento foram concluídos os serviços em 13 pontilhões da BR-110/PE. Na BR-424/PE, as pontes dos Km 26,41 (Rio Ipanema); Km 32,62 (Riacho Amigos) e Km 33,56 (Riacho Carrapateira I) também já foram atendidas e se encontram com as atividades encerradas.
PROARTE – As melhorias são gerenciadas pelo PROARTE, programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais, por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação.
As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte, especialmente em obras com níveis críticos de conservação e grande relevância para a malha rodoviária federal.
Importância das Rodovias – A BR-110/PE está inserida na região do Sertão do Moxotó Pernambucano, ligando a outras como o Sertão de Itaparica e Pajeú. É uma importante rota de escoamento de produtos agrícolas do perímetro irrigado do São Francisco e Moxotó (Ibimirim/Inajá), assim como única via de acesso regional que liga os estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.
Já a BR-232/PE (Luiz Gonzaga), também conhecida como a “Espinha Dorsal” de Pernambuco, faz conexão com todo o interior e estados vizinhos. Representa uma das principais rodovias do estado, pois é rota de escoamento da produção agrícola, produtos e serviços.
Por fim, a BR-424/PE está situada entre o Agreste e o Sertão do Moxotó Pernambucano e o Agreste Setentrional. Conecta duas cidades principais na região, Arcoverde e Garanhuns, além de conectar o Sertão com todo o Agreste Setentrional e o estado de Alagoas. É uma importante rota de escoamento de produtos agrícolas e leiteiros, incluindo vários laticínios da região.


