Autorizada a construção de pontes em rodovias estaduais em MG

por | out 8, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: Estradas
Divulgação / DER-MG
Chapéu: NOTÍCIAS

Serviços contemplarão a LMG-722 e a AMG-1715, em Lagamar e Patos de Minas,  respectivamente

Foram iniciadas as obras de construção de duas Obras de Arte Especiais (OAE), nas rodovias LMG-722, em Lagamar (MG), e AMG-1517, em Patos de Minas (MG). As pontes vão garantir mais segurança, mais mobilidade, além de possibilitar o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os trabalhos serão realizados no Alto Paranaíba (LMG-722) e na Zona da Mata (AMG-1715), que atualmente enfrentam limitações no tráfego de veículos, especialmente o transporte de cargas.

Ainda de acordo com o DER-MG, a obra da ponte sobre o Rio Paranaíba, que vai interligar a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, pertencentes a Patos de Minas, e o município de Lagamar, na LMG-722, terá uma estrutura de 96 metros de extensão por 10,6 metros de largura, com valor contratado de R$ 14,6 milhões e prazo de execução previsto em 360 dias.

Trecho com restrição

Segundo a autarquia, a atual ponte com estrutura metálica e madeira, limita a passagem de veículos acima de 12 toneladas, dificultando o escoamento da produção local, sobretudo em períodos chuvosos.

A nova estrutura de concreto ampliará a capacidade de tráfego, possibilitando a circulação segura de veículos pesados, além de promover maior integração entre municípios, contribuir para a redução de custos logísticos e fortalecer a economia regional. A nova travessia será construída ao lado, o que não irá comprometer a circulação durante as obras.

A região do Alto Paranaíba destaca-se pela significativa atividade agropecuária e pela intensa circulação de mercadorias e pessoas. Além disso, o trecho onde será construída a nova ponte conta com a presença de importantes mineradoras.

Ponte sobre o Rio Casca

Na Zona da Mata, a construção da ponte sobre o Rio Casca, na AMG-1715, trecho entre o entroncamento da MG-329 e Santo Antônio do Grama, também já foi autorizada. A obra terá 80 metros de extensão por 10 metros de largura, com custo de aproximadamente R$ 6 milhões e prazo de 360 dias. A nova travessia será erguida ao lado da antiga.

A atual ponte, com uma única faixa de tráfego, impõe restrições de carga e obriga os veículos a utilizarem uma variante alternativa. A nova estrutura facilitará o acesso à capital Belo Horizonte pela região, assegurando maior segurança e fluidez no trânsito.

Mais informações no site do DER-MG.