Sistema Transporte destaca compromisso com a formação de jovens em evento pelos 25 anos da Lei da Aprendizagem

por | dez 16, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: Agência CNT Transporte Atual – (15/12/2025)
Divulgação
Chapéu: LEI DA APRENDIZAGEM

Instituição reforça importância da formação técnica e do alinhamento com as demandas reais do mercado de trabalho

O Sistema Transporte reforçou, nessa quarta-feira (10), em Brasília, seu papel na formação de jovens aprendizes durante as comemorações pelos 25 anos da Lei da Aprendizagem Profissional (Lei nº 10.097/2000). O encontro reuniu aprendizes, empresas e entidades parceiras para discutir avanços e desafios da política pública.

A gerente de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, Roberta Diniz, representou o Sistema Transporte na abertura do evento promovido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e destacou que a formação profissional precisa alcançar as áreas finalísticas das empresas. “Aproximar o jovem dessas áreas é qualificá-lo, de forma mais efetiva, para o mercado de trabalho e para as reais necessidades das empresas”, afirmou.

Ao lado de autoridades do MTE, entidades formadoras e representantes do Sistema S, Roberta reforçou que a qualificação profissional é decisiva para ampliar a empregabilidade e atender aos desafios do setor de transporte. Ela lembrou que o SEST SENAT já formou mais de 15 mil jovens e mantém cursos alinhados às demandas do setor, incluindo programas de aprendizagem em manutenção automotiva. “Trabalhamos para garantir programas de aprendizagem qualificados, pedagogicamente atualizados e juridicamente seguros”, destacou.

Durante a abertura, o ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Chico Macena, afirmou que a política de aprendizagem é estratégica para o desenvolvimento do país. “A legislação tem papel fundamental na inclusão produtiva da juventude brasileira e deve ser tratada como um instrumento estratégico para o desenvolvimento nacional”, disse. Ele ressaltou que a Lei já abriu portas para 6,2 milhões de jovens e que o país registrou, em outubro deste ano, o maior número de contratos ativos da série histórica.

Ao final, Roberta Diniz reiterou que o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) seguirá fortalecendo parcerias com o MTE para ampliar oportunidades e aprimorar a qualidade formativa.