Entidade participou da cerimônia que reconheceu boas práticas e iniciativas que fortalecem o desenvolvimento e a integração do setor logístico no Brasil
O vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite, representando o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, participou da Cerimônia de Entrega do XXII Prêmio Abralog de Logística, seguida de Jantar de Confraternização, realizada no último dia 16 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo. No evento, Antonio Luiz Leite teve a oportunidade de ratificar, junto ao presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Francisco Moreira e do diretor-executivo, Márcio Frugiuele o relacionamento institucional e o diálogo permanente entre as duas entidades, visando o fortalecimento dos setores de Logística e de Transporte no Brasil.
Promovido pela Abralog, o Prêmio reconheceu, na edição de 2025, os melhores cases inscritos, valorizando projetos que geram avanços concretos nas cadeias de suprimento nacionais. Segundo o presidente da entidade, Pedro Francisco Moreira, a iniciativa tem como objetivo estimular o compartilhamento de boas práticas e soluções aplicáveis ao desenvolvimento do setor, incentivando a inovação, a eficiência operacional e a sustentabilidade.
Para Antonio Luiz Leite, a participação da NTC&Logística no evento reforça a importância do reconhecimento de boas práticas e da atuação em conjunto com a Abralog. “O Prêmio Abralog é uma iniciativa relevante, pois valoriza projetos que contribuem efetivamente para a modernização da Logística no Brasil. Além disso, eventos como este fortalecem o relacionamento institucional, ampliam o diálogo entre as entidades e promovem a troca de experiências, refletindo positivamente em toda a cadeia produtiva”, destacou o vice-presidente da NTC&Logística.
Nesta edição, os participantes puderam inscrever projetos em sete categorias: Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias; Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem; Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business; Multimodalidade, Infraestrutura, Terminais e Condomínios Logísticos; Colaboração e Parcerias em Logística; ESG, Descarbonização e Transição Energética em Logística, e Estudante de Logística, com a possibilidade de submissão de mais de um trabalho por categoria.
Na categoria Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias, a vencedora foi a Petrobras, com um sistema de monitoramento do fluxo contínuo da operação de importação. A solução estruturou um workflow integrado, reduzindo ruídos de comunicação, tempo de processamento e custos logísticos. Implantado em 2024, com investimento aproximado de R$ 6 milhões, o sistema ampliou a governança, a rastreabilidade e a conformidade regulatória, oferecendo visibilidade em tempo real para a tomada de decisão baseada em dados. No primeiro ano de operação, o sistema movimentou R$ 4,7 bilhões e contribuiu para a mitigação de riscos fiscais.


