Flat Preloader Icon

A Importância da Logística nas Empresas

por | out 23, 2017 | Artigos

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Artigo

A logística está no nosso cotidiano cada vez mais forte. Ouve-se falar em logística no governo, nas empresas, e até mesmo nas nossas casas e para um bom convívio familiar. Essa palavra logística é de origem militar e foi desenvolvida visando colocar os recursos certos no local com o objetivo de vencer batalhas. Atualmente, é impossível em uma transação comercial ficar totalmente isolado desse processo, faz parte da vida cotidiana de qualquer empresa e devem ser levados em consideração os custos envolvendo os transportes para obter sucesso nos negócios.

No Brasil, o período da mobilização empresarial, foi até meados dos anos 90. Após esse período, a logística passa por um processo revolucionário na eficiência, qualidade e disponibilidade de infraestrutura de. Os principais fatores que impulsionaram o processo de mudança foram muitos, como a abertura do comércio internacional e a estabilização econômica com o plano real.

Segundo artigos do Martins e Alt (2006, p.330), existe em logística três dimensões principais: uma dimensão de fluxo (suprimentos, transformação, distribuição e serviço ao cliente), uma dimensões (processo operacional, administrativo, de gerenciamento e de engenharia) e uma dimensão de domínio ( gestão de fluxos, tomadas de decisão, gestão de recursos e modelo organizacional). Logística não é simplesmente o ato de transporte de um lado para o outro do produto acabado, mas desde a captura da matéria-prima, seu processo de transformação, envolvendo todas as dimensões da empresa e sistemas, até chegar ao consumidor.

A logística faz o gerenciamento de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo, visando satisfazer o pedido dos clientes ao menor custo possível. É normal que todas as empresas, de qualquer porte, busquem agilidade em seus processos. Para isso, é de grande importância que estejam ligadas para atender as expectativas de seus clientes. Cumprir prazos, alta qualidade e boa produção, colaboradores empenhados. Essas coisas são mínimas e essenciais para o aumento da margem de lucro e ganhar seu espaço no mercado de trabalho. Estamos vivendo em uma época de globalização, onde as concorrências estão cada vez maiores e mais competitivas. Isso mostra o quão bom deve ser um planejamento logístico, se a Empresa deseja se destacar. Quando a logística é eficaz, só traz resultados que favoreçam a organização.

Responsável: Isadora Rocha