Flat Preloader Icon

Banco de Alimentos é inaugurado em Santa Catarina

por | nov 16, 2022 | Notícias, Outros

Fonte: Assessoria
Chapéu: Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos de Santa Catarina, uma iniciativa de combate à fome e ao desperdício no Estado, foi inaugurado no dia 30 de setembro. A Sede do Banco de Alimentos está situada no Complexo FIESC/SESI, localizado na Rua Farroupilha, 150, na cidade de São José. A organização atenderá, inicialmente, a Região Metropolitana de Florianópolis e já cadastra empresas doadoras e entidades beneficentes que necessitem de alimentos.

Participaram da inauguração do Banco de Alimentos o Presidente da Rede de Bancos de Alimentos, Paulo Renê Bernhard; o Vice-presidente da Rede de Bancos de Alimentos, Antonio Parissi; o Diretor da Rede de Bancos de Alimentos e Vice-Presidente Extraordinário de Responsabilidade Social da NTC&Logística, João Pierotto Neto; o Diretor e um dos Fundadores da Rede de Bancos de Alimentos; Adir Luiz Fração; Diretores e Colaboradores da Rede de Bancos de Alimentos e diversas autoridades.

O Banco de Alimentos de Santa Catarina é integrante da Rede de Bancos de Alimentos e conta com o apoio de diversas lideranças locais. Nove organizações são Instituidoras do Banco de Alimentos de Santa Catarina: Rotary, Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (FEAGRO-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Fundação Hermon, NSC Comunicação, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e TV O Estado Florianópolis. São Apoiadores Estratégicos do Banco de Alimentos de Santa Catarina: LIONS, CRESOL, ENGIE, SESI, ASSECON, Instituto Guga Kuerten, Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANSESC) e Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas (NTC&Logística). Participam ainda da iniciativa, importantes grupos empresariais e personalidades atuantes na área de responsabilidade social.

O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos para entidades beneficentes. Os alimentos doados são coletados nos locais e dias indicados pelos doadores. Em seguida, as doações são armazenadas em suas instalações. Neste local, nutricionistas e funcionários analisam e determinam quais os tipos de alimentos necessários para as instituições, conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades. Posteriormente, ocorre a distribuição qualificada dos alimentos, entregues gratuitamente para as entidades previamente cadastradas (escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras), as quais também recebem treinamento de segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos. O Banco de Alimentos de Santa Catarina é integrante da Rede de Bancos de Alimentos da FIERGS, entidade criadora do primeiro Banco de Alimentos do Brasil, instituído em Porto Alegre (RS), no ano 2000. A Rede tem como objetivo criar uma padronização e alinhamento dos Bancos de Alimentos já existentes, além de apoiar e estimular a criação de novos Bancos de Alimentos em todos os Estados do Brasil, buscando o fortalecimento da iniciativa de combate à fome e à miséria.  A Rede conta com 25 Bancos de Alimentos nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os Bancos integrantes da Rede atendem, atualmente, mais de 1.000 entidades beneficentes, distribuindo cerca de 400 toneladas de alimentos, todos os meses.