Flat Preloader Icon

Começa hoje em Curitiba a primeira edição do CONET&Intersindical de 2020

por | fev 6, 2020 | Serviços

Fonte:
Chapéu:

2735.png

(Foto: Divulgação/NTC)

Durante hoje e amanhã, a capital do Paraná será palco de um dos maiores eventos sobre transporte de cargas e receberá empresários de todo o Brasil.

A primeira edição do CONET&Intersindical – Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado de 2020, começa hoje em Curitiba. Realizado há quase cinquenta anos pela NTC&Logística, o evento reúne empresários e lideranças do transporte para debates e análises, a fim de buscar soluções para a melhoria das empresas de transporte. É neste contexto que os técnicos da NTC apresentam as pesquisas de mercado e apontam os direcionamentos relacionados ao frete.

“O CONET&Intersincial sempre gera uma ansiedade pois as discussões e os assuntos que aqui serão tratados, são de fundamental importância para o transporte de cargas e para o empresariado de todo o país. Nada melhor, então, do que realizar esse primeiro encontro do ano em um dos principais estados brasileiros para o setor”, afirmou o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio.

O Paraná, estado que recebe o congresso, ocupa a 2ª posição no ranking do transporte brasileiro e possui mais de 12 mil transportadoras que, entre 2010 e 2015, foram responsáveis pela geração de R$ 27,1 bilhões em receita na região.

“Não medimos esforços para trazer essa edição ao Paraná, pois o estado tem um setor atuante na esfera nacional, e certamente os empresários participantes poderão contribuir de maneira ímpar nas discussões postas à mesa”, afirmou o Coronel Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR, entidade anfitriã do evento.

PROGRAMAÇÃO

Hoje no início da tarde, a Lei de Abuso de Autoridade e suas Consequências no TRC será debatida pelo Ministro do STJ, Nefi Cordeiro, logo após, a Assessora Jurídica da NTC&Logística, Gildete Menezes apresentará o Relatório de Providências CONET/2019. Mais adiante, as ações do Instituto COMJOVEM de Desenvolvimento Mercadológico para Recuperação Tarifária do TRC e a evolução do 1º Piso Mínimo de Frete serão apresentados. Por fim o Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e a pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC/ANTT será divulgado pelo engenheiro e assessor técnico da NTC, Antônio Lauro Valdívia.

Amanhã, 7, a Intersindical terá como principais temas a renovação de frota, reformas trabalhistas e sindical, cenário macroeconômico, infraestrutura de transporte, entre outros assuntos.

Criado com o objetivo de ser itinerante, percorrendo o Brasil debatendo e apresentando temas do segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) para os empresários do setor, o CONET&Intersindical já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente.

O CONET&Intersindical edição Curitiba é uma realização da NTC&Logística, entidade anfitriã, FETRANSPAR. As entidades apoiadoras são SEGUIPAR, SETCAMAR, SETCEPAR, SETCGUAR, SETCSUPAR, SINDIFOZ, SINDIPONTA, SINDIVALE, SINTRATOL e SINTROPAR, com apoio da Braspress, COPEL, Paraná Banco de Investimentos, Governo do Paraná e SEBRAE. CNT, SEST e SENAT e ITL são apoiadores institucionais, e o evento é patrocinado pela ANFIR, Autotrac, Iveco, Mercedez-Benz, Sicredi, Trade Vale Corretora de Seguros e Volkswagen Caminhões e Ônibus.