COMJOVEM de Belo Horizonte tem representação em Certificação Internacional de Inovação para o Transporte do ITL

por | dez 5, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: SETCEMG – (28/11/2025)
Divulgação
Chapéu: COMJOVEM

No último dia 28 de novembro, houve o encerramento da 1ª Turma de Certificação Internacional de Inovação para o Transporte do ITL (Instituto de Transporte e Logística) em Lisboa, Portugal.

A pós-graduação apresentou módulos voltados para inovação, transformação digital, infraestrutura operacional (física e digital) e estratégia aplicada ao setor. Participaram 42 alunos, sendo 10 de Minas Gerais – quatro, do transporte de passageiros, e seis, do transporte rodoviário de carga e logística:

  • Léo Pedrosa – Transpedrosa;
  • Carolina Cruz – Herculano;
  • Luiz Gustavo Rodrigues Lopes – Globex Multimodal;
  • Fabiana Picorelli – Picorelli Transportes;
  • Wilde Viana – Patrus;
  • Ana Paula de Souza – AD Souza.

Ana Paula de Souza, coordenadora da COMJOVEM de Belo Horizonte e Região, fala sobre a contribuição do curso para a formação profissional e o setor de transporte de carga e logística. “O curso foi extremamente enriquecedor, pude aproveitar intensamente cada módulo, atividade e discussão. Essa etapa final consolidou todo o aprendizado e reforçou meu senso de responsabilidade com o setor. Retorno com a convicção reforçada do meu papel na transformação do setor, preparada para liderar iniciativas de inovação, promover mudanças reais e contribuir para a evolução do transporte brasileiro”, explica Ana Paula.

A pós-graduação teve a experiência “in loco” de uma semana em Lisboa. Foram cinco dias de imersão intensiva, envolvendo:

  • Visita técnica à Brisa – empresa líder em mobilidade rodoviária, cujo core business é a gestão, operação e manutenção de autoestradas, com foco em tecnologia, infraestrutura inteligente e segurança viária.
  • Visita técnica à Metropolitana de Lisboa – responsável pela operação, gestão e expansão do sistema metroviário, com foco em mobilidade urbana sustentável, planejamento, manutenção e segurança.
  • Aulas presenciais, workshops e discussões executivas sobre inovação, excelência operacional e infraestrutura.
  • Apresentação dos Projetos Aplicativos no quinto dia, encerrando a certificação com propostas práticas e aplicáveis ao setor.

Os estudantes tiveram uma semana rica em conteúdo, intercâmbio de conhecimento e visão internacional sobre mobilidade e transporte.

O SETCEMG incentiva cursos como esse e promove capacitações para a formação contínua de seus colaboradores, visando desenvolvimento e inovação do setor de transporte.