COMJOVEM Sul de Santa Catarina promove iniciativas sustentáveis para o transporte de cargas

Foto: Divulgação/&Logística

O transporte de cargas está cercado de diversas organizações espalhadas pelos estados brasileiros cuja missão é contribuir na capacitação dos executivos do transporte e, consequentemente, as respectivas empresas em que eles atuam. Uma das iniciativas, foco do grupo de empresários que procuram agregar em seu desenvolvimento, são os núcleos da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), idealizados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (&Logística), considerada a maior entidade do setor.

O projeto conta com 26 núcleos distribuídos em diversas regiões do Brasil, incluindo os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Além disso, há mais de 500 integrantes e 420 empresas de transporte integradas.

A COMJOVEM procura preparar as lideranças futuras do setor e atuar como uma conexão entre o jovem empresário e as entidades, as empresas e a , gerando valor, integração e atuação sustentável para o transporte de cargas como um todo.

Uma das regiões que vem ganhando notoriedade pela responsabilidade com as missões impostas pela entidade é o sul de Santa Catarina, cujo núcleo é coordenado pela diretora da Ouro Negro Transportes, Priscila Zanette, que desenvolve as ações em conjunto com os membros participantes.

Para Priscila, o impacto que a COMJOVEM remete na vida pessoal e profissional é enorme: “Minha entrada no projeto foi um divisor de águas. O núcleo me fez abrir os olhos não só no interno, como no externo também, e hoje tenho a possibilidade de falar com pessoas do Brasil inteiro sobre problemas em comum, o que fortalece a minha empresa e o segmento no geral. Com certeza aprendo muito com a vivência dos outros, é algo que traz uma bagagem gigantesca, porque cada profissional do setor tem um conhecimento para repassar de modos diferentes”, descreve a executiva.

Esse sentimento de satisfação também é frequente nos membros que enxergam a qualidade do serviço apresentado pela organização durante a sua jornada. Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística e um dos participantes da COMJOVEM do sul de Santa Catarina, destaca o poder da troca de informações entre as pessoas.

“O núcleo me mostrou referências e realidades que eu não tinha. Hoje, penso de formas diferentes no jeito de trabalhar e tenho pessoas com experiências dentro de empresas familiares como a minha, na qual eu sinto que consigo ser compreendido com relação às situações que vivencio. Da mesma forma, me considero um pouco competitivo no sentido de querer evoluir como profissional sempre para poder contribuir com um grupo com diversas pessoas tão competentes quanto meus colegas da COMJOVEM”, relata o executivo.

Reconhecimento e contribuição

A &Logística sediou recentemente o Congresso 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM, no Ceará, para reunir os jovens empresários participantes dos núcleos e para prestigiar a contribuição de sucessos durante o ano. Para isso, dentro da programação do evento, realizaram a premiação do projeto NTC COMJOVEM 2022, organizado pela comissão da COMJOVEM Tech, que elenca as melhores propostas desenvolvidas durante o ano.

Com isso, a região do sul de Santa Catarina, de Foz do Iguaçu e da Bahia foram indicados em primeiro lugar como o melhor programa apresentado, chamado Frota Advisor, que visa trazer sustentabilidade e alternativas para os gargalos que atrapalham a progressão do setor de transporte.

Como um dos representantes da região catarinense, Franco dá detalhes de como esse projeto pode ser o diferencial para as empresas do transporte de cargas. “Desenvolvemos nosso programa baseado em desafios que temos recorrentemente em nosso setor e como resolvemos utilizando nosso networking. Em suma, é uma plataforma que auxilia os gestores de frota ou motoristas a localizar e a avaliar fornecedores de apoio ou infraestrutura durante as operações. Estamos em processo inicial para a operacionalização, mas acreditamos que terá capacidade de aprimorar as estruturas e de oferecer apoio ao crescimento de bons fornecedores que temos por aí”, relata o gerente administrativo da TKE Logística.

É inegável que, para crescer profissionalmente, as pessoas precisam estar munidas de autoconhecimento e praticando atividades relacionadas aos seus cargos, sendo o diferencial em cada setor. Para isso, a COMJOVEM vem se mostrando cada vez mais uma fonte de recursos na vida dos executivos como forma de estar alinhada com o presente e com o futuro do transporte de cargas.

Priscila, comenta as pretensões para 2023, especialmente ao núcleo do sul de Santa Catarina e o que eles pretendem implementar para os integrantes e para as empresas que participam de todo o projeto. “A expectativa é que a gente consiga engajar e abranger mais as pessoas do Sul, fazer um ainda melhor na parte social em questões como doação, suporte pessoal e afins, bem como ajudar na parte de sucessão nas entidades e das empresas para que tenhamos mais representatividade no setor. Por fim, o nosso maior desejo é que a COMJOVEM se fortaleça continuamente e que seja reconhecida como um canal de desenvolvimento, pois temos bastante liberdade para crescer e para preencher o transporte de cargas com boas pessoas”, finaliza a coordenadora.

Fonte: Acontecendo Aqui

COMJOVEM

%d blogueiros gostam disto: