Flat Preloader Icon

Comunicado Técnico – Reajustes do Diesel

por | mar 5, 2021 | Notícias

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Comunicado

Alegando a busca de maior aderência dos preços do mercado doméstico no curto prazo ao mercado internacional bem como a melhora da sua competitividade e endividamento, a Petrobras, que praticamente detém o monopólio do refino de petróleo brasileiro (é responsável por mais de 80% da oferta de combustíveis no país), anunciou no dia 1 de março mais um aumento para o diesel.

Em função desta decisão, o diesel que havia dado um alívio ao setor de transporte , quando em maio de 2020 o preço do litro atingiu o menor nível do ano (R$ 3,106) com queda de 18,73%.

Contudo, de lá para cá o aumento do diesel já alcançou 28,73% e, só em 2021, em apenas 2 meses, já subiu 14,37% nas bombas, porque nas refinarias o aumento foi 34%, ou seja, deveremos continuar a ter aumentos ainda nas bombas nas próximas semanas.

O que complica muito a situação do transportador, nem é tanto os aumentos do diesel, mas a frequência em que são realizados. Fato que complica bastante a negociação do repasse desses reajustes.

É inquestionável que o combustível tem destaque entre os principais custos do serviço de transporte rodoviário de carga, com variações que passam pelo tipo de veículo e a quilometragem rodada na operação.

Os gráficos abaixo apresentam a participação do Diesel em função da variação da quilometragem rodada (custos só do veículo – sem considerar as despesas administrativas, os impostos e a margem de lucro).

Portanto, como se nota, há uma grande influência da quilometragem rodada pelo veículo, assim, constata-se que quanto mais ele roda maior a participação do combustível no custo da operação do caminhão. Mas, também fica claro que o tipo de veículo também influencia de forma significativa o resultado, a participação do combustível é mais expressiva quanto maior for o porte do veículo (até porque, quanto maior o caminhão mais combustível ele consome). Se considerarmos que na média o custo com combustível representa 32,5% (podendo chegar a representar mais de 50%), o impacto dos reajustes é muito significativo para o transportador.

E o pior é que tudo indica que a tendência da escalada de preços dos combustíveis é de alta já que, todos nós esperamos sair desta pandemia em breve e assim retomarmos o crescimento econômico, o que deve levar a mais aumentos no preço do barril de petróleo.

O outro componente que define o reajuste do diesel é o dólar, que também não para de subir.

No ano, o dólar já subiu 8%, enquanto o barril de petróleo registra alta de 27,65% (em dólares).

Como forma de auxiliar o mercado do TRC a NTC&Logística divulgará relatórios semanais sobre a evolução do preço diesel e o impacto dele nas operações do TRC no seu Portal.

Impacto do Aumento do Diesel nas Operações de TRC.

Semana de 21 a 27 de fevereiro de 2021

A manutenção da saúde financeira das empresas transportadoras torna imprescindível o repasse de forma imediata do acumulado dos aumentos de combustível, até porque este é um custo relevante e que não há formas de reduzi-lo pelo lado do consumo (todas as que existem já foram adotadas).

No quadro abaixo se encontram demonstrada a variação do diesel a nível Brasil da ANP para diversos períodos e o respectivo impacto no serviço de transporte.

Importante Em geral o combustível pesa, em média, nas operações de veículos rodoviários entre 30 e 35%.

A NTC está disponibilizando no seu portal um simulador que permite calcular a variação do diesel S10 ou Comum desde maio de 2004, para orientação dos empresários do setor.

Link para o Simulador:

http://www.ntctec.org.br/canais/artigos/tecnico-economico-estudos/simulador-combustivel-diesel/10694

São Paulo, 4 de março de 2021.

Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística)