A entrega está prevista para 2026 e cerca de 80 mil pessoas devem ser beneficiadas, com expectativa de crescimento econômico na região e maior facilidade no transporte de cargas pelo estado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança na construção da ponte sobre o Rio Xingu, no Km 571 da BR-230, a Transamazônica. A obra já alcançou 40% de execução e terá 700 metros de extensão, conectando Anapu e Vitória do Xingu, municípios da região sudoeste do Pará.
Quatro etapas de concretagem dos blocos de sustentação foram realizadas, com um dos blocos já concluído. Paralelamente, equipes trabalham na construção dos vãos de retaguarda. O investimento total será de R$ 405 milhões, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.
A ponte será do tipo estaiada, formada por quatro vãos em cada margem, sustentados por colunas verticais com pilares e vigas de concreto armado. A entrega está prevista para 2026 e cerca de 80 mil pessoas devem ser beneficiadas, com expectativa de crescimento econômico na região e maior facilidade no transporte de cargas pelo estado.
Atualmente, a travessia do rio é feita por balsas de uma empresa privada, responsáveis pelo transporte de veículos leves, pesados e também de passageiros. A construção da ponte é aguardada há vários anos pelos moradores da região e deverá se tornar uma das maiores do Brasil, marcando um avanço histórico na infraestrutura da Transamazônica.


