Flat Preloader Icon

Controle de Custos

por | jun 12, 2019 | Artigos, Núcleo Centro Oeste Mineiro

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Artigo

Com a globalização do mundo atual as empresas prestadoras de serviço estão cada vez mais buscando excelências em seus negócios, não apenas sendo bons prestadores de serviço ou vendedor de produtos bons, mas se organizando para ter algum diferencial na alta concorrência que o mercado traz pros dias de hoje. Desenvolver um controle de custo é essencial nessa batalha.

Para ter um controle de custo eficaz primeiro precisamos saber o que realmente é um Controle de Custos. “Controlar significa conhecer a realidade, compará-la ao que deveria ser, tomar conhecimento rápido das divergências e tomar medidas para a correção de tais desvios”. Com o conceito de Controle, temos as etapas a serem desenvolvidas para que esse controle seja eficaz. O principal item que devemos ter para fazer um controle de custos de sucesso é uma ferramenta que seja satisfatória, que tenha claramente um objetivo e que seja realmente útil para gestão de uma empresa. Deve se definir como esse controle deve ser alimentado e as pessoas envolvidas na alimentação deste controle de custos, que é de suma importância, que o sucesso de qualquer sistema de informações depende das pessoas que o alimentam e o fazem funcionar.

Treinamento de pessoal, informações simples e objetivas claras para quem irá alimentar o controle saber a importância do seu trabalho, são fatores fundamentais para o sucesso do controle de custos. O sistema deve ser implantado de forma gradativa, iniciando com formulários e informações simples, que sejam fáceis de obter. À medida que as resistências forem sendo vencidas e a utilização se tornar rotineira, evolui-se para uma próxima etapa, aumentando a complexidade das informações e, consequentemente, gerando relatórios mais completos para tomada de decisão.

Controlar os custos é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Saber de onde vem e porque ocorrem e fazer a avaliação periodicamente dos custos faz com que a empresa tenha mais comprometimento da sua receita/despesas. O controle de custos gera uma das principais informações para que a empresa não tenha prejuízo que é o quanto ela precisa faturar para começar a ter lucros. O ponto de equilíbrio financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O custo influencia diretamente no preço do produto. Alguns autores afirmam que o custo é o principal fator para compor o preço de venda como. O custo influencia diretamente no preço do produto.

Implementar a gestão de custos em uma empresa, leva a tomadas de decisões mais acertadas e faz com que a empresa possa se basear em uma gestão estratégica de custos.

Uma gestão eficiente é diferenciada por como os dados gerados para a empresa são informados e a sua relevância diante do que se precisa saber. É preciso conhecer não só o que se ganha, mas também o que é gasto e onde é gasto.

O maior trade-off, é justamente gerenciar a relação entre custos e o nível de seus serviços. A falta de informações de custos reais afetam diretamente a tomada de decisão e assim o controle das atividades são necessários conjunto de criação de ferramentas gerenciais de controle.

Para sua empresa definir que tipo de ferramenta de Controle de Custos que será usada, Quem irá tomar as decisões deve conhecer todas as informações que serão disponibilizadas nessa ferramenta e saber quais as decisões poderão ser tomadas a partir do conteúdo disponibilizado. O grau de importância desta ferramenta também influencia na criação da mesma, se ela será apenas uma planilha de cálculo ou se a empresa terá que investir em uma implementação de um sistema/software especifico para o controle.

Sabendo o que deve ser controlado, como será controlado e quais informações estes controles irão gerar, chega a parte de analisar como usar essas informações e de qual jeito tomar decisões sobre elas. Calcular os índices de desempenho e o equilíbrio entre faturamento e custos são alguma das informações que a gestão de custos irá trazer.. Em uma análise inicial dos dados coletados, é possível visualizar onde estão os maiores custos envolvidos, além disso, é possível perceber a relação dos custos envolvidos com o faturamento da empresa. Essas análises básicas dão início ao processo de gestão de custos, que será aprimorado no decorrer do tempo, conforme a empresa adquire experiência no manuseio dos dados coletados.

Responsável: Hudson Mateus Almeida Rabelo