Em Salvador, Infra S.A. lança Panorama Logístico da Bahia durante debate sobre o PNL 2050

por | out 30, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: Infra S.A. – (28/10/2025)
Divulgação
Chapéu: INFRAESTRUTURA

Estudo mostra que a Bahia é eixo logístico e energético do Nordeste, e reforça a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes no Brasil

O debate sobre o Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050) colocou a Bahia no centro das discussões sobre o futuro da infraestrutura brasileira. Durante a sétima edição de encontros sobre o PNL, realizada pelo Ministério dos Transportes, nesta terça-feira (28), em Salvador (BA), a Infra S.A. lançou o Panorama Logístico da Bahia, estudo elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) que reúne dados e análises sobre a infraestrutura do estado.

O trabalho mostra que a Bahia, maior estado e maior economia do Nordeste, ocupa uma posição estratégica no sistema logístico e energético do país, com destaque para sua base industrial robusta, forte vocação portuária e liderança na geração de energia renovável. Esses fatores reforçam o papel do estado como elo essencial na integração da logística nacional e na competitividade da economia regional.

Durante o painel em que o Panorama foi apresentado, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, ressaltou que o material contribui diretamente para o PNL 2050 e fortalece a base técnica do planejamento de longo prazo do setor.

“Esses dados possibilitam o diálogo entre governo, iniciativa privada e academia, o que contribui na construção de um planejamento sólido, transparente e orientado por evidências para o setor de transportes”, afirmou.

Bastos também mencionou os avanços nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ficaram paralisadas por quatro anos, e o esforço da Infra S.A. para destravar gargalos e acelerar a conclusão do projeto. Segundo ele, a finalização da ferrovia é uma das prioridades do Governo Federal.

Plano de Estado

O PNL 2050 tem como objetivo planejar a longo prazo o desenvolvimento da infraestrutura de transportes no país, garantindo que os investimentos sejam realizados de forma eficiente, sustentável e integrada. O processo é conduzido pelo Ministério dos Transportes, com apoio técnico da Infra S.A., responsável por consolidar os estudos e projeções que embasam o plano.

Na abertura do debate, Jorge Bastos destacou o compromisso do Ministério dos Transportes e da Infra S.A. com a integração logística nacional e o planejamento de longo prazo.

“O PNL 2050 consolida uma visão de futuro para o Brasil, baseada em planejamento técnico, previsibilidade e responsabilidade. É um instrumento que garante que os investimentos em transporte sigam uma lógica de Estado, que perpasse governos”, afirmou.

A subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, Gabriela Avelino, apresentou os fundamentos do plano e destacou a mudança de paradigma no modelo de planejamento da infraestrutura brasileira.

“O PNL 2050 inaugura uma nova forma de planejar: começamos pelos problemas concretos e pelas necessidades do território, não pelas obras em si. Nosso objetivo é garantir que cada investimento em infraestrutura tenha base técnica sólida e gere benefícios reais para o desenvolvimento do país”, explicou.

Gabriela ressaltou ainda que o plano está sendo construído de forma realista e participativa, levando em conta as limitações orçamentárias, fiscais e socioambientais do Brasil.

A sétima edição da Série de Debates Logística no Brasil integra o circuito nacional de encontros promovidos pelo jornal Valor Econômico, em parceria com o Ministério dos Transportes e a Infra S.A., que percorrem as cinco regiões do país para estimular o diálogo sobre soluções que aprimorem a infraestrutura de transporte, promovam a multimodalidade e fortaleçam a competitividade da economia brasileira.

O Panorama Logístico da Bahia está disponível ao público no site do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) e pode ser acessado livremente pelo público: https://paineis.infrasa.gov.br/panoramaba

Atualmente, estão disponíveis os seguintes Panoramas Logísticos Regionais:

• Panorama Logístico da Região Centro-Oeste;

• Panorama Logístico da Região Nordeste;

• Panorama Logístico da Região Sul;

• Panorama Logístico do Rio Grande do Sul.

Cada painel apresenta dados, análises e indicadores sobre infraestrutura, conectividade e investimentos, oferecendo uma visão detalhada e estratégica das regiões. Acesse e confira.