Flat Preloader Icon

Entidade do transporte de cargas promove qualificação para transporte de cargas do Paraná

por | nov 7, 2023 | Entidade de Classe, Notícias

Fonte: Revista Caminhoneiro
Revista Caminhoneiro
Chapéu: Treinamento

Iniciativas promovidas pelo SETCEPAR incluem treinamentos técnicos, operacionais, estratégicos, gerenciais e cursos de formação, reciclagem e palestras especializadas

O baixo investimento no desenvolvimento do colaborador, profissionais desqualificados na função, problemas como o fit cultural junto à empresa e salários não compatíveis com o ofício a ser exercido resultam no que chamamos de escassez de mão de obra qualificada. O ManpowerGroup destacou que em 2022 a falta de mão de obra qualificada no Brasil chegou a 81%, ultrapassando a média global de 75%, recebendo a classificação de nono país com a maior escassez da mão de obra qualificada no mundo.

No transporte de cargas, setor responsável por movimentar cerca de 65% das mercadorias transportadas no Brasil, essa falta de mão de obra qualificada é uma realidade que vem impactando ativamente o desenvolvimento das empresas. Nesse contexto, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no estado do Paraná (SETCEPAR) se destaca como uma entidade atuante e focada na capacitação da mão de obra no setor. Com um portfólio de atividades voltadas à formação e ao aprimoramento profissional, o sindicato investe em áreas estratégicas para o desenvolvimento do setor.

Valéria Melnik, diretora de RH do SETCEPAR, enxerga esse contexto como um grande desafio para o segmento. “A escassez de mão de obra qualificada no transporte rodoviário de cargas pode afetar negativamente as empresas uma vez que a falta de profissionais capacitados, tem por consequência um aumento nos custos operacionais, atrasos nas entregas e até mesmo a acidentes nas estradas”.

Segundo dados de 2022 da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 65,1% das empresas enfrentam desafios para contratar motoristas, além disso, os transportadores entrevistados também citaram a falta de experiência mais consolidada na área, falta de adaptação com as novas tecnologias e as mudanças de cenário no âmbito político e econômico como os principais desafios para o preenchimento das vagas com mão de obra qualificada.

Visando tais desafios, o SETCEPAR apostou na criação do ISET (Instituto SETCEPAR de Educação no Transporte), uma plataforma que oferece treinamentos técnicos, operacionais, estratégicos, gerenciais, cursos e palestras. “Todos os conteúdos são focados na capacitação e desenvolvimento de profissionais qualificados para o setor. Além disso, a entidade também conta com um RH especializado, oferecendo processos de recrutamento e seleção, avaliação psicológica e encaminhamento gratuito de motoristas para processos seletivos, através do programa + Motoristas, voltado para as vagas abertas pelos nossos associados”, destaca a diretora de RH da entidade.

Dentre as iniciativas promovidas pelo SETCEPAR, estão os treinamentos técnicos que buscam aperfeiçoar a prática diária dos profissionais, cursos de reciclagem que garantem a atualização constante das normativas e regulamentações do setor e palestras que visam à sensibilização e à conscientização sobre temas importantes como segurança, legislação e inovações tecnológicas.

Para avaliar a efetividade dos serviços oferecidos na superação da escassez de mão de obra qualificada no setor de transporte de cargas, o SETCEPAR conta com um indicador que mede o número de vagas abertas em relação às vagas fechadas sem solicitação de substituição no período de 45 dias.

“Esse indicador é utilizado para verificar se o processo de recrutamento e seleção oferecido foi eficaz em suprir a demanda por mão de obra qualificada no setor, e hoje o indicador é inferior a 20%, número excelente para o mercado de trabalho atual”, comenta Melnik.

Apesar dos desafios encontrados, o SETCEPAR dispõe de soluções para atender as particularidades do segmento de transporte rodoviário de cargas, oferecendo treinamentos em horários alternativos, como finais de semana e/ou online, além de ofertar cursos personalizados In Company, para atender as especificidades de cada empresa.

A entidade também tem buscado crescer em parcerias com outras instituições de ensino e empresas especializadas para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada no setor.

“Nosso objetivo é desenvolver programas de treinamentos e capacitações mais abrangentes, específicos e atualizados para as necessidades do mercado. Além disso, o uso de tecnologias como a inteligência artificial e a realidade virtual podem ser uma opção para aprimorar ainda mais os treinamentos e torná-los mais eficientes e acessíveis”, finaliza Valéria Melnik.

Para acompanhar os cursos disponíveis pela entidade acesse: https://setcepar.com.br/capacitacao/