FuMTran realiza encontros em Brasília para fortalecer diálogo com representantes do Sistema Transporte

por | dez 18, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: Assessoria da FuMTran – (16/12/2025)
Divulgação
Chapéu: FUMTRAN

A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) esteve em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro para encontros institucionais com lideranças do Sistema Transporte (Confederação Nacional do Transporte – CNT, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT, e Instituto de Transporte e Logística – ITL). A iniciativa integrou a programação do projeto FuMTran Perspectiva, que tem como propósito registrar o depoimento de autoridades do transporte, fortalecer o diálogo entre as entidades e valorizar a contribuição de protagonistas dos diversos modais para a memória e o futuro do transporte no país.

O presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite, foi a Brasília acompanhado pelo vice-presidente Adalberto Panzan Jr.; pelo diretor Eduardo Jacsenis e pela coordenadora administrativa e financeira Elisabete Guerino. Os representantes da FuMTran conversaram com Clésio Andrade, ex-senador da República, ex-vice-governador e fundador do SEST SENAT. No mesmo dia, a FuMTran realizou reunião com o Dr. Valter Luís de Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT e, por fim, entrevistou Eliana Costa, diretora-adjunta do ITL. Os encontros com os representantes tiveram como foco o intercâmbio de visões, a discussão de temas estruturais do transporte e o reforço de parcerias institucionais. As conversas com o Dr. Valter Luís de Souza e Eliana Costa foram registradas em vídeo para o projeto FuMTran Perspectiva.

Antonio Luiz Leite reforçou a importância do projeto para registrar as visões que ajudam a compreender a evolução do transporte brasileiro. “Os encontros são fundamentais para ampliarmos o diálogo com quem vive o transporte brasileiro todos os dias, seja na gestão de pessoas, na defesa institucional, na qualificação de executivos ou no planejamento de futuro. A FuMTran tem o compromisso de ouvir, registrar e valorizar essas perspectivas, pois são elas que ajudam a construir um entendimento mais completo sobre os desafios e avanços do setor”, afirmou o executivo.

A conversa com Clésio Andrade trouxe reflexões gerais sobre a trajetória do Sistema Transporte, desafios históricos e atuais do setor e o papel da FuMTran no resgate da memória do transporte. O encontro com o diretor Dr. Valter Luís de Souza abordou infraestrutura, descarbonização, articulação institucional e o papel das entidades representativas. O diálogo com a diretora do ITL, Eliana Costa, foi dedicado à educação executiva, às tendências tecnológicas, à formação de gestores e à preparação de lideranças para os desafios futuros do transporte.

No dia 10, a Fundação realizou a reunião do Conselho Deliberativo da FuMTran, conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Vander Francisco Costa. Na reunião, foram aprovadas a prestação de contas do exercício de 2025, o plano de atividades para 2026 e a previsão orçamentária. “As decisões do Conselho Deliberativo apontam caminhos consistentes para 2026 e reforçam a importância de avançarmos com planejamento, responsabilidade e visão de futuro. Cada aprovação representa um passo a mais no fortalecimento da memória e do desenvolvimento do transporte brasileiro”, destaca Antonio Luiz Leite.

Ao comentar sobre a importância da aproximação e registro dos encontros com os representantes do Sistema Transporte, Antonio Luiz Leite reforçou que o projeto tem um papel estratégico dentro da Fundação. “O FuMTran Perspectiva nasce da convicção de que registrar as visões e a experiência de quem constrói o transporte brasileiro não é apenas um exercício de memória, mas uma contribuição direta para o futuro. Cada encontro traz reflexões que ajudam a compreender o presente e a projetar caminhos mais sólidos para o setor. É esse movimento de escuta, diálogo e preservação que fortalece a missão da FuMTran”, concluiu.