Flat Preloader Icon

II Encontro da COMJOVEM Sul supera expectativas

por | abr 16, 2019 | Notícias, Notícias

Fonte:
Chapéu:

O primeiro dia do II Encontro da COMJOVEM Sul foi marcado por muita troca de informação e experiência. Nas palestras que enriqueceram a programação, os discursos foram alinhados em temas como sucessão nas empresas de Transporte de Cargas, personificação do negócio com foco no cliente, uso de inteligência artificial e valor do negócio.

764602E9 0EA4 452A AE0E EC12C660C29F 1024x768

O evento começou na tarde de quarta-feira, 10 de abril, e seguiu até sexta-feira, 12, em Florianópolis.

Ainda na abertura do evento, a coordenadora nacional da ComJovem, Ana Carolina Jarrouge, valorizou a iniciativa e fundamentou seu discurso no tripé ética, crítica e jovem. Termos que foram enaltecidos nas falas do vice-coordenador, Antônio Ruyz, e dos presidentes das federações do Paraná (Fetranspar) e Santa Catarina (Fetrancesc), Sérgio Malucelli e Ari Rabaiolli, além do presidente do Setcergs, João Jorge Couto da Silva.

Para Rabaiolli, que representa o Estado anfitrião do evento, valorizar o jovem é fundamental. Ele fez questão de enaltecer a atuação da COMJOVEM em SC e destacou que quer os núcleos ainda mais perto da federação. Além disso, ele salientou que os integrantes dos núcleos são fundamentais para a mudança no relacionamento com o cliente e o associado, “no olhar para o associado acima de tudo”.

Mindset – O cliente precisa experimentar o negócio para dar o verdadeiro valor a ele. Esta foi a defesa do diretor da Transpocred, Willian Oliveira, na palestra de abertura do Encontro. “Precisamos personificar o negócio e transformar a burocracia em exceção”, disse.

Oliveira explicou que para chegar neste objetivo é preciso estabelecer o negócio em humildade, diversidade, generosidade e urgência. “Isso tudo faz zelar pelo ciclo de vida do consumidor”, finalizou. 

Inteligência Artificial – O uso das informações certas é a chave para a comunicação eficaz e eficiente com o cliente, segundo Ebru Semizer, do marketing da MercedesBenz. Ela falou sobre o uso de inteligência artificial como aliado para os processos das empresas.

“Dados desestruturados comunicam para a massa. Mas, se eles forem estruturados, fazemos o marketing individual, acompanhando a jornada do cliente”, comentou ao reforçar que existem ferramentas para contribuir com este trabalho. Exemplo disso é a FleetBoard, ferramenta da própria MercedesBenz que monitora todos os dados do caminhão. 

Vender Valor – A venda de valor em um mercado que busca preço foi a defesa do diretor Comercial, Marketing e Pós-Venda da Autotrac, Márcio Toscano. Segundo ele, a evangelização da marca começa dentro de casa e é imprescindível no processo para colocá-la no “topo da cadeia de valor para o cliente”. Ele reforçou, inclusive, o discurso da primeira palestra, da Transpocred, ao afirmar que “não podemos vender preço. Precisamos oportunizar experiências. É isso que à Autotrac faz”.

Gestão de emoções 

Gestão de emoções foi o tema das discussões na manhã de quinta-feira, 11 de abril. A programação se estendeu ao longo de todo o dia com diversas palestras e networking.

Ainda pela manhã, os jovens empresários escutaram o diretor geral da Trade Vale, Daniel Andrade, sobre os riscos operacionais, técnicos e civis no Transporte Rodoviário de Cargas.

O segundo momento do evento, à tarde, foi para orientações sobre como deixar a frota do transportador mais eficiente, em uma palestra da Alelo. Em seguida, foi a vez de um workshop sobre produtividade, com César Urnani. Na abordagem, o foco foi em direção defensiva, segura e econômica.
E, por fim, os participantes tiveram a oportunidade de integrar uma rodada de negócios com todos os patrocinadores do evento.

Palestra Lucas Gonzalez

Um transportador que, cansado do cenário político, resolveu contribuir para transformação do Brasil. Lucas Gonzalez, eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018, encerrou o II Encontro da COMJVOEM Sul, na manhã de sexta-feira, 12 de abril.Gonzalez falou sobre a trajetória no Transporte Rodoviário de Cargas, por meio do qual também integrou a COMJOVEM, e as razões pelas quais deixou a empresa de lado e ingressou na vida pública. “O futuro da passa pela maior mobilização da sociedade civil. Portanto, se a gente quer uma nova política, a mudança tem que começar pela sociedade civil”, comentou.

WhatsApp Image 2019 04 12 at 12.51.10 1024x768

Ele explicou o dia a dia da vida de deputado e comentou as reformas estruturantes para o Brasil, com destaque para a Reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo Gonzalez, ela está bem desenhada, no entanto, avaliou que os imbróglios ocorrem pela falta de diálogo entre Executivo e Legislativo.

“Tenho certeza de que, sendo aprovada, será possível injetar mais recursos nas áreas essenciais para a sociedade, como educação e saúde, hoje tão carentes de investimentos”, pontuou ao sinalizar que acredita em um desfecho ainda no primeiro semestre.

Lucas Gonzalez adiantou que a próxima Reforma será a Tributária e ela deverá ser sustentada em simplificação, primeiramente, seguida da diminuição da carga (ou enxugamento).