Flat Preloader Icon

IPCA e transporte apresentam, em setembro, terceira deflação mensal seguida

por | out 13, 2022 | Notícias, Outros

Fonte: CNT
Chapéu: Radar

Os detalhes estão no Radar CNT do Transporte publicado nesta terça-feira, 11, pela Confederação Nacional do Transporte

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou, em setembro, a terceira redução seguida de 2022. A deflação tem ocorrido, em parte, em função da queda de preços dos combustíveis, relacionada a dois fatores: desoneração de impostos sobre o insumo e redução do preço do barril do petróleo no mercado internacional. A análise está detalhada no Radar CNT do Transporte – IPCA Setembro 2022, publicado nesta terça-feira, 11.

No acumulado em 12 meses, a inflação do grupo do transporte e de combustíveis também registram queda desde julho. A alta do diesel passou de 61,68% até julho para 45,19% até setembro. Já no transporte a redução foi mais expressiva, tendo registrado no mesmo período 12,99% e 3,60%.

As perspectivas de continuidade dessa redução vão depender da manutenção da de desoneração tributária e dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia. Soma-se a esses fatores, o anúncio do início de outubro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) sobre a decisão de reduzir a sua produção de petróleo em 2 milhões de barris/dia a partir de novembro. O corte é o maior observado desde abril de 2020, com a crise de demanda da pandemia. Nesse sentido, o transportador tem de ficar atento ao cenário internacional.

O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação no país, uma vez que seu principal objetivo é monitorar a variação nos preços dos produtos de mercado para o consumidor final.

Acesse o Radar CNT do Transporte.