Flat Preloader Icon

Irineu Späth recebe o título de Sócio Benemérito do Setracajo pelos 42 anos de dedicação à entidade

por | nov 22, 2021 | Notícias, Outros

Fonte: SETRACAJO
Chapéu: Homenagem

Um título de Sócio Benemérito é concedido como forma de honrar alguém pelos relevantes serviços prestados.

Na noite de 18 de novembro de 2021, a pessoa digna deste mérito foi o sr. Irineu Lauro Späth, que completou 42 anos de dedicação ao Setracajo, onde está fechando o seu ciclo profissional de 60 anos. É a primeira vez que o sindicato concede este título, aprovado na Assembleia Extraordinária, por unanimidade.

Späth conquistou respeito ao longo das décadas ligado ao sindicato e ao transporte de cargas. É lembrado pelas ponderações feitas em direção às melhores decisões. “Queremos destacar que reconhecemos sua passagem por aqui como muito positiva, e todos nós guardaremos esta lembrança”, disse o presidente Paulo Zendron.

Dr. Jair Schmit, que assumiu como administrador da entidade, falou sobre sua admiração, pois foi Späth quem o trouxe para o sindicato. “Se tornou mais do que um amigo, representa um segundo pai. Devemos homenagear as pessoas enquanto temos oportunidade. Expresso gratidão por ser seu amigo”, declarou.

“Falar do meu estimado sr. Irineu é fácil, pois sempre foi dedicado conosco e com os associados. Tive a sorte de tê-lo como grande amigo e companheiro, me ensinando a caminhar no ramo do transporte. É merecedor desta homenagem por ser uma pessoa diferenciada”, disse Joel Corrêa, membro da diretoria.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, não pôde estar presente, mas enviou um vídeo, no qual parabenizou o homenageado e o sindicato pela iniciativa. “Durante 10 anos, tive convívio muito direto com o Irineu, que sempre foi muito prestativo e profissional. Foi motivo de muito orgulho tê-lo ao meu lado porque além de amigo é um profissional exemplar. Agradeço suas atitudes e profissionalismo. Tenho grande admiração”, declarou Rabaiolli.

Outro integrante da Diretoria, Alex Breier, salientou que para ele, o sr. Irineu sempre foi uma referência de conhecimento e educação. “Olhando a cerimônia consegui perceber a nobreza de espírito a quem foi dedicada”, frisou.

Späth ressaltou a grandeza pessoal das pessoas que fizeram parte desta história. O homenageado da noite disse que foi emocionante lembrar de momentos tão marcantes. Agradeceu aos mais velhos pelo resultado positivo da convivência; aos jovens pela contribuição com o sucesso pessoal e profissional; à equipe do Setracajo por ser formada por pessoas especiais, que permitem as mudanças e o desenvolvimento da entidade. “Nossos associados merecem a qualidade do nosso trabalho”.

Com o título de Sócio Benemérito, o sindicato deixa-lhe as portas abertas. O título foi simbolizado com uma placa comemorativa, repassada ao sr. Irineu pelo presidente Paulo Zendron.

Após a solenidade, os presentes foram recepcionados com jantar no salão de eventos do Setracajo, numa noite repleta de celebração e boas memórias.

Agradecimentos e novos propósitos

Irineu Späth agradeceu o presidente da entidade, Paulo Zendron, por lhe conceder o título. “Recebo este título como uma honraria e muito feliz. Guardarei com carinho”, disse.

Sobre sua saída, comentou: “considero que a administração do Dr. Jair será muito bem conduzida. Atuando como Diretor Executivo, desde 2001, próximo de completar 77 anos, em dia 28 de dezembro, há algum tempo o homenageado avisava que gostaria de descansar, e ter todo tempo livre aos seus interesses, principalmente à família: a esposa Guiomar, filhas Claudia, Cleide e Cleusa, e sua netinha Ana Beatriz. “Foi altamente positivo participar deste projeto”, concluiu Späth.

História com o transporte de cargas

Natural de Joinville, ele acumulou experiências na vida profissional, sua história com o transporte de cargas começou em 1961, na Companhia Hansen Industrial, onde ficou até 1974, quando foi transferido para a Transportadora Rodotigre Ltda. Lá, passou nos cargos de coordenador, gerente e diretor, permanecendo até 1997, quando foi encerrada a atividade da empresa.

Foi nessa época, como diretor da Rodotigre, que se envolveu com o associativismo, e participou, desde o início, das reuniões para a criação da Associação, depois transformada no Setracajo, com a expedição da Carta Sindical pelo ministro do trabalho Arnaldo Pietto.

Na época, representava o sr. Carlos Roberto Hansen.

O sr. Irineu lembra que as reuniões eram realizadas no escritório dos doutores Acir Condeixa Schulz e Luiz Antonio Klein, na rua Dona Francisca. E, posteriormente, na esquina das ruas do Príncipe com Princesa Izabel, no piso superior das lojas Madison, prédio de propriedade do Dr. Albano Schulz.

No Setracajo, se envolveu no serviço da secretaria, quando acompanhou a decisão de que cada estado do sul teria a sua federação, na delegação em que representaram o Setracajo Altaides Isotton (Pipo) e Jovilto Fernando Castro Terrinha.

O sr. Irineu presidiu o sindicato de 1991 a 1996, período em que foi escolhido, negociado e adquirido o terreno da nossa sede e iniciada a construção. Como um líder que valoriza o trabalho em equipe, o sr. gosta de lembrar que esta conquista foi graças a uma grande diretoria e apoio do companheiro Oto Breier.

Em 2001, retornou ao Setracajo como Diretor Executivo do Setracajo. Em sua trajetória no TRC, foi 2º secretário da Diretoria da Federação, em 2005, e na gestão de Pedro Lopes foi indicado ao Conselho Superior. Na gestão do presidente Ari Rabaiolli, foi escolhido presidente de Honra da Federação e ocupa o cargo de Conselheiro de Administração da Transpocred.

Já recebeu o título de Amigo do Nosso Batalhão, e a Ordem da Machadinha do Corpo de Bombeiros.