Flat Preloader Icon

Metodologia Ágil em Empresas Familiares

por | out 1, 2022 | Artigos, Núcleo São José do Rio Preto

Fonte: COMJOVEM São José do Rio Preto
Chapéu: Artigos

A evolução e as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápidas e as empresas precisam estar preparadas para tomar decisões e reações mais rapidamente e ter melhor capacidade de adaptação.

A metodologia ágil tem se tornado cada vez mais conhecida e utilizada nas empresas de diversos setores justamente para atender um mercado em constante transformação. Esse modelo de gestão tem como objetivo acelerar os projetos e melhorar a produtividade utilizando uma forma de trabalho mais rápido, flexível e dinâmico.

As empresas com gestão baseada na metodologia ágil têm seu foco na melhoria contínua, trabalho baseado na cooperação de diferentes áreas e autonomia nas decisões para que consiga se adaptar mais rapidamente com entregas menores e frequentes para que sejam testadas e aprovadas.

O setor de transporte de cargas (TRC) é formado principalmente por empresas familiares. Segundo a pesquisa Perfil Empresarial 2021, realizada pela CNT, 79,3% das empresas são administradas por gestão familiar.

As empresas familiares têm por característica decisões centralizadas em seus sócios e gestão tradicional com projetos baseados em mais planejamento e dependentes de aprovações, que causam maior demora nas tomadas de decisões e de realizar mudanças nas empresas.

A gestão familiar precisa se atualizar as novas práticas do mercado, porém a mudança de cultura possui resistências e precisa ser feito de forma gradativa. Por isso a implantação da metodologia ágil nas empresas tradicionais deve começar por pequenos processos secundários e se expandir para outras áreas.

 A gestão ágil é uma grande oportunidade para que as empresas familiares tradicionais consigam inovar e acompanhar as mudanças do mercado com rapidez e aquelas que conseguirem implantar sairá à frente de seus concorrentes.

Por: Thiago Martineli – COMJOVEM São José do Rio Preto