Flat Preloader Icon

Metodologias Ágeis aplicadas no transporte rodoviário de cargas

por | out 1, 2022 | Artigos, Núcleo Centro Oeste Mineiro

Fonte: COMJOVEM Centro Oeste Mineiro
Chapéu: Artigos

O TRC ( transporte de cargas) representa 60% das movimentações de cargas em nosso pais, um setor tão relevante para economia está em um continuo processo de mudanças, adaptação e inovação para melhorar a cada dia o nível de prestação de um serviço essencial para o Brasil.

Atentos as melhores práticas de gestão o TRC utiliza a Metodologia de Gestão Ágil em suas rotinas diárias, rotinas que vão muito além de disponibilizar um caminhão com um condutor para transportar cargas por todo nossa malha rodoviária de 1.720.909,0 km. Somos um setor que investe em tecnologia, inovação gestão e valorização humana massivamente.

O ponto de partida para a criação da Metodologia Ágil ocorreu em 2001, quando um grupo de desenvolvedores de softwares se reunirem para buscar uma forma de dar celeridade no desenvolvimento de softwares assinando o Manifesto Ágil, baseado em 4 valores e 12 princípios analisados na sequência. Com os resultados positivos obtidos pelos desenvolvedores de softwares, o Método Ágil foi aderidos por diversos setores e o TRC foi um deles.

Os 4 valores do Manifesto Ágil:

  1. “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”. Integrar a equipe possibilitando uma comunicação sem ruídos e direta. Uma ligação breve e não um e-mail. Um diálogo rápido de pé mesmo, comunicação síncrona!
  2. “Software em funcionamento mais que documentação abrangente” Entregar um serviço de qualidade e não somente uma documentação de qualidade, foco no resultado, certamente respeitando as legislações vigentes.
  3. “Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos” Não abandonar os contratos, mas estreitar o relacionamento com o cliente permitindo modificações no projeto adequando as necessidades.
  4. “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Avaliar o andamento do projeto frequentemente para possibilitar mudanças com objetivo de superar expectativas e atender as necessidades dos clientes.

Os 12 princípios, foco em satisfazer o cliente com entregas contínuas. Resiliência. Entregas fracionadas do projeto com frequência. Interação entre todos os membros da equipe durante todo o projeto. Motivar as pessoas criado um ambiente de confiança na capacidade de entrega de cada indivíduo. Fomentar à comunicação clara e objetiva sem ruídos. Assegurar o fluxo de entrega do serviço. Trabalhar em sinergia com todas as áreas da empresa. Processos executados com excelência. Simplicidade. Autonomia, times auto-organizáveis. Reuniões frequentes, curtas e objetivas.

Das diversas ferramentas o Lean, Kanban, PDCA e Scrum são as mais conhecidas e aplicadas no TRC, devendo ser analisadas de forma qualitativa para aplicação em nossas empresas com objetivo de obter celeridade nos projetos nas organizações.

Por: Eider Castro – COMJOVEM Centro Oeste Mineiro