Flat Preloader Icon

Mulheres ganham cada vez mais espaço no TRC por sua competência, versatilidade e sensibilidade

por | mar 8, 2018 | Notícias

Fonte:
Chapéu:

As dificuldades e os desafios enfrentados pelas mulheres modernas englobam uma série de fatores e são conhecidos por toda a sociedade. Muitas delas são mães, esposas, amigas e profissionais que desempenham seu papel com muita dedicação e competência. Não é à toa que são consideradas mulheres “superpoderosas”, uma vez que conciliam diversas áreas da vida de forma leve e sensível.

Nas últimas décadas, as mulheres têm conquistado mais espaço no mercado de trabalho e no transporte de cargas vêm marcando presença em um universo que historicamente sempre foi dominado pelo sexo masculino. E isso tem acontecido cada vez mais por meio da COMJOVEM, que hoje conta com cinco coordenadoras mulheres: Ana Carolina Jarrouge (COMJOVEM Nacional), Amanda Juliani (COMJOVEM Porto Ferreira), Ana Luiza Magalhães (COMJOVEM Belo Horizonte), Bárbara Calderani (COMJOVEM São Paulo) e Fernanda Nunes (COMJOVEM Vale do Paraíba).

“Acompanho a COMJOVEM Nacional desde a sua criação e pude ver de perto a evolução das mulheres, assumindo a coordenação dos núcleos e cargos importantes em suas empresas”, afirma Elisete Balarini, sócia-diretora da DBA&C Associados, que foi uma das principais entusiastas do projeto COMJOVEM Nacional desde o início e também é um ótimo exemplo de mulher bem-sucedida em sua carreira.

Os primeiros integrantes da coordenação da COMJOVEM Nacional foram três homens – André Ferreira, Roberto Mira Junior e Tayguara Helou – que inspiraram muita gente. “Aprendemos muito com os meninos e nos espelhamos neles para chegar até aqui. São cases de sucesso que devemos nos inspirar”, lembra Ana Luiza Magalhães, que acredita que o preconceito contra a mulher no mercado de trabalho quase não existe mais para sua geração. “Hoje em dia, se você mostra seu valor e cumpre com aquilo que promete, tanto faz se é homem ou mulher. Vai haver o reconhecimento da mesma forma”.

No Dia Internacional da Mulher, Ana Carolina Jarrouge ressalta as qualidades das mulheres como profissionais. “Nós estamos cada dia mais presentes e atuante no TRC, tanto no âmbito empresarial quanto nas entidades e isso nos deixa muito felizes. Acredito que as mulheres têm dedicação e comprometimento ímpar e o setor precisa de pessoas assim para lutar por suas bandeiras”. E aproveita para deixar sua mensagem: “todas são muito bem-vindas e a COMJOVEM sempre estará de portas abertas para acolhê-las. Em nome da coordenação nacional, parabenizo todas as coordenadoras, vices e integrantes neste dia tão especial. Obrigada, meninas, por fazerem a COMJOVEM cada dia melhor e mais florida”.

O presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, afirma que o Dia Internacional da Mulher é apenas uma data comemorativa, já que todos os dias são das mulheres. “A mulher tem um papel fundamental na vida do ser humano. E isso se estende ao mercado de trabalho. Hoje, por mérito e competência, elas estão ocupando espaço em todas as profissões e colocando zelo, capricho e amor em tudo que fazem. E isso só tende a crescer cada vez mais”, exalta José Hélio.

Em recente entrevista para o portal Brasil Caminhoneiro, o vice-presidente da NTC&Logística e diretor-presidente da Braspress, Urubatan Helou, falou sobre a estratégia da empresa em equilibrar melhor seu quadro de funcionários. “Conseguimos mostrar que competência não tem sexo, abrindo mercado de trabalho para as mulheres que colaboraram para o aumento da produtividade e da melhoria da capacitação no setor do TRC”, disse Urubatan.

Os controles internos da empresa mostraram que as motoristas mulheres têm maiores cuidados operacionais com os veículos colaborando para a manutenção dos caminhões e sabem ser educadas nos relacionamentos com os clientes e no trânsito são pacientes. ‘'Com isso, ocorreu a redução de batidas e dos custos de manutenção, incluindo funilaria. Além do que, temos encontrado em nossas motoristas mulheres um diálogo muito mais eficaz com os nossos destinatários, mesmo nos centros comerciais e industriais'', finalizou Urubatan.

Amanda Juliani Lucatto comenta sobre a ascensão das mulheres no setor. “Apesar da luta das empresas de transportes no cenário atual, as mulheres vêm sendo vistas como verdadeiras guerreiras, capazes de lutar por todos seus ideais. O fato é que cada vez mais nós mulheres estamos ganhando espaço e conquistando cargos de trabalhos de alto nível. Representar essa geração aqui no meu núcleo é muito gratificante e me incentiva a buscar novos desafios no setor”.

Na coordenação do maior núcleo da COMJOVEM, o de São Paulo, Bárbara Calderani fala sobre capacitação e determinação. “As mulheres foram se capacitando, se profissionalizando e cada vez mais ocupando cargos importantes no setor. Hoje temos excelentes líderes mulheres nas principais entidades de classe, grandes empresas de transporte e logística e no mercado como um todo. Acredito que essa tendência é permanente, cada vez mais veremos mulheres a frente dos negócios, por suas competências profissionais e pelo seu grande diferencial: suas habilidades emocionais”.

E faz uma análise. “A entrada das mulheres no setor de transportes rodoviários de cargas conseguiu trazer uma outra visão dos mesmos processos e sistemas de forma humanizada, proporcionando conexões focadas em melhorar o ambiente de trabalho e, com isso, a produtividade. A mulher veio para dar um toque delicado ao setor mais bruto e conservador do mercado”.

Por fim, Fernanda Nunes credita às mulheres precursoras o sucesso da geração atual. “Parabenizo todas as mulheres do TRC, principalmente as precursoras, as primeiras a ingressar no mercado e sofrer todos os tipos de preconceito, e mesmo assim seguir em frente. Por meio das inspiradoras estórias dessas mulheres é que estamos aqui com a oportunidade de trabalhar e comemorar nossa trajetória profissional. Feliz dia Internacional da Mulher”.