Flat Preloader Icon

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Tânia Guimarães da FETCESP

por | mar 15, 2024 | Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística
Chapéu: Série Mulheres

Em série da NTC&Logística, mulheres representativas do setor compartilham experiências e visões sobre o papel feminino no TRC

Em uma iniciativa para destacar a importância das mulheres no setor de Transporte de Cargas (TRC), a NTC&Logística promove uma série de entrevistas com personalidades representativas das entidades do setor. Entre elas, está Tânia Aparecida Guimarães, com uma vasta experiência de 43 anos no setor, onde atualmente ocupa a responsabilidade executiva da FETCESP, e compartilhou suas reflexões sobre desafios, conquistas e o futuro das mulheres no TRC.

“Todas as profissionais, especialmente aquelas que ocupam um cargo de liderança, não podem ter receio de expor as suas ideias e opiniões”, ressalta, destacando a importância da voz feminina no setor.

Ao longo de sua carreira, ela enfrentou o desafio de trabalhar em um ambiente predominantemente masculino. No entanto, ela enfatiza que, com o tempo, essas experiências proporcionaram aprendizado e crescimento profissional. “Desde meu primeiro emprego e até hoje, sempre trabalhei em ambiente completamente rodeado de homens. Confesso que no início havia um certo constrangimento de minha parte, mas no passar dos anos, as experiências adquiridas, junto deles, só me trouxeram bons ensinamentos profissionais”, compartilha.

Tânia celebra seus 30 anos de dedicação à mesma entidade, um marco que reflete não apenas sua competência, mas também o reconhecimento do seu papel no setor.

“Apesar das adversidades, as mulheres estão cada vez mais tendo a oportunidade de assumirem cargos de relevância. Nós somos competentes e qualificadas para isso”, destaca Tânia, ressaltando a crescente participação feminina em todos os níveis do segmento transportador.

No entanto, desafios ainda persistem. Ela aponta para a necessidade urgente de igualdade salarial entre homens e mulheres no TRC e enfatiza a importância de abordar essa disparidade, garantindo que todas as profissionais sejam valorizadas de forma justa.

Ao vislumbrar o futuro do setor, Tânia expressa otimismo quanto ao avanço das mulheres e encoraja as jovens a enfrentarem os desafios com coragem e determinação, destacando a importância do aprendizado contínuo e do trabalho em equipe.

“Aprender com os próprios erros é inevitável, mas contar com a sabedoria dos mais experientes é sempre muito bom. Todos os dias são novos desafios, exigindo muita dedicação e trabalho em equipe. Tenha coragem para viver e para construir a carreira que deseja.”, finaliza Tânia.