Via reduz tempo de viagem de 45 para 16 minutos, retira fluxo pesado do centro urbano e fortalece a logística no Litoral Norte paulista
Com o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios em plena operação, o tempo médio de deslocamento entre Caraguatatuba e o Porto de São Sebastião caiu de 45 para cerca de 16 minutos, eliminando gargalos e elevando a qualidade logística regional.
O trecho, com 22,7 quilômetros de extensão, conecta diretamente o sistema RODOVIáRIO ao porto por meio de seis túneis e 24 obras de arte — incluindo pontes, viadutos e passarelas.
A melhoria é estratégica para o funcionamento do Porto, que se consolida como alternativa logística importante para o Estado. A facilidade no escoamento de cargas, o acesso mais previsível para veículos pesados e a redução de congestionamentos em áreas urbanas trazem ganhos operacionais concretos para toda a cadeia logística.
Para Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), o novo acesso representa uma transformação à atividade portuária.
“O Contorno Sul resolve um dos principais desafios do Porto de São Sebastião: o acesso eficiente. A nova via tira o fluxo pesado do centro urbano e garante que caminhões e cargas cheguem ao terminal com mais agilidade e previsibilidade. Isso tem impacto direto na produtividade das operações, na redução de custos logísticos e na confiança de quem movimenta cargas por aqui”, afirma.
A obra do Contorno Sul também fortalece a integração entre os modais rodoviário e portuário, criando condições mais adequadas para a movimentação intermodal de cargas. Essa conexão é considerada essencial para garantir eficiência e competitividade nos processos logísticos do Estado.
As obras do Contorno Sul foram retomadas em 2023 e receberam investimento de R$ 3 bilhões desde 2021, informou o Governo do Estado.
Do Estado
Administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o Porto de São Sebastião é uma delegação federal ao Governo do Estado , configurando-se como porto público. Os principais produtos importados são barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais.
Para exportação, destacam-se açúcar, peças, máquinas e equipamentos, coque de petróleo, produtos siderúrgicos e cargas gerais.