Novo Porto da Manaus Moderna promete transformação logística

por | set 30, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: Toda Hora – (29/09/2025)
Divulgação
Chapéu: PORTOS

O projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento da capital amazonense

Está aberta a licitação para as obras do novo Porto da Manaus Moderna. O projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento da capital amazonense, com o investimento previsto de R$ 974,6 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra deve modernizar a logística portuária, impulsionar a economia, melhorar o transporte de passageiros e cargas, além de reorganizar uma das áreas mais movimentadas da cidade.

O edital, publicado pelo Ministério dos Transportes, prevê a contratação de empresa responsável pela elaboração dos projetos básico, executivo e “as built” de engenharia, além da execução das obras. A abertura das propostas está marcada para o dia 28 de novembro, às 15 horas, pela plataforma ComprasNet.

O novo porto trará soluções tecnológicas, como pontes móveis, estruturas flutuantes, terminais de passageiros e áreas destinadas exclusivamente ao transporte de cargas, além de retroporto para operações de apoio. Uma das novidades envolve sustentabilidade, com placas de energia solar sendo empregadas no estacionamento.

A estrutura será dimensionada para receber embarcações de maior porte, incluindo cruzeiros, e promete atender com mais eficiência o fluxo de pessoas e mercadorias.

Segundo o superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Machado, a expectativa é que o porto movimente até 35 milhões de passageiros anualmente, quase o triplo da movimentação atual do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “É um empreendimento de quase R$1 bilhão e que trará mudanças para a vida de milhares de pessoas”, apontou.

Impactos para a cidade

O senador Eduardo Braga (MDB) destacou a importância do empreendimento. “O Porto da Manaus Moderna vem para melhorar e expandir as capacidades portuárias da cidade, aumentando significativamente a movimentação de cargas, reduzindo custos logísticos e fortalecendo os laços culturais e econômicos que são fundamentais para o crescimento sustentável no longo prazo. Ele marca o retorno das grandes obras estruturantes da nossa amada Manaus”, afirmou.

Discussões

No início do mês, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma audiência pública para discutir a implantação e a construção do novo porto da Manaus Moderna. Durante a audiência, representantes do Governo Federal, estadual, entidades de classe, órgãos de controle, trabalhadores, universidades e associações debateram os impactos sociais, econômicos e ambientais da obra.

“Não se trata apenas de uma obra de infraestrutura. Estamos falando de revitalização do Centro da cidade, de mobilidade urbana, de geração de emprego e renda. Por isso, é essencial que todos os setores participem dessa construção coletiva. Como é um projeto que ainda não foi concluído, ainda cabe a nossa contribuição para que possa ser aprimorado”, destacou o deputado Sinésio Campos (PT), que convocou a reunião.

As entidades e cidadãos que participaram da audiência têm até o dia 8 de outubro para encaminhar à Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos da Aleam as sugestões ao projeto de implantação do novo porto da Manaus Moderna. Essas sugestões serão compiladas e encaminhadas diretamente ao Ministério de Portos e Aeroportos para que o projeto seja aprimorado.