Flat Preloader Icon

NTC&Logística participa de reunião no Palácio do Itamaraty para discutir o transporte rodoviário internacional de cargas

por | nov 28, 2023 | Internacional, Notícias

Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística
Chapéu: Reunião

Aconteceu ontem (27), em Brasília, uma reunião no Palácio do Itamaraty para discutir assuntos ligados ao transporte internacional de cargas que vem preocupando os transportadores do Brasil.

Na ocasião, a área internacional da entidade foi representada pela assessora legislativa, Edmara Claudino que participou do encontro com representantes de entidades internacionais para tratar da Renovação da Ponte São Borja e Sistema de importações da República Argentina e pagamentos de serviços no exterior (SIRASE) – devido a retenção do de pagamento dos fretes para empresas brasileiras, o que já está em torno de 10 Bilhões de dólares.

De acordo com o vice-presidente de transporte internacional da NTC&Logística, Danilo Guedes, “o Banco Central da Argentina (BCRA) implementou uma série de medidas para tentar conter a inflação no país, incluindo a postergação para até 150 dias dos pagamentos de serviços de fretes. Essa medida, que inicialmente previa um prazo de 90 dias, impactou diretamente as transportadoras brasileiras, que passaram a ter que aguardar até três vezes mais para receber o valor de suas operações. Essa situação tem causado sérios prejuízos às transportadoras brasileiras, que estão enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos financeiros e manter suas operações. Além disso, a medida também tem impactado negativamente o comércio entre Brasil e Argentina, que já vem enfrentando desafios nos últimos anos”.

O vice-presidente ainda ressalta, “É urgente o apoio de entidades e do governo brasileiro para resolução desse conflito, para que as transportadoras continuem desenvolvendo suas atividades em prol do desenvolvimento econômico do Brasil e da Argentina”.

Estavam presentes no encontro Filipe Sobreira Lopes, chefe da divisão de assuntos comerciais e econômicos do Mercosul no Itamaraty, Carlos Cuenca, chefe da divisão Argentina, Chile, Uruguai no Itamaraty, Eduardo Bonotto prefeito de São Borja e Gladys Vinci – ABTI (Associação Brasileira de Transporte Internacional).