Foi realizada ontem (29), mais uma reunião ordinária mensal com os representantes da diretoria da entidade, presidentes de entidades, assessores e empresários convidados, onde debateram as principais pautas e o posicionamento das entidades frente aos assuntos que circundam o transporte RODOVIáRIO de cargas.
Iniciando as atividades, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao vice-presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, para fazer as suas considerações: “Tivemos mais um grande Seminário Brasileiro do TRC, tratamos de assuntos extremamente importantes como a reforma tributária e a desoneração da folha e tenho certeza de que todos saíram com muito conhecimento”. O vice-presidente ainda aproveitou a oportunidade para indicar sobre o roubo de cargas e as medidas que o setor poderá tomar frente a essa dificuldade.
Na sequência, o ex-presidente da associação e vice-presidente da CNT, Flávio Benatti, iniciou sua fala sobre o grande evento do Vigésimo segundo seminário brasileiro do TRC, onde foram tratados temas oportunos para o setor e com a participação de representantes altamente qualificados. “Também gostaria de parabenizar o incansável trabalho da NTC na aprovação da lei 14.599/23, agora precisamos fazer com que o transportador valorize esse trabalho e cobre as seguradoras”, pontuou o executivo.
Com a palavra, o CEO da Patrus Transportes e vice-presidente da NTC&Logística para carga fracionada, Marcelo Patrus fez as suas considerações sobre a reforma tributária que está em andamento: “Temos conversado bastante sobre a reforma e enviamos para as federações darem uma atenção especial pois, nós empresários precisamos dessa mudança para o transportador no geral”.
Após a fala do empresário, o presidente Francisco Pelucio aproveitou a oportunidade para apresentar a agenda de eventos das quais a entidade participou durante o mês de junho e os próximos que virão.
Dando continuidade às demais pautas, o diretor jurídico da entidade, Marcos Aurélio Ribeiro, comentou sobre a lei aprovada referente aos seguros: “A lei foi sancionada e agora é importante acompanharmos as regulamentações, principalmente sobre a apólice única”, ponderou o diretor.
O diretor ainda apresentou na reunião os artigos e emendas acerca da reforma tributária para elucidar as propostas e intenções da pauta.
A palavra então foi passada para os assessores da casa. A primeira a reportar foi a assessora legislativa, Edmara Claudino, que aproveitou a oportunidade para falar, além dos temas já discutidos como a reforma e a lei que trata dos seguros, sobre o projeto de tanque suplementar e o escalonamento do exame toxicológico, o qual a entidade se mostra favorável.
A assessora jurídica, Gil Menezes, indicou sobre a atenção com a dificuldade de emissão do CT-e, devido a atualizações, as quais foram divulgadas pela entidade.
Os assessores técnico, Lauro Valdívia e jurídico, Narciso Figueirôa Junior destacaram suas áreas, indicando também as pautas voltadas ao projeto do tanque complementar e as propostas e objetivos quanto à reforma sindical.
A presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, também realizou suas considerações na reunião: “É muito importante alinharmos o discurso quanto ao seguro para falarmos a mesma língua, ter uma padronização dessa comunicação nos ajuda, e ajuda as empresas nessa negociação com as seguradoras”.
Os demais presentes ainda aproveitaram para agradecer a todos pela reunião e discussão das pautas apresentadas na ocasião.
Com isso, o presidente Francisco então finalizou as atividades solicitando ao vice-presidente para assuntos farmacêuticos da entidade, Gylson Ribeiro, encerrasse a reunião: “Sucesso só se vem com trabalho e a NTC e todos nós estamos trabalhando incansavelmente por isso, parabenizo a todos, só com essas conquistas o setor vai crescendo”.