Obra histórica de R$ 6,8 bilhões reduzirá viagem de 1 hora para 2 minutos entre duas cidades brasileiras

por | nov 14, 2025 | Notícias, Outros

Fonte: Correio Estado – (13/11/2025)
Shutterstock
Chapéu: INFRAESTRUTURA

A construção do Túnel Imerso Santos–Guarujá, no litoral de São Paulo, foi confirmada após o fim do prazo de recursos contra o resultado do leilão de concessão. A empresa portuguesa Mota-Engil será responsável pela construção, operação e manutenção do empreendimento por 30 anos, dentro de uma parceria público-privada (PPP).

O investimento total será de R$ 6,8 bilhões, e a assinatura do contrato está prevista para dezembro, quando também devem começar as obras. O túnel será a primeira travessia submersa do Brasil, ligando Santos e Guarujá por uma via seca de 1,5 km de extensão, com 870 metros sob o canal do Porto de Santos.

O trajeto, que atualmente pode levar até uma hora utilizando balsas, passará a ser feito em apenas dois minutos. A expectativa é que o projeto traga ganhos significativos para a mobilidade urbana, reduzindo filas e melhorando o fluxo de veículos, pedestres e transporte público.

Impactos e monitoramento da obra

A iniciativa é uma parceria entre o governo federal, o governo de São Paulo e a Autoridade Portuária de Santos (APS). Segundo a APS, o túnel é considerado uma das obras mais estratégicas do estado, com potencial de modernizar a região e aumentar a eficiência do Porto, um dos mais movimentados da América Latina.

A construção será acompanhada por um comitê regional de monitoramento de impactos ambientais, com o objetivo de minimizar interferências nas operações portuárias e garantir sustentabilidade durante as obras. Além de impulsionar a logística e o turismo, o túnel deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos. O Túnel Santos–Guarujá tem conclusão prevista para 2030.