Investimentos em rodovias da região de Campinas acompanham crescimento da cidade

Investimentos em rodovias da região de Campinas acompanham crescimento da cidade

Fluxo intenso nas estradas exige infraestrutura à altura do avanço logístico e industrial da região

Campinas se consolida como um dos principais polos logísticos e tecnológicos do país. A terceira maior cidade do Estado de São Paulo recebeu, no início de 2025, o maior volume de investimentos viários da região: R$ 3 bilhões aplicados em rodovias.

Os recursos foram destinados à finalização das obras da Rodovia Miguel Melhado, iniciada em 2022, e ao recapeamento do Sistema Anhanguera–Bandeirantes, considerada a maior intervenção em extensão já realizada na malha rodoviária paulista. As melhorias trazem reflexos diretos para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), principal modal da logística nacional.

A duplicação da Rodovia Miguel Melhado deve facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que abriga um dos terminais de carga aérea mais movimentados da América Latina.

“A duplicação da Rodovia Miguel Melhado, quando finalizada, vai ajudar o TRC a chegar ao aeroporto com mais eficiência e rapidez, além de desafogar o fluxo para os usuários como um todo”, afirma José Alberto Panzan, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP).

De acordo com o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, o TRC é responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil. O modal assegura a distribuição de produtos de forma ágil e flexível, além de integrar as cadeias ferroviária e aquaviária, reforçando sua importância na matriz logística brasileira.

As Rodovias Anhanguera e Bandeirantes receberam R$ 1 bilhão em investimentos para o recapeamento de mais de 2 mil quilômetros. Diariamente, essas estradas recebem mais de 950 mil usuários, sendo que o trecho de Campinas é percorrido por cerca de 180 mil veículos.

“O alto investimento estadual na região demonstra a preocupação com o desenvolvimento crescente. O fluxo intenso exige muito da infraestrutura, e essa atenção faz toda a diferença”, reforça Panzan.

Além de melhorar a fluidez do tráfego, as obras contribuem para a redução de custos de manutenção de frotas e maior previsibilidade das operações logísticas, elementos decisivos para a competitividade das empresas. A economia regional também tende a se beneficiar, atraindo novos empreendimentos e fortalecendo o ecossistema industrial local.

Apesar de alguns atrasos – a entrega da Rodovia Miguel Melhado, inicialmente prevista para setembro de 2024, foi remarcada para outubro de 2025 –, o setor avalia positivamente os investimentos.

“Mesmo com o adiamento, é fundamental investir nas rodovias. O crescimento do terceiro maior parque industrial do Brasil precisa ser acompanhado de infraestrutura compatível, capaz de sustentar o avanço e atrair novos investimentos”, conclui o presidente do SINDICAMP.

Brasil recebe ministros do Trabalho do Mercosul para discutir integração sociolaboral

Brasil recebe ministros do Trabalho do Mercosul para discutir integração sociolaboral

Confederação Nacional do Transporte participa da agenda e destaca temas estratégicos para o desenvolvimento do setor

Autoridades laborais dos países-membros e associados do Mercosul (Mercado Comum do Sul) se reuniram nessa terça-feira (21), no Palácio Itamaraty, em Brasília, para a 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do bloco. Realizado sob a Presidência Pro Tempore do Brasil, o encontro marcou a retomada das reuniões presenciais e teve como foco o fortalecimento da integração sociolaboral regional.

Entre as entidades convidadas, a CNT foi representada pelo gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais, Frederico Melo, que acompanhou as discussões oficiais com atenção especial às pautas sobre qualificação profissional, inclusão produtiva e melhoria das condições de trabalho no setor de transporte.

A abertura do evento foi conduzida pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Luiz Marinho. A programação incluiu um painel dedicado à Equal Pay International Coalition (Epic) – iniciativa global liderada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), ONU Mulheres e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) –, que busca eliminar disparidades salariais de gênero por meio de políticas públicas e cooperação internacional.

Na sequência, representantes do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador e do Peru compartilharam experiências voltadas à promoção da igualdade salarial e à inclusão produtiva, destacando medidas implementadas e os principais desafios enfrentados em seus contextos nacionais.

Os debates também ressaltaram a importância de ambientes de trabalho seguros, da valorização da formação profissional e da adaptação às novas dinâmicas laborais, temas que refletem desafios vivenciados pelo setor de transporte no Brasil, especialmente em relação à qualificação da mão de obra, à inclusão produtiva e à construção de relações laborais mais equilibradas e sustentáveis.

Para Frederico Melo, as discussões reforçaram a necessidade de ampliar investimentos em formação e em ambientes de trabalho mais justos. “Os temas tratados na reunião, sobretudo sobre inclusão produtiva, dialogam com as prioridades do setor em qualificar a mão de obra e aprimorar as condições de trabalho. O investimento em capacitação profissional e a construção de um ambiente mais equitativo são pilares para impulsionar a sustentabilidade e a competitividade do transporte”, destacou.

No período da tarde, os ministros e as demais autoridades apresentaram os contextos sociais e trabalhistas de seus países. Foram divulgados, ainda, os resultados das reuniões técnicas e o informe semestral do Programa de Trabalho 2025-2026. A programação se encerrou com uma visita guiada às instalações do Ministério do Trabalho e Emprego, onde os participantes conheceram iniciativas voltadas à fiscalização, à promoção da inclusão produtiva e à modernização da gestão pública laboral.

Sobre o evento

Criada em 1991 como parte do processo de integração sociolaboral do bloco, a Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul é um fórum permanente de articulação entre os países-membros e associados. O encontro é realizado de forma rotativa, sob a coordenação do país que exerce a Presidência Pro Tempore. A iniciativa promove o intercâmbio de experiências, o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento do diálogo tripartite entre governos, empregadores e trabalhadores.

Leilão do Porto de São Sebastião será realizado em março de 2026, dizministro

Leilão do Porto de São Sebastião será realizado em março de 2026, dizministro

Informação foi confirmada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), durante um evento no Litoral Norte de SP. Antes, a previsão era de que o leilão ocorresse ainda em 2025

O leilão do Porto de São Sebastião será realizado em março de 2026, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). A informação foi confirmada pelo ministro na tarde desta terça-feira (21), durante um evento no Litoral Norte de São Paulo.

A previsão inicial do Governo Federal era que o certame fosse realizado até o final de 2025, mas o prazo foi adiado.

Segundo o Ministério, a expectativa é que as obras de infraestrutura e modernização do porto gerem aproximadamente 5 mil empregos durante a construção e mais 1,3 mil postos de trabalho permanentes durante a operação do porto.

O projeto prevê que a empresa vencedora do leilão ficará responsável pelo espaço por 35 anos, devendo fazer a modernização de cerca de 426 mil m² de área operacional; a construção de um novo píer de atracação; a ampliação do pátio; um novo sistema para carga e descarga de caminhões e a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso, entre outras melhorias.

O investimento previsto para o Porto de São Sebastião é de R$ 2,5 bilhões. Desse valor, R$ 12 milhões devem ser utilizados em medidas de compensações ambientais e sociais.

Atualmente, o processo do arrendamento está em fase de análise técnica na Secretaria Nacional de Portos (SNP). Na sequência, será encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para aprovação das contribuições da consulta pública.

Se for aprovado, o certame deve ser avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Após essas etapas, se não houver nenhuma irregularidade, o leilão poderá ser realizado.

Em 2024, o governo revelou estar realizando um pacote de leilões portuários, que até 2026 deve concluir 58 leilões, com investimentos que podem chegar a R$ 20 bilhões. O Porto de São Sebastião faz parte do pacote – leia mais abaixo.

Além do anúncio confirmando a data do leilão em São Sebastião, o ministro também visitou a cidade de Caraguatatuba, onde anunciou um novo aeródromo para fomentar o turismo de negócios e de lazer para a região.

A primeira etapa do projeto do aeródromo, que está em fase de licenciamento, prevê uma pista de pousos e decolagens de 900 metros para receber aviões de pequeno porte, tanto da aviação geral quanto executiva.

Leilão do Porto

O Governo Federal pretende fazer a concessão de diversos portos no Brasil, entre eles o de São Sebastião. Ao todo, há a previsão de concessão de 58 terminais portuários em todo o país, que somam um investimento de R$ 20 bilhões em contratos com a iniciativa privada.

A empresa vencedora vai poder explorar uma área de 261 mil m² por 35 anos, que podem ser prorrogados pelo mesmo período.

O terminal de São Sebastião é administrado pelo Governo de São Paulo desde 2007, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística (Semil).

De acordo com a Semil, com o leilão, o Porto de São Sebastião passará a ter uma capacidade de movimentação de, pelo menos, 4,3 milhões de toneladas por ano.

Além disso, um dos objetivos com o investimento é que seja construído um novo berço de atracação e que o porto se torne mais diversificado, podendo receber múltiplos tipos de cargas, o que possibilitaria um crescimento econômico.

Com a diversidade de cargas e a construção do novo berço de atracação, a expectativa do Governo Federal é que haja um crescimento de 330% no volume de cargas transportadas.

Recorde em 2024

O Porto de São Sebastião fechou o ano de 2024 com recorde histórico de transporte de cargas. Além do marco, quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um aumento de 47% no volume de movimentações, segundo o governo estadual.

Segundo o governo, de janeiro a dezembro de 2024, o terminal movimentou cerca de 1,5 milhão de tonelada de cargas, contra 1 milhão de tonelada registrada no mesmo período de 2023, refletindo no aumento de 47%. Veja o histórico dos últimos anos:

  • 2022 – 918 mil toneladas transportadas no ano;
  • 2023 – 1 milhão de tonelada transportada no ano;
  • 2024 – 1,5 milhão de tonelada transportada no ano.
  • Durante o ano de 2024, a principal carga movimentada no Porto de São Sebastião foi o açúcar a granel, com 498,5 mil toneladas.
ANTT responde aos questionamentos da NTC&Logística sobre seguros obrigatórios, fiscalização eletrônica e piso mínimo de frete

ANTT responde aos questionamentos da NTC&Logística sobre seguros obrigatórios, fiscalização eletrônica e piso mínimo de frete

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) recebeu oficialmente, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as respostas aos questionamentos feitos durante o CONET&Intersindical realizado em Bento Gonçalves (RS), em agosto de 2025.

As dúvidas surgiram durante o Painel sobre Seguros Obrigatórios, que contou com a presença de representantes da Agência, mas, devido ao término do tempo disponível, nem todos os temas puderam ser abordados no evento.

Atendendo à solicitação da NTC&Logística, a ANTT analisou os questionamentos e encaminhou respostas detalhadas por meio dos Despachos SEI nº 35970639 e nº 36612982, complementados pelo Ofício SEI nº 36707814, de 20 de outubro de 2025.

Os documentos oficiais abordam temas relevantes como:

Seguros obrigatórios (RCTR-C, RC-DC e RC-V);

 

Fiscalização eletrônica (SIFAMA e RADAR) e canais de atendimento;

 

Política de Pisos Mínimos de Frete;

 

Vale-Pedágio Obrigatório e procedimentos administrativos.

 

Segundo o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o envio das respostas ratifica o relacionamento institucional positivo entre a entidade e a Agência. “Esses esclarecimentos fortalecem o diálogo técnico e trazem segurança jurídica às empresas do setor, permitindo que todos estejam alinhados com as normas vigentes”, afirmou Rebuzzi.

Os documentos completos da ANTT estão disponíveis no Portal da NTC&Logística – acesse clicando aqui.

Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM abordará o empreendedorismo e a expansão de negócios com consistência

Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM abordará o empreendedorismo e a expansão de negócios com consistência

Empreendedor e investidor Guy Peixoto Neto apresentará uma palestra trazendo uma visão prática e inspiradora sobre o crescimento sustentável e a mentalidade empreendedora

O Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, promovido pela NTC&Logística em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos, acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025, no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP). O evento reunirá empresários e representantes do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o país, em uma imersão voltada à liderança, inovação e fortalecimento do setor.

Entre os destaques da programação, está a palestra “Construir, Escalar e Impactar”, ministrada por Guy Peixoto Neto, empreendedor serial, investidor e autor do best-seller 101 Princípios Essenciais do Empreendedorismo. Com uma trajetória marcada pela fundação e liderança de mais de 11 empresas em setores como logística, energia, alimentação e postos de combustíveis, Guy acumula ampla experiência em expansão, reestruturação e venda de negócios que já ultrapassaram R$ 250 milhões em faturamento. Atualmente, é CEO da Bravu Scaling, empresa que auxilia líderes a escalarem seus negócios com consistência e qualidade de vida, aplicando o método Scaling Up.

Formado em programas executivos de liderança e gestão em instituições de renome internacional – como Harvard Business School (OPM), Wharton, MIT, Stanford, Insper, Esade e Columbia Business School –, Guy Peixoto Neto une a prática empreendedora ao conhecimento acadêmico global. Reconhecido internacionalmente, é membro do Forbes Business Council e da Entrepreneurs’ Organization (EO), atuando também como palestrante e mentor. Em sua palestra, ele apresentará estratégias de crescimento sustentável e insights sobre como construir negócios de alto impacto sem abrir mão do equilíbrio pessoal, inspirando empreendedores e líderes do transporte a ampliarem sua visão de futuro com propósito e consistência.

A programação do Congresso contará ainda com painéis de discussão, palestras motivacionais e workshops, que servirão como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, além de outras experiências produtivas. Na parte de lazer, os participantes poderão desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades do Club Med Lake Paradise, em um ambiente ideal para integração e troca de experiências entre os profissionais do setor.

Faça já sua inscrição aqui.

Confira a programação preliminar

1º DIA | 27/11 (QUINTA-FEIRA)

12h | 15h

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

17h

LIBERAÇÃO DOS QUARTOS

18h30 | 23h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol e Foyer

CERIMÔNIA DE ABERTURA | JANTAR FESTIVO

2º DIA | 28/11 (SEXTA-FEIRA)

6h30 | 7h30

COMJOVEM + SAÚDE

7h30 | 9h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

9h | 13H

O CÉREBRO SOB ESTRESSE

Palestrante

Fabiano Moulin – Médico Neurologista, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, onde atua como Médico Assistente do Departamento de Neurologia.

Especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), transforma conceitos complexos da Neurociência em aplicações práticas. Em suas palestras, aborda saúde mental, estresse, criatividade, tomada de decisão e envelhecimento saudável. Sua abordagem conecta ciência e prática, inspirando empresas, líderes e equipes a fortalecerem bem-estar, resiliência e performance no ambiente corporativo.

INTERVALO | COFFEE BREAK

COMJOVEM CONVIDA

Moderadores: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Caballero – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

13h30 | 14h30

COM ELAS

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

15h | 19h

EVENTO FESTIVO – TARDEZINHA COMJOVEM

Local: Lake Tenda

3º DIA | 29/11 (SÁBADO)

9h | 12h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

CONSTRUIR, ESCALAR E IMPACTAR

Palestrante

Guy Peixoto Neto – Empreendedor serial, investidor, CEO da Bravu Scaling e mentor de negócios.

Empreendedor serial e palestrante de Belém do Pará, com experiência em criar, escalar e reestruturar empresas que somam mais de R$ 250 milhões em faturamento anual. Formado por instituições como Harvard, MIT e Stanford, alia metodologias globais e práticas próprias para ajudar líderes e empreendedores a crescerem com clareza, consistência e propósito, sem abrir mão do equilíbrio.

INTERVALO | COFFEE BREAK

CRIE O IMPOSSÍVEL

Palestrante

Raul Matos – Fundador e CEO da Biscoitê, uma rede brasileira de boutiques de biscoitos finos, também é reconhecido como Empreendedor do Ano pela EY.

Transformou simples biscoitos em presentes memoráveis e experiências inesquecíveis. Empreendedor serial, com histórico de mais de R$ 250 milhões em faturamento anual em diversas empresas, ele inspira líderes e empreendedores a inovar, crescer com propósito e transformar ideias em negócios de sucesso. Reconhecido pelo mercado e premiado como Empreendedor do Ano, Raul compartilha sua experiência prática para motivar, engajar e gerar resultados concretos.

12h30 | 13h30

REUNIÃO COMJOVEM

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

TARDE LIVRE

20h30 | 0h30min

JANTAR DE ENCERRAMENTO

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

4º DIA | 29/11 (DOMINGO)

7h | 10h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

MANHÃ LIVRE

12h

CHECK-OUT

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Entidade Anfitriã

  • FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Sindicatos filiados

Patrocínio

  • Astra Capital
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • GEOTAB
  • RANDS
  • SpeedMax
  • TGID
  • TOTVS
  • Transpocred
  • TruckPag

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
Aliança Público-Privada pela Infraestrutura e Logística Integrada apresenta, na CNT, plano estratégico para o Espírito Santo

Aliança Público-Privada pela Infraestrutura e Logística Integrada apresenta, na CNT, plano estratégico para o Espírito Santo

Proposta apresentada pelo secretário Rogério Salume busca integrar portos, ferrovias e indústrias, fortalecendo o papel do estado como corredor logístico do Sudeste

O Sistema Transporte recebeu, nesta sexta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Rogério Salume, para apresentar o projeto logístico Parklog ES, que busca transformar a infraestrutura do estado. Participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e o diretor adjunto nacional do SEST SENAT e líder do projeto Transporte e a COP30, Vinicius Ladeira, na sede do Sistema, em Brasília.

O Parklog ES é uma plataforma logística de padrão internacional localizada próxima à Região Metropolitana da Grande Vitória (ES). O projeto integra um complexo logístico que envolve dez municípios e conta com três portos, três aeroportos, Zona de Processamento de Exportação e benefícios fiscais e tributários da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).

Durante o encontro, Valter Souza ressaltou a importância de avançar na multimodalidade, estimulando o uso equilibrado dos diferentes modais de transporte. “O fortalecimento da multimodalidade é essencial. Projetos como o Parklog ES mostram que a integração entre rodovias, ferrovias e portos é o caminho para reduzir custos, ampliar a competitividade e garantir maior eficiência operacional ao transporte brasileiro”, destacou.

Já o diretor Vinicius Ladeira destacou que o Sistema Transporte tem participado ativamente das discussões sobre sustentabilidade e inovação no setor, em preparação para a COP30, a ser realizada em novembro, em Belém (PA).

“O Sistema Transporte está comprometido em apresentar soluções concretas para a descarbonização e para o aumento da eficiência logística. Nosso espaço estratégico na COP30 demonstrará como o setor vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a transição energética no transporte”, afirmou.

A reunião também contou com a presença da superintendente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo), Simone Garcia, que representou a Federação. “A integração entre governo, entidades e empresas é essencial para que a logística avance de forma estruturada e sustentável”, afirmou. A Fetransportes é membro da Aliança Público-Privada pela Infraestrutura e Logística Integrada, que apresenta o Parklog ES.

Detalhes sobre o Parklog ES

Durante a apresentação, o secretário Rogério Salume detalhou as frentes de atuação do Parklog ES, que busca consolidar o Espírito Santo como polo logístico integrado do Sudeste. Para alavancar a integração entre portos, ferrovias e indústrias, o plano propõe a criação de um corredor multimodal que conecta as malhas FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) e EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) aos portos capixabas.

Rogério Salume apresentou também os principais projetos estruturantes da iniciativa, como a Variante Itabira–Santa Luzia, de aproximadamente 99 km e investimento estimado em R$ 1,97 bilhão, considerada o projeto-âncora do Parklog ES. Além dela, foram apontados os chamados quick wins, entregas de curto prazo que incluem o Ramal EFVM-Piraqueaçu, a criação do CTC/CCO (Centro de Controle Operacional) e melhorias na governança logística.

A estratégia prevê ainda um modelo de governança interfederativa com a participação dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo e da União, reforçando o alinhamento político e regulatório necessário para a execução das obras. Entre as prioridades destacadas, estão a adesão do ParkLog ES ao PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e ao PSTF (Plano Setorial de Transporte Ferroviário).

Brasil vive momento decisivo na corrida global por caminhões elétricos, indica relatório

Brasil vive momento decisivo na corrida global por caminhões elétricos, indica relatório

Brasil reúne vantagens estratégicas para liderar a adoção de caminhões elétricos na América Latina, mostra relatório da Gigantes Elétricos

O Brasil vive um ponto de inflexão na transformação de sua frota de caminhões. De acordo com o relatório “Dez razões para o Brasil liderar o uso de caminhões elétricos na América Latina”, divulgado pela associação internacional Gigantes Elétricos, o país combina matriz energética limpa, base industrial consolidada e políticas públicas de incentivo que o colocam em posição estratégica na corrida pela eletrificação do transporte pesado.

O documento reúne dez fatores que explicam por que o Brasil pode liderar a transição regional. Os temas vão do ambiente regulatório aos investimentos da indústria. O relatório também destaca os ganhos ambientais, sociais e econômicos dessa mudança. Segundo a associação, o país vive um processo de transformação acelerada. Além disso, a entidade aponta que essa conjuntura cria uma oportunidade concreta para unir inovação tecnológica, sustentabilidade e geração de empregos de qualidade.

Ambiente regulatório favorável à eletrificação

O relatório aponta que o Programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação) cria as bases para acelerar a adoção de caminhões elétricos no Brasil. O plano prevê R$ 19 bilhões em incentivos até 2028, incluindo créditos fiscais para pesquisa, desenvolvimento e descarbonização. Embora as normas específicas para veículos pesados ainda estejam em elaboração, a associação ressalta que essa fase de definição representa uma oportunidade para o país influenciar padrões técnicos e regulatórios na região.

Indústria automotiva em transformação

O documento observa que a indústria automotiva brasileira atravessa um ciclo intenso de reestruturação e investimento. Montadoras como Scania, Volkswagen e BYD anunciaram aportes bilionários para produzir ou desenvolver caminhões elétricos no Brasil. Esse movimento, segundo a Gigantes Elétricos, indica que o setor privado já lidera a transição logística, apesar dos custos iniciais elevados para pequenas empresas.

Crescimento do interesse de investidores

A eletrificação também desperta confiança crescente entre investidores. De acordo com o relatório, o mercado de caminhões elétricos no Brasil deve crescer, em média, 25,6% ao ano entre 2025 e 2031, segundo projeção da consultoria 6W Research. Além disso, a expansão da infraestrutura de recarga – estimada em 15 mil pontos até o fim da década – e as novas linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) reforçam a viabilidade econômica da transição.

Eletrificação da logística já começou

O levantamento da Gigantes Elétricos mostra que a adoção de veículos elétricos comerciais já está em curso. Entre 2019 e 2024, o número total de elétricos em circulação no país subiu de 41 mil para 177 mil unidades, e deve atingir 300 mil até 2029. Empresas de logística e varejo, como Mercado Livre, Ambev e JBS, ampliam rapidamente suas frotas elétricas, aproveitando reduções de até 50% no custo por quilômetro rodado em comparação aos modelos a diesel.

Ganhos ambientais e de saúde pública

Segundo o relatório, a substituição progressiva dos caminhões a diesel por modelos elétricos pode reduzir drasticamente a poluição do ar nas grandes cidades. A Sociedade Brasileira de Pneumologia estima que as emissões de motores a combustão estão associadas a até 102 mil mortes por ano no Brasil. A eletrificação, portanto, traria benefícios diretos à saúde pública. Dessa forma, a Gigantes Elétricos calcula que regras mais rígidas de emissões poderiam evitar cerca de 14 mil mortes e gerar economia de R$ 62 bilhões em saúde, nas seis maiores capitais brasileiras, em apenas três anos.

Potencial de geração de empregos

Conforme o relatório, a transição energética também cria novas oportunidades de trabalho qualificado. O International Council on Clean Transportation (ICCT) projeta que a eletrificação pode dobrar o número de empregos no Brasil até 2050. Segundo a Gigantes Elétricos, o crescimento da produção nacional de baterias e veículos elétricos tende a impulsionar setores intensivos em mão de obra, especialmente o de serviços, que representa mais de 60% dos empregos formais no país.

Eficiência logística nas cidades

A associação aponta que 65% das cargas brasileiras ainda são transportadas por rodovias, o que reforça a importância de soluções mais limpas e eficientes para o ambiente urbano. Em 2024, 90% das vendas de caminhões elétricos no mercado nacional corresponderam a modelos leves e médios, ideais para entregas de curta e média distância. De acordo com o relatório, essa tendência reflete a adequação dos veículos elétricos ao perfil logístico brasileiro, com ganhos de eficiência e redução de ruído nas cidades.

Oportunidade para ampliar exportações

Com 79% dos caminhões pesados produzidos no País destinados à exportação, o Brasil já ocupa posição relevante no mercado regional. A Gigantes Elétricos afirma que a produção local de modelos elétricos pode expandir a pauta exportadora nacional, agregando valor por meio de baterias, sistemas de recarga e tecnologia embarcada. Assim, o país pode se consolidar como fornecedor estratégico de veículos sustentáveis na América Latina, prevê a associação.

Vantagem energética única

O relatório salienta que o Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, sustentada por fontes hidrelétricas, solares e eólicas. Essa característica permite reduzir até 76,5% dos custos operacionais dos caminhões elétricos em comparação aos modelos a combustão. Além disso, a disponibilidade doméstica de lítio e energias renováveis protege o país da volatilidade do petróleo, tornando-o mais resiliente diante de crises internacionais de energia.

Redução progressiva de custos

Por fim, o relatório aponta que o mercado de caminhões elétricos se expande rapidamente no Brasil. O número de modelos disponíveis saltou de 14 em 2020 para 101 em 2023, impulsionado pela produção nacional e pelos incentivos do Programa MOVER. Desde 2008, o custo das baterias caiu cerca de 90%. Ademais, a Gigantes Elétricos estima que, nos próximos anos, o custo total de propriedade dos caminhões elétricos se equipare ao dos modelos a diesel, confirmando a viabilidade econômica da transição.

Portos brasileiros batem recorde de movimentação após alta das tarifas dos EUA

Portos brasileiros batem recorde de movimentação após alta das tarifas dos EUA

O volume de cargas cresceu 7,8% em agosto; embarques para Índia, México e China compensam queda nas exportações aos norte-americanos

A movimentação de cargas nos portos brasileiros atingiu um novo recorde em agosto, primeiro mês após o aumento das tarifas norte-americanas sobre produtos importados. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o volume movimentado foi 7,8% superior ao do mesmo período de 2024, refletindo a força das exportações para novos destinos e o bom desempenho de terminais privados.

De janeiro a agosto, os portos do país movimentaram quase 915 milhões de toneladas, o maior volume já registrado para o período, e 2,8% acima do resultado de 2024. O avanço foi impulsionado principalmente pelas exportações, que cresceram 3,2% no mês.

Os maiores aumentos foram observados nas vendas para Índia, México, Argentina e China, que ajudaram a compensar a queda de 17% nos embarques para os Estados Unidos, principal destino afetado pelas novas tarifas.

Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que o setor vem se ajustando “de forma rápida e eficiente” ao novo cenário internacional. Segundo a pasta, a expansão do modal aquaviário “gera emprego, renda e fortalece a competitividade do Brasil no comércio exterior”.

Terminais privados puxam o crescimento

O desempenho mais robusto veio dos terminais privados, cuja movimentação aumentou 11% em agosto. Entre os portos públicos, o destaque foi Itajaí (SC), que registrou um salto de 412% no mês, impulsionado pela retomada das operações. No acumulado do ano, o porto catarinense já movimentou o dobro de 2024, somando 2,5 milhões de toneladas.

O país também bateu recordes em praticamente todos os tipos de transporte marítimo. O longo curso – rotas internacionais – alcançou 95,4 milhões de toneladas; a cabotagem, 28,2 milhões, e o transporte interior, 8,1 milhões de toneladas.

Entre os tipos de carga, o granel líquido registrou a maior expansão, de 25%, com destaque para petróleo e derivados, que totalizaram 22,5 milhões de toneladas. Já as exportações de minério de ferro cresceram 11,3%, e as de milho, 3,4%.

Especialistas afirmam que os números confirmam a resiliência do setor portuário diante das mudanças no comércio global. “Mesmo com o impacto das tarifas americanas, o Brasil vem ampliando sua presença em outros mercados e reforçando a infraestrutura portuária”, avaliou um analista ouvido pela Folha.

O resultado de agosto consolida uma tendência de diversificação de destinos e produtos, num momento em que o país busca reduzir a dependência de um único parceiro comercial e fortalecer o papel estratégico dos portos na economia nacional.

Pacto pela infraestrutura prevê esforços por quatro matérias legislativas

Pacto pela infraestrutura prevê esforços por quatro matérias legislativas

Sete entidades do setor de infraestrutura vão agregar esforços pela tramitação e aprovação, até 2026, de pelo menos quatro matérias legislativas, entre elas o novo marco legal de concessões e PPPs (Projeto de Lei 2.373/2025) e as propostas que ampliam as autonomias financeira e orçamentária das agências reguladoras (PLP 73/2025 e PL 1.374/2025). Também estão na lista as novas regras de licenciamento ambiental e o tema da proteção às infraestruturas críticas, com medidas para a prevenção e combate à atuação do crime organizado.

O ‘Pacto pela Infraestrutura Brasileira’ será assinado nesta quarta-feira (22) pelos comandos da MoveInfra; ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias); ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários); ABR (Aeroportos do Brasil); ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos); ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários) e Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto).

O ato formal acontecerá durante o evento “Desafios para Transformar o Brasil”, promovido pelo MoveInfra. O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal da Agência iNFRA no Youtube, disponível neste link. A programação do evento está neste link.

Para as associações, que oficializarão o documento durante o evento “Infraestrutura em Movimento: Desafios para transformar o Brasil”, realizado pelo MoveInfra, a aprovação desses marcos é fundamental para destravar investimentos, impulsionar a competitividade e a inovação da economia nacional, aprimorar a atividade regulatória e entregar serviços públicos de mais qualidade à sociedade brasileira nos próximos anos.

“Precisamos limpar a mesa antes do início oficial do debate eleitoral, com a aprovação de pautas estruturantes para o setor de infraestrutura”, disse o CEO do MoveInfra, Ronei Glanzmann.

O novo marco legal das concessões citado pelas entidades já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio, sob relatoria do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), e agora aguarda definição de relator no Senado.

“Este Pacto representa a convergência de visões e a cooperação entre Poderes do Estado e a sociedade civil para a consolidação de um ciclo de desenvolvimento e prosperidade para o Brasil”, escrevem as entidades, que avaliam que o avanço do setor de infraestrutura depende de marcos legais “robustos e atualizados”, capazes de garantir previsibilidade, segurança jurídica, efetividade regulatória e a execução de mais investimentos em obras e serviços de interesse público, com geração de renda, empregos e a redução do chamado Custo Brasil.

ANTT responde aos questionamentos da NTC&Logística sobre seguros obrigatórios, fiscalização eletrônica e piso mínimo de frete

Respostas da ANTT aos questionamentos da NTC&Logística

Em atenção à solicitação da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encaminhou oficialmente as respostas aos questionamentos levantados durante o CONET&Intersindical 2025, realizado em Bento Gonçalves (RS).

Os documentos apresentam esclarecimentos detalhados sobre temas de grande importância para o Transporte Rodoviário de Cargas, incluindo:

  • Seguros obrigatórios (RCTR-C, RC-DC e RC-V);
  • Fiscalização eletrônica e procedimentos administrativos (SIFAMA e RADAR);
  • Política de Pisos Mínimos de Frete;
  • Vale-Pedágio obrigatório;
  • Prazos, notificações e canais oficiais da ANTT para defesa e atendimento.

A publicação inclui três arquivos oficiais emitidos pela ANTT:

  1. Despacho SEI nº 35970639 – Gerência de Regulação e Governança do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas;
    https://www.portalntc.org.br/wp-content/uploads/Respostas-ANTT-SEI-Despacho-35970639.pdf

  2. Despacho SEI nº 36612982 – Gerência de Processamento e Cobrança de Auto de Infração;
    https://www.portalntc.org.br/wp-content/uploads/Respostas-ANTT-SEI-Despacho-36612982.pdf

  3. Ofício SEI nº 36707814 – Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, com retificação e consolidação das respostas.
    https://www.portalntc.org.br/wp-content/uploads/Complemento-ANTT-SEI-Despacho-35970639.pdf

Os documentos foram enviados à NTC&Logística em 20 de outubro de 2025, assinados pela Superintendente Substituta Gizelle Coelho Netto, e estão disponíveis abaixo na íntegra para consulta e download.

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Transporte de cargas sustentável é lei: saiba como adequar sua empresa com o apoio da NTC&Logística e da Domani Global

Transporte de cargas sustentável é lei: saiba como adequar sua empresa com o apoio da NTC&Logística e da Domani Global

Parceria estratégica oferece condições exclusivas e soluções práticas, para que transportadoras avancem na jornada ESG com segurança, agilidade e economia

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) firmou uma parceria estratégica com a Domani Global, empresa especializada em soluções ESG e gestão de emissões, com o objetivo de apoiar as transportadoras brasileiras na adequação às novas exigências ambientais previstas na Lei nº 14.948/2024.

A legislação criou o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), que obriga empresas que emitem acima de 10.000 tCO₂e (dez mil toneladas de dióxido de carbono equivalente) por ano a reportarem suas emissões de gases de efeito estufa. Já as que ultrapassam 25.000 tCO₂e anuais devem apresentar também um plano de mitigação e compensação, alinhado aos compromissos climáticos nacionais.

Segundo levantamento da PwC Brasil (2024), 62% das grandes empresas brasileiras já adotam práticas ESG estruturadas, e o movimento se estende agora para empresas de médio e pequeno porte, impulsionado por exigências legais, pressão de mercado e compromissos com cadeias de suprimento mais sustentáveis.

Neste contexto, a parceria entre NTC&Logística e Domani Global visa facilitar o acesso das empresas do setor de transporte a soluções completas, acessíveis e adaptadas ao seu porte e nível de maturidade em sustentabilidade.

Serviços disponíveis para empresas associadas à NTC&Logística

  • Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Realizado nos escopos 1, 2 e 3, de acordo com normas internacionais e exigências da legislação brasileira.

  • Plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service

Plataforma digital e intuitiva para gestão ESG, monitoramento mensal e geração automática de relatórios.

  • Diagnóstico ESG personalizado

Avaliação estratégica para identificação de pontos críticos, oportunidades de melhoria e adequação às exigências regulatórias.

  • Plano de Descarbonização

Desenvolvimento de estratégias para redução e compensação de emissões, com metas realistas e acompanhamento técnico.

  • Treinamentos e capacitações

Cursos voltados a equipes técnicas e comerciais, com certificação, para aplicação de boas práticas de sustentabilidade no transporte.

  • Certificação e Selo Carbono Neutro

Empresas que realizarem compensações por meio da Domani poderão receber o selo, conferindo visibilidade e posicionamento no mercado.

  • Atendimento personalizado com especialistas no setor

Equipe técnica com conhecimento específico do transporte rodoviário de cargas, facilitando a implementação das soluções.

Além disso, a estrutura dos pacotes foi elaborada para atender empresas de todos os tamanhos – de micro e pequenas transportadoras até grandes operadores logísticos –, com valores reduzidos e condições especiais para associadas da NTC&Logística, utilizando o código de desconto NTC15.

Serviço

Domani Global – Sustentabilidade para o Transporte de Cargas

E-mail: contato@domani.global

Telefone/WhatsApp: +55 11 99559-8402

Site: www.domani.global

Redes sociais: LinkedIn, Instagram e outras plataformas oficiais

Código de desconto para associados da NTC&Logística: NTC15

Scania transforma garrafas PET em grades de caminhões e reduz CO₂

Scania transforma garrafas PET em grades de caminhões e reduz CO₂

Iniciativa pioneira da Scania Brasil reutiliza 1,5 milhão de garrafas PET por ano e reduz 62 toneladas de CO₂ na produção em São Bernardo do Campo (SP)

Em 2024, a Scania passou a fabricar a grade frontal de todos os caminhões montados em São Bernardo do Campo (SP) com plástico reciclado obtido de garrafas PET. A iniciativa faz parte da estratégia global da marca sueca para promover a economia circular e reduzir as emissões em toda a cadeia produtiva. Com a nova composição, a empresa retira cerca de 1,5 milhão de garrafas PET do meio ambiente por ano com a produção média anual de 30 mil caminhões.

Sustentabilidade aplicada à engenharia da Scania

Cada grade frontal, conhecida internamente como T-bone, consome cinco quilos de insumos plásticos, sendo 20% de PET e 80% de policarbonato (PC). Antes, a Scania recebia o PET em estado virgem de produtores norte-americanos, mas agora utiliza material reciclado de origem nacional.

Todavia, quando toda a produção da fábrica adotar o novo composto, a Scania deixará de emitir 62 toneladas de CO₂ por ano. Essa redução ocorre não apenas pela reciclagem, mas também pelo fim do transporte marítimo do insumo importado. Assim como pela diminuição da queima de resíduos plásticos.

Parcerias que impulsionam a economia circular

A inovação ocorre graças à parceria entre a Scania e seus fornecedores de plásticos e compostos. Uma multinacional química desenvolveu o plástico parcialmente reciclado que atende aos padrões de qualidade da montadora. Ela compra o PET reprocessado de recicladoras brasileiras, que coletam garrafas em postos espalhados pelo País.

Em seguida, o material é misturado ao policarbonato e entregue a outro fornecedor, responsável pela fabricação das peças instaladas nas cabines dos caminhões. Dessa forma, a cadeia completa se envolve no ciclo de reaproveitamento.

Entretanto, não se trata de uma tarefa simples. As peças passaram por testes rigorosos de impacto, fluidez, envelhecimento e aderência da pintura, inclusive na matriz da Scania, na Suécia. Somente após a aprovação do especialista principal da marca em resinas plásticas houve a liberação do novo material para uso em série.

Resultados animadores e planos globais

Os ganhos ambientais são expressivos. Além do reaproveitamento de milhões de garrafas PET, a Scania registrou redução de 11% nas emissões de CO₂ por quilo de plástico produzido. E economia de 16% de energia em relação ao uso de insumos virgens.

Por enquanto, apenas a fábrica brasileira utiliza a nova composição. Mas a tecnologia limpa já despertou interesse de unidades da marca na Europa e na Ásia.

Todavia, o principal impacto ocorre no pós-consumo. Com foco de justamente transformar o que seria resíduo em matéria-prima valiosa. Estima-se que o mundo consuma meio trilhão de garrafas PET por ano. E que cerca de 1,5 mil dessas embalagens sejam descartadas a cada segundo.

ANTT lança Prêmio Destaques 2025 e reforça compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência no transporte terrestre

ANTT lança Prêmio Destaques 2025 e reforça compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência no transporte terrestre

Reconhecimento nacional chega à terceira edição para valorizar as melhores práticas de concessionárias e empresas reguladas em todo o país. Inscrições seguem até 4 de novembro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou nesta segunda-feira (20/10), oficialmente, a terceira edição do Prêmio ANTT – Destaques 2025, principal iniciativa de reconhecimento às boas práticas, à inovação e à eficiência na gestão do transporte terrestre brasileiro. A publicação está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

O prêmio, criado em 2021, consolidou-se como uma das ações estratégicas mais importantes da ANTT, destacando iniciativas que geram impacto positivo na vida dos usuários e impulsionam o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes no país, e já virou tradição para o setor regulado e para a Agência.

Nesta edição, a ANTT amplia as categorias e moderniza os critérios de avaliação, reafirmando o compromisso com a transparência, a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos regulados. Com o lema “Reconhecer para evoluir”, o Prêmio ANTT – Destaques 2025 tem como objetivo valorizar esforços e resultados concretos de concessionárias e empresas que contribuem para a eficiência, segurança e sustentabilidade do transporte terrestre.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a iniciativa consolida o papel da Agência como indutora de boas práticas e referência em governança pública e regulatória. “O Prêmio ANTT é um estímulo ao aprimoramento da gestão e da inovação em todo o setor. Mais do que reconhecer, queremos inspirar transformações e compartilhar experiências que resultem em serviços cada vez mais seguros, eficientes e sustentáveis para a sociedade”, destacou.

Categorias e abrangência nacional

A edição de 2025 amplia o alcance e a estrutura da premiação, que passa a contar com seis classes principais e mais de 40 categorias, contemplando concessionárias de rodovias, ferrovias e empresas de transporte rodoviário de passageiros e cargas.

Entre as categorias em destaque estão:

  • Segurança Viária e Ferroviária;
  • Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética;
  • Inovação e Transformação Digital;
  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional;
  • Atendimento e Experiência do Usuário;
  • Integridade e Responsabilidade Social.

O prêmio reconhece ações implementadas, mensuráveis e com resultados comprovados entre 2024 e 2025, podendo incluir desde soluções tecnológicas e práticas de gestão até iniciativas de impacto ambiental, social e de governança (ESG).

Como participar

>>> 🔗 As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de novembro de 2025, pelo site oficial, acessando aqui! <<<

Podem concorrer:

  • Concessionárias de rodovias e ferrovias sob regulação da ANTT;
  • Empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros;
  • Empresas de transporte rodoviário de cargas e operadoras logísticas reguladas.
  • Cada participante pode inscrever até duas práticas por categoria, desde que sejam ações efetivamente implementadas e comprovadas por resultados técnicos ou sociais.

Não há custo de inscrição, e todo o processo é realizado de forma 100% digital e transparente, conforme o regulamento publicado no Diário Oficial da União e disponível no portal da Agência.

Etapas e critérios de avaliação

As iniciativas inscritas serão analisadas por um Comitê Julgador Especializado, composto por representantes da ANTT, especialistas independentes, pesquisadores e parceiros institucionais.

Os critérios de avaliação incluem:

  • Inovação e criatividade da prática;
  • Resultados e impactos mensuráveis;
  • Sustentabilidade econômica, social e ambiental;
  • Replicabilidade e contribuição para o setor;
  • Alinhamento com as diretrizes estratégicas da ANTT e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O processo de avaliação seguirá etapas distintas, com prazos definidos e acompanhamento público no site da premiação.

Nova ponte vai reduzir trecho de 16 km para 100 m no Sul do Brasil

Nova ponte vai reduzir trecho de 16 km para 100 m no Sul do Brasil

A construção de uma nova ponte ligando Araquari e Guaramirim, no norte de Santa Catarina, promete transformar a mobilidade na região. O projeto, aprovado pelas prefeituras locais, pretende reduzir a travessia atual de 16 km para apenas 100 metros, cruzando o Rio Itapocu.

Elaborado em concreto armado, terá 100 metros de extensão por 13 metros de largura, substituindo a antiga ponte pênsil, interditada pela Defesa Civil devido a problemas estruturais.

Impacto imediato na mobilidade e logística

A substituição da ponte antiga visa reativar a ligação direta entre as cidades, otimizando o fluxo de veículos e mercadorias. Com duas faixas de rolamento, calçadas e uma ciclovia, a nova estrutura oferecerá opções seguras e sustentáveis para pedestres e ciclistas.

O investimento necessário para a obra está estimado em R$ 12,1 milhões, contemplando ações de terraplenagem, fundações, drenagem e sinalização, além de integração de paisagismo ao entorno.

Benefícios econômicos

A nova ponte será um impulso para a economia local, diminuindo o tempo de deslocamento e facilitando o transporte de cargas. Essa melhoria na infraestrutura pode gerar empregos durante a construção e no setor logístico, ajudando no crescimento urbano de Araquari e Guaramirim.

A expectativa é que o projeto favoreça a integração regional e impacte positivamente no comércio e mobilidade dos habitantes.

A construção está ligada à captação de recursos, cuja conclusão é esperada para iniciar as obras. Com a aprovação do projeto pelas prefeituras, o foco agora é garantir a realização dessa infraestrutura essencial, planejada para beneficiar a população e fomentar o desenvolvimento econômico na região.

Rio Grande receberá investimentos de R$ 337 milhões para melhorar infraestrutura e operação portuária

Rio Grande receberá investimentos de R$ 337 milhões para melhorar infraestrutura e operação portuária

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, na última quinta-feira (16), a liberação de R$ 337 milhões para obras para melhorar a infraestrutura e as condições de operação do Porto Organizado de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Além disso, foi anunciada a redefinição da poligonal do terminal, o que, segundo a Pasta, visa a dar a ele mais racionalidade administrativa e abrir espaço para atrair investimentos privados, especialmente de segmentos industriais e offshore.

O Ministério anunciou que o Terminal Marítimo Bianchini passará por adequação para ganhar mais autonomia operacional.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Porto de Rio Grande receberá aportes que podem chegar a R$ 3 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento ( Novo Pac), dos quais R$ 2,5 bilhões já estão confirmados, para obras que vão permitir a expansão.

Segundo Costa Filho, os investimentos fazem parte do plano de reconstrução do estado do Rio Grande do Sul após as enchentes registradas em 2024. “Estamos aplicando mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, dentro de um esforço nacional de reconstrução e crescimento do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Na visita que fez a Rio Grande para anunciar os investimentos, Costa Filho adiantou que o ministério está trabalhando para efetivar, até 15 de novembro, a guarda portuária. “Nossa meta é efetivar, até 15 de novembro, a portaria da Guarda Portuária, fortalecendo a categoria e garantindo mais estabilidade e prioridade institucional ao setor”, afirmou o ministro.

O MPor explicou ainda que coordena ações da Portos RS em projetos para melhorar a infraestrutura portuária, elevar padrões de eficiência e melhorar a governança. Eles, segundo a Pasta, representam cerca de R$ 500 milhões em investimentos públicos e privados, e incluem a modernização do Porto Novo, dragagens de manutenção, pavimentação interna e implantação do sistema Vessel Traffic Service (VTS).

Além disso, Costa Filho informou que estão sendo feitos estudos para a concessão do canal de acesso do Porto de Rio Grande, no modelo de parceria público-privada, para garantir manutenção permanente e instalação de sinalização. “Com a dragagem, vamos ampliar a competitividade e receber navios maiores”, disse.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, explicou que o terminal mantém calado operacional de 15 metros, o que permite a atracação de embarcações de grande porte, e opera com sete frentes de trabalho simultâneas. “A combinação de infraestrutura eficiente e operação integrada é o que assegura competitividade e sustentabilidade à nossa atividade”, afirmou.

Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM abordará neurociência e o impacto do estresse na liderança

Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM abordará neurociência e o impacto do estresse na liderança

Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país

As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.

Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país se reúnem com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

Entre os destaques da programação, está a palestra “O Cérebro sob Estresse”, a ser ministrada por Fabiano Moulin, médico neurologista, mestre e doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde atua como médico assistente do Departamento de Neurologia. Especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Moulin é reconhecido por traduzir conceitos complexos da neurociência em aplicações práticas. Em suas apresentações, conecta ciência e cotidiano para inspirar líderes e equipes a fortalecerem saúde mental, criatividade, tomada de decisão e performance. Sua palestra promete oferecer aos participantes uma visão inovadora sobre o papel do cérebro na gestão emocional e no equilíbrio necessário para liderar sob pressão.

A programação do Congresso contará ainda com painéis de discussão, palestras motivacionais e workshops, que servirão como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, além de outras experiências produtivas. Na parte de lazer, os participantes poderão desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades do Club Med Lake Paradise, em um ambiente ideal para integração e troca de experiências entre os profissionais do setor.

Confira a programação preliminar

1º DIA | 27/11 (QUINTA-FEIRA)

12h | 15h

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

17h

LIBERAÇÃO DOS QUARTOS

18h30 | 23h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol e Foyer

CERIMÔNIA DE ABERTURA | JANTAR FESTIVO

2º DIA | 28/11 (SEXTA-FEIRA)

6h30 | 7h30

COMJOVEM + SAÚDE

7h30 | 9h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

9h | 13H

O CÉREBRO SOB ESTRESSE

Palestrante

Fabiano Moulin – Médico Neurologista, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, onde atua como Médico Assistente do Departamento de Neurologia.

Especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), transforma conceitos complexos da Neurociência em aplicações práticas. Em suas palestras, aborda saúde mental, estresse, criatividade, tomada de decisão e envelhecimento saudável. Sua abordagem conecta ciência e prática, inspirando empresas, líderes e equipes a fortalecerem bem-estar, resiliência e performance no ambiente corporativo.

INTERVALO | COFFEE BREAK

COMJOVEM CONVIDA

Moderadores: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Caballero – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

Convidado – Bloco I

Daniel Martin Ely – Vice-Presidente Executivo da Randoncorp e Chief Operating Officer (COO) da Rands

Formado em Administração de Empresas, com especializações em estratégias organizacionais e desenvolvimento de lideranças, Daniel iniciou sua carreira em 1993 e construiu uma trajetória sólida, de mais de trinta anos, no setor industrial e corporativo. Sua trajetória é marcada por resultados expressivos e por uma abordagem centrada em pessoas. Daniel Martin Ely representa a nova geração de líderes empresariais brasileiros, comprometidos com a inovação, a sustentabilidade e a transformação contínua dos negócios.

Convidado – Bloco II

Marcelo Patrus – CEO da Patrus Transportes

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

13h30 | 14h30

COM ELAS

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

15h | 19h

EVENTO FESTIVO – TARDEZINHA COMJOVEM

Local: Lake Tenda

3º DIA | 29/11 (SÁBADO)

9h | 12h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

CONSTRUIR, ESCALAR E IMPACTAR

Palestrante

Guy Peixoto Neto – Empreendedor serial, investidor, CEO da Bravu Scaling e mentor de negócios.

Empreendedor serial e palestrante de Belém do Pará, com experiência em criar, escalar e reestruturar empresas que somam mais de R$ 250 milhões em faturamento anual. Formado por instituições como Harvard, MIT e Stanford, alia metodologias globais e práticas próprias para ajudar líderes e empreendedores a crescerem com clareza, consistência e propósito, sem abrir mão do equilíbrio.

INTERVALO | COFFEE BREAK

CRIE O IMPOSSÍVEL

Palestrante

Raul Matos – Fundador e CEO da Biscoitê, uma rede brasileira de boutiques de biscoitos finos, também é reconhecido como Empreendedor do Ano pela EY.

Transformou simples biscoitos em presentes memoráveis e experiências inesquecíveis. Empreendedor serial, com histórico de mais de R$ 250 milhões em faturamento anual em diversas empresas, ele inspira líderes e empreendedores a inovar, crescer com propósito e transformar ideias em negócios de sucesso. Reconhecido pelo mercado e premiado como Empreendedor do Ano, Raul compartilha sua experiência prática para motivar, engajar e gerar resultados concretos.

12h30 | 13h30

REUNIÃO COMJOVEM

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

TARDE LIVRE

20h30 | 0h30min

JANTAR DE ENCERRAMENTO

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

4º DIA | 29/11 (DOMINGO)

7h | 10h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

MANHÃ LIVRE

12h

CHECK-OUT

Faça já sua inscrição aqui.

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Entidade Anfitriã

  • FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Sindicatos filiados

Patrocínio

  • Astra Capital
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • GEOTAB
  • RANDS
  • SpeedMax
  • TGID
  • TOTVS
  • Transpocred
  • TruckPag

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
Transporte mantém trajetória de crescimento, mas desacelera, aponta Boletim da CNT

Transporte mantém trajetória de crescimento, mas desacelera, aponta Boletim da CNT

Volume de serviços de transporte cresceu 0,2% em agosto, de acordo com os dados do Boletim de Conjuntura Econômica

O setor de transporte demonstra resiliência e força, mas o crescimento tem desacelerado ao longo do ano, de acordo com a última edição do Boletim de Conjuntura Econômica, de outubro de 2025, elaborado pela CNT. O volume de serviços de transporte cresceu 0,2% em agosto em relação a julho e está 22,4% acima do patamar pré-pandemia. O desempenho do setor de transporte tem sido melhor do que o de outros segmentos de serviços recorrentemente, desde o início de 2021.

Entre os segmentos, o transporte de cargas apresentou crescimento de 0,6%, em agosto, e alta de 38,7%, em relação ao período pré-pandemia. O transporte de passageiros também mostrou desempenho positivo, com aumento de 0,3%, no mês de agosto, e crescimento de 9,9%, em relação à crise sanitária. Na comparação com agosto de 2024, o transporte de cargas cresceu 4,1%, enquanto o de passageiros teve alta de 10,1%.

No acumulado do ano, os serviços de transporte de passageiros registraram expansão de 7,1%; e os de cargas, de 0,2%. Esse desempenho reflete a recuperação gradual das empresas do segmento de passageiros, fortemente impactadas pelas alterações na rotina e no padrão de consumo nos últimos anos.

O Boletim também mostra que a inflação do grupo Transportes se manteve praticamente estável em setembro, com variação de 0,01%, bem abaixo do índice geral do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que registrou 0,48%. A inflação acumulada em 12 meses é de 5,17% até setembro, acima do teto de meta de 4,5% ao ano pelo 12º mês consecutivo, uma das razões para o Copom (Comitê de Política Monetária) manter a meta da taxa de juros em 15% ao ano. Já a inflação do setor de transporte ficou em 3,18% no acumulado em 12 meses, em um cenário de pressão inflacionária mais ampla.

Entre os insumos do transporte, os combustíveis tiveram alta de 0,87% em setembro, com destaque para o etanol (+2,25%), a gasolina (+0,75%) e o óleo diesel (+0,38%).

O índice de atividade econômica IBC-Br de agosto de 2025, divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central, apresentou crescimento de 0,4% em relação a julho. A alta ficou aquém das expectativas do mercado, que esperava avanço de 0,6%. O IBC-BR é um sinalizador antecipado do desempenho do PIB (Produto Interno Bruto).

SEST SENAT inaugura unidade operacional em Ijuí com estrutura moderna e sustentável

SEST SENAT inaugura unidade operacional em Ijuí com estrutura moderna e sustentável

Novo espaço amplia serviços de saúde e qualificação profissional para trabalhadores do transporte e comunidade local

A cidade de Ijuí (RS) acaba de ganhar uma nova unidade operacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), inaugurada nessa quinta-feira (16). Situada no bairro Lambari, a nova estrutura substitui a antiga, em funcionamento desde 2010, e amplia a capacidade de atendimento em serviços de saúde e qualificação profissional voltados aos trabalhadores do transporte e à comunidade local.

Durante a inauguração, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou que o investimento realizado representa um grande passo na valorização dos profissionais do setor. “Essa unidade foi pensada para oferecer excelência em serviços de saúde e educação, com ambientes modernos, tecnologia de ponta e atendimento humanizado. Nossa proposta é garantir que os trabalhadores do transporte tenham acesso a oportunidades reais de qualificação e cuidado, fortalecendo a atuação do SEST SENAT como agente de transformação social em todo o país”, disse.

O vice-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul, Francisco Cardoso, destacou que a inauguração representa o fortalecimento do compromisso com os trabalhadores do transporte e com o desenvolvimento local. “É uma conquista construída com o empenho de muitas mãos”, declarou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, deputado estadual Ernani Polo, reconheceu a excelência do espaço, ressaltando sua contribuição para o desenvolvimento regional e para a qualificação dos profissionais do transporte. Ele enfatizou que a união entre o setor público e os empreendedores é essencial para impulsionar o crescimento regional. “Não é papel do poder público empreender, mas, sim, criar as melhores condições para que quem empreende possa investir e crescer.”

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, reforçou a importância dos investimentos para o desenvolvimento econômico e social do município. “Essa estrutura representa um avanço significativo na qualificação dos profissionais do transporte e no cuidado com as famílias da região. Equipamentos como este nos enchem de orgulho, porque aqui estão sendo qualificados e cuidados os nossos motoristas e as famílias dos transportadores”, declarou.

Também participaram da cerimônia a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; representantes da Câmara de Vereadores de Ijuí; lideranças sindicais patronais e laborais do setor de transporte; dirigentes de cooperativas, entidades do Sistema S e associações empresariais da região.

Unidade leva o nome de Glademir Zanette

A nova unidade do SEST SENAT recebeu o nome de Glademir Zanette em homenagem a uma das maiores lideranças do transporte rodoviário da região. A escolha do nome celebra quase 50 anos de dedicação ao setor, marcados pelo seu empreendedorismo e pela defesa dos interesses das transportadoras brasileiras. Zanette é fundador da Transportes Rodoviários Letsara e, atualmente, preside a ABTI (Associação Brasileira de Transporte Internacional) e o SETNOROESTE (Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Carga Nacional e Internacional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).

Durante a cerimônia, o empresário fez um discurso emocionado e agradeceu à cidade que o acolheu há 45 anos. “Ao olhar para este espaço, vejo um símbolo de esperança, um lugar dedicado à formação, ao cuidado e ao desenvolvimento humano”, disse.

A nova estrutura

Com área construída de 1.950,95 m² em um terreno de 11.862,14 m², a unidade tem capacidade para realizar 53.802 atendimentos por ano. Na área de saúde, serão oferecidos serviços gratuitos de odontologia (com quatro cadeiras), fisioterapia, psicologia e nutrição. Na formação profissional, o espaço conta com três salas de aula para até 25 alunos cada, uma sala de treinamento EaD com capacidade para 18 alunos e uma sala de simulador de direção para 15 alunos. A previsão é de 34.650 atendimentos presenciais por ano, além de cursos a distância.

Projetada com foco em sustentabilidade, a unidade conta com sistema de captação e reúso de água da chuva, placas fotovoltaicas para a geração de energia limpa e carregador para veículos elétricos, sendo a primeira unidade do SEST SENAT com essa tecnologia. O investimento total foi de R$ 21,3 milhões, incluindo aquisição do terreno, construção, fiscalização e equipamentos.

Fórum que discute Rota Bioceânica em Campo Grande terá participação do ministro João Parkinson

Fórum que discute Rota Bioceânica em Campo Grande terá participação do ministro João Parkinson

A segunda edição do Fórum Centro-Oeste de Segurança Rodoviária será nos dias 29 e 30 de outubro, no Bioparque Pantanal

Campo Grande será palco de discussões sobre mobilidade e prevenção de acidentes com o 2º Fórum Centro-Oeste de Segurança Rodoviária, nos dias 29 e 30 de outubro, no Bioparque Pantanal.

O evento busca promover uma ampliação das discussões sobre a segurança no trânsito e busca soluções conjuntas para esses desafios no país, com foco na Rota Bioceânica, que ligará Mato Grosso do Sul ao Chile.

São esperados 250 participantes para ouvir palestrantes de renome nacional, gestores públicos, entidades ligadas ao transporte e pesquisadores com dados atualizados, experiências e propostas para transformar a realidade das estradas brasileiras.

Serão apresentados dados atualizados em palestras, além de 10 painéis e mesas de diálogo, que abordarão temas como Inovação Tecnológica e Segurança Viária; Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito; Gestão de Riscos e Boas Práticas no Transporte de Cargas e O Papel do Poder Público, da Iniciativa Privada e da Sociedade Civil na Construção de uma Cultura de Prevenção.

André Ferreira, organizador do Fórum, afirma que a missão do evento, de ampliação do diálogo sobre a segurança viária, é essencial.

“Nossa região é estratégica para o transporte de cargas do País, mas também registra altos índices de acidentes. Reunir especialistas, gestores e a sociedade é fundamental para salvar vidas e construir políticas mais eficazes”, ressalta.

Palestrantes

Quem abre o ciclo de palestras no primeiro dia do evento é o Ministro das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, que falará sobre a circulação de carga e a logística regional e nacional, além dos impactos que a movimentação dessas cargas têm na integração regional global.

“É importante que Campo Grande entenda, se envolva, participe do processo de construção do Corredor Rodoviário Oceânico, que será diretamente impactado. Que construam, em Campo Grande, um ecossistema que seja favorável ao município e ponha a Capital no seu devido lugar, ou seja, na entrada do corredor, na liderança do Centro-Oeste brasileiro”, destacou o diplomata.

Além do ministro, estarão presentes outros nomes ligados aos temas, como Kassio Seefeld, fundador e CEO da Truckpag, uma startup de meios de pagamento de frotas pesadas; o coronel Ângelo Rabelo, fundador do Instituto Homem Pantaneiro, e o francês Guilles-Laurent Grimberg, que está, há 12 anos, à frente do desenvolvimento técnico e comercial da Actioil do Brasil e América Latina.

Como participar

Os que desejam participar do evento devem realizar a inscrição através do canal de inscrição Sympla. O investimento é de R$ 129,90 para os dois dias de evento.

O Fórum também será um espaço para networking e fortalecimento de parcerias. Ao final, os inscritos terão direito a um certificado digital de participação.

R$ 6 Bilhões em investimento: nova rodovia entre Santos e São Paulo promete reduzir o trânsito na região

R$ 6 Bilhões em investimento: nova rodovia entre Santos e São Paulo promete reduzir o trânsito na região

Governo de SP anuncia projeto de R$ 6 bilhões para construir uma nova rodovia (terceira pista) ligando Santos à capital. Serão 55 km, incluindo 17 km de túneis, para acabar com o trânsito nos feriados. Confira os detalhes e o cronograma da licitação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um projeto de infraestrutura de R$ 6 bilhões que promete ser a solução definitiva para o tráfego intenso entre o litoral e a capital paulista.

A obra é vista como um passo crucial para modernizar a mobilidade da região, impulsionar o turismo e fortalecer a economia regional.

Nova rodovia entre Santos e São Paulo promete reduzir o trânsito na região

A nova rodovia, que funcionará como uma terceira pista para o Sistema Anchieta-Imigrantes, visa reduzir drasticamente o tempo de deslocamento e aliviar os frequentes congestionamentos que paralisam o acesso à Baixada Santista, especialmente em feriados e fins de semana.

O ambicioso projeto consiste em uma via de aproximadamente 55 quilômetros de extensão. A engenharia prevê que 17 quilômetros serão túneis escavados na desafiadora Serra do Mar.

O traçado da nova rodovia iniciará no Km 43 da Rodovia dos Imigrantes e se estenderá até a Rodovia Cônego Domenico Rangone, já em Santos. Além dos túneis, a proposta inclui a construção de viadutos e um túnel imerso, soluções inovadoras para mitigar gargalos e garantir maior fluidez no trânsito.

A expectativa é que a estrutura traga melhorias duradouras, otimizando o desenvolvimento logístico e econômico da região metropolitana. O cronograma prevê que a licitação do projeto ocorra até o final de 2025, com o início das obras programado para o começo de 2026.

Investimentos adicionais à saúde

Além da grande obra rodoviária, o governo estadual também anunciou uma série de investimentos complementares focados na melhoria da infraestrutura pública em Santos e cidades vizinhas.

Os repasses incluem:

  • R$ 58,5 milhões destinados ao Hospital dos Estivadores (Santos), referência em saúde materno-infantil;
  • R$ 66 milhões para a modernização e aquisição de equipamentos nos hospitais de Peruíbe e Bertioga.

Esses investimentos reforçam o compromisso do governo em melhorar não só a mobilidade, mas também serviços essenciais para a população do litoral.

Monitor do PIB aponta alta de 0,7% em agosto ante julho, revela FGV

Monitor do PIB aponta alta de 0,7% em agosto ante julho, revela FGV

A exportação de bens e serviços registrou alta de 6,1%, impulsionada por produtos da extrativa mineral

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,7% em agosto ante julho, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com agosto de 2024, houve crescimento de 1,3% em agosto de 2025. A taxa acumulada em 12 meses até agosto foi de 2,7%. Segundo a FGV, embora o consumo das famílias mostre enfraquecimento, a atividade econômica exibe “notável resiliência”.

“Os três grandes setores de atividade (agropecuária, indústria e serviços) contribuíram positivamente para o crescimento de 0,7% da economia em agosto, na comparação com julho. Ressalta-se contudo que, pela ótica da demanda, houve retração do consumo das famílias pelo terceiro mês consecutivo, componente que representa mais de 60% do PIB. Este padrão mostra sinais de enfraquecimento de um componente que teve papel de destaque como um dos principais motores do crescimento da economia brasileira nos últimos anos. Tais resultados reforçam que há pontos de atenção relevantes na economia, porém há, também, notável resiliência, que se reflete no crescimento de 0,7%”, apontou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais. No trimestre móvel terminado em agosto de 2025 ante o trimestre encerrado em agosto de 2024, o PIB avançou 1,4%. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias ficou estável (0,0%) nesse tipo de comparação.

“A desaceleração no consumo das famílias, iniciada no segundo semestre de 2024, seguiu em curso, tendo resultado em estagnação do componente no trimestre móvel findo em agosto. Além da contribuição negativa do consumo de não duráveis, já observada no trimestre móvel findo em julho, o consumo de duráveis também passou a contribuir negativamente para o componente neste trimestre”, justificou a FGV.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medida dos investimentos no PIB, também teve estabilidade (0,0%) no trimestre até agosto deste ano ante o mesmo período do ano anterior. Houve crescimento nos segmentos de construção e de outros ativos, mas forte retração em máquinas e equipamentos.

A exportação de bens e serviços registrou alta de 6,1%, impulsionada por produtos da extrativa mineral. As importações subiram 1,1%. Em termos monetários, o PIB alcançou R$ 8,317 trilhões no acumulado do ano até agosto, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 18,9% no mês de agosto.

NTC&Logística, FuMTran e Família Dias de Castro comemoram 30 anos do Projeto Pacífico, marco do TRC nacional, com evento em São Paulo

NTC&Logística, FuMTran e Família Dias de Castro comemoram 30 anos do Projeto Pacífico, marco do TRC nacional, com evento em São Paulo

No dia 5 de novembro de 2025, será realizado, em São Paulo, um evento especial para celebrar os 30 anos do Projeto Pacífico, uma das mais ousadas e emblemáticas iniciativas do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro. A celebração ocorrerá às 18 horas, no auditório do Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, construção icônica que abriga entidades do transporte e que representa, também, um ponto simbólico para o setor em âmbito nacional.

O evento é uma realização da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), da Fundação Memória do Transporte (FuMTran) e da Família Dias de Castro (antigos proprietários do Expresso Araçatuba), reunindo autoridades, empresários, imprensa, representantes de entidades e convidados para homenagear essa trajetória histórica e seus idealizadores.

O ideal do Projeto Pacífico, que é a ligação do Brasil com a costa do Oceano Pacífico, começou a se tornar realidade em 1995, quando o Expresso Araçatuba foi convidado para representar o Transporte Rodoviário de Cargas em uma caravana, que partiu no dia 8 de setembro de Porto Velho (RO), atravessando a Bolívia, rumo aos portos do Norte do Chile e Sul do Peru, e retornando ao Brasil pelo estado do Acre, pela hoje asfaltada BR-317.

Sem GPS ou mapas digitais, pontos de apoio ou segurança, a equipe do Araçatuba, utilizando um caminhão semi-pesado para viver a realidade da operação, e os caravaneiros de Rondônia e Acre enfrentaram condições extremas para explorar rotas inéditas e demonstrar, de forma prática e pioneira, a viabilidade da integração do Norte e Oeste do Brasil à América do Sul.

Poucos anos após a primeira caravana, o Projeto ganhou notoriedade e passou a ser referência histórica, técnica e institucional. Foram quatro expedições no total, partindo de diferentes regiões do país, especialmente do Norte e do Centro-Oeste, e conectando o Brasil a potenciais corredores rodoviários. A iniciativa culminou com a criação de uma rota regular de transporte de cargas entre São Paulo e Lima, capital do Peru, operada pelo próprio Expresso Araçatuba.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca o impacto da iniciativa. “Celebrar os 30 anos do Projeto Pacífico é reconhecer um dos capítulos mais importantes da história do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro. A expedição simboliza coragem, inovação e pioneirismo, valores que continuam inspirando o setor até hoje. Ao revisitar essa trajetória, reafirmamos a importância de preservar a memória do transporte e homenagear aqueles que abriram caminhos para o desenvolvimento logístico do país. A NTC&Logística tem orgulho de apoiar essa celebração, que representa não apenas um resgate histórico, mas também um tributo a quem transformou uma ideia visionária em um feito real.”

Além de sua importância logística, o Projeto Pacífico teve repercussão nacional e internacional, sendo amplamente registrado por veículos de imprensa, autores e documentaristas. Sua memória é preservada por meio de livros, documentários e debates acadêmicos, empresariais e políticos.

O presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite, ressalta a dimensão simbólica da expedição. “A expedição foi muito mais que uma rota inédita. Ela mostrou como o transporte tem papel fundamental na integração continental, aproximando culturas, economias e pessoas. Hoje, quando vemos corredores asfaltados ligando o Brasil ao Pacífico, lembramos que tudo começou com a coragem de visionários que desbravaram estradas desconhecidas em condições extremas. Relembrar a história do Projeto Pacífico é valorizar a coragem e a visão de futuro de quem ousou sair do comum, inspirando novas gerações de transportadores, empresários e líderes logísticos.”

Os idealizadores do Projeto Pacífico pelo Expresso Araçatuba, Oswaldo Dias de Castro Jr. e Osvaldo Xavier Dias, recordam os desafios da primeira travessia. “Partimos com 42 pessoas, todos experientes, porém a rota era desconhecida e passava por mudanças constantes. Não existia sinal de celular, muito menos mapas digitais via GPS, e não havia postos de abastecimento ou segurança pública”, relembra, Castro Jr. “Cruzamos a Cordilheira dos Andes por estradas de terra com menos de três metros de largura, enfrentando altitudes superiores a 5 mil metros, rios sem pontes e atoleiros. Foi uma travessia sem precedentes”, complementa, Osvaldo Xavier.

Mais do que superar obstáculos logísticos extremos, o Projeto deixou um legado concreto e simbólico para o setor. “Aquela experiência marcou o início de uma trajetória que nos levou a realizar outras expedições e a estabelecer uma operação regular de transporte entre São Paulo e Lima. O Projeto Pacífico se tornou referência, ganhou espaço na mídia, na política, na academia e inspirou debates sobre integração logística. Celebrar esse marco 30 anos depois é valorizar a força do transporte rodoviário na construção de conexões que mudam realidades e a importância de continuar abrindo caminhos”, destacou Castro Jr.

O evento é gratuito e ratifica o compromisso das entidades realizadoras com a valorização histórica do setor, o reconhecimento dos pioneiros e a inspiração para os novos desafios logísticos do país.

Serviço

Evento: Projeto Pacífico – 30 anos

Data: 5 de novembro de 2025 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro

Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria – São Paulo (SP)

Realização: NTC&Logística, FuMTran e Família Dias de Castro

Inscrições: Clique aqui para fazer sua reserva

Confira a programação preliminar do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Confira a programação preliminar do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país

As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.

Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

A programação oficial constará de painéis de discussão, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Club Med Lake Paradise.

Confira a programação preliminar

1º DIA | 27/11 (QUINTA-FEIRA)

12h | 15h

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

17h

LIBERAÇÃO DOS QUARTOS

18h30 | 23h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol e Foyer

CERIMÔNIA DE ABERTURA | JANTAR FESTIVO

2º DIA | 28/11 (SEXTA-FEIRA)

6h30 | 7h30

COMJOVEM + SAÚDE

7h30 | 9h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

9h | 13H

O CÉREBRO SOB ESTRESSE

Palestrante

Fabiano Moulin – Médico Neurologista, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, onde atua como Médico Assistente do Departamento de Neurologia.

Especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), transforma conceitos complexos da Neurociência em aplicações práticas. Em suas palestras, aborda saúde mental, estresse, criatividade, tomada de decisão e envelhecimento saudável. Sua abordagem conecta ciência e prática, inspirando empresas, líderes e equipes a fortalecerem bem-estar, resiliência e performance no ambiente corporativo.

INTERVALO | COFFEE BREAK

COMJOVEM CONVIDA

Moderadores: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Caballero – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

13h30 | 14h30

COM ELAS – A DEFINIR

Local: A definir

3º DIA | 29/11 (SÁBADO)

9h| 12h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

CONSTRUIR, ESCALAR E IMPACTAR

Palestrante

Guy Peixoto Neto – Empreendedor serial, investidor, CEO da Bravu Scaling e mentor de negócios.

Empreendedor serial e palestrante de Belém do Pará, com experiência em criar, escalar e reestruturar empresas que somam mais de R$ 250 milhões em faturamento anual. Formado por instituições como Harvard, MIT e Stanford, alia metodologias globais e práticas próprias para ajudar líderes e empreendedores a crescerem com clareza, consistência e propósito, sem abrir mão do equilíbrio.

INTERVALO | COFFEE BREAK

CRIE O IMPOSSÍVEL

Palestrante

Raul Matos – Fundador e CEO da Biscoitê, uma rede brasileira de boutiques de biscoitos finos, também é reconhecido como Empreendedor do Ano pela EY.

Transformou simples biscoitos em presentes memoráveis e experiências inesquecíveis. Empreendedor serial, com histórico de mais de R$ 250 milhões em faturamento anual em diversas empresas, ele inspira líderes e empreendedores a inovar, crescer com propósito e transformar ideias em negócios de sucesso. Reconhecido pelo mercado e premiado como Empreendedor do Ano, Raul compartilha sua experiência prática para motivar, engajar e gerar resultados concretos.

12h30 | 13h30

REUNIÃO COMJOVEM

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

TARDE LIVRE

20h30 | 0h30min

JANTAR DE ENCERRAMENTO

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

4º DIA | 29/11 (DOMINGO)

7h | 10h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

MANHÃ LIVRE

12h

CHECK-OUT

Faça já sua inscrição aqui.

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Entidade Anfitriã

  • FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Sindicatos filiados

Patrocínio

  • Astra Capital
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • RANDS
  • SpeedMax
  • TGID
  • TOTVS
  • Transpocred
  • TruckPag

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
FETCESP reúne marcas e parceiros para o lançamento oficial do 18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

FETCESP reúne marcas e parceiros para o lançamento oficial do 18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

Evento será realizado em Águas de Lindóia e promete reunir os principais nomes e empresas do setor

Na manhã desta terça-feira (14), a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) recebeu marcas, parceiros e representantes do setor para um café da manhã especial na sede da entidade, o Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, em São Paulo, marcando oficialmente o lançamento do 18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de maio de 2026, em Águas de Lindóia (SP).

O encontro apresentou os principais temas que serão debatidos, detalhes sobre a estrutura do local escolhido e as oportunidades de participação para empresas e instituições interessadas em associar suas marcas a um dos eventos mais tradicionais e relevantes do setor no Estado. Realizado de forma bienal desde 1990, o congresso se consolidou como um espaço estratégico para debater tendências, fortalecer relacionamentos e impulsionar o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas, reunindo transportadores, executivos, lideranças empresariais, autoridades e parceiros comerciais em um ambiente que estimula conexões, visibilidade e novos negócios.

De acordo com o presidente da entidade, Carlos Panzan, “desde que assumimos a presidência da FETCESP, nosso objetivo é trabalhar para o transportador, por isso procuramos trazer benefícios a ele, e o congresso é um dos grandes destaques desse trabalho. Na próxima edição, trabalharemos temas com profissionais especializados principalmente voltados à renovação de frota e abastecimento. Mas é importante destacar que o congresso vai além dos debates: ele é um ambiente onde o setor se fortalece, onde empresas podem se aproximar dos principais tomadores de decisão e onde surgem oportunidades de relacionamento, parcerias e negócios. Queremos que cada participante saia não apenas com mais conhecimento, mas também com novas conexões que façam diferença para o futuro do transporte em São Paulo e no Brasil”.

O Bendito Cacao Family Resort, hotel temático da Cacau Show localizado em Águas de Lindóia, foi o local escolhido para sediar o evento. Com infraestrutura completa, conforto, opções de lazer e uma experiência única no universo do chocolate, o resort oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador tanto para os participantes quanto para seus familiares, reforçando o compromisso da FETCESP com a excelência e com a criação de um espaço propício à integração de pessoas e ideias.

Mais do que um espaço de debates técnicos e estratégicos, o congresso abre oportunidades únicas de relacionamento e exposição para marcas que desejam se posicionar junto aos principais tomadores de decisão do setor. As cotas de patrocínio contemplam diferentes formatos de participação e garantem ampla presença institucional e comercial antes, durante e após o evento.

Segundo Panzan, “ao longo dos anos, a FETCESP tem proporcionado aos patrocinadores, apoiadores e parceiros um momento muito relevante de interação direta com empresários e executivos que realmente decidem nas suas empresas. Esta próxima edição amplia ainda mais esse alcance, oferecendo um ambiente qualificado para quem deseja fortalecer sua presença, gerar oportunidades e associar sua marca a um dos eventos mais importantes do setor”.

As empresas parceiras poderão usufruir de áreas internas e externas de exposição personalizadas, inserções de marca nas comunicações oficiais e digitais, ações promocionais em espaços de circulação, exibição de vídeos institucionais, entrevistas para as redes sociais da entidade e ativações exclusivas que aproximam diretamente patrocinadores e participantes.

A estrutura do congresso foi planejada para garantir conforto ao público e máxima visibilidade às marcas participantes. O auditório principal, com capacidade para até 300 pessoas, contará com recursos tecnológicos de alta definição e espaços de exposição modernos e integrados. Além disso, os patrocinadores poderão realizar ações especiais de relacionamento, como recepções de boas-vindas, apresentações de pitch, ativações promocionais e experiências personalizadas durante os dias do evento. “Este congresso não beneficia somente os transportadores de São Paulo, mas também os do restante do país. Por isso, devemos ressaltar a importância dele para o setor”, concluiu Panzan.

Serviço

18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

Data: 14 a 17 de maio de 2026

Local: Bendito Cacao Family Resort – Águas de Lindóia (SP)

E-mail: fetcesp@fetcesp.com.br

Telefone: (11) 2632-1016 / 99948-5959 (Sra. Tânia Guimarães)

Inscrições e Informações: fetcesp.com.br/18-congresso-paulista-do-trc

A comissão organizadora está à disposição para informações, reservas e condições especiais de participação.

SEST SENAT Natal reinaugura módulo de capacitação e homenageia empresário do setor de transportes

SEST SENAT Natal reinaugura módulo de capacitação e homenageia empresário do setor de transportes

O SEST SENAT Natal reinaugura, nesta sexta-feira (17), um novo módulo voltado à formação e qualificação de profissionais do transporte, além de pessoas interessadas em ingressar no setor. O espaço receberá o nome do empresário Sebastião Segundo Dantas, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do transporte de cargas no Rio Grande do Norte.

Empresário e líder do setor de transporte de cargas no Rio Grande do Norte, exerceu o cargo de presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do RN (SETCERN). Era conhecido por sua atuação firme na defesa dos interesses do transporte potiguar e nordestino, sendo uma das vozes mais respeitadas do setor.

“É uma justa homenagem a um dos grandes empresários que marcaram a história do transporte potiguar”, afirmou Eudo Laranjeiras, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) e do Conselho Regional Nordeste II do SEST SENAT.

De acordo com a diretora da Unidade em Natal, Cynthya Medeiros, o novo módulo conta com oito salas de aula, ampliando a capacidade do SENAT de atender 250 alunos simultaneamente, além de uma sala equipada com simulador de direção de última geração.

“O simulador é utilizado em diversos treinamentos, permitindo que os trabalhadores desenvolvam uma condução mais segura e eficiente. O equipamento reproduz situações reais de direção, como rodovias esburacadas, curvas sinuosas e condições adversas, como chuva intensa”, explicou a diretora.

A previsão é que haja um aumento mensal de 10% no número de pessoas atendidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) em Natal, fortalecendo ainda mais a missão da instituição de promover capacitação, segurança e valorização dos profissionais do transporte.