por imprensa | out 20, 2025 | Notícias, Outros
Governo de SP anuncia projeto de R$ 6 bilhões para construir uma nova rodovia (terceira pista) ligando Santos à capital. Serão 55 km, incluindo 17 km de túneis, para acabar com o trânsito nos feriados. Confira os detalhes e o cronograma da licitação
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um projeto de infraestrutura de R$ 6 bilhões que promete ser a solução definitiva para o tráfego intenso entre o litoral e a capital paulista.
A obra é vista como um passo crucial para modernizar a mobilidade da região, impulsionar o turismo e fortalecer a economia regional.
Nova rodovia entre Santos e São Paulo promete reduzir o trânsito na região
A nova rodovia, que funcionará como uma terceira pista para o Sistema Anchieta-Imigrantes, visa reduzir drasticamente o tempo de deslocamento e aliviar os frequentes congestionamentos que paralisam o acesso à Baixada Santista, especialmente em feriados e fins de semana.
O ambicioso projeto consiste em uma via de aproximadamente 55 quilômetros de extensão. A engenharia prevê que 17 quilômetros serão túneis escavados na desafiadora Serra do Mar.
O traçado da nova rodovia iniciará no Km 43 da Rodovia dos Imigrantes e se estenderá até a Rodovia Cônego Domenico Rangone, já em Santos. Além dos túneis, a proposta inclui a construção de viadutos e um túnel imerso, soluções inovadoras para mitigar gargalos e garantir maior fluidez no trânsito.
A expectativa é que a estrutura traga melhorias duradouras, otimizando o desenvolvimento logístico e econômico da região metropolitana. O cronograma prevê que a licitação do projeto ocorra até o final de 2025, com o início das obras programado para o começo de 2026.
Investimentos adicionais à saúde
Além da grande obra rodoviária, o governo estadual também anunciou uma série de investimentos complementares focados na melhoria da infraestrutura pública em Santos e cidades vizinhas.
Os repasses incluem:
- R$ 58,5 milhões destinados ao Hospital dos Estivadores (Santos), referência em saúde materno-infantil;
- R$ 66 milhões para a modernização e aquisição de equipamentos nos hospitais de Peruíbe e Bertioga.
Esses investimentos reforçam o compromisso do governo em melhorar não só a mobilidade, mas também serviços essenciais para a população do litoral.
por imprensa | out 20, 2025 | Notícias, Outros
A exportação de bens e serviços registrou alta de 6,1%, impulsionada por produtos da extrativa mineral
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,7% em agosto ante julho, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com agosto de 2024, houve crescimento de 1,3% em agosto de 2025. A taxa acumulada em 12 meses até agosto foi de 2,7%. Segundo a FGV, embora o consumo das famílias mostre enfraquecimento, a atividade econômica exibe “notável resiliência”.
“Os três grandes setores de atividade (agropecuária, indústria e serviços) contribuíram positivamente para o crescimento de 0,7% da economia em agosto, na comparação com julho. Ressalta-se contudo que, pela ótica da demanda, houve retração do consumo das famílias pelo terceiro mês consecutivo, componente que representa mais de 60% do PIB. Este padrão mostra sinais de enfraquecimento de um componente que teve papel de destaque como um dos principais motores do crescimento da economia brasileira nos últimos anos. Tais resultados reforçam que há pontos de atenção relevantes na economia, porém há, também, notável resiliência, que se reflete no crescimento de 0,7%”, apontou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.
O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais. No trimestre móvel terminado em agosto de 2025 ante o trimestre encerrado em agosto de 2024, o PIB avançou 1,4%. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias ficou estável (0,0%) nesse tipo de comparação.
“A desaceleração no consumo das famílias, iniciada no segundo semestre de 2024, seguiu em curso, tendo resultado em estagnação do componente no trimestre móvel findo em agosto. Além da contribuição negativa do consumo de não duráveis, já observada no trimestre móvel findo em julho, o consumo de duráveis também passou a contribuir negativamente para o componente neste trimestre”, justificou a FGV.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medida dos investimentos no PIB, também teve estabilidade (0,0%) no trimestre até agosto deste ano ante o mesmo período do ano anterior. Houve crescimento nos segmentos de construção e de outros ativos, mas forte retração em máquinas e equipamentos.
A exportação de bens e serviços registrou alta de 6,1%, impulsionada por produtos da extrativa mineral. As importações subiram 1,1%. Em termos monetários, o PIB alcançou R$ 8,317 trilhões no acumulado do ano até agosto, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 18,9% no mês de agosto.
por imprensa | out 17, 2025 | Notícias, Outros
No dia 5 de novembro de 2025, será realizado, em São Paulo, um evento especial para celebrar os 30 anos do Projeto Pacífico, uma das mais ousadas e emblemáticas iniciativas do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro. A celebração ocorrerá às 18 horas, no auditório do Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, construção icônica que abriga entidades do transporte e que representa, também, um ponto simbólico para o setor em âmbito nacional.
O evento é uma realização da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), da Fundação Memória do Transporte (FuMTran) e da Família Dias de Castro (antigos proprietários do Expresso Araçatuba), reunindo autoridades, empresários, imprensa, representantes de entidades e convidados para homenagear essa trajetória histórica e seus idealizadores.
O ideal do Projeto Pacífico, que é a ligação do Brasil com a costa do Oceano Pacífico, começou a se tornar realidade em 1995, quando o Expresso Araçatuba foi convidado para representar o Transporte Rodoviário de Cargas em uma caravana, que partiu no dia 8 de setembro de Porto Velho (RO), atravessando a Bolívia, rumo aos portos do Norte do Chile e Sul do Peru, e retornando ao Brasil pelo estado do Acre, pela hoje asfaltada BR-317.
Sem GPS ou mapas digitais, pontos de apoio ou segurança, a equipe do Araçatuba, utilizando um caminhão semi-pesado para viver a realidade da operação, e os caravaneiros de Rondônia e Acre enfrentaram condições extremas para explorar rotas inéditas e demonstrar, de forma prática e pioneira, a viabilidade da integração do Norte e Oeste do Brasil à América do Sul.
Poucos anos após a primeira caravana, o Projeto ganhou notoriedade e passou a ser referência histórica, técnica e institucional. Foram quatro expedições no total, partindo de diferentes regiões do país, especialmente do Norte e do Centro-Oeste, e conectando o Brasil a potenciais corredores rodoviários. A iniciativa culminou com a criação de uma rota regular de transporte de cargas entre São Paulo e Lima, capital do Peru, operada pelo próprio Expresso Araçatuba.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca o impacto da iniciativa. “Celebrar os 30 anos do Projeto Pacífico é reconhecer um dos capítulos mais importantes da história do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro. A expedição simboliza coragem, inovação e pioneirismo, valores que continuam inspirando o setor até hoje. Ao revisitar essa trajetória, reafirmamos a importância de preservar a memória do transporte e homenagear aqueles que abriram caminhos para o desenvolvimento logístico do país. A NTC&Logística tem orgulho de apoiar essa celebração, que representa não apenas um resgate histórico, mas também um tributo a quem transformou uma ideia visionária em um feito real.”
Além de sua importância logística, o Projeto Pacífico teve repercussão nacional e internacional, sendo amplamente registrado por veículos de imprensa, autores e documentaristas. Sua memória é preservada por meio de livros, documentários e debates acadêmicos, empresariais e políticos.
O presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite, ressalta a dimensão simbólica da expedição. “A expedição foi muito mais que uma rota inédita. Ela mostrou como o transporte tem papel fundamental na integração continental, aproximando culturas, economias e pessoas. Hoje, quando vemos corredores asfaltados ligando o Brasil ao Pacífico, lembramos que tudo começou com a coragem de visionários que desbravaram estradas desconhecidas em condições extremas. Relembrar a história do Projeto Pacífico é valorizar a coragem e a visão de futuro de quem ousou sair do comum, inspirando novas gerações de transportadores, empresários e líderes logísticos.”
Os idealizadores do Projeto Pacífico pelo Expresso Araçatuba, Oswaldo Dias de Castro Jr. e Osvaldo Xavier Dias, recordam os desafios da primeira travessia. “Partimos com 42 pessoas, todos experientes, porém a rota era desconhecida e passava por mudanças constantes. Não existia sinal de celular, muito menos mapas digitais via GPS, e não havia postos de abastecimento ou segurança pública”, relembra, Castro Jr. “Cruzamos a Cordilheira dos Andes por estradas de terra com menos de três metros de largura, enfrentando altitudes superiores a 5 mil metros, rios sem pontes e atoleiros. Foi uma travessia sem precedentes”, complementa, Osvaldo Xavier.
Mais do que superar obstáculos logísticos extremos, o Projeto deixou um legado concreto e simbólico para o setor. “Aquela experiência marcou o início de uma trajetória que nos levou a realizar outras expedições e a estabelecer uma operação regular de transporte entre São Paulo e Lima. O Projeto Pacífico se tornou referência, ganhou espaço na mídia, na política, na academia e inspirou debates sobre integração logística. Celebrar esse marco 30 anos depois é valorizar a força do transporte rodoviário na construção de conexões que mudam realidades e a importância de continuar abrindo caminhos”, destacou Castro Jr.
O evento é gratuito e ratifica o compromisso das entidades realizadoras com a valorização histórica do setor, o reconhecimento dos pioneiros e a inspiração para os novos desafios logísticos do país.
Serviço
Evento: Projeto Pacífico – 30 anos
Data: 5 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro
Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria – São Paulo (SP)
Realização: NTC&Logística, FuMTran e Família Dias de Castro
Inscrições: Clique aqui para fazer sua reserva
por imprensa | out 17, 2025 | Notícias, Outros
Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país
As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.
Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.
A programação oficial constará de painéis de discussão, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Club Med Lake Paradise.
Confira a programação preliminar
1º DIA | 27/11 (QUINTA-FEIRA)
12h | 15h
ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE
17h
LIBERAÇÃO DOS QUARTOS
18h30 | 23h30
Local: Centro de Convenções – Sala Girassol e Foyer
CERIMÔNIA DE ABERTURA | JANTAR FESTIVO
2º DIA | 28/11 (SEXTA-FEIRA)
6h30 | 7h30
COMJOVEM + SAÚDE
7h30 | 9h
CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE
9h | 13H
O CÉREBRO SOB ESTRESSE
Palestrante
Fabiano Moulin – Médico Neurologista, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, onde atua como Médico Assistente do Departamento de Neurologia.
Especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), transforma conceitos complexos da Neurociência em aplicações práticas. Em suas palestras, aborda saúde mental, estresse, criatividade, tomada de decisão e envelhecimento saudável. Sua abordagem conecta ciência e prática, inspirando empresas, líderes e equipes a fortalecerem bem-estar, resiliência e performance no ambiente corporativo.
INTERVALO | COFFEE BREAK
COMJOVEM CONVIDA
Moderadores: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
Jéssica Caballero – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM
ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE
13h30 | 14h30
COM ELAS – A DEFINIR
Local: A definir
3º DIA | 29/11 (SÁBADO)
9h| 12h30
Local: Centro de Convenções – Sala Girassol
CONSTRUIR, ESCALAR E IMPACTAR
Palestrante
Guy Peixoto Neto – Empreendedor serial, investidor, CEO da Bravu Scaling e mentor de negócios.
Empreendedor serial e palestrante de Belém do Pará, com experiência em criar, escalar e reestruturar empresas que somam mais de R$ 250 milhões em faturamento anual. Formado por instituições como Harvard, MIT e Stanford, alia metodologias globais e práticas próprias para ajudar líderes e empreendedores a crescerem com clareza, consistência e propósito, sem abrir mão do equilíbrio.
INTERVALO | COFFEE BREAK
CRIE O IMPOSSÍVEL
Palestrante
Raul Matos – Fundador e CEO da Biscoitê, uma rede brasileira de boutiques de biscoitos finos, também é reconhecido como Empreendedor do Ano pela EY.
Transformou simples biscoitos em presentes memoráveis e experiências inesquecíveis. Empreendedor serial, com histórico de mais de R$ 250 milhões em faturamento anual em diversas empresas, ele inspira líderes e empreendedores a inovar, crescer com propósito e transformar ideias em negócios de sucesso. Reconhecido pelo mercado e premiado como Empreendedor do Ano, Raul compartilha sua experiência prática para motivar, engajar e gerar resultados concretos.
12h30 | 13h30
REUNIÃO COMJOVEM
Local: Centro de Convenções – Sala Girassol
TARDE LIVRE
20h30 | 0h30min
JANTAR DE ENCERRAMENTO
Local: Centro de Convenções – Sala Girassol
4º DIA | 29/11 (DOMINGO)
7h | 10h
CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE
MANHÃ LIVRE
12h
CHECK-OUT
Faça já sua inscrição aqui.
Realização
- NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Entidade Anfitriã
- FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Sindicatos filiados
Patrocínio
- Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
Apoio Institucional
- Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
- FuMTran – Fundação Memória do Transporte
Apoio Logístico
por imprensa | out 17, 2025 | Notícias, Outros
Evento será realizado em Águas de Lindóia e promete reunir os principais nomes e empresas do setor
Na manhã desta terça-feira (14), a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) recebeu marcas, parceiros e representantes do setor para um café da manhã especial na sede da entidade, o Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, em São Paulo, marcando oficialmente o lançamento do 18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de maio de 2026, em Águas de Lindóia (SP).
O encontro apresentou os principais temas que serão debatidos, detalhes sobre a estrutura do local escolhido e as oportunidades de participação para empresas e instituições interessadas em associar suas marcas a um dos eventos mais tradicionais e relevantes do setor no Estado. Realizado de forma bienal desde 1990, o congresso se consolidou como um espaço estratégico para debater tendências, fortalecer relacionamentos e impulsionar o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas, reunindo transportadores, executivos, lideranças empresariais, autoridades e parceiros comerciais em um ambiente que estimula conexões, visibilidade e novos negócios.
De acordo com o presidente da entidade, Carlos Panzan, “desde que assumimos a presidência da FETCESP, nosso objetivo é trabalhar para o transportador, por isso procuramos trazer benefícios a ele, e o congresso é um dos grandes destaques desse trabalho. Na próxima edição, trabalharemos temas com profissionais especializados principalmente voltados à renovação de frota e abastecimento. Mas é importante destacar que o congresso vai além dos debates: ele é um ambiente onde o setor se fortalece, onde empresas podem se aproximar dos principais tomadores de decisão e onde surgem oportunidades de relacionamento, parcerias e negócios. Queremos que cada participante saia não apenas com mais conhecimento, mas também com novas conexões que façam diferença para o futuro do transporte em São Paulo e no Brasil”.
O Bendito Cacao Family Resort, hotel temático da Cacau Show localizado em Águas de Lindóia, foi o local escolhido para sediar o evento. Com infraestrutura completa, conforto, opções de lazer e uma experiência única no universo do chocolate, o resort oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador tanto para os participantes quanto para seus familiares, reforçando o compromisso da FETCESP com a excelência e com a criação de um espaço propício à integração de pessoas e ideias.
Mais do que um espaço de debates técnicos e estratégicos, o congresso abre oportunidades únicas de relacionamento e exposição para marcas que desejam se posicionar junto aos principais tomadores de decisão do setor. As cotas de patrocínio contemplam diferentes formatos de participação e garantem ampla presença institucional e comercial antes, durante e após o evento.
Segundo Panzan, “ao longo dos anos, a FETCESP tem proporcionado aos patrocinadores, apoiadores e parceiros um momento muito relevante de interação direta com empresários e executivos que realmente decidem nas suas empresas. Esta próxima edição amplia ainda mais esse alcance, oferecendo um ambiente qualificado para quem deseja fortalecer sua presença, gerar oportunidades e associar sua marca a um dos eventos mais importantes do setor”.
As empresas parceiras poderão usufruir de áreas internas e externas de exposição personalizadas, inserções de marca nas comunicações oficiais e digitais, ações promocionais em espaços de circulação, exibição de vídeos institucionais, entrevistas para as redes sociais da entidade e ativações exclusivas que aproximam diretamente patrocinadores e participantes.
A estrutura do congresso foi planejada para garantir conforto ao público e máxima visibilidade às marcas participantes. O auditório principal, com capacidade para até 300 pessoas, contará com recursos tecnológicos de alta definição e espaços de exposição modernos e integrados. Além disso, os patrocinadores poderão realizar ações especiais de relacionamento, como recepções de boas-vindas, apresentações de pitch, ativações promocionais e experiências personalizadas durante os dias do evento. “Este congresso não beneficia somente os transportadores de São Paulo, mas também os do restante do país. Por isso, devemos ressaltar a importância dele para o setor”, concluiu Panzan.
Serviço
18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas
Data: 14 a 17 de maio de 2026
Local: Bendito Cacao Family Resort – Águas de Lindóia (SP)
E-mail: fetcesp@fetcesp.com.br
Telefone: (11) 2632-1016 / 99948-5959 (Sra. Tânia Guimarães)
Inscrições e Informações: fetcesp.com.br/18-congresso-paulista-do-trc
A comissão organizadora está à disposição para informações, reservas e condições especiais de participação.
por imprensa | out 17, 2025 | Notícias, Outros
O SEST SENAT Natal reinaugura, nesta sexta-feira (17), um novo módulo voltado à formação e qualificação de profissionais do transporte, além de pessoas interessadas em ingressar no setor. O espaço receberá o nome do empresário Sebastião Segundo Dantas, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do transporte de cargas no Rio Grande do Norte.
Empresário e líder do setor de transporte de cargas no Rio Grande do Norte, exerceu o cargo de presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do RN (SETCERN). Era conhecido por sua atuação firme na defesa dos interesses do transporte potiguar e nordestino, sendo uma das vozes mais respeitadas do setor.
“É uma justa homenagem a um dos grandes empresários que marcaram a história do transporte potiguar”, afirmou Eudo Laranjeiras, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) e do Conselho Regional Nordeste II do SEST SENAT.
De acordo com a diretora da Unidade em Natal, Cynthya Medeiros, o novo módulo conta com oito salas de aula, ampliando a capacidade do SENAT de atender 250 alunos simultaneamente, além de uma sala equipada com simulador de direção de última geração.
“O simulador é utilizado em diversos treinamentos, permitindo que os trabalhadores desenvolvam uma condução mais segura e eficiente. O equipamento reproduz situações reais de direção, como rodovias esburacadas, curvas sinuosas e condições adversas, como chuva intensa”, explicou a diretora.
A previsão é que haja um aumento mensal de 10% no número de pessoas atendidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) em Natal, fortalecendo ainda mais a missão da instituição de promover capacitação, segurança e valorização dos profissionais do transporte.
por imprensa | out 17, 2025 | Notícias, Outros
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é destaque em encontro que discutirá, no dia 23 de outubro, políticas públicas, financiamento verde e soluções tecnológicas
O 10º Fórum CNT de Debates reunirá importantes lideranças nacionais no dia 23 de outubro, para discutir os caminhos da descarbonização do transporte. Entre os nomes já confirmados, destaca-se a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que trará a visão da maior companhia de energia do país sobre os desafios e as oportunidades da transição energética. O encontro ocorrerá presencialmente, na sede do Sistema Transporte, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelo canal da CNT no YouTube, a partir das 10 horas.
Além da presidente da Petrobras, também devem participar da mesa de abertura o ex-presidente da CNT, Clésio Andrade; o senador da República Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ).
O debate contará também com a presença de Aloisio Melo, secretário nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que apresentará as ações do governo federal para acelerar o cumprimento das metas climáticas brasileiras e fortalecer políticas públicas voltadas à transição para uma economia de baixo carbono. Outra presença confirmada é a da diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciana Costa, que trará a perspectiva do financiamento verde e dos investimentos em inovação.
Engenheira com mais de quatro décadas de trajetória no setor de óleo e gás, Magda consolidou-se como uma das figuras mais respeitadas da engenharia brasileira, tendo atuado na própria Petrobras, na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Sua participação reforça o papel estratégico da Petrobras na agenda de sustentabilidade, com foco em iniciativas que combinam eficiência, inovação e redução das emissões de gases de efeito estufa.
Aloisio Melo, que é servidor de carreira e especialista em políticas públicas, tem ampla experiência na formulação de programas voltados ao desenvolvimento sustentável, à agricultura de baixo impacto ambiental e ao financiamento climático.
Economista formada pela Unicamp e mestre pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pela University of Chicago, Luciana acumula mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro e, desde que assumiu a diretoria no banco de fomento, tem liderado importantes iniciativas voltadas à infraestrutura sustentável e à descarbonização da economia brasileira.
Com a participação desses três nomes de destaque, o Fórum promoverá um diálogo essencial sobre como alinhar eficiência logística, financiamento sustentável e segurança energética no processo de descarbonização do transporte.
Temas em destaque
O 10º Fórum CNT de Debates colocará em pauta as principais estratégias e os desafios para a transição energética no transporte, reunindo lideranças públicas e empresariais que atuam na linha de frente da agenda climática nacional. No primeiro painel, além de Luciana Costa e Aloisio Melo, também participarão nomes como Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade, do Ministério dos Transportes, e Cláudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados, da Petrobras. Eles discutirão as políticas públicas, as metas climáticas e o papel estratégico do transporte no cumprimento das NDCs brasileiras.
O segundo painel será dedicado às soluções tecnológicas e à inovação voltadas à descarbonização. A mesa reunirá o presidente da Anfavea, Igor Calvet; o CEO da Viação Santa Cruz, Francisco Mazon, que tem um projeto exitoso de uso de biocombustíveis, e a gerente de Portfólio e Descarbonização da Cadeia de Valor, da Petrobras, Raquel Campos Coutinho. Eles apresentarão experiências e caminhos para o uso de biocombustíveis avançados, diesel verde, eletrificação e hidrogênio no transporte. As discussões mostrarão como a combinação entre tecnologia, investimento e políticas públicas pode impulsionar um setor mais limpo, eficiente e competitivo.
Realizado pelo Sistema Transporte, o Fórum CNT de Debates é um espaço de diálogo entre o setor transportador, os poderes públicos e a sociedade brasileira, em busca de soluções que impulsionem o desenvolvimento da infraestrutura e do transporte nacional. Nessa décima edição, o evento antecipa temas que estarão em pauta na COP30, como o uso de combustíveis limpos, a ampliação dos biocombustíveis e o investimento em infraestrutura sustentável.
por imprensa | out 17, 2025 | Notícias, Outros
Áreas de apoio para caminhoneiros nas rodovias oferecem segurança e conforto a quem circula pelo país
O Ministério dos Transportes certificou, nesta quarta-feira (15), dois novos estabelecimentos como Pontos de Parada e Descanso (PPDs), ampliando a rede de apoio para caminhoneiros em rodovias federais. Atualmente, o Brasil conta com 188 PPDs, distribuídos em 44 rodovias, atendendo 141 cidades em 23 estados. Do total, 178 são unidades privadas certificadas e 8 estão sob gestão de concessionárias, oferecendo mais de 14 mil vagas de estacionamento para os profissionais do transporte rodoviário.
“Garantir que os caminhoneiros tenham locais seguros e adequados para descansar é fundamental. A expansão dos PPDs é uma prioridade para nossa gestão e um compromisso com os profissionais que garantem o funcionamento do país todos os dias”, destacou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
Além das unidades já em operação, diversos PPDs estão em fase de planejamento e construção, vinculados aos contratos de concessões iniciados em 2024 e 2025. A política do Ministério prevê a implantação de mais 96 pontos nos contratos vigentes e em estudos futuros, o que contribuirá para a expansão da infraestrutura e a melhoria contínua dos serviços para os caminhoneiros.
por Fernando | out 16, 2025 | Associados, Econômico, Planilhas Referenciais
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por imprensa | out 16, 2025 | Notícias, Outros
Em cinco anos, o Vez & Voz tornou-se referência na promoção da equidade de gênero e na valorização das mulheres no Transporte Rodoviário de Cargas
No dia 14 de outubro de 2020, em meio à pandemia e a um cenário de incertezas, nasceu um dos movimentos mais transformadores do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) nos últimos anos: o Vez & Voz – Mulheres no TRC. Idealizado pela presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, o movimento surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa com mais de 600 profissionais do setor, que revelou um cenário de sub-representação feminina e trouxe à tona questões estruturais que exigiam ação coordenada.
Naquele momento, as mulheres representavam cerca de 14% da força de trabalho do TRC. Em 2025, esse número alcançou 15,72%, segundo levantamento do próprio movimento, que também indica que mulheres ocupam entre 1% e 3% dos cargos de liderança e das funções de motoristas no transporte. Além disso, o setor apresenta nota média de 50/100 no Índice de Equidade do TRC, que avalia dimensões como assédio, diversidade, recrutamento, capacitação e programas de suporte às profissionais. Ainda que o caminho seja longo, os avanços conquistados nesses cinco anos demonstram o amadurecimento da pauta no setor.
Desde a sua criação, o Vez & Voz vem consolidando uma trajetória consistente, marcada por pesquisas periódicas, encontros anuais, premiações de reconhecimento, visitas técnicas e participações expressivas na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. A primeira participação na Feira, em 2022, foi emblemática: ao realizar o 1º Fórum de Mulheres no Transporte e na Logística, o movimento atraiu mais de 300 pessoas, superando amplamente a capacidade prevista e chamando a atenção de todos os atores do setor. Atualmente, conta com 110 signatários entre transportadoras, entidades e outros movimentos, formando uma rede colaborativa comprometida com a construção de um ambiente mais inclusivo e plural.
Reconhecendo a relevância desse trabalho, a NTC&Logística é signatária do movimento desde 2021, atuando como parceira na ampliação do debate e no fortalecimento de ações que promovem a equidade de gênero no TRC. Para o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, o aniversário de cinco anos do Vez & Voz representa um marco importante no setor. “Parabéns ao SETCESP, à Ana Jarrouge e a todas as mulheres e homens que vêm contribuindo ativamente para que o Transporte Rodoviário de Cargas seja mais inclusivo, representativo e preparado para o futuro. A NTC&Logística entende a responsabilidade de fazer parte desse movimento e de colaborar para que o setor avance de forma sólida nessa pauta”, destacou Rebuzzi.
As perspectivas para os próximos anos são positivas e refletem a força de um trabalho coletivo que já impacta empresas, entidades e profissionais em todo o país. A pauta da equidade está cada vez mais presente e se consolida como um caminho sem volta para um setor mais justo, inovador e preparado para os desafios do futuro.
por imprensa | out 16, 2025 | Notícias, Outros
Atividade marca aniversário de 6 anos do realizador do evento, o Instituto Gelo na Bagagem, ampliando o diálogo à agenda ESG
No dia 24 de outubro de 2025, acontecerá, em São Paulo, o Primeiro Encontro de Crônicas do Gelo, em agenda alusiva à Antártica e ao Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, no Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, que abriga a subsede da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), além de outras entidades do setor. A iniciativa inaugura uma jornada que une ciência, literatura e a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), para inspirar novas formas de pensar e comunicar as mudanças climáticas, sobretudo no ambiente corporativo e organizacional.
Com um formato híbrido e inovador, o encontro propõe um diálogo entre pesquisadores, comunicadores, gestores públicos, empresários e o público, revelando o lado humano por trás das descobertas científicas nos ambientes gelados. A programação inclui mesas de conversa, debates, oficinas e o lançamento do livro Crônicas com Gelo na Bagagem, obra que reúne relatos emocionantes de cientistas e viajantes que vivenciaram o cotidiano das expedições polares.
A ideia nasceu do desejo de aproximar as pessoas da ciência feita em regiões remotas e de estimular a reflexão sobre os impactos globais das transformações climáticas. “As histórias contadas a partir do gelo têm o poder de derreter distâncias, entre países, disciplinas e sensibilidades humanas”, afirma a bióloga, doutora em ciência ambiental e fundadora do Instituto Gelo na Bagagem, Francyne Elias Piera.
Durante o evento, o público poderá acompanhar transmissões diretas do continente antártico com os militares da Marinha brasileira, interagir com pesquisadores em tempo real e participar de atividades que unem dados científicos e narrativas pessoais, abrindo espaço para os cidadãos participarem de uma discussão necessária: como transformar conhecimento em ação concreta pelo clima. O encontro também marca o Dia Internacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, reforçando a urgência de ações coletivas em defesa do planeta.
SERVIÇO
I Encontro de Crônicas do Gelo – Ciência & Conexões pelo Clima
Data: 24 de outubro de 2025
Local: Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro – Subsede da NTC&Logística
Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria – São Paulo (SP)
Formato: Presencial e online, com transmissão ao vivo da Antártica
Atividade especial: Lançamento do livro Crônicas com Gelo na Bagagem
Inscrições: sympla.com.br/evento/i-encontro-de-cronicas-do-gelo/3073908
Mais informações: contato@gelonabagagem.com.br
por imprensa | out 16, 2025 | Notícias, Outros
A Portos do Paraná soma 55,3 milhões de toneladas movimentadas ao longo de 2025 e caminha para bater o próprio recorde em dezembro, com mais de 70 milhões de toneladas neste ano. O volume movimentado até setembro já representa 6,2% a mais do que o registrado nos três primeiros trimestres de 2024, quando foram atingidas 52,1 milhões de toneladas. Na avaliação geral, os granéis sólidos lideram as movimentações (61,5%), seguidos de carga geral (25,4%) e granéis líquidos (13,1%).
A quantidade maior de cargas se reflete também na chegada de navios aos portos do Paraná. Foram 2.124 atracações realizadas entre janeiro e setembro de 2025, número já superior ao total registrado em todo o ano passado, que somou 2.068.
O aumento de calado, que passou de 13,1 m para 13,3 m, também contribui para esses resultados. “Mais carga em um navio, sem aumento de custo operacional, desperta o interesse dos armadores em atracar nos portos paranaenses”, avalia o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Os dados de movimentação de carga relativos ao mês de setembro mostram que o milho é a commodity que mais cresceu, em volume e em porcentagem, nos portos paranaenses em 2025. No comparativo com o mesmo mês de 2024, a alta é de 356%. No acumulado de janeiro a setembro, os embarques do produto aumentaram 284% em relação ao mesmo período do ano anterior – 2.935.569 toneladas contra 756.044 toneladas. Isso representa US$ 582 milhões em FOB (valor do produto no ponto de embarque).
Os principais destinos do milho exportado foram países do Oriente Médio. A combinação de fatores que envolvem a alta produtividade brasileira e os embates tarifários internacionais promovidos pelos Estados Unidos ampliaram a competitividade do grão produzido no Brasil. O aumento na procura pelo produto brasileiro, principalmente pelo Paraná, se deve ao fato de ser a melhor alternativa de escoamento.
“As exportações nos Portos de Paranaguá e Antonina tiveram um crescimento em setembro, e o milho, com certeza, está entre os principais responsáveis por este aumento”, afirmou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Outra commodity que cresceu no período foi o farelo de soja, que alcançou a marca de 5.085.054 toneladas, 13% a mais do que no ano passado (4.510.525 toneladas). Os cinco principais destinos do farelo foram os Países Baixos, França, Espanha, Coreia do Sul e Alemanha. Representando mais de um quarto da movimentação nacional, o produto registrou US$ 1,6 bilhão em FOB.
O frango congelado também operou em grande volume. O Porto de Paranaguá movimentou 44% da exportação nacional de carne de frango, o que representa 1,5 milhão de toneladas e US$ 2,7 bilhões de FOB. Os três principais destinos foram África do Sul, México e Emirados Árabes. Para atender à grande demanda, o Terminal de Contêineres de Paranaguá possui o maior pátio para armazenagem de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas, e é o maior concentrador de linhas marítimas do país, com 23 serviços marítimos.
O envio de óleos vegetais também registrou alta de 45% em setembro e, no acumulado do ano (jan/set), soma crescimento de 49% nas exportações. A celulose teve um aumento de 72% no mês e acumula, até o momento, crescimento de 28% no envio para outros países.
IMPORTAÇÕES – Na importação, o maior volume é o de fertilizantes, com 1.038.153 toneladas em setembro. O Porto de Paranaguá é o maior canal de importação de adubo do Brasil, responsável por 25,5% da movimentação nacional, avaliada em US$ 3 bilhões de FOB.
O desembarque de trigo cresceu consideravelmente no último mês, com alta de 132%, alcançando 269.308 toneladas, diante das 28.850 toneladas desembarcadas em setembro de 2024. A redução da área plantada na última safra e as interferências climáticas comprometeram a produção do cereal, exigindo maior importação para abastecer o mercado interno.
Setembro também foi marcado pelo aumento de 46% na importação de derivados de petróleo. É o primeiro mês de 2025 em que a Portos do Paraná contabiliza um incremento de 3% sobre o acumulado em relação aos granéis líquidos.
por imprensa | out 16, 2025 | Notícias, Outros
Levantamento da Infra S.A. apresenta panorama completo da infraestrutura logística do Nordeste brasileiro e destaca o potencial de crescimento da região
Responsável por quase 14% de todas as cargas movimentadas no Brasil, a região Nordeste ganhou um raio-x de toda a sua infraestrutura feito pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística da Infra S.A. e lançado nesta terça-feira (14), em Fortaleza (CE). O Panorama Logístico Nordeste foi apresentado durante a sexta edição de debates regionais realizados pela Ministério dos Transportes e pela Infra S.A. para debater o Plano Nacional de Logística 2050 (PNL).
O relatório reforça que a diversificação dos modais representa uma oportunidade concreta para reduzir custos logísticos, ampliar a previsibilidade do escoamento da produção e impulsionar setores-chave como o agrícola, o mineral e o industrial.
Durante o evento, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou o papel das ferrovias para o desenvolvimento da região e o empenho do governo federal em retomar e concluir obras como a Transnordestina e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). A Infra S.A. atua nas obras do trecho II da FIOL, que liga as cidades baianas de Caetité e Barreiras. A estatal também será responsável pelas obras do trecho pernambucano da Transnordestina.
“A Infra S.A. construiu grande parte da malha ferroviária nacional. Seguimos com o compromisso de concluir a FIOL II até 2028 e conectar nossos portos e centros produtivos. Também vamos lançar o primeiro edital para as obras da Transnordestina, entre Salgueiro (PE) e Suape (PE), até o dia 31 de outubro”, afirmou.
Presente no evento, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, ressaltou a importância de integrar a visão prospectiva do setor privado ao PNL e ressaltou os pilares fundamentais que guiam a análise de projetos logísticos. De acordo com ele, “construíam-se os PNLs olhando para a visão do passado, focados nas necessidades que afetavam a logística. No PNL atual, olhamos para o futuro, considerando os desafios que teremos adiante”, disse.
Painel interativo
O Panorama Logístico Nordeste também traz um painel interativo, onde é possível ver projeções de crescimento da demanda de transportes até 2050 e os corredores prioritários para investimentos. Entre os eixos destacados estão os corredores Salvador–Juazeiro–Petrolina, São Luís–Teresina–Fortaleza e Recife–Maceió–Aracaju, considerados estratégicos para integrar cadeias produtivas e impulsionar a interiorização do desenvolvimento.
Outro destaque do levantamento é o potencial de integração multimodal, com ênfase na conexão ferroviária entre a FIOL e a Transnordestina, que poderá ampliar a ligação entre os polos produtivos do interior e os portos estratégicos da região, como Suape (PE), Pecém (CE) e Aratu (BA). O estudo também identifica oportunidades para o fortalecimento da cabotagem e da aviação regional como vetores de desenvolvimento e competitividade.
O panorama destaca ainda o papel do Nordeste na transição energética brasileira. A região concentra mais de 80% da capacidade instalada de energia eólica e solar do país, e o estudo projeta que a infraestrutura logística será decisiva para o escoamento da nova matriz energética, especialmente na exportação de hidrogênio verde. Essa integração entre energia e transporte é apontada como um dos pilares para o desenvolvimento sustentável regional.
por imprensa | out 16, 2025 | Notícias, Outros
Além da sinalização de estabilidade da inflação e da queda da taxa básica de juros, a Anfir avalia como positivos os estoques baixos de caminhões e o envelhecimento da frota, que deve estimular a renovação no próximo ano
A indústria de implementos rodoviários tem perspectivas positivas para 2026, mesmo com a queda de 20,42% no segmento de pesados registrada de janeiro a setembro de 2025, com 53.663 produtos emplacados, devido ao arrefecimento do mercado de caminhões com a alta taxa de juros.
“Acreditamos que, em 2026, tenhamos uma certa melhoria para o mercado, porque há sinalização de estabilidade ou queda inflacionária, o que vai levar o custo do dinheiro para baixo e uma queda da Selic. Isso vai impactar diretamente os bens de capital, indústria na qual estamos inseridos”, disse José Carlos Sprícigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), em entrevista exclusiva para o portal Transporte Moderno. A expectativa, segundo a entidade, é que o Brasil venda 155 mil implementos rodoviários no próximo ano. A entidade reúne 170 associadas e mais de 1.458 afiliadas ativas, desde micro, pequenas, médias e grandes empresas.
“Com o crescimento de 15% no segmento de implementos leves, por conta do aumento do consumo, estamos prevendo uma produção em torno de 150 a 152 mil implementos neste ano”, calcula o presidente da Anfir. “Se olharmos para 2024, perdemos em torno de 6%, mas, se compararmos com 2023, estamos andando na mesma velocidade.”
Na avaliação de Sprícigo, o resultado do mercado de implementos rodoviários não deve mudar muito até dezembro de 2025. “O jogo está dado e não deve ter alterações até o fim do ano. O que nos deixou contentes foi a informação dada pelo economista da Anfir e do Sindipeças de que os estoques de caminhões estão baixos, e isso é positivo porque, ao girar o estoque, vai girar o produto também, gerar novas vendas, é isso é importante para o setor. Tem ainda o envelhecimento da frota de caminhões, que deverá estimular a renovação dos veículos, porque com o custo gasto com manutenção se paga uma parcela.”
A ociosidade de 35% no setor de implementos se mantém até o fim de setembro, segundo o presidente da Anfir. “Houve ajustes de pessoas, com demissões, e algumas empresas têm reduzido turnos, impactando em pessoas, em produção, em receita e em resultados. Não é o que queremos, mas, em virtude dos ajustes feitos neste ano, as empresas saem fortalecidas no próximo ano.”
Uma indústria resiliente
O presidente da Anfir recordou que a indústria de implementos saiu de 2023 para 2024 de maneira otimista. “Mas tivemos que fazer ajustes, porque este ano foi muito tumultuado com a tarifa dos Estados Unidos, impactos causados pelas políticas externas e guerras, e estamos sobrevivendo, graças à nossa resiliência.”
Sprícigo destacou que a indústria de implementos é muito forte e tem suportado a pressão que ocorre neste mercado. “Ao menor sinal de a economia retomar, somos os primeiros a ser impactados positivamente, porque temos que levar a mercadoria e temos condições de responder com rapidez, por haver capacidade para produzir mais de 110 mil implementos.”
O presidente da Anfir não considerou absurda a queda de 20% nas vendas neste ano. “Mesmo assim, ficamos num patamar de mais de 70 mil unidades.”
Por causa da queda acentuada, a indústria de implementos rodoviários brasileira já fechou cerca de 1 mil vagas em 2025. Contudo, o aumento das exportações tem ajudado a mitigar parcialmente os impactos da baixa demanda. As exportações de implementos rodoviários até agosto tiveram bom desempenho, com 3.067 produtos, crescimento de 48,38% em relação aos 2.067 implementos rodoviários vendidos no mercado internacional nos oito meses de 2024, segundo a Anfir.
por imprensa | out 15, 2025 | Notícias, Outros
Segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira, com 0,1% para cima em agosto, o setor de serviços emplaca sétima alta no ano e registra 2,6% a mais que no mesmo período do ano passado
O setor de serviços variou 0,1% em agosto, na comparação com julho, sétimo resultado positivo seguido, período em que acumulou alta de 2,6%. Com isso, o volume de serviços está 18,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renovou, em agosto de 2025, o patamar recorde da série histórica. Essa é a maior sequência de resultados positivos desde o período de oito meses compreendido entre fevereiro e setembro de 2022, quando o setor acumulou crescimento de 5,6%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Frente a agosto de 2024, o volume de serviços avançou 2,5%, somando 17 taxas positivas consecutivas. O acumulado no ano foi de 2,6%. Em 12 meses, houve alta de 3,1%, marcando uma ligeira aceleração do ritmo de crescimento frente ao acumulado até julho (3,0%).
Quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram variações positivas na passagem de julho para agosto, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%), que emplacaram o quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,0%. O comportamento positivo dessa atividade foi puxado por empresas que atuam na área de programas de fidelidade e cartões de desconto; atividades jurídicas e aluguel de máquinas e equipamentos.
Os demais avanços vieram dos transportes (0,2%), impulsionado pelos segmentos de transporte rodoviário coletivo de passageiros; ferroviário de cargas; logística de cargas e dutoviário. Os serviços prestados às famílias (1,0%) e outros serviços (0,6%) também contribuíram positivamente, sendo o primeiro puxado pelas atividades de restaurante, serviços de buffet e hotéis, e o segundo impulsionado por serviços financeiros auxiliares.
Já informação e comunicação (-0,5%) foi a única atividade em queda, eliminando, integralmente, o ganho de julho (0,5%). Essa atividade foi pressionada pela parte de suporte técnico, manutenção e outros serviços de TI, além de exibição e distribuição cinematográfica. “No caso de exibição e distribuição cinematográfica, o resultado é explicado pela base elevada de comparação no mês de julho, que é um mês de férias”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Ao analisar o resultado positivo acumulado nos últimos sete meses, na série com ajuste sazonal, Rodrigo ressalta uma atividade com crescimento consistente, serviços de TI. “Apesar do recuo em serviços de informação e comunicação este mês, a atividade de serviços de tecnologia da informação foi a que mais influenciou a alta acumulada de 2,6% em sete meses. Ela traz um aumento de produtividade notável desde o pós-pandemia e segue crescendo de uma forma continuada, renovando o ápice da sua série em agosto”, diz o gerente da pesquisa.
O gerente da pesquisa inclui o grupamento do setor de transportes como responsável por sustentar o crescimento recente.
O transporte rodoviário coletivo de passageiros e o transporte aéreo têm crescido bastante nesses últimos meses. Tem também o rodoviário e o ferroviário de carga, que vêm na esteira do bom momento da agricultura, ajudando a explicar esse crescimento mais continuado do setor de serviços”, avalia Rodrigo.
Atividades turísticas avançam 0,8%
O índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em agosto, frente ao mês imediatamente anterior, após três resultados negativos seguidos, período em que acumulou perda de 2,1%. Com isso, o segmento de turismo está 11,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 2,0% abaixo do ápice da série histórica (dezembro de 2024).
“Havia uma pressão do aumento de preços das passagens aéreas, que acabou reduzindo o volume do transporte aéreo em junho e julho, que é um dos principais componentes do turismo, levando assim a atividade turística a recuar nos últimos meses. Então essa alta de 0,8% vem de uma base de comparação mais baixa”, explica o gerente da pesquisa.
Regionalmente, 11 dos 17 locais acompanharam o crescimento da atividade turística nacional (0,8%). A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (2,5%), seguido por Amazonas (6,9%) e Bahia (1,7%). Em sentido oposto, São Paulo (-1,1%) liderou as perdas do turismo neste mês, seguido por Paraná (-1,5%) e Minas Gerais (-0,8%).
Transporte de passageiros varia 0,3% e o de cargas cresce 0,6%
O volume de transporte de passageiros registrou variação positiva de 0,3% na passagem de julho para agosto, após recuar 2,2% em julho, impulsionado pelo rodoviário coletivo de passageiros. Dessa forma, o segmento está 9,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 15,6% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).
Nessa mesma comparação, o volume do transporte de cargas avançou 0,6% em agosto de 2025, quarto resultado positivo seguido, período em que acumulou ganhos de 2,4%. Dessa forma, o segmento está 4,0% abaixo do ponto mais alto de sua série (julho de 2023). Com relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 38,7% acima de fevereiro 2020.
“O bom momento da agricultura transborda para os avanços recentes observados no transporte de cargas rodoviário e ferroviário, por conta do aumento do escoamento de grãos. Já o transporte dutoviário se beneficia da extração de óleo bruto de petróleo e de gás natural, que acabam trazendo impacto positivo para essa atividade”, avalia Rodrigo.
por imprensa | out 15, 2025 | Notícias, Outros
Evento ocorre na sede da ANTT em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscrições estão abertas
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a gerência da Coordenação Geral de Relações Internacionais (CGINT), convida para o 2º Seminário do Mercosul sobre Transporte de Produtos Perigosos. O evento ocorre nesta terça-feira (14/10), às 14 horas, no auditório da sede da ANTT, em Brasília, e contará com a participação de representantes do setor e autoridades dos países do bloco Mercosul.
Um tema de extrema importância para a segurança de todos, o transporte de produtos perigosos – como combustíveis, produtos químicos e gases – será o centro dos debates. O Seminário visa promover a troca de experiências e discutir a harmonização de normas entre os países do bloco com focos nas práticas operacionais. Para participar, faça sua inscrição aqui.
Este encontro é uma etapa preparatória para a LXVIII Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho (SGT) nº 5 – Transporte, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, também na sede da ANTT. Juntos, os eventos fortalecem a cooperação regional e a busca por soluções conjuntas para temas logísticos estratégicos.
A coordenação do Seminário pela ANTT reafirma a liderança do Brasil nas discussões internacionais do setor e seu compromisso com um transporte mais seguro, eficiente e integrado no Mercosul.
O Seminário será transmitido ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube.
Participe desta discussão estratégica visando o fortalecimento do bloco Mercosul no setor de transporte.
SERVIÇO
Evento: 2º Seminário do Mercosul sobre Transporte Internacional de Produtos Perigosos
Data: 14 de outubro (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da sede da ANTT – Brasília (DF)
Inscrições: Inscrição – 2º Seminário sobre Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no MERCOSUL.