Roberto Mira Junior, conselheiro da Mira Transportes, é novo vice-presidente do SETCESP

Roberto Mira Junior, conselheiro da Mira Transportes, é novo vice-presidente do SETCESP

O empresário Roberto Mira Junior, conselheiro da Mira Transportes, assumiu a vice-presidência do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (SETCESP) para o triênio 2025-2027. A cerimônia de posse da nova gestão reuniu mais de 250 pessoas, entre autoridades políticas, empresários e lideranças do setor.

Roberto agrega mais de 20 anos de experiência na Mira Transportes em seu novo cargo executivo no SETCESP. “Assumir a vice-presidência do maior sindicato patronal da América Latina é uma honra e uma grande responsabilidade. Minha experiência no Mira Transportes permite que eu contribua de forma efetiva com pautas que tragam resultados concretos para o setor de transporte rodoviário de cargas”, afirmou.

Fundada em 1978, o Mira Transportes atua na prestação de serviços em transporte de cargas e encomendas, oferecendo soluções logísticas modernas e eficientes para atender clientes de diversos segmentos. Em 2024, a empresa expandiu suas operações e passou a incluir também o transporte aéreo de cargas. “Estar à frente de operações tão amplas e diversificadas no Mira Transportes me proporcionou aprendizado prático em gestão, inovação e integração de equipes”, destacou o executivo.

Em paralelo ao seu trabalho no Mira Transportes, Roberto contribui com o SETCESP desde 2004, quando participou da criação da Comjovem (Comissão de Jovens Empresários do SETCESP). Posteriormente, o executivo ocupou diferentes funções na instituição, como vice-coordenador, coordenador, diretor e secretário. “Cada etapa dentro do SETCESP me trouxe aprendizados valiosos e fez parte da minha formação profissional. Receber o convite do presidente Marcelo Rodrigues confirma que minha trajetória foi relevante e que ainda tenho muito a contribuir”, completou.

Sobre os desafios do setor, o novo vice-presidente reforçou a importância da atuação coletiva. “O transporte de cargas no Brasil enfrenta entraves históricos, como o elevado ‘Custo Brasil’, a carga tributária, a infraestrutura deficiente e a instabilidade política. Mas acredito que, com união e trabalho conjunto, é possível tornar o setor mais competitivo e resiliente”, disse Roberto Mira Junior.

Para o próximo triênio como vice-presidente do SETCESP, o dirigente reforça que a missão será dar voz aos colaboradores do setor e ampliar oportunidades de crescimento. “É um prazer representar um setor tão estratégico para a economia brasileira e continuar contribuindo para o futuro do transporte rodoviário de cargas”, concluiu.

Rodovias federais concentram um terço dos problemas logísticos do Sul

Rodovias federais concentram um terço dos problemas logísticos do Sul

Gargalos estão principalmente na BR-101, que interliga as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba

As rodovias federais que cruzam o Sul concentram um terço dos principais gargalos da região. Os problemas estão principalmente na BR-101, que interliga as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. A estrada, apesar de ter sido concedida à iniciativa privada e ter recebido obras recentes, como o Contorno de Florianópolis, inaugurado há um ano, é apontada por empresas como um dos entraves logísticos da região.

Os problemas estão elencados no “Panorama da Infraestrutura – Região Sul”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), publicado em abril de 2024. Dentre as 33 obras prioritárias apontadas pela CNI, destaca-se o pedido de celeridade para melhorias na estrada, que é uma das principais artérias que conectam Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao restante do país.

“A BR-101, apesar de duplicada, é insuficiente. Passa por dentro de cidades e necessita de anéis viários em Itajaí e Joinville [SC]”, diz Marcos Egídio Battistella, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar). O trecho entre elas, Penha e Balneário Camboriú é o mais congestionado.

O Ministério dos Transportes informou que lançou, em 2023, procedimentos para “otimização” dos contratos de concessão de rodovias em vigor, como é o caso da BR-101. “A ‘otimização’ permitirá uma modernização e padronização desses contratos, possibilitando a retomada imediata da execução de obras”, disse em nota. Já o governo catarinense pretende construir uma estrada paralela à BR para dividir o tráfego entre Joinville e a Grande Florianópolis por meio de uma parceria público-privada (PPP). A nova estrada deve se chamar Via Mar e custará R$ 9 bilhões. Sua obra deve começar em 2026.

A CNI também recomenda a construção de uma rodovia contornando a baía de Guaratuba (PR), ligando a BR-277, no trecho da capital paranaense, ao litoral de Santa Catarina. O projeto faz parte do Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná, cujo estudo de viabilidade acaba de ser contratado pelo governo do Estado. O estudo irá analisar a possibilidade de três novas rodovias: o contorno da baía, com ligação da BR-277 à catarinense Garuva; uma pista ligando essa estrada a Matinhos, no litoral sul do Paraná, e uma estrada ligando a BR-116 à BR-277, passando por Antonina e Morretes (litoral norte). O investimento não está definido, mas o governo paranaense afirma que “sem dúvida” será o maior já realizado na região.

A recuperação da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul (RS), atingida pela enchente de 2024 e recomendada pela CNI, teve início em novembro do ano passado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima aplicar até R$ 62 milhões nas obras. O governo federal aprovou a destinação de R$ 6,5 bilhões para recuperação dos danos causados pela tragédia em todo o Rio Grande do Sul.

O documento abrange ainda projetos em aeroportos. Parte deles, como uma terceira pista no Aeroporto Afonso Pena, que atende Curitiba, já está encaminhada. A concessionária Motiva Aeroportos estima gastar R$ 500 milhões na obra, que deve terminar em 2028. A CNI recomenda também investimentos em dois aeroportos municipais catarinenses, de Joaçaba e de Caçador. Santa Catarina tem um plano aeroviário com investimentos projetados de R$ 254 milhões até 2044.

Há propostas para obras em oito portos de Santa Catarina e no de Paranaguá (PR). O Paraná informou que seu porto é reconhecido como o de melhor gestão do Brasil e bateu recorde de movimentação de cargas em 2024. Ainda assim, vai receber um novo moegão – estrutura para centralizar o recebimento de grãos e farelos –, que aumentará sua capacidade de descarga ferroviária em 60%. A obra vai custar R$ 592 milhões e deve ficar pronta em dezembro.

Por fim, a CNI também recomenda a renegociação da concessão das ferrovias da Malha Sul, hoje administrada pela Rumo Logística. São 7.223 km de extensão de trilhos, mas 60% estão inativos segundo os governos estaduais. O governo federal pretende relicitar a concessão em 2027, em conjunto com a Ferroeste, cuja privatização já foi autorizada.

Otimização da Régis Bittencourt é aprovada pelo TCU nesta quarta (24)

Otimização da Régis Bittencourt é aprovada pelo TCU nesta quarta (24)

Ministério dos Transportes avança na repactuação da BR-116/PR/SP, com investimentos superiores a R$ 13 bilhões para os próximos 15 anos

Uma das rodovias mais importantes do país, a BR-116/PR/SP, conhecida como Régis Bittencourt, terá mais de R$ 13 bilhões em investimentos no principal eixo de ligação entre as regiões Sul e Sudeste. A repactuação do contrato foi aprovada, nesta quarta-feira (24), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em acordo firmado com o Ministério dos Transportes, que prevê a realização de uma nova concessão.

“Fazer a otimização desses contratos não só garante mais investimentos, mas também permite modernizá-los, trazendo, por exemplo, a gestão por incentivos, em que o valor do pedágio só sobe depois que as obras são entregues. Seguimos trabalhando para aprimorar a infraestrutura do país”, destacou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Atualmente operada pela concessionária Arteris, a Régis Bittencourt foi incluída entre as prioridades do Governo Federal para ter seu contrato ajustado, diante da necessidade de adequações aos condicionantes financeiros que proporcionam a funcionalidade e a modernização do empreendimento.

“A BR-116, que liga São Paulo a Curitiba, é indispensável não só para esses estados, mas também para a conexão com a região do Mercosul”, completou.

A nova concessão, que terá contrato assinado em 2026, permitirá a realização de obras essenciais ao longo dos próximos 15 anos, como mais de 90 quilômetros de iluminação em trechos considerados perigosos, especialmente nas serras; cerca de 60 quilômetros de terceiras faixas, além de melhorias nos acessos, passarelas, ciclovias e passagens para fauna.

A Régis Bittencourt possui 383 quilômetros de extensão e abrange 16 municípios, destacando-se como uma rota essencial para o transporte de cargas e o escoamento da produção industrial e agrícola. Em função de sua localização entre duas potências econômicas nacionais, o Sul e o Sudeste, o trecho apresenta intenso tráfego de veículos, que enfrenta maiores dificuldades principalmente durante o período chuvoso.

Junto com outras rodovias que foram mapeadas com problemas técnicos e financeiros, que paralisaram obras ou atrasaram a execução de serviços, a BR-116/PR/SP integra o Programa de Otimização de Contratos do Ministério dos Transportes, que visa encontrar soluções mais ágeis, com redução de custos e garantia da continuidade das operações aos usuários. A projeção da pasta é que, no ciclo de atração de recursos privados até 2026, sejam realizados 45 leilões, que proporcionarão mais de R$ 350 bilhões entre novas concessões e repactuações.

Prévia da inflação sobe 0,48% em setembro

Prévia da inflação sobe 0,48% em setembro

Alta é influenciada pelo fim do Bônus Itaipu

A prévia da inflação oficial de setembro ficou em 0,48%, impactada principalmente pelo preço da energia elétrica. Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em -0,14%.

Já em setembro de 2024 o indicador marcou 0,13%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula 5,32%. Os números foram divulgados, nesta quinta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelos dados prévios, a inflação anual se mantém acima da meta do governo de 3% ao ano com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos, ou seja, indo no máximo a 4,5%.

A alta da conta de luz é explicada pela “devolução” do Bônus Itaipu, desconto na conta de agosto que beneficiou 80,8 milhões de consumidores. Em setembro, sem o bônus, a fatura fica mais alta na comparação com o mês anterior.

Influências

Dos cinco grupos de preços apurados pelo IBGE, cinco apresentaram alta na passagem de agosto para setembro:

– Habitação: 3,31

– Vestuário: 0,97

– Saúde e cuidados pessoais: 0,36

– Despesas pessoais: 0,20

– Educação: 0,03

– Comunicação: -0,08

– Artigos de residência: -0,16

– Transportes: -0,25

– Alimentação e bebidas: -0,35

A alta do grupo habitação respondeu por 0,5 p.p. do IPCA-15 de setembro. A energia elétrica residencial, que faz parte do grupamento, foi o maior impacto individual dos 377 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, subindo 12,17%, após a queda de 4,93% em agosto. O impacto só desse subitem ficou em 0,47 p.p.

Além do fim do bônus, a conta de luz sofre influência da vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que adicionou R$ 7,87 na conta de luz a cada 100 Kwh consumidos.

A cobrança extra é determinada pela Aneel para custear usinas termelétricas em tempos de baixa nos reservatórios das hidrelétricas. O adicional é necessário, pois a energia gerada pelas termelétricas é mais cara que a hidrelétrica.

Alimentos caem pelo 4º mês

A prévia da inflação mostra que os preços dos alimentos caíram pelo quarto mês seguido. Em setembro, o recuo foi 0,35% e impacto de -0,08 p.p. Em agosto, a queda foi 0,53%.

A alimentação no domicílio (-0,63%) foi influenciada pelas quedas do tomate (-17,49%), cebola (-8,65%), arroz (-2,91%) e café moído (-1,81%). No sentido inverso, as frutas subiram 1,03%, em média.

Em relação à alimentação fora do domicílio, o IPCA-15 mostra alta de 0,36%, abaixo do 0,71% de agosto, representando desaceleração.

IPCA-15 x IPCA

O IPCA-15 tem basicamente a mesma metodologia do IPCA, a chamada inflação oficial, que serve de base para a política de meta de inflação do governo.

A diferença está no período de coleta de preços e na abrangência geográfica. Na prévia, a pesquisa é feita e divulgada antes mesmo de acabar o mês de referência. Em relação à divulgação atual, o período de coleta foi de 15 de agosto a 15 de setembro.

Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Atualmente, o valor do mínimo é R$ 1.518.

O IPCA-15 coleta preços em 11 localidades do país (as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.), e o IPCA, em 16 localidades (inclui Vitória, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju). O IPCA “cheio” de setembro será divulgado em 9 de outubro.

A cobrança extra é determinada pela Aneel para custear usinas termelétricas em tempos de baixa nos reservatórios das hidrelétricas. O adicional é necessário, pois a energia gerada pelas termelétricas é mais cara que a hidrelétrica.

PISO MÍNIMO DE FRETE E AS NOVAS REGRAS DE VALIDAÇÕES NO MDF-E

PISO MÍNIMO DE FRETE E AS NOVAS REGRAS DE VALIDAÇÕES NO MDF-E

Publicada a NT 2025.001 v1.03 do MDFe, contendo ajustes no layout e regras de validação, voltadas a melhorar a qualidade das informações e alinhar o documento à legislação vigente

As mudanças tornam a fiscalização eletrônica mais efetiva no cumprimento da Política Nacional de Pisos Mínimos do TRC, instituída pela Lei 13.703/2018, por meio do cruzamento de dados estruturados no próprio MDF-e.

A Nota Técnica 2025.001 inclui novas regras de validação obrigatórias para para situações específicas no transporte rodoviário de cargas, conforme solicitadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres:

  • F55a_301 – Rejeição: O NCM do produto predominante da carga lotação deve ser informado. Quando o MDF-e possuir apenas um DF-e transportado, o NCM do produto predominante passa a ser exigido.
  • F55b_302 – Rejeição: As informações de pagamento devem ser informadas para carga lotação. Quando o MDF-e possuir apenas um DF-e transportado, será obrigatória a presença das informações de pagamento.
  • F113a_303 – Rejeição: Dados Bancários e de pagamento devem ser informados para TAC e equiparado a TAC. Sempre que for informado RNTRC, devem ser incluídas as informações bancárias infBanc e o grupo de pagamento infPag.
  • F113b_304 – Rejeição: Rejeição: CIOT deve ser informado para TAC e equiparado a TAC. Sempre que for informado RNTRC, devem ser incluídas as informações do grupo infCIOT.

Com a implantação em homologação disponível desde julho de 2025 e a produção prevista para o dia 6 outubro de 2025, a estruturação desses campos no MDF-e permitirá à ANTT intensificar o controle automático do piso mínimo, cruzando NCM, tipo de carga, valores e forma de pagamento com as tabelas vigentes, com geração de alertas e possíveis autuações em caso de divergências, segundo comunicados setoriais e nota institucional da Agência.

Com isso, a NTC&Logística recomenda aos seus associados revisar processos para garantir o preenchimento correto dos campos (infPag, infBanc e CIOT), garantindo lastro documental do valor de frete, e evitar rejeições e penalidades indesejadas.

Recomenda, também, fazer testes em homologação e capacitação das equipes antes da entrada em produção, prevista para o dia 6 outubro de 2025, evitando paradas operacionais e recusas de autorização.

Jurídico 

NTC&Logística 

Fórum das Confederações se reúne com ministro Gilmar Mendes na sede da CNT

Fórum das Confederações se reúne com ministro Gilmar Mendes na sede da CNT

No encontro, Vander Costa ressaltou a importância da união das entidades para enfrentar desafios que impactam o desenvolvimento econômico do país

Lideranças das confederações dos setores econômicos brasileiros (CNT, CNA, CNC, OCB, CNseg e CNI) reuniram-se, nesta terça-feira (23), com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. O encontro ocorreu na sede da CNT, em Brasília.

Estiveram presentes Vander Costa, presidente da CNT; João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil); José Roberto Tadros, presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo); Márcio Lopes, presidente da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil); Dyogo Oliveira, presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), e Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI (Confederação Nacional da Indústria), representando o presidente Ricardo Alban.

Durante o encontro, Vander Costa destacou a relevância da atuação conjunta das confederações para enfrentar os desafios que impactam o desenvolvimento econômico do país. “As empresas brasileiras têm muito a contribuir com o desenvolvimento nacional. Enfrentamos inúmeros obstáculos que comprometem a competitividade, como a elevada carga tributária e a insegurança jurídica, entre outros. Mesmo assim, estamos sempre dispostos a atuar de forma coordenada e ao lado do país, para construir pautas que promovam uma sociedade mais próspera, capaz de produzir, transportar e crescer”, afirmou.

O ministro Gilmar Mendes ressaltou a importância da atuação dos setores econômicos brasileiros para a criação de bases sólidas para o progresso nacional. Ele também fez um balanço histórico das reformas estruturantes realizadas no Brasil no último ano. “Mais do que promover mudanças, é essencial garantir condições para o desenvolvimento das empresas, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Boletim da CNT aponta crescimento do transporte acima da média do PIB no 2º trimestre

Boletim da CNT aponta crescimento do transporte acima da média do PIB no 2º trimestre

Segmento de cargas acumula crescimento de 37,5% desde o pré-pandemia, enquanto o de passageiros segue 9,6% acima do nível de 2020

Mesmo diante da desaceleração no ritmo da economia brasileira, o setor de transportes segue entre os principais motores do crescimento. De acordo com o Boletim de Conjuntura Econômica da CNT(Confederação Nacional do Transporte), divulgado nesta terça-feira (23), enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) nacional registrou avanço de 0,4% no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior, o setor de transporte, armazenagem e correios apresentou desempenho superior: alta de 1,0% no período e de 2,2% no acumulado em quatro trimestres.

A análise por modalidades confirma a força do segmento de cargas. Em julho, o volume de serviços do transporte de cargas cresceu 1,0% e já acumula alta expressiva de 37,5% em relação ao nível pré-pandemia, consolidando-se como um dos pilares da recuperação econômica. O segmento de passageiros, por sua vez, ainda enfrenta desafios para sua recuperação: o desempenho do volume de serviços oscila fortemente mês a mês e, em julho, registrou queda de 2,1%.

O impacto do setor também se reflete nos índices de preços. O grupo Transportes do IPCA apresentou redução de 0,27% em agosto, influenciado principalmente pela queda nas passagens aéreas (-2,44%), nas passagens de ônibus interestadual (-1,65%) e no preço do gás veicular (-1,27%). Por outro lado, houve elevação nos preços do transporte por táxi (2,96%) e por aplicativo (3,27%).

Apesar do bom desempenho do transporte no segundo trimestre de 2025, o cenário macroeconômico ainda apresenta desafios. A inflação acumulada em 12 meses está em 5,13%, acima do teto da meta há 11 meses consecutivos, e a taxa Selic permanece em 15% ao ano, segundo decisão do Copom em setembro.

A taxa de juros elevada traz inúmeros desafios para os empresários e para os investimentos em infraestrutura de transporte. Segundo o Relatório Focus, divulgado em 19 de setembro de 2025, a expectativa do mercado é que a taxa Selic permaneça em 15,00% ao ano até o final de 2025. Para a inflação, a projeção é que o IPCA encerre 2025 em 4,83%, acima do teto da meta definida para o ano pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Acesse o Boletim de Conjuntura Econômica da CNT.

ANTT destaca cooperação e inovação para descarbonização do transporte no Motiva 2035

ANTT destaca cooperação e inovação para descarbonização do transporte no Motiva 2035

Diretor Felipe Queiroz ressaltou importância da integração entre sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento econômico durante painel

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta terça-feira (23/09), do painel sobre sustentabilidade no evento Motiva 2035, realizado no Cubo Itaú, em São Paulo. Representando a Agência, o diretor Felipe Queiroz destacou os avanços e desafios do setor de transportes na agenda de descarbonização e sustentabilidade, além de apresentar iniciativas conduzidas pela ANTT.

O painel teve como foco o case da Coalizão dos Transportes e reuniu representantes de diferentes setores (empresas, governo, sociedade civil, academia e organizações ambientais) para discutir caminhos de cooperação rumo à redução das emissões de carbono e à preservação da biodiversidade.

Segundo Felipe Queiroz, a construção de soluções para o setor passa por uma lógica de colaboração. “A ANTT faz parte de um ecossistema de governança do setor de transportes, que envolve desde a formulação de políticas públicas pelos ministérios até a implementação dos projetos. Mudar a matriz de transportes, reduzindo a participação rodoviária e ampliando modos como hidrovias e ferrovias, exige financiamento, licenciamento ambiental e articulação com a sociedade civil. Essa lógica de cooperação é o que nos permite construir arranjos mais consistentes”, afirmou.

O diretor também apresentou o programa de sustentabilidade da ANTT, que hoje é sustentado por instrumentos de financiamento estabelecidos em portarias do Ministério dos Transportes. “Temos um pilar de financiamento que orienta que pelo menos 2% da receita operacional bruta sejam destinados à agenda de sustentabilidade. Além disso, nossos comitês de rodovias e ferrovias trabalham com nove parâmetros de desenvolvimento sustentável, que ajudam a avaliar a perenidade, a viabilidade financeira e a segurança jurídica dos projetos”, destacou.

O diretor destacou ainda que a conciliação entre preservação ambiental e desenvolvimento é essencial para o futuro da infraestrutura nacional. “O Brasil precisa investir em infraestrutura, e a melhor forma de fazer isso é conjugando preservação, sustentabilidade e desenvolvimento. Nesse sentido, o programa de sustentabilidade está indo bem”, concluiu.

O Motiva 2035 é promovido pela Motiva, empresa de infraestrutura de mobilidade, e ocorre de 23 a 26 de setembro, com módulos sobre inovação, sustentabilidade, investimento e impacto social. O evento é transmitido pelo canal da Motiva no YouTube. Para mais informações, acesse o site do evento.

Ata do Copom indica Selic a 15% “por período bastante prolongado”

Ata do Copom indica Selic a 15% “por período bastante prolongado”

Comitê projeta inflação mais perto do centro da meta no fim de 2026

As incertezas do cenário econômico externo e indicadores que mostram a moderação no crescimento interno estão entre os fatores que fizeram com que o Comitê de Política Monetária (Copom) decidisse, na semana passada, manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 15%. A avaliação foi divulgada nesta terça-feira (23) na ata da última Reunião do Copom, que ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro.

Após uma “firme elevação de juros”, o Comitê optou por “interromper o ciclo e avaliar os impactos acumulados”. A intenção é, de acordo com a ata, manter a taxa de juros atual “por período bastante prolongado”, para garantir que a meta da inflação seja alcançada.

“O cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária. O Comitê seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta. O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, afirma o documento.

Cenários interno e externo

Na Ata, o Comitê cita a conjuntura econômica dos Estados Unidos e as tarifas impostas pelo país como fatores externos que têm tido “maior impacto” do que temas estruturalmente desafiadores, que, por sua vez, têm tido menor impacto na formação dos preços de mercado do que esperado.

“Sobressai, assim, o debate sobre o início do ciclo de corte por parte do Federal Reserve [Banco Central dos Estados Unidos] e o ritmo de crescimento norte-americano, ao mesmo tempo em que persistem dúvidas sobre o impacto das tarifas sobre a inflação norte-americana. De todo modo, os riscos de longo prazo, que inclusive contribuem para tornar o cenário incerto, como a introdução de tarifas e a elevação de gastos fiscais, se mantêm presentes”, diz a Ata.

No cenário interno, o Copom avalia que “a conjuntura de atividade econômica doméstica segue indicando certa moderação no crescimento”. O comitê diz ainda que estímulos fiscais ou de crédito ainda não provocaram impactos relevantes para alterar esse cenário. “As pesquisas setoriais mensais e os dados mais tempestivos de consumo corroboram, em geral, o prosseguimento de uma redução gradual de crescimento”, diz o documento.

Meta da inflação

Em relação à inflação, o Comitê ressalta que as expectativas, medidas por diferentes instrumentos e obtidas de diferentes grupos de agentes, “permanecem acima da meta de inflação em todos os horizontes, mantendo o cenário de inflação adverso”.

Diante desse cenário, o Copom optou por manter a taxa Selic em 15%. “Após uma firme elevação de juros, o Comitê optou por interromper o ciclo e avaliar os impactos acumulados. Agora, na medida em que o cenário tem se delineado conforme esperado, o Comitê inicia um novo estágio, em que opta por manter a taxa inalterada e seguir avaliando se, mantido o nível corrente por período bastante prolongado, tal estratégia será suficiente para a convergência da inflação à meta”, diz a Ata da última reunião.

Projeções

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter o impulso que a demanda aquecida provoca no aumento de preços. Os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, freando a atividade econômica.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Os bancos consideram outros fatores além da Selic na hora de definir os juros a serem cobrados dos consumidores, entre eles risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Com a decisão, o Copom prevê que a variação da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), feche 2025 em 4,8%, ainda acima da margem de tolerância. A meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM) é 3%, com intervalo de tolerância de menos 1,5 ponto percentual e mais 1,5 ponto percentual, isto é, de 1,5% a 4,5%.

Já a projeção para 2026 é uma variação do IPCA de 3,6%, que deve cair para 3,4% no primeiro trimestre de 2027, índices mais próximos do centro da meta.

Bate-Papo NTC de hoje traz orientações para empresas de Transporte Rodoviário de Cargas sobre multas da ANTT

Bate-Papo NTC de hoje traz orientações para empresas de Transporte Rodoviário de Cargas sobre multas da ANTT

A transmissão discutirá aspectos que exigem atenção das empresas diante das mudanças no setor

Hoje, 24 de setembro, às 14 horas, acontece mais uma edição do Bate-Papo NTC, projeto criado em 2017 pela NTC&Logística com o objetivo de receber personalidades, especialistas e lideranças do setor para debater temas estratégicos para o Transporte Rodoviário de Cargas.

O programa de hoje contará com a participação da Dra. Gil Menezes, advogada e assessora jurídica da NTC&Logística, que vai apresentar orientações para as empresas sobre as multas da Agência Nacional e Transportes Terrestres (ANTT), abordando a base legal das infrações, o processo administrativo, prazos, defesas, recursos e boas práticas para o setor. A apresentação será conduzida pelo assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, Rodrigo Bernardino.

O Bate-Papo NTC acontece toda quarta-feira, às 14 horas, no canal oficial da NTC&Logística no YouTube, e é um espaço consolidado para atualização e troca de experiências, aproximando empresários, executivos e lideranças de temas fundamentais para o setor.

Assista ao vivo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=oMxyaeXiF4U 

Apisul celebra os 62 anos da NTC&Logística com tradicional envio de bolo

Apisul celebra os 62 anos da NTC&Logística com tradicional envio de bolo

Associada da NTC&Logística, empresa Apisul mantém sua tradição e reforça parceria histórica com a entidade

Nesta terça-feira (23), a Apisul, associada da NTC&Logística desde 1994, enviou à subsede da entidade, em São Paulo, um bolo em comemoração aos 62 anos da NTC&Logística, celebrados no dia 17 de setembro.

O envio do bolo já é uma tradição de mais de três décadas e simboliza o relacionamento de confiança entre a empresa e a entidade. Na ocasião, colaboradores e assessores da NTC&Logística participaram do corte do bolo, que foi um momento de confraternização e agradecimento.

A celebração motivou a lembrança do saudoso Sérgio Casagrande, ex-vice-presidente do Grupo Apisul, falecido em abril de 2024. Durante anos, ele manteve o ritual de levar pessoalmente o bolo à NTC&Logística, gesto que deixou sua marca e sempre será recordado pela entidade com carinho e respeito.

Representando a Diretoria Executiva, o diretor financeiro da NTC&Logística, José Maria Gomes, destacou a importância da parceria ao longo dos anos: “Esse gesto da Apisul demonstra generosidade e reforça a credibilidade dessa relação de tantos anos. A NTC&Logística tem muito orgulho de contar com associados que compartilham do nosso propósito e celebram conosco cada conquista”.

NTC&Logística firma parceria com a Domani Global para impulsionar práticas ESG nas empresas de transporte

NTC&Logística firma parceria com a Domani Global para impulsionar práticas ESG nas empresas de transporte

Acordo oferece soluções acessíveis de ESG para transportadoras, alinhadas à nova legislação climática e aos compromissos de descarbonização do Brasil

Em um cenário de crescente exigência regulatória e responsabilidade ambiental, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) anuncia uma parceria estratégica com a Domani Global, empresa especializada em soluções ESG e gestão de emissões. O objetivo é claro: apoiar as empresas associadas no cumprimento da nova Lei nº 14.948/2024 — que institui o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões — e fomentar a transição sustentável no Transporte Rodoviário de Cargas, um dos setores mais relevantes da economia e também um dos mais intensivos em carbono.

De acordo com pesquisa da PwC Brasil publicada em 2024, 62% das grandes empresas brasileiras já adotam estratégias ESG estruturadas, e as pequenas e médias buscam cada vez mais ferramentas para entrar nesse processo. A parceria oferece acesso facilitado e com condições financeiras exclusivas a um pacote completo de serviços da Domani Global, que inclui a plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service –, inventários de emissões de GHG (escopos 1, 2 e 3), diagnósticos ESG, treinamentos, planos de descarbonização e certificações como o Selo Carbono Neutro, para empresas que compensam suas emissões.

Fabiano Sant’Ana, CEO da Domani Global, afirma que a parceria representa uma oportunidade de transformação para o setor: “Essa colaboração com a NTC&Logística é um passo fundamental para a democratização do ESG no Transporte. Nosso objetivo é mostrar que a sustentabilidade pode — e deve — ser acessível, simples e estratégica para empresas de todos os portes. Com a plataforma Domani SaaS, até mesmo microempresas conseguem colocar ações em prática, reduzir custos e se preparar para as novas exigências regulatórias do setor”.

A vice-presidente extraordinária para a Pauta ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa, reforça que o momento exige ação coordenada: “Estamos diante de uma mudança de paradigma. A parceria oferece aos nossos associados não apenas soluções técnicas, mas também segurança jurídica, apoio personalizado e um caminho claro para atender às exigências ambientais, sociais e de governança. Esse movimento também posiciona o setor como referência em responsabilidade socioambiental”.

Além da conformidade legal, os benefícios da adoção de práticas ESG são diversos. Estudos da McKinsey&Company e da Fundação Dom Cabral apontam que empresas com estratégias ESG bem estruturadas têm maior resiliência financeira, redução de custos operacionais e melhoria na reputação corporativa. No setor de Transportes, isso se traduz em ganhos como menor consumo de combustível, menor desgaste da frota e maior competitividade nos contratos com grandes embarcadores, que já exigem compromissos sustentáveis de seus parceiros logísticos.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou o papel institucional da entidade na liderança desse movimento: “Nosso compromisso é estar ao lado dos nossos associados nas transformações mais desafiadoras do setor. Essa parceria com a Domani Global oferece ferramentas práticas e acessíveis, garantindo que pequenas, médias e grandes empresas possam dar passos concretos rumo à sustentabilidade, com o respaldo técnico e político da NTC&Logística”.

A estrutura dos serviços oferecidos considera o porte das empresas, garantindo pacotes customizados e com suporte técnico especializado. A plataforma Domani SaaS foi desenhada para ser fácil de usar, rápida de implementar e financeiramente viável, permitindo que, em poucas horas mensais, uma empresa consiga gerar relatórios e inventários com validade legal e aderência aos padrões nacionais e internacionais.

Serviço

Domani Global – Sustentabilidade para o Transporte de Cargas

E-mail: contato@domani.global

Telefone/WhatsApp: +55 11 99559-8402

Site: www.domani.global

Redes sociais: LinkedIn, Instagram e outras plataformas oficiais

Código de desconto para associados da NTC&Logística: NTC15

Scania lança financiamento de reparos para frotas antigas na TranspoSul

Scania lança financiamento de reparos para frotas antigas na TranspoSul

O Rio Grande do Sul, com dois grupos de concessionárias, representa cerca de 15% a 16% do faturamento nacional em peças e serviços, e a expectativa é de crescimento de 13% no faturamento do segmento em 2025

A Scania apresenta na TranspoSul 2025 a Scania Pay, plataforma de financiamento voltada a veículos fora da garantia. A solução permite que transportadores financiem reparos de alto valor, com parcelamento em até seis vezes sem juros e análise de crédito diferenciada, projetada para atender pequenos, médios e grandes clientes.

Segundo Lincoln Garcia, gerente executivo de serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, a iniciativa faz parte da estratégia da fabricante para frotas mais antigas, que representam mais de 60% da frota da marca em circulação no país. “Nosso objetivo é manter esses clientes dentro da rede Scania, oferecendo financiamento, condições diferenciadas e garantia estendida”, afirma.

A plataforma libera limites de crédito específicos para cada reparo, aumentando a taxa de aprovação, mesmo para autônomos e transportadores de menor porte.

O lançamento vem acompanhado de uma campanha comercial que inclui reforma de motores, manutenção preventiva e itens de segurança, com ajuste de preços em peças estratégicas e dois anos de garantia para serviços realizados nas concessionárias — o dobro do padrão do setor. “Queremos que o transportador saiba que ele pode fazer a manutenção do seu veículo antigo com segurança, qualidade e condições financeiras adequadas”, reforça Garcia.

Representatividade do RS no faturamento

A iniciativa reforça a estratégia de pós-venda da Scania: veículos novos são atendidos pelo Scania Pro, enquanto veículos mais antigos recebem atenção via Scania Pay. A penetração em serviços cresceu cerca de 10% em relação ao ano passado, refletindo maior utilização das concessionárias. O Rio Grande do Sul, com dois grupos de concessionárias, representa 15% a 16% do faturamento nacional em peças e serviços, e a expectativa é de crescimento de 13% no segmento em 2025.

O lançamento ocorre em um momento estratégico: a TranspoSul retorna após a interrupção em 2024 por conta das enchentes, que provocaram perdas significativas a transportadores, como a Transportes Gabardo, que teve 250 caminhões submersos.

O evento começa nesta terça-feira (23) em Porto Alegre e deve movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios, reunindo mais de 20 mil visitantes até sexta-feira (26). Organizada pelo SETCERGS, a feira contará com 150 expositores, 500 marcas e 100 horas de conteúdo, com participação de autoridades, empresários e executivos de 12 países.

Serviço

24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística

Data: 23 a 26 de setembro de 2025

Local: Porto Alegre (RS)

Mais informações: www.transposul.com

Encontro de Empresários do Setcemg terá presença de Romeu Zema e autoridades do setor de transporte

Encontro de Empresários do Setcemg terá presença de Romeu Zema e autoridades do setor de transporte

Evento, no dia 25 de setembro, será realizado no Mineirão, em BH

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (Setcemg) realizará, no dia 25 de setembro, às 13h30, o Encontro de Empresários, que vai reunir líderes, autoridades e empresários para debater os principais desafios e oportunidades do setor no estado. O evento será no Mineirão (Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001), em Belo Horizonte.

O encontro terá um dia de debates, palestras e networking estratégico.

Às 14h20, começará o painel “Força Feminina no Desenvolvimento do Transporte e do Estado”, que contará com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Mila Corrêa; da deputada estadual Maria Clara Marra (PSDB); da empresária e diretora-presidente do Grupo Tora, Janaina Araújo, e da presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) e da CMI/Secovi, Cássia Ximenes.

Às 15h20, será a vez da palestra “Fretes Justos”, cujo tema será abordado pelo professor da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte – São Paulo (Fabet), Carlos Augusto Silveira.

O debate retornará às 16h10, com o painel “Infraestrutura – Preparando Minas para o Futuro”, que terá como convidados o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, José Aires Amaral Filho; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antonio Gabriel Oliveira Santos; o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, e o vice-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Anderson Tavares Abras. A mediação ficará a cargo do vice-presidente do Setcemg, Adalcir Ribeiro Lopes.

Na sequência, às 17 horas, haverá uma mesa-redonda com o tema “O Papel do TRC e de suas Instituições no Desenvolvimento de Minas Gerais”, com a participação do presidente do Setcemg, Antonio Luis da Silva Junior; do presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e presidente do Conselho Regional do SEST SENAT (CRMG), Gladstone Lobato; do presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Eduardo Rebuzzi; do presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli, e do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais (FETRAM), Rubens Lessa Carvalho.

O governador Romeu Zema encerrará os debates às 17h45, com a fala “Minas Rumo ao Futuro”.

Entidades do Transporte Rodoviário de Cargas reúnem-se com o vice-presidente Geraldo Alckmin: pauta sobre energia limpa

Entidades do Transporte Rodoviário de Cargas reúnem-se com o vice-presidente Geraldo Alckmin: pauta sobre energia limpa

Encontro em Brasília contou com a participação da NTC&Logística e lideranças do setor para discutir alternativas sustentáveis e o acesso ao crédito do BNDES voltado à descarbonização

No último dia 17 de setembro de 2025, representantes da NTC&Logística e demais entidades do Transporte Rodoviário de Cargas participaram de audiência, em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar da inclusão do setor no acesso ao crédito para projetos de energia limpa do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

A reunião teve, como base, ofício previamente encaminhado ao Ministério, no qual as entidades ressaltaram a urgência de ações para reduzir as emissões de CO₂ do setor de transporte rodoviário, que responde por 93% das emissões do transporte nacional. O documento enfatizava a necessidade de ampliar o uso de biocombustíveis e de fomentar a renovação de frota com caminhões movidos a biometano, elétricos e híbridos, dentro das diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Participaram da audiência o vice-presidente, o diretor financeiro, o diretor jurídico e a vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística – Antonio Luiz Leite; José Maria Gomes; Marcos Aurélio Ribeiro e Joyce Bessa, respectivamente; o conselheiro vitalício da entidade, Urubatan Helou; o presidente da FETCESP, Carlos Panzan; o presidente da ABTLP, Oswaldo Vieira Caixeta Junior; o presidente do Sindipesa, Julio Eduardo Simões; a diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, e o presidente da TransJordano, João Bessa.

Durante o encontro, foi destacado que o acesso ao Fundo Clima – Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verdes, operacionalizado pelo BNDES, deve contemplar de maneira efetiva as demandas do setor de cargas, permitindo condições diferenciadas de crédito para investimentos em frota e infraestrutura sustentáveis.

Para o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite, o papel estratégico do setor no processo de descarbonização da economia brasileira foi ratificado na audiência. “O Transporte Rodoviário de Cargas é essencial para o país, mas também é um dos maiores emissores de CO₂. Por isso, precisamos de apoio diferenciado para investir em alternativas sustentáveis. O acesso facilitado ao crédito do BNDES é fundamental para que possamos avançar em direção a uma frota mais limpa e contribuir com as metas climáticas do Brasil”, afirmou.

As entidades reforçaram, ainda, que a agenda de descarbonização é estratégica não apenas para o setor, mas para o futuro energético e ambiental do Brasil, especialmente diante do protagonismo internacional que o país terá como sede da COP30.

NTC&Logística e FETRANSPAR participam de seminário da PRF sobre jornada e descanso de motoristas

NTC&Logística e FETRANSPAR participam de seminário da PRF sobre jornada e descanso de motoristas

Evento reuniu autoridades e especialistas em Curitiba e trouxe discussões relevantes para o Transporte Rodoviário de Cargas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional do Paraná, em parceria com o Instituto Edésio Passos, promoveu no dia 19 de setembro, em Curitiba, o Seminário “Lei do Motorista: jornada de trabalho e tempo de descanso dos motoristas profissionais”. O evento reuniu representantes de órgãos públicos, entidades de classe, federações do transporte, sindicatos, Ministério Público do Trabalho, advogados, profissionais da saúde, concessionárias de rodovias, além da PRF e da Polícia Militar Rodoviária.

O encontro ocorreu na sede da PRF e contou com programação ao longo do dia, destacando os desafios da aplicação da Lei 13.103/2015, que regula a jornada e o descanso dos motoristas. O cansaço ao volante foi apontado como uma das principais causas de sinistros nas rodovias federais, o que reforça a importância da fiscalização e da criação de condições adequadas de trabalho para a categoria. O superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira, destacou que aplicar a legislação é um ato de prevenção que salva vidas, além de ser uma questão de saúde pública.

Entre os convidados, estavam representantes da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística); da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR); da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar); da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT); do Ministério do Trabalho e Emprego; do Ministério Público do Trabalho; do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, além de especialistas em saúde ocupacional e segurança viária.

O presidente do Sistema FETRANSPAR, coronel Sérgio Malucelli, também marcou presença, reforçando o compromisso da entidade com o debate sobre melhorias para o Transporte Rodoviário de Cargas. Segundo ele, “o Seminário promovido pela Polícia Rodoviária Federal foi de grande importância, pois tratou de um tema que impacta diretamente o setor. As informações apresentadas pelo Dr. Narciso Figueirôa Junior foram de grande relevância, trazendo esclarecimentos técnicos e jurídicos fundamentais aos participantes. Momentos como este fortalecem o diálogo entre as entidades, autoridades e profissionais, contribuindo para avanços concretos em prol da segurança viária e de melhores condições de trabalho para os motoristas profissionais”.

A propósito de sua participação no Seminário, o assessor jurídico da NTC&Logística, Dr. Narciso Figueirôa Junior, registrou: “No painel do qual participei, representando a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística e a FETRANSPAR, abordamos os efeitos da decisão do STF na ADI 5322, que tratou de diversos pontos da Lei 13.103/15 e declarou inconstitucionais quatro temas de grande impacto para o setor. Defendemos a necessidade de alteração do Código de Trânsito Brasileiro para que seja revisto o intervalo interjornada de 11 horas, além do aperfeiçoamento da Lei do Motorista. Também ressaltamos as boas práticas do setor econômico do Transporte Rodoviário de Cargas que visam maior segurança viária. O evento foi muito produtivo e também foi uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho de fiscalização da PRF no Estado do Paraná.”

O Seminário ocorreu na mesma semana do Dia Nacional do Caminhoneiro, celebrado em 16 de setembro, reforçando a relevância da categoria para a economia nacional e trazendo à tona a necessidade de integração entre governo, entidades e trabalhadores para garantir um Transporte Rodoviário de Cargas mais seguro, justo e eficiente em todo o país.

Da esquerda para a direita: Dr. Narciso Figueirôa Junior, assessor jurídico da NTC&Logística e representante da FETRANSPAR; Dr. Adilson Boaretto, assessor jurídico da CNTTT e da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo – FTTRESP; inspetor Savério Ronchi Junior, do Gabinete da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Paraná – PRF/PR; desembargadora Tereza Asta Gemignani, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, e procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes – Ministério Público do Trabalho – MPT/24ª Região


COMJOVEM Porto Alegre leva inovação e novas ideias ao palco da TranspoSul 2025

COMJOVEM Porto Alegre leva inovação e novas ideias ao palco da TranspoSul 2025

Protagonismo jovem impulsiona debates sobre modernização e sustentabilidade no setor logístico

A nova geração de empresários do Transporte Rodoviário de Cargas está assumindo protagonismo nos debates sobre inovação, sustentabilidade e transformação digital. Com um olhar voltado para o futuro, os membros da COMJOVEM Porto Alegre participam ativamente da 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, trazendo ideias e propostas que refletem as mudanças estruturais do setor.

O diferencial do jovem empresário está na forma de encarar os desafios: com abertura para novas tecnologias, disposição para inovar e compromisso com práticas sustentáveis. Essa postura tem ganhado espaço nos principais fóruns do setor, como a TranspoSul, que se consolida como ambiente estratégico para a troca de experiências entre gerações.

A COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), ligada ao setor de Transporte Rodoviário de Cargas, tem se destacado por traduzir tendências como digitalização, inteligência artificial e ESG, em estratégias aplicáveis ao cotidiano das transportadoras. A conexão com startups e experiências disruptivas permite incorporar ferramentas que modernizam a gestão e fortalecem a competitividade das empresas.

Durante a feira, os jovens líderes reforçam a importância de pensar o transporte como um setor em constante evolução. O engajamento da nova geração é visto como essencial para garantir a continuidade dos negócios e preparar as empresas para os desafios de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Além da participação na TranspoSul, o calendário da COMJOVEM reserva um dos eventos mais aguardados do ano: o ComJovem Summit 2025, confirmado para o dia 25 de outubro, às 9 horas, no Espaço Caldeira, em Porto Alegre. Reconhecido como um dos principais fóruns de integração de jovens empresários e profissionais do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, o encontro busca estimular o empreendedorismo, compartilhar experiências de gestão e aproximar novas lideranças dos desafios e oportunidades do setor.

Com uma programação que inclui palestras, painéis técnicos e momentos de networking qualificado, o Summit reforça o papel da COMJOVEM como espaço estratégico de renovação de lideranças. O evento também promove o diálogo entre o setor produtivo e o ecossistema de inovação, criando pontes que aceleram a transformação digital nas empresas.

A presença da COMJOVEM na TranspoSul e a realização do Summit refletem uma mudança de perfil nas lideranças empresariais. Os jovens empresários estão mais conectados com temas como governança, impacto social, diversidade e inovação aberta. Essa postura contribui para a modernização do setor e para a construção de uma imagem mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas.

Com energia, criatividade e capacidade de adaptação, a nova geração mostra que está pronta para liderar com responsabilidade e visão estratégica. Ao ocupar espaços como a TranspoSul, os jovens empresários reafirmam seu compromisso com a evolução do Transporte Rodoviário de Cargas e com a construção de um futuro mais inovador, colaborativo e sustentável.

As inscrições para o ComJovem Summit 2025 estão abertas e podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/evento/comjovem-summit-2025/3111545

ANTT reúne especialistas para transformar educação viária em ação concreta nas estradas brasileiras

ANTT reúne especialistas para transformar educação viária em ação concreta nas estradas brasileiras

Evento acontecerá nesta quarta-feira (24/9) e será uma oportunidade para conhecer ações educativas desenvolvidas pela ANTT e suas concessionárias

A segurança nas rodovias federais ganha mais um capítulo com o 2º EDUCAVias ANTT, que acontecerá nesta quarta-feira (24/9), no Auditório Régis Bittencourt, dentro da programação do Paving Expo 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O encontro é uma iniciativa do Programa Vias Seguras, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e reúne especialistas, concessionárias e órgãos públicos para debater educação, fiscalização e tecnologia como pilares da segurança viária.

O EDUCAVias promove uma reflexão prática e estratégica sobre o trânsito brasileiro. Com dois painéis técnicos, o evento discute desde a integração entre educação e fiscalização até os desafios de implementar ações de conscientização nas rodovias concedidas. O objetivo é claro: reduzir sinistros de trânsito, salvar vidas e transformar o comportamento de motoristas e pedestres por meio da informação e do engajamento social.

No primeiro painel, “Educação + Fiscalização: Parcerias que Salvam Vidas”, mediado por Matheus Herrero Rodero (ANTT), representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das concessionárias apresentarão experiências de integração entre ações educativas e operações de fiscalização, mostrando como o trabalho conjunto pode gerar resultados concretos na redução de sinistros de trânsito.

O segundo painel, “Desafios e Oportunidades para a Educação no Trânsito nas Concessões Federais”, coordenado por Ricardo Timóteo Antunes (ANTT), trará especialistas da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN); da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR); do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Triunfo Transbrasiliana S.A. para discutir obstáculos, inovações e caminhos para fortalecer a educação viária no país, alinhando práticas à Agenda Regulatória 2025/2026 e às metas do PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).

Além dos painéis, a participação da ANTT se estende a outros debates no auditório, incluindo o painel da ABSeV sobre “Segurança Viária como Prioridade Nacional” e a apresentação do Manual de Sinalização Temporária Motiva Rodovias, reforçando a importância de boas práticas, padronização e proteção de trabalhadores e usuários nas zonas de obras.

Para o público, o evento oferece a oportunidade de conhecer de perto ações educativas desenvolvidas pela ANTT e suas concessionárias, ampliando a compreensão sobre a segurança viária e o impacto direto dessas iniciativas na vida das pessoas. As inscrições podem ser realizadas separadamente para o credenciamento geral do Paving Expo e para os painéis do EDUCAVias, garantindo acesso gratuito à feira, palestras e coffee breaks.

O Programa Vias Seguras da ANTT, responsável pelo EDUCAVias, está em consonância com a Segunda Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030) da ONU, que visa reduzir em até 50% as mortes e lesões no trânsito. Desde 2023, a ANTT integra a Agenda Permanente pela Segurança Viária, promovendo ações contínuas para prevenir sinistros de trânsito nas rodovias federais concedidas.

Serviço:

  • Evento: 2º EDUCAVias ANTT – Programa Vias Seguras
  • Data: 24 de setembro de 2025
  • Local: Auditório Régis Bittencourt – Paving Expo 2025, Distrito Anhembi, SP
Projeções do mercado para inflação, PIB, Selic e dólar ficam estáveis

Projeções do mercado para inflação, PIB, Selic e dólar ficam estáveis

Focus mantém em 4,83% estimativa de inflação para 2025

Todos os itens projetados pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC), que traz expectativas do mercado financeiro para 2025, apresentaram estabilidade em relação às projeções divulgadas na semana passada. O documento mantém em 4,83% a projeção de inflação para 2025 – índice que é definido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Há quatro semanas, a inflação oficial do país foi projetada em 4,86%, percentual que cai para 4,29%, quando projetado para 2026, e para 3,90% para 2027.

Em agosto, o país registrou pela primeira vez, desde agosto de 2024, inflação negativa (deflação de -0,11%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, as projeções do mercado financeiro ficam mais próximas do teto superior (4,5%).

No caso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a deflação foi ainda maior, ficando em -0,21%. Desde agosto de 2024, quando o INPC ficou em -0,14%, não se registrava deflação neste índice. O INPC calcula a inflação média do país.

PIB

A projeção do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto – PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no país, é de 2,16% – o mesmo percentual estimado há uma semana.

Há quatro semanas, as expectativas do mercado financeiro eram que o PIB brasileiro fecharia o ano com um crescimento de 2,18%. Para 2026 e 2027, as expectativas também se mantiveram estáveis, em 1,80% e 1,90%, respectivamente, na comparação com a semana passada.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic.

Pela 13ª semana consecutiva, o Boletim Focus mantém as projeções deste índice em 15% ao ano, mesmo percentual definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Para os anos subsequentes (2026 e 2027), o índice está projetado em 12,25% e 10,50%, respectivamente.

O Copom justificou a manutenção da Selic em 15%, pela incerteza do ambiente externo, “em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos”. Segundo o Comitê, o cenário exige cautela “por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica”.

Também é citado o cenário doméstico. Para o Copom, os indicadores de atividade econômica apresentam moderação no crescimento, apesar do dinamismo do mercado de trabalho. A inflação permanece acima da meta.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Os bancos consideram outros fatores, além da Selic, na hora de definir os juros a serem cobrados dos consumidores. Entre eles, estão risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Dólar

Com relação ao câmbio, o mercado financeiro manteve em R$ 5,50 a projeção da cotação, ao final de 2025. Há quatro semanas, o Focus estimava que a moeda norte-americana fecharia o ano cotada a R$ 5,59%.

Para 2026 e 2027, as expectativas do mercado são que o dólar feche o ano com a mesma cotação: R$ 5,60.

Atualmente, a cotação do dólar está em R$ 5,32.

SEST SENAT reafirma compromisso com a segurança viária na Semana Nacional de Trânsito 2025

SEST SENAT reafirma compromisso com a segurança viária na Semana Nacional de Trânsito 2025

Com participação do diretor-adjunto nacional, Vinicius Ladeira, evento reuniu autoridades e especialistas para debater soluções diante do alto índice de sinistros

O compromisso do SEST SENAT com a segurança viária ganhou destaque na abertura da Semana Nacional de Trânsito 2025, realizada nesta quarta-feira (17), no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília. O diretor-adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, chamou atenção para a mobilização nacional promovida pela entidade, que, neste mês, abrange mais de uma centena de ações educativas e de saúde em todo o país.

Em sua fala, o diretor ressaltou a importância da iniciativa e lembrou outras ações do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) em prol do trânsito. “Esse é um desafio complexo e não tem solução única. Mobilizamos as nossas 172 unidades operacionais, em maio e setembro, para fortalecer a segurança. A adesão cresce a cada ano, mostrando que esse é um caminho para um trânsito mais seguro”, disse.

Organizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), sob o mote “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o evento reuniu representantes do governo, dirigentes do setor de transporte e especialistas internacionais para debater estratégias de valorização da vida no trânsito. 

A cerimônia contou, ainda, com a presença do secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. Para ele, a segurança viária começa com escolhas conscientes no dia a dia, mas depende também de ações concretas por parte do poder público. “Não podemos tratar os sinistros como rotina. É preciso integrar educação, fiscalização e infraestrutura para transformar o trânsito em um espaço mais eficiente para todos”, afirmou.

Dados do Ministério dos Transportes informam que o Brasil já ultrapassa a marca de 127 milhões de veículos em circulação, o que torna ainda mais necessária a adoção de medidas voltadas à segurança viária. Somente em 2025, o Renaest (Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito) contabilizou mais de 453 mil ocorrências, que provocaram, aproximadamente, 7,5 mil óbitos.

Mês de mobilização pela segurança

O SEST SENAT está promovendo, ao longo do mês, uma grande mobilização, que envolve sua rede de 172 unidades. Neste ano, a campanha tem como mote “Educar para prevenir: mais consciência, menos acidentes”, em sintonia com o tema proposto pela Senatran. A iniciativa envolve desde palestras sobre segurança viária até atendimentos de saúde a motoristas e trabalhadores do transporte, passando pela distribuição de materiais de conscientização.

O diferencial desta edição está na abrangência do movimento: com 113 ações confirmadas em diferentes lugares, tais como unidades do SEST SENAT, pontos de parada, terminais de cargas e de passageiros e garagens de empresas de transporte. Dessa forma, a campanha alcança um público amplo, como motoristas profissionais e não profissionais, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.

Com esse esforço, o SEST SENAT reafirma seu compromisso com a valorização da vida, consolidando-se como um agente ativo na construção de um trânsito mais humano, seguro e responsável.

Obras da maior ponte do estado alcançam 60% de execução

Obras da maior ponte do estado alcançam 60% de execução

Com 2,4 km de extensão, ponte sobre o Rio Tietê liga Novo Horizonte a Pongaí, amplia a mobilidade e impulsiona o desenvolvimento regional

O Governo de São Paulo avança na construção da maior ponte do estado, sobre o Rio Tietê, que já registra marcos importantes de execução. Com 2.416 metros de extensão e investimento de R$ 373 milhões, a nova estrutura da rodovia Dr. Mário Gentil (SP-333) vai ampliar a mobilidade entre Novo Horizonte e Pongaí, reduzir gargalos logísticos e oferecer mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

Nesta quarta-feira (17), o Governo do Estado acompanhou o andamento da obra, que registrou o avanço de 60%, e conta com mais de 100 vigas lançadas e 1.000 metros de lajes instaladas. A visita técnica teve a presença do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ao lado de representantes da concessionária Entrevias e da Vinci Highways e do Pátria Investimentos.

A ponte está sendo erguida ao lado da estrutura atual, no sentido leste da SP-333 (Rodovia Dr. Mário Gentil), entre os quilômetros 229 e 232, e terá duas faixas de rolamento. A ponte existente será revitalizada e adaptada para pedestres e ciclistas, com iluminação reforçada. O projeto prevê um vão central de 125 metros e a utilização de 208 vigas pré-moldadas de 41 metros e 74 toneladas cada, produzidas no próprio canteiro de obras, em uma usina que foi instalada no local.

“O Governo de SP está comprometido em entregar infraestrutura moderna para impulsionar o desenvolvimento da região e transformar a vida das pessoas com obras que trazem ganhos permanentes para a economia e para a mobilidade”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Além de modernizar a infraestrutura, a obra gera desenvolvimento regional, com cerca de 260 empregos diretos e mais de 390 indiretos criados durante a execução. A previsão é que a entrega ocorra até o fim de 2026.

Aumenta o número de caminhoneiros com problemas psicológicos nas estradas

Aumenta o número de caminhoneiros com problemas psicológicos nas estradas

A vida nas estradas é marcada por longas jornadas, pressão por prazos e o isolamento da família. Essa rotina pesada tem cobrado um preço alto: cresce o número de caminhoneiros que enfrentam problemas psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão.

Especialistas apontam que a sobrecarga de trabalho, a falta de descanso adequado e as condições precárias em muitos trechos do país são fatores que contribuem diretamente para esse cenário. Muitos motoristas relatam que passam dias sem dormir direito, recorrem a estimulantes para se manter acordados e convivem com o medo constante de assaltos, acidentes ou atrasos nas entregas.

Outro ponto preocupante é a solidão. Estar longe da família por semanas pode gerar sentimento de vazio e até agravar quadros de depressão. Para os profissionais da saúde mental, manter contato frequente com os entes queridos, procurar apoio psicológico e respeitar o período de descanso são medidas essenciais para preservar o equilíbrio emocional.

As entidades ligadas ao setor defendem que empresas, governos e concessionárias de rodovias ofereçam melhores condições de trabalho, com locais seguros para descanso, campanhas de conscientização e suporte aos caminhoneiros. Afinal, cuidar da saúde psicológica dessa categoria é também cuidar da segurança nas estradas e da qualidade do transporte que movimenta o Brasil.

Pecém consolida-se como polo relevante de energia renovável e logística global

Pecém consolida-se como polo relevante de energia renovável e logística global

Conhecido por suas praias paradisíacas e pela riqueza cultural, o Nordeste brasileiro também se firma como protagonista na geração de energia limpa e na vanguarda da produção de Hidrogênio Verde (H²V). Nesse cenário, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, desponta como um dos centros mais promissores do Brasil, combinando movimentação portuária robusta, sustentabilidade e inovação tecnológica.

O equipamento prepara-se para receber projetos de produção de Hidrogênio Verde, combustível obtido por meio da eletrólise da água com energia proveniente de fontes renováveis, como a solar e a eólica. O presidente do complexo, Max Quintino, destacou a dimensão estratégica da iniciativa. “Que posiciona o Ceará como um líder global na produção de combustíveis limpos”, afirma. Ele ressaltou, ainda, a importância das parcerias no setor de renováveis, como a realizada com a Casa dos Ventos, empresa nacional que atua no desenvolvimento e operação de projetos eólicos e solares.

O executivo adiantou planos ambiciosos para os próximos anos, como a instalação do maior data center da América Latina – que receberá na sua primeira fase de implantação um investimento de mais de US$ 50 bilhões –, com o objetivo de atrair gigantes da tecnologia. Além da construção de uma planta de amônia verde – projeto que utilizará vento e sol para produzir Hidrogênio Verde e convertê-lo em combustível sustentável, contribuindo para a descarbonização em escala global.

Expansão logística e portuária

Max Quintino também citou o plano de expansão da infraestrutura do terminal portuário, que prevê a ampliação do píer 2, a modernização do Terminal de Múltiplas de Utilidades (Tmut), além da implantação do berço 11 e de um berço de acostagem destinado à movimentação de grandes cargas e insumos ligados à cadeia produtiva do Hidrogênio Verde.

A performance logística do Pecém também impressiona. Em 2024, o porto movimentou 23 milhões de toneladas de cargas, resultado que deverá se repetir em 2025, com destaque para o avanço do fluxo de contêineres e de granéis sólidos. Inclusive, recentemente foi implantada a nova rota para a Ásia, com escalas nos portos de Busan, Qingdao, Shanghai, Ningbo, Yantian e Singapura.

A cabotagem – transporte marítimo entre portos nacionais – vem crescendo de forma contínua. Graças à força da agricultura, o Porto do Pecém consolidou-se como um Hub de distribuição de frutas frescas – como melão, uva e manga –, produzidas no Ceará e no Vale do São Francisco, abastecendo tanto o mercado interno quanto destinos internacionais. Além do setor agrícola, o porto mantém relevância na exportação de minério de ferro, ferro e placas de aço da siderúrgica instalada no Complexo do Pecém.

Apoio do Governo Federal

O titular do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, ressaltou a importância estratégica do investimento em infraestrutura portuária, especialmente em obras de dragagem que permitem a atracação de embarcações de maior porte. “São mais produtos que podem ser movimentados, e a economia sendo impulsionada. São empregos sendo gerados e a população com mais dinheiro para aproveitar em família”, disse.

Dutra ganha novos viadutos e acesso ao Aeroporto de Guarulhos será impactado

Dutra ganha novos viadutos e acesso ao Aeroporto de Guarulhos será impactado

A transformação da mobilidade na Via Dutra, uma das mais importantes rodovias do Brasil, tem sido um tema central nas discussões sobre infraestrutura e logística no país. Recentemente, dois novos complexos viários foram inaugurados em Guarulhos, na Grande São Paulo, prometendo melhorar significativamente o fluxo de transporte e acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. As novas estruturas não apenas abordam problemas históricos de congestionamento, mas também fortalecem um dos principais corredores logísticos da nação, responsável pelo transporte de quase metade do PIB brasileiro. Com essa mudança, a expectativa é que a região se torne ainda mais eficiente e segura para motoristas e passageiros.

O Ministério dos Transportes, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entregou essas obras vitais para o desenvolvimento econômico e social do país. Liderados pelo ministro Renan Filho, representantes de diversos níveis governamentais estiveram presentes para marcar o início dessa nova fase para a rodovia. As entregas prometem aliviar o congestionamento e melhorar o escoamento de cargas, dois dos desafios mais persistentes enfrentados por motoristas e passageiros na BR-116. A inauguração dos viadutos é vista como um marco importante, pois moderniza a infraestrutura rodoviária e fomenta o crescimento econômico.

Como os novos viadutos impactam o acesso ao Aeroporto?

Uma das obras mais esperadas é o novo viaduto que conecta a pista expressa da Dutra à Rodovia Hélio Smidt, que é o principal acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Essa estrutura foi projetada para proporcionar maior rapidez e segurança na chegada e saída do terminal. Até então, congestionamentos eram comuns, causando atrasos tanto para passageiros quanto para o transporte de cargas. Com o aprimoramento, a expectativa é que tais problemas sejam minimizados, contribuindo para a eficiência das operações no maior aeroporto da América do Sul. Essa mudança é crucial para a logística de cargas aéreas e para o conforto dos viajantes, aumentando o prestígio do aeroporto internacionalmente.

NTC&Logística celebra, em noite memorável, a entrega da 37ª Medalha de Mérito do Transporte

NTC&Logística celebra, em noite memorável, a entrega da 37ª Medalha de Mérito do Transporte

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizou, na noite de 17 de setembro de 2025, em Brasília (DF), a solenidade de entrega da 37ª Medalha de Mérito do Transporte NTC. Criada em 1984, a honraria consolidou-se como uma das mais tradicionais e prestigiadas do setor, prestando reconhecimento a mais de 200 personalidades cujas realizações contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e da logística nacional.

O evento também marcou os 62 anos da NTC&Logística e o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas, numa celebração especial para todo o setor. Familiares, lideranças empresariais e autoridades se reuniram para prestigiar os indicados ao agraciamento deste ano.

Na abertura, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, anfitrião da noite, ressaltou o simbolismo da data e a importância do setor para o país. “É uma alegria enorme celebrar os 62 anos da NTC&Logística, a maior entidade representativa do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. Esta é uma atividade estratégica, responsável por mais de 65% da matriz de transporte de cargas do país, fundamental para o abastecimento, para a integração nacional e para o desenvolvimento econômico e social. A Medalha de Mérito do Transporte é um marco porque reconhece personalidades que não apenas contribuíram para o setor, mas que ajudaram a construir um Brasil mais competitivo e conectado. Nesta noite, ao homenagearmos trajetórias de dedicação, reafirmamos nossa missão: defender o TRC, fortalecer nossas empresas, valorizar nossos motoristas e trabalhar, em conjunto com o Sistema Transporte, as entidades e o poder público, para um futuro melhor e mais sustentável. Em nome da diretoria da NTC&Logística, agradeço a presença de todos, em especial os senadores Esperidião Amin e Jaime Bagattoli, o deputado federal Antonio Brito, demais autoridades, empresários, lideranças do setor, familiares e amigos. Vocês representam o melhor do nosso setor e da nossa sociedade”.

O senador Esperidião Amin (SC) também fez questão de reforçar o papel do transportador e a importância do setor: “Hoje, celebramos não apenas os homenageados, mas toda a categoria, que é peça essencial da economia nacional. O motorista de caminhão, seja autônomo ou empregado, é parte dessa engrenagem que movimenta o Brasil. Nosso compromisso, no Congresso, é estar ao lado do Transporte, apoiando suas reivindicações e buscando soluções que deem mais competitividade e segurança ao setor. Sem o êxito dos transportadores, o Brasil não terá êxito”.

Já o senador Jaime Bagattoli (RO) trouxe sua vivência como empresário e motorista profissional para o discurso, lembrando os desafios diários do transporte: “Conheço de perto as dificuldades do setor, porque sou transportador e motorista profissional. O transporte rodoviário é a espinha dorsal da logística brasileira, mas enfrenta desafios como infraestrutura precária, pedágios caros, alta carga tributária e a falta de pontos de parada adequados. Nossa luta no Senado é para corrigir distorções e garantir melhores condições para os motoristas e empresários, pois sabemos que essa é uma das classes mais sofridas e, ao mesmo tempo, mais essenciais do país. Não podemos desistir do Brasil, e o transporte precisa ser prioridade”.

Encerrando os pronunciamentos, o deputado federal Antonio Brito (BA) representou o homenageado Gilberto Kassab e reforçou o compromisso político com o setor: “O Congresso Nacional deve ser o ponto de equilíbrio da nossa democracia, ouvindo e apoiando os setores produtivos. O Transporte Rodoviário de Cargas reflete a complexidade da economia nacional e é fundamental para o desenvolvimento do país. Em nome do presidente do PSD, Gilberto Kassab, reafirmo que o partido e nossa bancada estão de portas abertas para o diálogo com a NTC&Logística e para avançarmos juntos em pautas importantes, como a segurança, o seguro de cargas e a reforma tributária”.

Após as falas de abertura, o presidente Eduardo Rebuzzi e o vice-presidente, Antonio Luiz Leite, fizeram a entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC aos agraciados de 2025.

Foram prestadas as seguintes homenagens:

  • Armando Masao Abe – Diretor-Presidente da Transkompa Ltda., referência empresarial no TRC brasileiro.
  • Carla Henriques Silva Fornasaro – Diretora-Presidente da CCR RioSP, reconhecida pela gestão de uma das principais concessões rodoviárias do Brasil.
  • Eleus Vieira de Amorim – Presidente do SINDMAT, reconhecida liderança do TRC no Estado de Mato Grosso.
  • Eliana Waléria de Souza Costa – Diretora-Adjunta do ITL, excelência no trabalho voltado à formação e qualificação de gestores no setor.
  • Gilberto Kassab – Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, com histórico de contribuição à mobilidade e logística nacional. Representado pelo deputado federal Antonio Brito.
  • Paulo Roberto Purper da Cunha – Diretor-Presidente do Grupo Apisul, com mais de 40 anos de atuação em gestão de riscos e seguros para o transporte
  • Valdir Tombini – Presidente do Grupo Tombini, com trajetória marcada pelo fortalecimento do Transporte Rodoviário de Cargas.
  • Nilson Alfredo Gibson Duarte Rodrigues Sobrinho – Presidente da FETRACAN, cuja ausência foi justificada.
  • Delmo Manoel Pinho – Indicado em 2023, participou nesta edição para receber pessoalmente a homenagem, reconhecido por sua vasta contribuição ao Transporte e à Logística.


A solenidade se distinguiu como um marco de reconhecimento e valorização do Transporte Rodoviário de Cargas no país.