Setcom e Fabet dão início a programa inédito de formação de motoristas no Brasil

Setcom e Fabet dão início a programa inédito de formação de motoristas no Brasil

Na tarde desta segunda-feira, 8, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio-Oeste Catarinense (Setcom), em parceria com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), lançou oficialmente um programa inédito no Brasil voltado à formação de novos motoristas profissionais.

A iniciativa, chamada Programa Caminhão Escola, é direcionada aos associados do Setcom e tem como objetivo preparar motoristas com CNH categoria E que buscam experiência no transporte rodoviário de cargas.

O curso acontece na sede da Fabet, em Concórdia, entre os dias 8 e 15 de setembro, e conta com carga horária total de 122 horas – sendo 66 horas de teoria, 32 horas de prática em grupo e 24 horas de manobras. Todo o investimento é custeado pelo Setcom, sem custos para as empresas associadas ou para os participantes.

Segundo o sindicato, as empresas realizam a pré-seleção dos candidatos, que passam por validação do Setcom e, posteriormente, recebem a formação especializada da Fabet. Após concluírem o programa, os motoristas estarão prontos para atuar no transporte rodoviário de cargas no Brasil e no Mercosul.

É uma iniciativa inédita, que abre portas para novos profissionais e garante às empresas mão de obra qualificada, formada por uma das instituições de ensino mais respeitadas no setor de transporte”, destacou o presidente do Setcom, Paulo Simioni.

A expectativa é que outras turmas sejam abertas futuramente, fortalecendo a parceria entre Setcom e Fabet e ampliando as oportunidades para motoristas e empresas associadas, informou o diretor-executivo do sindicato, Édiner Carissimi.

Pesquisa CNT de Opinião: confira os resultados da 165ª rodada

Pesquisa CNT de Opinião: confira os resultados da 165ª rodada

Realizado em parceria com o Instituto MDA, o levantamento foi feito entre 3 e 6 de setembro de 2025

A nova edição da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta segunda-feira (8), traz a avaliação do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de projeções eleitorais para 2026. O levantamento também mede as expectativas da população para os próximos meses em áreas como emprego, renda, educação, saúde e segurança pública.

Realizado presencialmente, entre 3 e 6 de setembro de 2025, em parceria com o Instituto MDA, o estudo aborda temas centrais do debate público. Dentre os quais, destacam-se o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, a proposta de mudanças no imposto de renda, os descontos indevidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o chamado tarifaço – aumento de impostos e tarifas sobre produtos brasileiros nos EUA – e o avanço do crime organizado e as ações de combate.

Apresenta ainda um panorama sobre a percepção da população em relação a valores e prioridades políticas e econômicas. Entre os temas abordados, os entrevistados opinaram sobre como se definem politicamente, se preferem políticos mais antigos ou novos nomes e se são a favor de manter empresas públicas ou vendê-las a empresas privadas.

O levantamento avaliou a opinião dos brasileiros sobre o que consideram mais importante, se o governo deve ajudar os mais pobres por meio de programas sociais ou pela geração de empregos, e se a prioridade deve ser liberdade econômica e incentivo ao empreendedorismo ou políticas de inclusão e distribuição de renda.

Outros temas centrais incluíram a posição dos entrevistados sobre casamento igualitário, direitos de minorias e diversidade versus manutenção de costumes, religião e família; a importância relativa entre gerar riqueza, empregos e investimentos ou reduzir desigualdades; a preferência entre intervenção do governo na economia ou mais liberdade econômica para as empresas; e a prioridade entre promover o desenvolvimento coletivo ou o desenvolvimento individual da população.

Foram ouvidas 2.002 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Acesse aqui a íntegra do relatório da 165ª Pesquisa CNT de Opinião.

Portos do Paraná acumulam aumento de 5% na movimentação de cargas de janeiro a agosto

Portos do Paraná acumulam aumento de 5% na movimentação de cargas de janeiro a agosto

Foram 48,6 milhões de toneladas de produtos importados e exportados. A safra recorde brasileira e o surgimento de novos compradores internacionais favoreceram o aumento significativo nas exportações, segundo a Portos do Paraná

A movimentação de cargas nos portos paranaenses atingiu em agosto 7.077.439 toneladas de produtos exportados e importados, número 3% superior ao de agosto de 2024. É o maior volume já registrado para o mês, de acordo com a média histórica, segundo relatório mensal divulgado pela diretoria de operações da Portos do Paraná.

No acumulado entre janeiro e agosto, o resultado é ainda mais expressivo: 48.648.592 toneladas, crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior que atingiu 46.367.569 toneladas.

“Esse crescimento no envio e recebimento de cargas ocorre graças aos investimentos que estamos fazendo na infraestrutura, à gestão e ao planejamento de trabalho iniciados em 2019”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Segundo as estatísticas da empresa pública, o volume médio de cargas nos portos de Paranaguá e Antonina deve permanecer próximo das seis milhões toneladas até dezembro, o que abre espaço para que a movimentação anual supere o recorde anterior. A expectativa é atingir a marca de 70 milhões de toneladas em dezembro de 2025.

Destaques de agosto

O milho foi o principal produto transporta em agosto, com 833.052 toneladas embarcadas — alta de 1.043% em relação a agosto de 2024 (72,9 mil toneladas). No acumulado do ano, o crescimento foi de 261%, passando de 581,7 mil toneladas em 2024 para 2,09 milhões em 2025. O milho representou 12% da movimentação de agosto e 13% do total anual.

A safra recorde brasileira e o surgimento de novos compradores internacionais favoreceram esse aumento significativo nas exportações, segundo a Portos do Paraná.

Outros produtos também registraram alta nas exportações em agosto, como óleo vegetal, com aumento de 19% na comparação com o mesmo mês de 2024. No acumulado, a alta foi de 50%.

O envio de derivados de petróleo aumentou 74% em relação ao ano anterior, e a celulose cresceu 58% em agosto, acumulando 24% a mais no período anual. O açúcar ensacado apresentou elevação de 7%. As vendas externas, que estavam estagnadas em razão da baixa produção de cana-de-açúcar causada por intempéries climáticas, começam a se reposicionar no mercado.

As cargas conteinerizadas apresentaram alta de 11%, passando de 787,8 mil toneladas em agosto de 2024 para 875,6 mil toneladas em agosto de 2025.

Importações

O volume total de produtos importados se manteve estável em agosto frente a 2024, mas apresentou alta de 5% no acumulado do ano. “O desempenho demonstra equilíbrio entre exportações e importações. Esse avanço está diretamente ligado à infraestrutura portuária, como o aumento de calado, que permite maior carregamento nos navios”, explica Gabriel Vieira, diretor de operações portuárias.

O desembarque de componentes para a produção de solventes e derivados de petróleo teve bom desempenho em agosto, com altas de 34% e 16%, respectivamente.

A cevada soma, no acumulado de 2025, um crescimento de 87%. A forte demanda está associada às indústrias cervejeiras e a uma grande maltaria instalada na região dos Campos Gerais.

Situação semelhante ocorreu com os fertilizantes, que registraram recuo em agosto, mas acumularam alta de 10% no ano, representando 16% de todas as importações.

Balança cambial

Apesar das oscilações do dólar, a balança cambial se manteve estável em relação ao mesmo período de 2024 devido à grande safra brasileira e a demanda internacional. Em alguns momentos, a leve valorização do real frente ao dólar, acabou amenizando a diferença entre o preço pago pelo produto e a expectativa dos produtores, segundo a Portos do Paraná.

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Agosto/25

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Agosto/25

INCTL reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

Últimas semanas para participar da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Últimas semanas para participar da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Como representante oficial da IRU no Brasil, a NTC&Logística colabora na condução da Pesquisa Global sobre a Escassez de Motoristas 2025 e convida empresas do setor a participarem ativamente

A NTC&Logística, representante oficial da IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários) no Brasil, está apoiando a realização da Driver Shortage Survey 2025, pesquisa internacional que avalia a escassez de motoristas profissionais em diferentes regiões do mundo. A iniciativa busca compreender o tamanho do déficit, suas principais causas e propor soluções viáveis para um problema que ameaça a eficiência e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas.

Desde 2019, a IRU realiza anualmente esse levantamento, em parceria com entidades nacionais e empresas do setor. Os dados obtidos têm contribuído para embasar políticas públicas, estratégias empresariais e ações de advocacy em diversos países. Em 2024, um dos principais alertas foi a queda de 5,8% na proporção de motoristas jovens, sinalizando a necessidade urgente de renovação da força de trabalho e de iniciativas mais efetivas de atração e retenção.

A edição de 2025 já está disponível e pode ser respondida até o dia 30 de setembro de 2025. Os participantes terão acesso antecipado a dados estratégicos, análises de tendências e insights sobre o comportamento e preferências dos motoristas, como, por exemplo, a escolha entre rotas de longa ou curta distância.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza a importância da participação do setor brasileiro na pesquisa: “A escassez de motoristas é uma realidade também no Brasil e precisa ser superada com dados, planejamento e ação. Ao participar da pesquisa da IRU, estamos contribuindo para um diagnóstico global, mas também para termos um retrato mais claro da situação no nosso país. A NTC&Logística seguirá comprometida em promover iniciativas que fortaleçam o setor e valorizem o profissional do volante”.

A expectativa da IRU é incluir análises específicas por país no relatório final, desde que haja um número significativo de respostas nacionais. Por isso, a NTC&Logística convida todos os empresários e entidades do transporte de cargas a incentivarem seus motoristas e equipes a participarem.

O questionário da pesquisa está disponível no link a seguir: https://www.surveymonkey.com/r/3W69PQJ?lang=pt 

Participe da campanha solidária COMJOVEM SINDIPESA em parceria com Amigos do Bem para transformar realidades no Sertão Nordestino

Participe da campanha solidária COMJOVEM SINDIPESA em parceria com Amigos do Bem para transformar realidades no Sertão Nordestino

O SINDIPESA e o Núcleo da COMJOVEM SINDIPESA seguem mobilizando suas associadas em uma campanha solidária com potencial transformador. Em parceria com a ONG Amigos do Bem, a entidade está arrecadando doações para beneficiar comunidades em situação de extrema vulnerabilidade no Sertão Nordestino. A campanha foi oficialmente apresentada no dia 31 de julho, durante reunião com diretores e associados, e se estende até 30 de setembro.

As doações, realizadas em dinheiro, são destinadas integralmente aos projetos sociais da ONG, que atua há mais de duas décadas levando alimentação, água potável, educação, saúde, moradia e geração de renda a milhares de famílias que vivem em povoados isolados da região. Até o momento, as empresas Saraiva, Locar e Primax já realizaram suas contribuições, totalizando 10,7% do valor necessário para viabilizar a meta estipulada.

Para a diretora executiva do SINDIPESA, Cinthia Ambra, a iniciativa reafirma o papel social do setor. “Esta ação solidária é um convite para que empresas e profissionais mostrem que nosso setor também se move pela solidariedade. Com a união de todos, conseguiremos transformar realidades e levar dignidade para as comunidades que mais precisam”, destaca.

A coordenadora da COMJOVEM SINDIPESA, Alana Gonzalez, reforça o compromisso da nova geração empresarial com causas de impacto social. “Esse projeto mostra que a nova geração está comprometida em ir além da gestão de suas empresas. Queremos ser agentes de transformação social, unindo o setor em uma causa que vai impactar vidas de forma concreta e duradoura. Esta é uma oportunidade de deixar um legado que transcende o nosso segmento.”

As doações podem ser feitas por meio do link oficial (https://doar.amigosdobem.org/sindipesa), em ambiente seguro, administrado diretamente pela instituição Amigos do Bem. A campanha está aberta à participação de empresas e seus colaboradores. Quanto maior o engajamento, maior o impacto social gerado.

Como forma de reconhecimento, a empresa associada que alcançar o maior valor arrecadado ganhará uma miniatura exclusiva de guindaste do SINDIPESA, que poderá ser sorteada entre os colaboradores como símbolo de união e generosidade.

Com esta ação, o SINDIPESA reforça seu compromisso com a responsabilidade social e convida todas as associadas a participarem desta corrente do bem, conscientes de que um gesto simples pode representar uma mudança profunda na vida de quem mais precisa.

TRANSPOAMAZÔNIA 2026 reunirá em Manaus inovação, negócios e integração logística para o Brasil

TRANSPOAMAZÔNIA 2026 reunirá em Manaus inovação, negócios e integração logística para o Brasil

Com o tema “Inovação em movimento: conectando a força do transporte ao desenvolvimento do Brasil”, o evento promete atrair mais de 15 mil visitantes e 300 expositores nacionais e internacionais entre os dias 24 e 27 de maio de 2026

Manaus (AM) será, de 24 a 27 de maio de 2026, o centro das atenções do transporte e da logística brasileira, ao sediar a terceira edição da TRANSPOAMAZÔNIA – Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística, organizada pela Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (FETRAMAZ).

A iniciativa já se consolidou como uma das mais relevantes do setor no país, especialmente por destacar a importância estratégica da Região Amazônica como elo fundamental da integração logística nacional. A realização reunirá empresas, autoridades públicas, investidores e especialistas para apresentar soluções inovadoras e debater os principais caminhos para o desenvolvimento sustentável do transporte no Brasil.

Com expectativa de receber mais de 300 expositores nacionais e internacionais, e um público superior a 15 mil visitantes, a TRANSPOAMAZÔNIA 2026 apresentará inovações tecnológicas, veículos pesados, sistemas inteligentes de transporte e soluções voltadas à sustentabilidade.

A programação incluirá seminários, workshops, rodadas de negócios e painéis técnicos, que vão tratar de temas como a modernização da logística regional, investimentos públicos e privados, financiamento para a indústria naval fluvial e as perspectivas de crescimento do setor. Segundo o presidente da FETRAMAZ, Irani Bertolini, a feira representa uma oportunidade única para o Norte do Brasil e para o país. “A TRANSPOAMAZÔNIA 2026 visa fortalecer, integrar e gerar novos negócios no setor de transporte da região Norte. Reunimos milhares de visitantes, incluindo renomados profissionais do setor, em uma plataforma que permite discutir e apresentar inovações e tecnologias relacionadas ao transporte e à logística. Colocar a Amazônia no centro dessas discussões é essencial, porque aqui está um dos maiores potenciais logísticos do Brasil e do mundo”, afirmou.

A realização conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, de entidades representativas dos setores de transporte e indústria, e também da iniciativa privada. Para Bertolini, o encontro reforça a importância da Amazônia como corredor logístico vital para o Brasil. “Estamos diante de uma região que concentra riquezas naturais e estratégicas, com papel decisivo para a economia nacional. Ao trazer a TRANSPOAMAZÔNIA para Manaus, mostramos que a Amazônia é parte ativa e necessária do desenvolvimento brasileiro, atraindo investimentos, conectando mercados e valorizando a integração regional”, completou.

A TRANSPOAMAZÔNIA 2026 se apresenta, assim, como um marco para o setor de transporte e logística no Brasil, reafirmando o papel da Amazônia como protagonista do desenvolvimento sustentável e da integração nacional.

FETCESP divulga local da 18ª edição do Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

FETCESP divulga local da 18ª edição do Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

Evento tradicional reunirá empresários, executivos, lideranças e familiares para discutir temas importantes para o setor de transporte

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) promoverá, de 14 a 17 de maio de 2026, a 18ª edição do Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do setor. Realizado bienalmente, o encontro reunirá empresários, executivos, lideranças e fornecedores, acompanhados de seus familiares, em um ambiente que une conteúdo de alto nível, networking e convivência.

Nesta edição, o congresso será sediado no Bendito Cacao Resort, localizado em Águas de Lindóia (SP), no Circuito das Águas Paulista. Inspirado no universo do chocolate, o resort foi escolhido pela sua estrutura completa para eventos, conforto, opções de lazer para toda a família e localização estratégica, que permitirá ampliar a participação de convidados.

Ao longo de sua trajetória, o Congresso Paulista do TRC consolidou-se como um espaço essencial para a discussão de tendências, desafios e soluções para o transporte de cargas, fortalecendo a representatividade da categoria e incentivando a integração entre empresas e entidades.

Para o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, a expectativa é grande para o encontro: Estamos muito animados em chegar à 18ª edição do Congresso Paulista, um evento que já é tradicional e referência no setor. Estamos preparando muitas novidades para esta realização, sempre com o compromisso de oferecer uma programação de qualidade, um espaço de relacionamento e um ambiente familiar acolhedor. Será um momento de encontro das lideranças do transporte, em que celebraremos conquistas, discutiremos os desafios do futuro e reforçaremos a importância da nossa atividade para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil”.

A programação contará com palestras, painéis e atividades sociais que unem conhecimento, troca de experiências e integração entre os participantes. Em breve, a FETCESP divulgará todos os detalhes oficiais do evento, incluindo temas e convidados confirmados.

O Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas da FETCESP segue fortalecendo seu papel de aproximar o setor e projetar caminhos para o futuro da logística no país.

Serviço

  • Data: 14 a 17 de maio de 2026
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025

Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025

Segundo o Boletim Focus, a inflação deve se manter em 4,85%

O mercado financeiro prevê crescimento de 2,16% da economia brasileira para 2025, percentual abaixo dos 2,19% projetados há uma semana para o Produto Interno Bruto – PIB, a soma de todas riquezas produzidas no Brasil.

É o que indica o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central (BC). Para os anos subsequentes, a previsão do mercado é que a economia cresça 1,85%, em 2026, e 1,88%, em 2027.

O PIB brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), resultado que atingiu “o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996”, apesar de representar desaceleração, se comparado ao crescimento de 1,3% observado no primeiro trimestre.

Inflação

Com relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, a inflação oficial do país), o Boletim Focus interrompeu uma tendência de queda que vinha sendo observada há 14 semanas, mantendo a mesma previsão observada na semana passada, de 4,85%. Há quatro semanas, a expectativa de inflação para o ano estava em 5,05%.

Para 2026 e 2027, as estimativas de inflação estão menores do que as projetadas nas semanas anteriores: 4,3%, no ano que vem, e 3,94%, em 2027. Na semana anterior, as previsões estavam em 4,31% e 3,94%, respectivamente.

A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5%, e o superior, 4,5%.

Em julho, pressionada pela conta de energia mais cara, a inflação oficial divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fechou em 0,26%, sendo o segundo mês seguido de queda nos preços dos alimentos, o que ajudou a segurar o índice. No acumulado em 12 meses, o IPCA alcançou 5,23%, acima do teto da meta de até 4,5%.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Este percentual é também o projetado pelo boletim há 11 semanas.

Para 2026 e 2027, a projeção do mercado para a Selic também se mantém estável, em 12,5% e 10,5%, respectivamente.

O recuo da inflação e o início da desaceleração da economia fizeram o colegiado interromper o ciclo de aumento de juros na última reunião, em julho, após sete altas seguidas na Selic.

Em comunicado, o Copom informou que a política comercial dos EUA aumentou as incertezas em relação aos preços. A autoridade monetária, então, informou que, por enquanto, pretende manter os juros básicos, mas não descartou a possibilidade de voltar a elevar a Selic caso seja necessário.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Os bancos consideram outros fatores além da Selic na hora de definir os juros a serem cobrados dos consumidores. Entre eles, estão risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Dólar

Pela terceira semana seguida, o Boletim Focus reduz o valor projetado para o dólar ao final de 2025. A expectativa do mercado financeiro é que a moeda norte-americana feche o ano cotada a R$ 5,55.

Há uma semana, a projeção estava em R$ 5,56 e, há quatro semanas, estava em R$ 5,60 – o mesmo valor projetado para 2026 e 2027.

Seis rodovias que cortam o Ceará são estratégicas para a logística da Transnordestina; veja quais

Seis rodovias que cortam o Ceará são estratégicas para a logística da Transnordestina; veja quais

Sem melhorias nas condições de rodovias, empresas podem buscar outras estados para se instalarem

A cerca de um ano do início das operações da Transnordestina, a malha viária estadual e federal dentro do Ceará ainda deixa a desejar. Sem a readequação necessária de vias essenciais para o escoamento de produtos, a integração modal e ganho no transporte de cargas pode não ocorrer como esperado.

Trata-se de vias que não necessariamente têm interseção com a Transnordestina, mas são consideradas estratégicas para o transporte de cargas que chegarão a pátios intermodais para, a partir desses pátios, serem alocadas nos vagões.

As vias em questão são as BR-020, BR-222, BR-116 e BR-304, de acordo com Heitor Studart, coordenador do Núcleo de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Além disso, ele menciona a importância de CEs como a 358 e a 455 estarem em boas condições para o escoamento de produtos, a exemplo de frutas.

As outras duas BRs prioritárias, BR-116 e BR-304, estão em estado considerado bom, apesar de a BR-116 ter sido apontada no estudo com uma nota regular para a sinalização da via.

Ciente desse problema, a Fiec elaborou e apresentou, em maio deste ano, ao Ministério dos Transportes, um documento especificando ações necessárias nas rodovias para garantir uma integração eficiente da Transnordestina com a malha viária, segundo Heitor Studart.

Demandas do Ceará

No documento, foi reforçada a necessidade de “ações” com relação a essas quatro vias, acrescentando ainda a inclusão de rodovias estaduais consideradas importantes.

“As BRs são estruturantes e se ligam pelas vicinais cearenses, então temos prioridade, no Ceará, de duplicação da CE-455, ligando Maranguape à Transnordestina, e da CE-358, que pega um polo de fruticultura da Chapada do Apodi e de carcinicultura”.

“Mais importante para a Transnordestina é a duplicação da CE-455, que cruza a Transnordestina e finaliza encontrando a BR-020”, pontua Studart.

Perguntado sobre o que pode acontecer caso essas melhorias não ocorram, Studart avalia que as cadeias produtivas podem deixar de se instalar em regiões do Ceará.

“Você não pode ter uma indústria que não tem como escoar a produção. Não é só a chegada ao porto. O investidor vai para onde ele tiver melhores condições”, enfatiza.

Para discutir demandas essenciais do Nordeste em termos de infraestrutura e logística, será realizado, na primeira quinzena de outubro, um encontro com o Ministério dos Transportes e representantes dos nove estados da Região na Fiec, segundo Heitor.

“São ações de profundo impacto na economia cearense”.

Pavimentação da BR-222

No fim de agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou a execução de “serviços de coletas de dados técnicos referentes à pavimentação asfáltica da BR-222”, no trecho da subida da Serra de Tianguá, entre o Km 295 e o Km 308, ocasionando a interdição nos dias 30 e 31 de agosto.

Essa coleta subsidia “os trabalhos de elaboração de projetos de engenharia para melhoramentos no tráfego da rodovia”, disse o Dnit em seu site.

A coluna buscou o Dnit e, em nota, a autarquia federal informou que está realizando as seguintes intervenções:

  • duplicação da BR-222/CE, entre o Km 11 e o Km 35 – previsão de conclusão até o final do ano de 2025;
  • duplicação da BR-116/CE, entre o Km 53 e o Km 75 (Pacajus e Timbaúba dos Marinheiros) – o prazo de conclusão inicialmente estipulado em contrato é o ano de 2027;
  • recuperação das fundações das pontes sobre o Rio Jaguaribe, na BR-304/CE – a previsão de conclusão é o final do mês de setembro de 2025.

Além disso, o Dnit afirmou que “mantém ações de manutenção rotineiras em todas as rodovias que estão sob sua administração, tanto no Ceará, quanto em todo o país. Nestas ações, são realizados diversos serviços rotineiros, que ocorrem sob demanda”.

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) informou que, “na implantação da Ferrovia Transnordestina, existem cruzamentos com diversas rodovias estaduais” e que, nos locais onde “há cruzamentos rodoferroviários, estão sendo realizadas intervenções nas rodovias estaduais para a construção de cruzamentos em desnível”.

Com relação à CE-455 e à CE-358, porém, ainda não estão previstas intervenções, segundo a SOP.

Em junho deste ano, o Diário do Nordeste publicou matéria mostrando que quatro rodovias estaduais ligadas à ferrovia passavam por intervenções, totalizando 55 quilômetros de pavimentação: a CE-564, a CE-282, a CE-375 e a CE-060.

Participe da 5ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística 2025, em Rio Verde

Participe da 5ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística 2025, em Rio Verde

Evento encerra o ciclo de quatro edições, realizadas em Campinas, Toledo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, reforçando a presença da entidade em todas as regiões do Brasil

A quinta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística; pelo SETCESG – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano e pelo Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste, no dia 2 de outubro, às 13 horas, no SEST SENAT de Rio Verde, Goiás.

Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística. Ao longo de mais de duas décadas, o evento já percorreu diferentes estados, consolidando-se como um dos principais fóruns de debates e relacionamento do setor.

A programação contará com temas relevantes para o TRC e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou a relevância da iniciativa: “O Seminário Itinerante é um exemplo claro do compromisso da NTC&Logística em estar próxima dos transportadores de todas as regiões do Brasil. Já passamos, neste ano, por Campinas, Toledo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, encerrando o percurso do evento em Rio Verde, levando conhecimento, atualização técnica e a oportunidade de fortalecer ainda mais o setor de transporte de cargas e logística”.

O Seminário Itinerante será realizado presencialmente, na Unidade do SEST SENAT de Rio Verde, na Rua Ana Maura Rocha. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.

Faça já sua inscrição clicando aqui 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

13h | Credenciamento

13h30min às 14h | Abertura

Paulo Afonso Lustosa – Presidente da FENATAC | Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística

Zaldo Calisto de Lima – Presidente do SETCESG | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Lopes – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

Rafael Murer – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste

14h às 15h

PALESTRA NTC | COMJOVEM

Palestrantes: Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Lopes – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

15h às 16h

PALESTRA: Negociações Coletivas – Apresentação da Pesquisa NTC 2025

– Propostas de Alterações Legislativas – Lei do Motorista

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC

16h às 16h30 | COFFEE BREAK

16h30 às 17h

TALKS PATROCINADORES

Representantes da AUTOTRAC:

Vanderlei de Felicio Junior – Gerente Comercial

Rita de Cássia Costa – Sócia-Proprietária da AGILTRAC

Tiago Santos Carvalho– Vendedor da AGILTRAC

17h às 18h

PALESTRA: Atualizações Legislativas no Setor de Seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas e Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

18h Encerramento

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística
  • SETCESG – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano
  • Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

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Participe do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Participe do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país

As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.

Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

A programação oficial constará de painéis de discussão, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Club Med Lake Paradise.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressalta: “Esse é um dos grandes eventos de relevância promovidos pela entidade, assim como todos os outros que realizamos com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do setor. É um espaço que proporciona importantes trocas de experiências, fortalecimento das relações institucionais e discussões sobre os principais temas que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Convido todos os empresários, executivos e jovens lideranças a se organizarem para estar conosco neste encontro. A participação de cada um faz a diferença para o presente e o futuro do nosso setor”.

Faça já sua inscrição aqui.

Acidentes com caminhões são quase 5 vezes que furto de cargas

Acidentes com caminhões são quase 5 vezes que furto de cargas

De acordo com a análise, em 2024, a cada 10 mil deslocamentos houve 2,36 acidentes com caminhões contra 0,53 assaltos

O índice de sinistros nas rodovias do Brasil com caminhões é 4,5 vezes superior aos casos de furto de carga, e 36% desses imprevistos envolvem outras pessoas, revela um estudo exclusivo da Pamcary. Bahia, Minas Gerais e São Paulo encabeçam a relação de estados com mais ocorrências com veículos de carga.

De acordo com a análise, em 2024, a cada 10 mil deslocamentos houve 2,36 acidentes contra 0,53 assaltos. As informações inéditas mostram ainda que, no mesmo ano, 62% das perdas com carga no setor rodoviário foram consequência de acidentes. Em outro levantamento usando informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), a CNT (Confederação Nacional do Transporte) calcula que, em 2024, as despesas com acidentes e fatalidades nas estradas federais envolvendo caminhões totalizaram R$ 5,1 bilhões, contra R$ 1,2 bi de roubos.

Sudeste concentra maior número de acidentes no 1º semestre

Conforme a Pamcary, 40,6% dos registros do primeiro semestre de 2025 foram registrados na região Sudeste, seguida pelo Nordeste, com 22,7% dos eventos.

Os trajetos entre São Paulo e Rio e entre Minas e São Paulo são os mais perigosos. A BR-116 é a via com o maior número de sinistros, principalmente no segmento paulista. Em território mineiro, 92% dos acidentes sucedem na BR-381.

Tombamentos e capotamentos foram os incidentes mais comuns (54%), assim como os sinistros envolvendo veículos com itens perigosos e poluentes (40,4%).

Sem seguro, caminhoneiro está impedido de trabalhar

A partir de julho, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) passou a exigir que as empresas de transporte de carga sejam seguradas para indenizar danos causados a terceiros por veículos carregados. A cada serviço solicitado, o chamado RC-V (Responsabilidade Civil de Veículo) precisa ser emitido pela transportadora no nome e CPF do motorista. A regra estabelece que é vedado repassar o custo ao profissional ou reduzir o valor do pagamento pelo serviço.

Desde 2023, o seguro RC-V se tornou um dos três seguros exigidos por lei para o transporte rodoviário de cargas e, sem a sua apresentação, a empresa pode ter o seu RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) bloqueado. No começo de setembro deste ano, a ANTT divulgou uma instrução que regulamenta a sua supervisão, definindo as maneiras como as transportadoras devem atestar a aquisição dos três seguros. Segundo a ANTT, está programada a verificação também nas estradas.

Leilão da rodovia Fernão Dias é marcado e tem previsão de R$ 15 bi em investimentos

Leilão da rodovia Fernão Dias é marcado e tem previsão de R$ 15 bi em investimentos

Rodovia BR-381/MG/SP conecta Belo Horizonte a São Paulo e concentra alto volume de transporte de cargas

O Governo Federal confirmou para 11 de dezembro, na B3 em São Paulo, o leilão da concessão da BR-381/MG/SP, a Rodovia Fernão Dias. O edital foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 2 de setembro, com validação prévia do Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto prevê aportes superiores a R$ 15 bilhões até 2040, período de vigência do novo contrato. A concessão poderá ser disputada por diferentes operadores privados, em substituição ou continuidade à atual empresa responsável.

Com extensão de 569 quilômetros, a rodovia liga Belo Horizonte a São Paulo, atravessando 33 municípios. O tráfego médio diário supera 61 mil veículos por praça de pedágio, sendo 37% de caminhões. A via é considerada estratégica para o escoamento de mercadorias entre os dois maiores centros econômicos do Sudeste, além de ter relevância para o transporte de passageiros.

O contrato estabelece um ciclo de obras a ser executado nos primeiros dez anos. Entre as intervenções previstas estão: 108 quilômetros de faixas adicionais, 14 quilômetros de vias marginais, 9 quilômetros de correções de traçado, 29 passarelas, 17 interseções otimizadas, 62 melhorias de acesso, seis passagens de fauna, duas áreas de escape e a construção de novos túneis.

A Fernão Dias é a terceira concessão repactuada no âmbito do Programa de Otimização de Contratos do Ministério dos Transportes. O modelo busca renegociar condições, ampliar investimentos e melhorar a eficiência operacional da malha federal concedida.

De acordo com o ministério, somente em 2025 devem ser realizados 16 leilões de rodovias e ferrovias, com expectativa de R$ 176 bilhões em investimentos privados. Até 2026, a previsão é alcançar 45 certames, somando mais de R$ 350 bilhões aplicados em infraestrutura de transporte.

Nova ponte que liga PI e MA é inaugurada; travessia era feita por balsas

Nova ponte que liga PI e MA é inaugurada; travessia era feita por balsas

A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e recebeu R$ 36 milhões em investimentos do Governo Federal

A nova ponte que liga o Piauí ao Maranhão foi inaugurada na BR-330, em Ribeiro Gonçalves, nesta sexta-feira (5) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Antes da obra, o transporte de veículos era feito por balsas.

A estrutura, instalada sobre o Rio Parnaíba, vai beneficiar o escoamento de grãos na região do Matopiba – formado por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, uma das maiores fronteiras agrícolas do país.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que cerca de 1.500 veículos transitam por lá diariamente, sendo a maioria deles de transporte de cargas.

A nova estrada vai beneficiar cidades do Sul do Piauí, como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Currais e Bom Jesus. A via dará acesso direto à cidade de Santa Filomena, que será conectada a Tasso Fragoso, no Maranhão.

A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e recebeu R$ 36 milhões em investimentos do Governo Federal.

Também participaram da cerimônia o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, além de outras autoridades locais.

NTC&Logística participa da Feira LogVale a convite do Sindivapa

NTC&Logística participa da Feira LogVale a convite do Sindivapa

Evento realizado em São José dos Campos discutiu seguros obrigatórios e fiscalização da tabela de frete

Ontem, 4 de setembro de 2025, a NTC&Logística marcou presença na Feira LogVale – o principal evento de logística e comércio exterior do Vale do Paraíba – realizada no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos. A convite do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Vale do Paraíba e Litoral Norte (Sindivapa), a entidade foi representada pela Dra. Gil Menezes, assessora jurídica da NTC&Logística, que participou como palestrante no painel sobre “Seguros Obrigatórios e Fiscalização da Tabela de Frete”, ao lado da equipe de atendimento corporativo da Alper Seguros.

Durante sua exposição, Dra. Gil Menezes destacou a relevância da pauta para o setor: “Discutir os seguros obrigatórios e a fiscalização da tabela de frete é fundamental para assegurar um ambiente mais justo e equilibrado para transportadores e embarcadores. A NTC&Logística, ao longo de sua história, tem trabalhado para oferecer informações técnicas e jurídicas que ajudem as empresas a se adaptarem às exigências da ANTT e a garantirem maior segurança jurídica em suas operações”.

A Feira LogVale reúne especialistas, empresas, startups e representantes do setor público, promovendo debates sobre tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional. Consolidada como um espaço estratégico para troca de conhecimento e networking, a edição de 2025 reforçou o papel da região como polo de inovação e desenvolvimento para o transporte de cargas e o comércio exterior no Brasil.

Complexidade das operações do transporte foram respeitadas no texto aprovado pelo Senado sobre o devedor contumaz

Complexidade das operações do transporte foram respeitadas no texto aprovado pelo Senado sobre o devedor contumaz

Proposição busca diferenciar empresas com dificuldades financeiras de sonegadores de impostos. Proposta, que atendeu a pleitos da CNT, segue agora para análise na Câmara dos Deputados

O Senado Federal aprovou, na noite dessa terça-feira (2), em Brasília, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 125, de 2022, que estabelece o Código de Defesa do Contribuinte e define regras mais rígidas contra o devedor contumaz. A votação unânime incluiu emendas propostas pela CNT, que visam proteger as empresas do setor, diferenciando-as daquelas que praticam a inadimplência fiscal. A matéria segue, agora, para a análise da Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto é combater empresas que utilizam o não pagamento de tributos como uma vantagem competitiva desleal. A atuação da CNT no texto buscou garantir que companhias que enfrentam dificuldades financeiras pontuais ou discutem débitos judicialmente não sejam indevidamente enquadradas como devedoras contumazes, o que poderia inviabilizar suas operações.

Emendas sugeridas pela CNT garantiram proteção ao setor

A Confederação atuou para preservar a saúde das empresas de transporte, e o texto aprovado atendeu parcialmente aos pleitos apresentados. Os pleitos do setor de transporte foram defendidos pelo senador Laércio Oliveira (PP/SE) e acatados pelo relator, senador Efraim Filho (UNIÃO-PB), o que resultou em avanços significativos, como:

  • Exclusão de débitos em discussão – Créditos tributários que são objeto de contestação ou recurso administrativo com base em controvérsia jurídica relevante serão deduzidos do cálculo que enquadra a empresa como devedora contumaz. Além disso, foi retirada a proibição para que essas empresas participem de programas de transação tributária.
  • Manutenção de contratos públicos – Foi incluída a previsão de que empresas enquadradas como devedoras contumazes, mas que prestam serviços essenciais ou operam infraestrutura crítica, como é o caso de grande parte do setor transportador, não sejam impedidas de contratar com a administração pública.
  • Foco no devedor principal – O texto foi ajustado para que a norma se aplique apenas ao devedor principal do tributo, retirando a expressão “ou de corresponsável”, o que evita a penalização indevida de sócios e administradores ou prestadores de serviços em diversas situações.

Limites para enquadramento são ponto de atenção

Apesar das vitórias, um ponto no texto ainda preocupa a CNT: os valores que definem um devedor contumaz. A Confederação defendeu que os limites fossem mais elevados, considerando a realidade de faturamento do setor. A proposta da entidade era que o enquadramento ocorresse para dívidas em valor igual ou superior a R$ 30 milhões ou que correspondessem a 50% do faturamento do ano anterior.

No entanto, o texto aprovado pelo Senado estabeleceu limites mais baixos. Será considerada devedora contumaz a empresa com créditos tributários irregulares em valor igual ou superior a R$ 15 milhões e que, simultaneamente, correspondam a mais de 100% do seu patrimônio conhecido.

Entenda o objetivo do projeto

O PLP 125/2022, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), faz parte de um esforço para modernizar a legislação tributária e processual do país. O foco principal é coibir a prática de empresas que, de forma sistemática e injustificada, deixam de recolher impostos para obter vantagens no mercado, prejudicando a livre concorrência.

Segundo dados da Receita Federal citados pelo relator da matéria, nos últimos dez anos, cerca de 1,2 mil CNPJs com perfil de devedores contumazes acumularam uma dívida considerada irrecuperável de R$ 200 bilhões. Entre as punições previstas no projeto para quem for enquadrado, estão a proibição de acesso a benefícios fiscais e a impossibilidade de participar de licitações.

Próximos passos

Com a aprovação no Senado, o Projeto de Lei Complementar nº 125/2022 será remetido para a Câmara dos Deputados, onde passará por novas discussões e votações nas Comissões e no Plenário antes de seguir para a sanção presidencial.

A CNT seguirá monitorando a tramitação do tema e atuará para garantir que a proposta aprovada atenda às demandas do setor transportador.

SEST SENAT investe R$ 9 mi em saúde com Pixeon

SEST SENAT investe R$ 9 mi em saúde com Pixeon

Projeto prevê realizar mais de 9,5 milhões de atendimentos por ano

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) fechou um contrato de R$ 9 milhões com a Pixeon, empresa catarinense de tecnologia para área de saúde, para oferecer atendimentos de saúde aos trabalhadores da organização e seus dependentes em suas mais de 170 unidades espalhadas pelo Brasil.

A expectativa é que mais de 9,5 milhões de atendimentos envolvendo especialidades como Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia sejam realizados anualmente pela instituição, por meio de uma plataforma que visa integrar e aumentar a produtividade dos serviços com maior segurança da informação e governança eficiente.

A implementação deverá ser finalizada de forma escalonada até outubro.

“O setor público é hoje uma das verticais mais estratégicas para a Pixeon, com crescimento consistente e grandes oportunidades. Estamos comprometidos em levar tecnologia de ponta para a saúde pública, ajudando prefeituras e governos a ganhar eficiência e ampliar o acesso ao cuidado”, afirma Iomani Engelmann, diretor de marketing e comercial da Pixeon.

Criado em 1993, o SEST SENAT é uma instituição nacional voltada à promoção da qualidade de vida e ao desenvolvimento profissional. Com mais de 170 unidades em todo o Brasil, oferece serviços de saúde, bem-estar, capacitação e qualificação profissional, beneficiando trabalhadores do transporte e a sociedade em geral.

Fundada em 2003, em Florianópolis, a Pixeon acaba de ser adquirida pela Constellation, especializada na compra de empresas de software de nicho, visando ter ganho de escala concentrando atividades-meio e promovendo vendas cruzadas.

Hoje, além de possuir sede em São Caetano do Sul, a Pixeon atua remotamente em todo o país, atendendo hospitais, clínicas, laboratórios de diagnóstico e centros de diagnósticos de imagem, com uma carteira de mais de 3.000 clientes.

Novo aumento do percentual do biodiesel preocupa setor sobre durabilidade de caminhões

Novo aumento do percentual do biodiesel preocupa setor sobre durabilidade de caminhões

O Governo brasileiro determinou o aumento no percentual da mistura de biodiesel ao diesel, e o que antes era 14% passou a ser 15% (B15). A medida, aceita pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), entrou em vigor no dia 1° de agosto, e as justificativas apresentadas pelo poder brasileiro para essa ação são econômicas e de sustentabilidade. No sentido econômico, as tensões no Oriente Médio desestabilizam o preço do petróleo, o que ocasionalmente provocaria um aumento para a compra de combustíveis para o Brasil. E o motivo ambiental seria que, segundo o Governo, a maior porcentagem de biodiesel ao diesel diminuiria a emissão de poluentes ao meio ambiente. Nesse sentido, o ponto de vista da Federação é que a alta de biocombustíveis gerados no país diminuiria as instabilidades provocadas externamente e aumentaria a sustentabilidade, apoiando a indústria nacional.

Em uma nota divulgada em junho deste ano, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) expressou preocupação com esse aumento. Ainda em nota, a entidade apontou a reclamação das empresas de transporte e os impactos negativos comprovados, além de apresentar um estudo técnico realizado pela própria NTC&Logística. De acordo com a inspeção, o prazo para troca de filtros de combustível foi encurtado, o que motivou um aumento de 7% em gastos de manutenção por veículo, resultando num impacto de 0,5% no custo integral das operações.

Essa alteração vem acompanhada de discordâncias por parte dos transportadores, uma vez que eles levam em consideração, principalmente, o bem-estar das frotas e pensam em gastos futuros com manutenções em caso de falhas e danos aos caminhões. Alguns apontam a necessidade de considerar outras consequências do que apenas se adaptar a essa medida. É preciso haver planejamentos e estratégias para implementar e investir.

Para Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC (SETRANS ABC), essa ação adotada pelo Governo é compreensível, porém é preciso precaução antes de tomar decisões, principalmente se elas estiverem ligadas a questões financeiras ou se irão afetar as demandas e os custos de setores importantes para a economia do país.

“Essa medida precisa ser avaliada com cautela. Entendemos a intenção do Governo em reduzir a dependência de importações e buscar maior estabilidade nos preços internos, especialmente diante das incertezas internacionais. No entanto, qualquer alteração no percentual de mistura exige atenção quanto à sua aplicabilidade no transporte rodoviário de cargas. Na nossa realidade, mudanças como essa impactam diretamente a operação, especialmente no que se refere à manutenção dos veículos e ao desempenho dos motores”, analisa o CEO.

O Transporte Rodoviário de Cargas enfrenta alguns desafios para manter sempre a regularidade. Dessa forma, aplicar mudanças de forma direta sem nenhuma adaptação pode gerar transtornos que avancem os limites financeiros e, consequentemente, tragam prejuízos ao fluxo de caixa das empresas. De acordo com o CEO da Zorzin Logística, esse aumento do biodiesel ao diesel pode, sim, ser prejudicial para os veículos, além de abrir margens para custos adicionais de manutenções e outras necessidades.

“Há riscos técnicos que precisam ser considerados. O aumento do teor de biodiesel, por exemplo, pode causar problemas como entupimentos em filtros, aumento da oxidação e maior formação de borras nos sistemas de injeção, especialmente em veículos mais antigos. Isso, inevitavelmente, leva a mais manutenções preventivas e corretivas, o que impacta tanto o custo quanto a disponibilidade da frota. Em muitos casos, as transportadoras – como é o caso da Zorzin Logística – já têm recorrido ao uso de bactericidas nos tanques de combustíveis dos caminhões para evitar a contaminação por combustíveis inapropriados. Por isso, é fundamental que o setor seja ouvido e que haja acompanhamento técnico contínuo dessas implementações”, afirma Marcel Zorzin.

Com essa modificação, muitas empresas se preparam para reestruturar suas frotas e acompanhar de perto o desempenho dos veículos, como é o caso da Zorzin Logística. “Na Zorzin, sempre buscamos estar um passo à frente. Estamos reforçando o acompanhamento técnico junto aos fabricantes, promovendo treinamentos com as equipes de manutenção e revisando os protocolos internos de monitoramento do desempenho dos combustíveis. Também intensificamos as análises de qualidade dos combustíveis adquiridos e o controle dos intervalos de manutenção, principalmente dos sistemas de filtragem e injeção”, conclui o presidente do SETRANS ABC.

Últimas semanas para participar da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Últimas semanas para participar da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Como representante oficial da IRU no Brasil, a NTC&Logística colabora na condução da Pesquisa Global sobre a Escassez de Motoristas 2025 e convida empresas do setor a participarem ativamente

A NTC&Logística, representante oficial da IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários) no Brasil, está apoiando a realização da Driver Shortage Survey 2025, pesquisa internacional que avalia a escassez de motoristas profissionais em diferentes regiões do mundo. A iniciativa busca compreender o tamanho do déficit, suas principais causas e propor soluções viáveis para um problema que ameaça a eficiência e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas.

Desde 2019, a IRU realiza anualmente esse levantamento, em parceria com entidades nacionais e empresas do setor. Os dados obtidos têm contribuído para embasar políticas públicas, estratégias empresariais e ações de advocacy em diversos países. Em 2024, um dos principais alertas foi a queda de 5,8% na proporção de motoristas jovens, sinalizando a necessidade urgente de renovação da força de trabalho e de iniciativas mais efetivas de atração e retenção.

A edição de 2025 já está disponível e pode ser respondida até o dia 30 de setembro de 2025. Os participantes terão acesso antecipado a dados estratégicos, análises de tendências e insights sobre o comportamento e preferências dos motoristas, como, por exemplo, a escolha entre rotas de longa ou curta distância.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza a importância da participação do setor brasileiro na pesquisa: “A escassez de motoristas é uma realidade também no Brasil e precisa ser superada com dados, planejamento e ação. Ao participar da pesquisa da IRU, estamos contribuindo para um diagnóstico global, mas também para termos um retrato mais claro da situação no nosso país. A NTC&Logística seguirá comprometida em promover iniciativas que fortaleçam o setor e valorizem o profissional do volante”.

A expectativa da IRU é incluir análises específicas por país no relatório final, desde que haja um número significativo de respostas nacionais. Por isso, a NTC&Logística convida todos os empresários e entidades do transporte de cargas a incentivarem seus motoristas e equipes a participarem.
O questionário da pesquisa está disponível no link a seguir: https://www.surveymonkey.com/r/3W69PQJ?lang=pt

Missão França: foco no cliente e transformação digital orientam futuro das empresas de transporte

Missão França: foco no cliente e transformação digital orientam futuro das empresas de transporte

Professor do INSEAD destaca que liderar com foco no cliente é chave para inovação e crescimento sustentável

Para crescerem de forma sustentável em um cenário dinâmico, as empresas precisam mudar a mentalidade e compreender que o ponto de partida não é a tecnologia, mas, sim, o cliente. O alerta é do professor Joerg Niessing, especialista em marketing e transformação digital do INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas).

Segundo ele, mesmo diante da avalanche de tendências digitais, de novos concorrentes e de tecnologias exponenciais que desafiam os executivos, os princípios estratégicos permanecem os mesmos: colocar o cliente no centro e gerar valor real. “A maioria das empresas começa a transformação digital pela tecnologia e empurra isso para o cliente. Mas isso não é inovação, é digitalização”, alertou.

Niessing ressaltou que muitas empresas fracassam por não se adaptarem ou por deixarem de compreender o que seus clientes realmente desejam. Como exemplo, citou a empresa suíça Kuoni, que sucumbiu por não inovar, apesar de ter sido líder no setor de turismo. Para ele, a chave está em entender a diferença entre necessidade e desejo. “Quando falamos de precisar, estamos no presente. Quando falamos de querer, estamos falando do futuro. O verdadeiro desafio das empresas é criar valor para aquilo que o cliente realmente deseja.”

As reflexões do professor foram apresentadas nesse domingo (31), no primeiro dia da programação acadêmica da Missão Internacional do Transporte – França 2025, promovida pelo Sistema Transporte, realizada no campus do INSEAD, em Fontainebleau, na França.

Estratégias de transformação

Na oportunidade, Niessing apresentou um modelo de transformação baseado em três movimentos estratégicos:

  • Vender melhor: usar dados para aumentar a eficácia das vendas sem mudar o modelo de negócio.
  • Vender de forma diferente: reinventar a experiência do cliente por meio da inovação digital.
  • Vender o novo: desenvolver propostas baseadas em serviços e modelos de negócio transformadores.

De acordo com ele, cada companhia deve decidir o quanto investirá em manter sua eficiência atual e o quanto destinará para uma espécie de gabinete de transformação, voltado ao futuro. “Todo e qualquer modelo de negócio vai morrer. A questão não é se, mas, sim, quando. Por isso, o papel da liderança é criar uma força-tarefa para pensar no futuro da empresa”, afirmou.

Ao falar sobre crescimento de longo prazo e dinâmicas transculturais, Niessing reforçou que o sucesso depende de equilibrar tecnologia com relacionamento humano. O conceito de Tech & Touch, que é usar dados e ferramentas digitais para enriquecer, e não para substituir as interações humanas, foi destacado como central. Casos como o da Vorwerk (Thermomix TM5) e da fusão Air Liquide-Airgas mostram como dados e ferramentas digitais, aliados à proximidade com o cliente, podem gerar lealdade e vantagem competitiva.

“O digital deve enriquecer a jornada do cliente, e não invadir sua vida. É no equilíbrio entre tecnologia e relacionamento humano que nasce a verdadeira transformação”, concluiu.

Abertura oficial da Missão

A Missão Internacional do Transporte – França 2025 teve sua abertura oficial na noite de domingo (31), em Fontainebleau, com um jantar que reuniu cerca de 70 participantes, entre empresários, parlamentares, professores do INSEAD e representantes do Sistema Transporte.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou o caráter inédito da Missão, que, pela primeira vez, reúne representantes de todos os modais. Para ele, o propósito das ações internacionais é claro: “abrir caminhos para a inovação e a competitividade, aproximando o Brasil das melhores práticas globais e fortalecendo a visão de futuro do setor”.

Pedro Brancante, chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na França, destacou a relevância da iniciativa também no âmbito diplomático. “Esta Missão aqui vem realmente em um momento muito oportuno das relações bilaterais. É lógico que o foco principal aqui é estender os horizontes e mergulhar nos assuntos com o INSEAD, mas quero também ficar totalmente à disposição para continuar o diálogo e para estabelecer eventuais parcerias.”

O ambiente foi marcado por expectativas em relação à imersão acadêmica. Para Marcos Vilela, CEO da Bravo Logística e um dos participantes, o encontro representa uma oportunidade de renovar ideias em um setor em rápida transformação. “Nós estamos na maior escola de negócios do mundo. Eu acho que nosso segmento precisa muito de oxigenação e de ouvir e mudar nossas ideias iniciais. É isso que o SEST SENAT está nos propondo. É fantástico!”

Também participaram do jantar, pelo Sistema Transporte, o ex-presidente e fundador do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Clésio Andrade; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; a diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende, e a diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa. O evento contou ainda com a presença dos professores do INSEAD Joerg Niessing, Ziv Carmon e Felipe Monteiro; do diretor substituto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Roberto Honorato, e dos deputados federais Neto Carletto (AVANTE-BA) e Hugo Leal (PSD-RJ).

Missão Internacional do Transporte – França 2025

A Missão Internacional do Transporte – França 2025 acontece de 28 de agosto a 7 de setembro, em Fontainebleau, em parceria com o INSEAD, uma das escolas de negócios mais renomadas do mundo. A delegação, formada por 47 participantes – entre empresários, parlamentares e representantes do Sistema Transporte –, tem a oportunidade de viver uma imersão estratégica que combina formação executiva, visitas técnicas, intercâmbio cultural e networking internacional.

Promovida pelo Sistema Transporte, a iniciativa tem como propósito ampliar a visão de futuro do setor, desenvolver competências de liderança e estimular práticas de gestão mais inovadoras e eficientes, conectando os participantes a tendências globais que moldam o transporte e a mobilidade.

Governo Federal anuncia leilão da Fernão Dias para 11 de dezembro; projeto prevê mais de R$ 15 bilhões em investimentos

Governo Federal anuncia leilão da Fernão Dias para 11 de dezembro; projeto prevê mais de R$ 15 bilhões em investimentos

Concessão da BR-381/MG/SP integra o Programa de Otimização de Contratos do Ministério dos Transportes e ampliará segurança e eficiência no transporte rodoviário

Um dos principais eixos logísticos do país, a BR-381/MG/SP, conhecida como Rodovia Fernão Dias, terá novo processo de concessão. O Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aprovou nesta terça-feira (2) o edital do leilão, marcado para o dia 11 de dezembro, na B3, em São Paulo.

O novo contrato foi repactuado com a atual operadora e validado previamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A concessão será disputada em certame público, com possibilidade de entrada de novos operadores privados.

Com 569 km de extensão, a BR-381/MG/SP conecta Belo Horizonte a São Paulo, cruzando 33 municípios. Com tráfego médio diário superior a 61 mil veículos por praça, sendo 37% de veículos de carga, a rodovia é estratégica para a economia e para a mobilidade entre os dois maiores polos do Sudeste.

“O processo de repactuação da Fernão Dias é mais um exemplo de como estamos aprimorando os contratos de concessão para garantir mais eficiência, segurança e qualidade aos usuários. O objetivo é impulsionar a infraestrutura com investimentos relevantes e promover desenvolvimento”, afirmou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Melhorias previstas

O contrato, válido até 2040, estabelece um ciclo de obras para os próximos dez anos. Entre as intervenções estão: 108 quilômetros de faixas adicionais; 14 quilômetros de vias marginais; 9 quilômetros de correções de traçado; 29 passarelas; 17 interseções otimizadas; 62 melhorias de acesso; seis passagens de fauna; duas áreas de escape e novos túneis.

A BR-381/MG/SP será a terceira concessão repactuada dentro do programa de otimização conduzido pelo Ministério dos Transportes. Com a revisão e renegociação do contrato, o objetivo é ampliar a eficiência da malha rodoviária e garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

Para 2025, a pasta projeta a realização de 16 certames, que devem totalizar R$ 176 bilhões em investimentos. A expectativa é que, até 2026, sejam realizados 45 leilões, representando mais de R$ 350 bilhões em investimentos.

CNH mais acessível: Ministério dos Transportes debate medidas para tornar a emissão da habilitação menos burocrática

CNH mais acessível: Ministério dos Transportes debate medidas para tornar a emissão da habilitação menos burocrática

Para aprimorar a construção do projeto que visa tornar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais acessível aos brasileiros, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, participou, nesta terça-feira (2), de audiência pública na Câmara dos Deputados, onde apresentou os principais pontos da proposta aos parlamentares. Há consenso entre os Poderes Executivo e Legislativo de que o atual meio de obtenção do documento precisa ser modernizado e pesar menos no bolso da população.

“Estamos falando de 20 milhões de pessoas dirigindo sem habilitação no Brasil. O custo médio para tirar a CNH nas categorias AB (carro e moto) é de cerca de R$ 3 mil, podendo chegar a R$ 5 mil em alguns estados. Esse valor é um impeditivo para a população de baixa renda”, alertou Adrualdo Catão.

O secretário explicou que, assim que a minuta do projeto for concluída, o texto será submetido a consulta pública, permitindo que a sociedade, entidades ligadas à mobilidade urbana, federações e representantes do setor produtivo contribuam com sugestões para o aprimoramento da medida.

O debate foi promovido pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara, que convidou o secretário para discutir os impactos sociais do atual modelo de habilitação.

“Precisamos encontrar um caminho equilibrado para garantir a formação de condutores conscientes e preparados para dirigir com segurança”, afirmou o presidente da CVT, deputado Leônidas de Menezes (PDT/CE).

Mecanismos de aprendizagem

De acordo com estudos conduzidos pelo Ministério dos Transportes, cerca de 70% do valor cobrado atualmente para obtenção da CNH está atrelado às exigências e diretrizes do processo de formação. Uma das propostas em análise para democratizar o acesso ao documento é permitir que as aulas teóricas obrigatórias, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sejam realizadas de diferentes formas, incluindo o ensino a distância (EAD).

“A revisão dos cursos teóricos e dos exames, juntamente com uma nova metodologia de identificação de fatores de risco, é essencial para desenvolver a percepção de risco nos condutores, uma das principais deficiências do modelo atual”, destacou o diretor-executivo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães.

No que diz respeito à etapa prática, a proposta é ampliar as opções para que os candidatos aprendam a conduzir veículos. A ideia é permitir que as aulas sejam oferecidas não apenas por autoescolas, mas também por instrutores autônomos credenciados. O secretário nacional de Trânsito reforçou que o diálogo com os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e com instituições de ensino será essencial para a definição de um novo modelo que reduza, por exemplo, a exigência atual de 20 horas mínimas de aula antes da prova prática.

“Precisamos adaptar o processo de formação de condutores à realidade atual, discutindo tecnicamente com educadores, evoluindo nos métodos e no uso de tecnologias. Temos uma realidade preocupante no trânsito brasileiro, com mais de 35 mil mortes por ano. Se continuarmos fazendo exatamente o mesmo, os resultados não vão mudar”, alertou o vice-presidente do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, Francisco Garonce.

Queda nas emissões

Dados do Registro Nacional de Habilitação (Renach) apontam que a emissão da primeira habilitação tem caído nos últimos anos. Em 2022, foram emitidas 2.800.035 CNHs; em 2024, o número caiu para 2.589.332 (-7,5%) e, até agosto de 2025, foram registradas 1.613.761 emissões.

A gerente executiva de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT, Roberta Diniz, destacou que, mesmo com o crescimento do setor de transportes no país, a falta de profissionais qualificados tem gerado insegurança jurídica e operacional para o mercado.

“Um dos maiores desafios do setor é a escassez de mão de obra, tanto no transporte de cargas, com déficit de cerca de 65%, quanto no de passageiros, como ônibus, com cerca de 55%. A falta de profissionais qualificados ocupa a terceira posição no ranking dos principais riscos para a operação do setor de transportes no Brasil”, explicou.

Também participaram do debate o diretor-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Marcelo Soletti; o procurador jurídico da Federação Nacional das Autoescolas (Feneuato), Jean Rafael Sanches; o advogado e assessor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), José Robson Alves do Couto; o diretor da Fundação Getúlio Vargas Transportes (FGV Transportes), Marcus Quintella, e o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Pernambuco, Ygor Gomes Valença, representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Sanções dos EUA ligadas a diesel e fertilizantes podem impactar preços

Sanções dos EUA ligadas a diesel e fertilizantes podem impactar preços

Diplomatas e especialistas defendem que governo brasileiro deveria se precaver contra eventuais novas medidas de Trump ligadas à compra de insumos da Rússia

Diante da possibilidade de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil por causa da compra de diesel e fertilizantes russos, fontes da diplomacia brasileira afirmam que o governo brasileiro deveria se precaver o quanto antes. Especialistas alertam para a possibilidade de impacto nos preços, já que 61% das importações de diesel e 20% das de fertilizantes vêm da Rússia.

Um diplomata disse à CNN que o governo brasileiro deveria “repensar a compra de diesel e fertilizantes baratos da Rússia, antes que seja tarde”. Ele avalia que o Brasil está contribuindo para financiar o esforço de guerra da Rússia e se colocando em uma situação vulnerável, considerando que o país é o segundo maior produtor mundial de alimentos.

Segundo o analista Lourival Sant’Anna da CNN, fontes do governo americano afirmaram que Donald Trump pode adotar novas retaliações contra o Brasil no contexto do início do julgamento de Jair Bolsonaro. Entre elas, estariam previstas medidas contra a importação de diesel da Rússia, dentro de uma semana ou uma semana e meia, a exemplo do que ocorreu com a Índia.

De janeiro a julho deste ano, o diesel russo representou 61% das importações e 17,7% do consumo no Brasil, segundo dados da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis). Dos 11,9 milhões de metros cúbicos importados no período, 7,3 milhões vieram da Rússia.

O presidente da Abicom, Sergio Araújo, afirma que a expectativa é que a importação de diesel tenha alcançado 1,43 milhão de metros cúbicos em agosto, sendo 35% provenientes da Rússia, 40% dos EUA, 16% da Índia e 5% da Arábia Saudita.

Se houver realmente a necessidade de interromper a importação da Rússia, Araújo acredita que os importadores devem buscar mais volume nos EUA, majoritariamente, e em países árabes.

A diferença de preços entre os mercados americano e russo já foi de US$ 0,18, mas hoje é de apenas US$ 0,02; portanto, se houver de fato uma troca de fornecedores, deve haver aumento de preços, mas não de forma significativa, avalia Araújo.

Mas o presidente da Abicom ressalta que uma eventual saída da Rússia do mercado internacional poderia impactar os preços globalmente. “Como a Rússia é um agente importante, sua saída do mercado poderia gerar um aumento generalizado dos preços.”

De qualquer forma, como a Petrobras é responsável por 84% do diesel refinado no Brasil, e a estatal continua praticando preços cerca de R$ 0,30 abaixo da paridade de importação, mesmo com a migração para outros fornecedores o impacto pode ser limitado, projeta Sergio Araújo.

O cenário para os fertilizantes parece ser mais desafiador. A Rússia representou mais de 20% das importações do insumo nos últimos cinco anos, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Esse percentual quase supera os do segundo e terceiro maiores fornecedores juntos: a China, com 12%, e o Canadá, com 10%.

José Carlos Polidoro, assessor do Ministério da Agricultura, afirma que, se o Brasil precisar buscar fornecedores alternativos à Rússia, os outros quatro maiores produtores mundiais, Irã, Omã, Nigéria e Canadá, “terão prazer em abastecer” o mercado brasileiro.

Ele afirma que quase todo o fertilizante necessário para a safra 2025/2026 já foi adquirido e está no Brasil ou a caminho, por isso não há riscos de desabastecimento ou elevação de preços para a próxima safra.

Mas a exemplo do que aconteceu na safra 2022/2023, quando houve uma verdadeira crise no setor com riscos de abastecimento e aumento de preços, seria necessário incentivar o uso dos fertilizantes organominerais, que são genuinamente produtos nacionais, defende Polidoro.

Polidoro é um dos formuladores do Plano Nacional de Fertilizantes, elaborado em 2021, com medidas para reduzir a dependência do mercado internacional. Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados. Apesar do esforço, as diretrizes do plano não saíram do papel.

As ameaças vindas do exterior criam agora uma nova oportunidade de o Brasil se tornar mais blindado às intempéries internacionais.