por imprensa | dez 9, 2025 | Notícias, Outros
Obra reúne reflexões de especialistas e amplia diálogo entre setor produtivo e meio jurídico no transporte
Gestores públicos, juristas e lideranças empresariais ganharam uma nova referência com o lançamento do primeiro volume do livro “Temas Atuais da Infraestrutura e Logística”, realizado durante o Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho, em Foz do Iguaçu (PR). Sob a coordenação acadêmica do ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Douglas Alencar, do desembargador Celso Peel e do advogado Rodrigo Buzzi, a obra reúne 20 artigos que discutem temas ligados às relações de trabalho no setor de transporte, com contribuições de representantes de federações, sindicatos e grandes empresas.
A coletânea aborda análises aplicáveis ao cotidiano das empresas e dos trabalhadores, como a constitucionalidade da Lei do Motorista, o descanso interjornada e a jornada de trabalho dos profissionais da área, o adicional de periculosidade, a saúde e segurança dos motoristas profissionais, o assédio nas relações de trabalho e as negociações coletivas. O objetivo é oferecer análises jurídicas e práticas que contribuam para a maior segurança jurídica e o fortalecimento das relações laborais na infraestrutura e logística.
Ao comentar o lançamento, o desembargador Celso Peel enfatizou que as questões jurídicas centrais do transporte rodoviário – jornada, tempos de descanso, saúde e segurança do trabalho – são tratadas com rigor técnico e orientação prática, compondo uma obra de consulta para agentes públicos. “O livro ultrapassa a abstração dos conceitos legais ao aplicar explicitamente o consequencialismo exigido pela Lei de Introdução às Normas do Direito brasileiro. Cada norma é analisada à luz de seus efeitos concretos sobre produtividade, segurança viária, dignidade do trabalhador e eficiência logística. Ao evidenciar a importância estratégica do transporte rodoviário para a logística nacional e destacar a atuação da CNT na produção de dados, na qualificação regulatória e na difusão de boas práticas, a obra oferece critérios objetivos para decisões administrativas e regulatórias responsáveis, capazes de harmonizar proteção laboral, competitividade e sustentabilidade do setor”, destacou.
Entre os textos, está o artigo “Fatos supervenientes no âmbito trabalhista e sua aplicação no contexto das normas regulamentadoras”, assinado por João Vitor Araújo Giovanini, analista jurídico da CNT, e Frederico Toledo Melo, gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da entidade.
Os artigos estão disponíveis para download, no site da ABFP Editora neste link.
por imprensa | dez 9, 2025 | Notícias, Outros
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana, logo após a publicação da Resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a Resolução com novas regras será publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), com validade imediata. A expectativa é que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palácio no Planalto para lançar o novo aplicativo para celular, CNH do Brasil.
O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola.
Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH.
Veja, abaixo, as principais mudanças.
Abertura do processo
Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Aulas teóricas
O Ministério dos Transportes disponibilizará todo o conteúdo teórico online gratuitamente.
Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Aulas práticas
A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas.
O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas.
Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas.
Provas
Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH.
Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.
Instrutores
Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.
A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.
por imprensa | dez 9, 2025 | Notícias, Outros
Em audiência da ANTT, CNI mencionou a inconstitucionalidade do piso mínimo e recomendou que imposição de sanções por eventual descumprimento das tabelas ocorra apenas após o aprimoramento da política
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou propostas de melhora na metodologia do tabelamento do frete rodoviário, em audiência pública, na última semana, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foram debatidas propostas de aperfeiçoamento da metodologia de cálculo do piso mínimo do frete de cargas.
A audiência foi convocada para a realização de revisão ordinária da Resolução nº 5.867/2020 – norma que estabelece as regras gerais, metodologia e coeficientes relativos à Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.
Na ocasião, a CNI destacou os principais parâmetros que precisam ser revisitados na metodologia e que foram identificados a partir de uma ampla consulta à base industrial sobre o tema. Desde a instituição da política, em 2018, a CNI se manifestou no sentido de inconstitucionalidade do tabelamento e apresentou formalmente esse posicionamento junto ao Supremo Tribunal Federal, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.964.
Como os custos de transporte estão na base de todas as cadeias produtivas, o resultado da implementação da política é uma elevação dos preços aos consumidores finais e, por isso, a CNI entende que é de suma importância que o tema seja apreciado pelo Supremo.
Além da própria inconstitucionalidade da medida, a CNI entende que é muito complexo estabelecer uma metodologia que seja capaz de contemplar todas as especificidades do transporte rodoviário de cargas. “Cada indústria possui suas particularidades, operações de transporte e variedades de cargas que precisam de tratamentos diferenciados. Por isso, é difícil estabelecer uma metodologia que seja capaz de contemplar todos esses pontos”, pontua a analista de infraestrutura da CNI Paula Bogossian.
Debate público na ANTT
O ciclo de revisão ordinária da ANTT tem o propósito de atualizar a tabela do piso mínimo de frete rodoviário, com base em estudos técnicos, dados de mercado e participação social, a fim de aproximar o custo do transporte rodoviário à realidade de funcionamento desse setor.
“Se o modelo fixa um valor mínimo obrigatório por quilômetro rodado utilizando como base uma metodologia em que os parâmetros não condizem com a realidade de mercado, isso acaba resultando em um aumento artificial de preços aos consumidores finais”, completa Paula.
A CNI também aproveitou a audiência para pleitear, junto à ANTT, a suspensão temporária da medida que amplia a fiscalização eletrônica dos valores praticados de frete. A advogada da CNI Christina Aires argumentou que “tal medida se fundamenta não apenas na necessidade de aguardar o julgamento do mérito da ADI 5.964 no STF, como também na importância de promover o aperfeiçoamento da metodologia e dos conceitos aplicados ao tabelamento, assegurando que as peculiaridades dos setores sejam devidamente consideradas”.
Próximos passos
A CNI pretende formalizar suas contribuições voltadas ao aprimoramento da metodologia de piso mínimo nesse ciclo de revisão ordinária da Resolução nº 5.867/2020. As contribuições escritas podem ser enviadas até as 18 horas do dia 11 de dezembro de 2025, pelo site do Sistema ParticipANTT. Informações adicionais sobre o processo participativo também estão disponíveis, na íntegra, no site do Sistema ParticipANTT.
por imprensa | dez 9, 2025 | Notícias, Outros
A BR-381, conhecida como ‘Rodovia da Morte’, foi concedida à empresa Nova 381 em fevereiro deste ano
O levantamento para duplicação dos 70 quilômetros da BR-381, que liga Belo Oriente a Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, foi autorizado nesta quinta-feira (4) pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) foi realizado pela Concessionária de Rodovia Nova 381 S.A.
O principal ponto que será analisado no EVTA é a quantidade de veículos que passam pelo local em determinados horários para ver se é justificável a construção de uma nova pista.
Em agosto deste ano, o Ministério dos Transportes, órgão ao qual a ANTT é vinculada, se posicionou contrário a duplicação do trecho, por hora, alegando que a densidade do tráfego, quantidade de veículos e a topografia da região indicam que a implantação de faixas adicionais já solucionaria potencial problema.
“Vamos buscar soluções que atendam a este corredor do estado de Minas Gerais. Uma rodovia que há muito tempo era considerada a rodovia da morte e já começa a apresentar uma rodovia do progresso, da prosperidade, com a redução dos acidentes fatais. É o nosso objetivo, de transformar a vida das pessoas”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues.
Manifesto pela duplicação
A duplicação atende a um pedido da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Rio Doce, que realizou um manifesto em agosto deste ano, assinado por diversos empresários e representantes da sociedade civil.
O documento também frisava a promessa do ministro dos transportes, Renan Filho, de que o trecho seria duplicado e que o compromisso foi reforçado em agenda realizada por Filho em junho deste ano, desde que os estudos indicassem necessidade de realizar a obra.
O presidente da Fiemg – Regional Rio Doce, Marcos Lopes Farias, destacou a importância da obra para a industrialização da região.
“Fomos ouvidos, o caminho está aí e esperamos que a promessa do ministro seja cumprida. A industrialização está chegando em Governador Valadares, estamos trabalhando na BR-381 e na BR-116, isso vai melhorar para as indústrias que vão se instalar aqui e para as que aqui já estão”, afirmou Lopes Farias.
Rodovia da Morte
Conhecida como “Rodovia da Morte” devido aos altos números de acidentes e mortes, principalmente no trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares, a estrada teve sua gestão assumida pela Nova 381 em fevereiro deste ano, com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), e do governador Romeu Zema (Novo).
Inicialmente, foi realizado um Plano de Ação de 100 dias, em que medidas como asfaltamento, reparos em pontes e viadutos, limpezas de pistas e serviços para melhorar a sinalização seriam feitos pela concessionária.
Ao longo dos próximos 30 anos, a Nova 381 deverá investir cerca de R$ 10 bilhões num trecho que passa por 13 cidades, principalmente na microrregião do Vale do Aço.
A partir de fevereiro de 2026, 12 meses após o início da concessão, a empresa vai iniciar a cobrança de pedágio em cinco praças de Belo Horizonte até Governador Valadares, nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e também em Valadares.
Os valores ainda não foram definidos, mas, segundo o edital, os preços devem variar entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A duplicação da via que liga Belo Horizonte à região é uma demanda que vem se arrastando há mais de uma década.
por imprensa | dez 9, 2025 | Notícias, Outros
Motoristas devem ficar atentos para obras em nove estradas estaduais gaúchas nesta semana. Os trabalhos, executados pela EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), iniciaram nesta segunda-feira (8) e prosseguem até sexta-feira (12).
Segundo a estatal, os serviços abrangem manutenção asfáltica, pintura, sinalização e conservação, com foco na segurança viária e na preservação da malha rodoviária. Ajustes no cronograma podem ocorrer conforme as condições climáticas.
Os trabalhos ocorrem no Litoral Norte; na Serra; na Região Metropolitana de Porto Alegre; no Vale do Taquari; no Alto Uruguai e demais regiões atendidas pela EGR.
Manutenção asfáltica
ERS-474 – Km 4 ao 21, em Santo Antônio da Patrulha
Pintura e sinalização
ERS-115 – Km 0 ao 14, entre Taquara e Igrejinha
ERS-235 – Km 46 ao 72, entre Canela e São Francisco de Paula
Conservação (roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda)
ERS-129 – Km 110 ao 126, entre Dois Lajeados e Guaporé
RSC-453 – Km 60 ao 96, entre Westfália e Garibaldi
ERS-239 – Km 13 ao 20 e Km 47 ao 52, entre Novo Hamburgo e Campo Bom, e entre Parobé e Taquara
ERS-115 – Km 17 ao 30, entre Três Coroas e Gramado
ERS-235 – Km 35 ao 41, entre Gramado e Canela
ERS-466 – Km 0 ao 7, em Canela
ERS-040 – Km 60 ao 94, entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal
ERS-135 – Km 35 ao 60, entre Sertão e Getúlio Vargas
por imprensa | dez 8, 2025 | Notícias, Outros
A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição do CONET&Intersindical 2026 nos dias 26 e 27 de fevereiro, no ROYAL TULIP BRASÍLIA ALVORADA, em Brasília (DF). O evento tem como entidade anfitriã a FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística, com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.
O CONET&Intersindical é dividido em duas etapas:
1. CONET: apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, além de debates sobre custos e tarifas do setor;
2. Intersindical: discussão de temas relacionados ao desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca a importância do evento e o peso estratégico da capital federal para o setor: “Brasília é o centro das decisões que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Realizar o CONET&Intersindical na capital federal, em um momento tão relevante para o país e para o nosso setor, reforça a importância deste encontro como espaço de diálogo, construção e fortalecimento das nossas pautas. Será uma oportunidade única para ampliarmos nossa atuação institucional, discutirmos os desafios que afetam o TRC e avançarmos na busca por soluções que contribuam para o desenvolvimento do transporte de cargas no Brasil. Convidamos todos os empresários e representantes de entidades a participarem desse grande encontro”.
O CONET&Intersindical consolidou-se como um dos eventos mais importantes do setor, reunindo os principais protagonistas do TRC, promovendo debates estratégicos, troca de experiências e oportunidades para o fortalecimento de parcerias.
Faça sua inscrição aqui.
Realização
l NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)
Entidade Anfitriã
l FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística)
Apoio
l Sindicatos filiados à FENATAC
Apoios Institucionais
l Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)
l FuMTran (Fundação Memória do Transporte)
Apoio Logístico
l Braspress
por imprensa | dez 8, 2025 | Notícias, Outros
A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) realizou, na manhã desta quinta-feira (4), uma reunião institucional na sede do Memorial da América Latina, em São Paulo, para discutir a construção de uma parceria voltada ao fortalecimento e à ampliação das ações culturais de preservação, difusão e valorização da memória do transporte brasileiro e de seu impacto na América Latina. Durante o encontro, foi entregue pela FuMTran um ofício que manifesta a intenção de cooperação entre as duas Fundações e estabelece as bases para o desenvolvimento de ações culturais, educativas e históricas integradas. O encontro marca um avanço concreto de um desejo comum, que busca dar luz aos registros culturais do transporte no Brasil e nos demais países da América Latina.
O encontro contou com a presença do presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite; do presidente do Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono; dos curadores da FuMTran, Fábio Magalhães e Sérgio Kobayashi; do diretor da FuMTran Eduardo Jacsenis; do diretor executivo de Atividades Culturais e Relações Institucionais do Memorial, João Carlos Corrêa, e do chefe de gabinete do Memorial, Gabriel Weber.
Durante a reunião, as instituições avançaram no detalhamento de possíveis frentes de trabalho conjunto, identificando formatos e temas que permitam ampliar a presença da memória do transporte no ambiente cultural latino-americano. Entre as possibilidades em análise estão a realização de seminários, encontros temáticos, atividades formativas e outras ações capazes de aproximar o público de conteúdos históricos e contemporâneos relacionados ao setor.
Para o presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite, a preservação da memória do transporte contribui diretamente para a formação das novas gerações. “Quando unimos pesquisa, cultura e educação, criamos um ambiente que permite ao público jovem compreender como o transporte ajudou a construir o Brasil. Buscamos transformar esse conhecimento em conteúdo acessível, inspirador e capaz de despertar interesse nos jovens”, disse o executivo.
A entrega do ofício marca a intenção do alinhamento institucional necessário para a continuidade da cooperação. O documento reconhece a complementaridade entre as missões das duas Fundações e abre caminho para o estabelecimento de um grupo técnico conjunto, responsável por estruturar projetos integrados e aprofundar a construção de iniciativas voltadas à preservação e divulgação histórica, à educação e à difusão cultural.
A parceria representa um passo significativo na missão da FuMTran. “O Memorial da América Latina é um espaço de enorme relevância cultural, e dialogar sobre cooperação institucional abre novas portas para levarmos a história do transporte e seus impactos no desenvolvimento social no Brasil e na América Latina a públicos ainda maiores. A FuMTran tem o compromisso de preservar e difundir esse patrimônio, e essa aproximação reforça nossa capacidade de cumprir nosso propósito”, concluiu o presidente Antonio.
por imprensa | dez 8, 2025 | Notícias, Outros
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), Delmar Albarello, representou o Sindicato na reunião do Conselho do Plano Rio Grande, realizada na tarde da última quinta-feira, 27/11, no Palácio Piratini.
Um dos temas abordados foi a recuperação da infraestrutura viária. Segundo Albarello, a medida é fundamental para garantir o funcionamento pleno da produtividade gaúcha. “O setor de transporte e logística é um importante vetor na economia, responsável pelo envio de insumos e tantos outros produtos necessários para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
O Conselho do Plano Rio Grande, presidido pelo vice-governador Gabriel Souza, reúne representantes do governo e da sociedade civil. Seu plenário é composto por integrantes designados pelo governador Eduardo Leite, garantindo a participação mínima de 50% de representantes da sociedade.
Pavimentação no Vale do Taquari
Durante o encontro, foi anunciada a execução de obras de pavimentação e recapeamento de vias de acesso à ponte localizada no limite dos municípios de Arroio do Meio e Lajeado, conhecida como “ponte do Exército”, sobre o Rio Forqueta. De acordo com o governo do Estado, foram liberados R$ 14,3 milhões, via Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), para a qualificação das vias, com prazo de execução de 12 meses. Como contrapartida, os municípios deverão construir uma nova ponte, onde hoje está localizada a estrutura do Exército.
Albarello reforçou que a retomada das condições de trafegabilidade das rodovias é crucial para assegurar a continuidade das operações logísticas, especialmente em um momento de reconstrução para o Rio Grande do Sul. “A circulação adequada de cargas é essencial tanto para a recuperação econômica quanto para o atendimento das necessidades básicas da população”, disse o empresário, que enfatizou também a campanha “Tudo Gira Sobre Rodas”, do SETCERGS, por unir a cadeia do transporte de cargas e ampliar a compreensão sobre seu impacto direto na vida das pessoas e na economia do Rio Grande do Sul.
por imprensa | dez 8, 2025 | Notícias, Outros
Com investimento estimado em R$ 225 milhões, a remodelação dos trevos localizados nos Km 110, Km 113 e Km 115 da rodovia
A espera de mais de três décadas vai chegar ao fim para moradores e motoristas que trafegam por Tatuí, no interior de São Paulo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), assinou, nesta quinta-feira (4). a autorização para o início das obras de construção e remodelação de três acessos à cidade na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127).
Com investimento estimado em R$ 225 milhões, a remodelação dos trevos localizados nos Km 110, Km 113 e Km 115 da rodovia vai ampliar a segurança viária, a fluidez do tráfego e a capacidade de escoamento da produção industrial, além de facilitar o deslocamento de moradores e visitantes. O início das obras, que foi autorizado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), será realizado pela CCR SPVias.
“Estamos investindo na segurança, fluidez e qualidade de vida para os moradores de Tatuí e para quem utiliza a SP-127. Os novos acessos não apenas resolvem gargalos de tráfego, mas também impulsionam o desenvolvimento regional, facilitando o escoamento da produção e atraindo novos negócios”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
O evento, realizado no Anel Viário de Tatuí, contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, do deputado estadual Ricardo Madalena, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp, e de diversas autoridades regionais.
A assinatura da autorização marca o início de uma transformação na infraestrutura regional, focada em segurança viária e eficiência logística, em três pontos cruciais da rodovia:
Km 110 (Anel Viário/Guardian) – Terá novo desenho geométrico. É estratégico para a indústria, facilitando a conexão com a SP-129 e a Rodovia Castelo Branco, eliminando conflitos de tráfego pesado.
Km 113 (Av. Pompeo Reali) – A principal “porta de entrada” de Tatuí será modernizada. O local, conhecido pelo tráfego intenso, ganhará acessos melhor distribuídos para facilitar o fluxo de veículos e reduzir filas. Ampliação da Interligação da SP-127 com a SP-141, e melhoria na Interligação com o viário municipal.
Km 115 (Fórum e Região Leste) – Área de expansão imobiliária e comercial. A obra prevê ampliação de pistas e novos acessos laterais, novos dispositivos de retorno garantindo segurança para a entrada e saída dos condomínios e do complexo judicial.
Desenvolvimento regional
As rodovias concedidas de São Paulo são referência nacional em qualidade. Segundo a pesquisa 2024 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), nove das dez melhores estradas do Brasil estão no Estado, sendo oito sob concessão, um reflexo direto dos investimentos e da gestão moderna que reduziram em mais de 50% os índices de acidentes e mortes nas vias concedidas.
Além das melhorias em infraestrutura e segurança, as concessões impulsionam o desenvolvimento econômico regional, com a estimativa de milhares de empregos gerados e impactos positivos para os setores de logística, agricultura, comércio e serviços nas cidades atendidas.
O projeto faz parte do SP pra Toda Obra, o maior programa rodoviário da história do Estado, com mais de R$ 30 bilhões em investimentos e 1.500 intervenções em 22 mil quilômetros de rodovias, públicas e concedidas.
por imprensa | dez 8, 2025 | Notícias, Outros
Iniciativa envolveu setores estratégicos de dez estados e orientará investimentos públicos e privados ao longo das próximas décadas
A construção de um diagnóstico amplo e regionalizado tem orientado as discussões do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050 nos últimos meses. Nesta quinta-feira (4), o Governo Federal concluiu o ciclo nacional de encontros em Belém (PA), reunindo autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para analisar desafios e oportunidades relacionados ao transporte e à infraestrutura no Norte do país.
“O PNL 2050 é resultado de um processo contínuo de planejamento baseado em dados e metodologias consolidadas. Na região Norte, vemos uma grande necessidade de conectividade, com uma logística marcada pela geografia complexa e pela complementaridade entre rios, rodovias e ferrovias. A multimodalidade aqui é fundamental para o escoamento de cargas e para conectar populações, inclusive ribeirinhas”, afirmou a superintendente de Inteligência de Mercado da Infra S.A., Lilian Campos.
A região Norte desempenha papel cada vez mais relevante na economia brasileira. Com crescimento estimado de 2,6% no primeiro semestre de 2025, acima do crescimento nacional de 2,5%, a região se consolida como importante eixo de exportação, especialmente pelo Arco Norte. Até 2030, o corredor logístico, que integra rodovias, ferrovias, portos e hidrovias, poderá responder por metade das exportações de soja e milho do país.
“Nós temos aqui um polo industrial magnífico em Manaus, que faturou mais de R$ 21 bilhões até outubro e emprega mais de 130 mil pessoas. É uma região de cerca de 17 milhões de habitantes, com uma logística muito particular, baseada em uma multimodalidade única no país. Por isso, fortalecer essa integração é fundamental”, destacou o vice-presidente da Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (Fetramaz), Daniel Luis Carvalho Bertolini.
Apesar do potencial, a área responsável por 6,3% da produção nacional de grãos ainda enfrenta limitações estruturais que comprometem sua competitividade. Para superar esses desafios, o Ministério dos Transportes tem ampliado investimentos estruturantes que fortalecem a integração e melhoram o escoamento da produção.
Entre os projetos prioritários está a Ferrogrão, ferrovia de 933 quilômetros que ligará Sinop (MT) a Miritituba, em Itaituba (PA). Integrado à carteira de concessões do Ministério, o empreendimento tem leilão previsto para setembro de 2026, com edital programado para maio. O investimento estimado é de R$ 33,3 bilhões, com capacidade projetada para até 66 milhões de toneladas por ano.
“O Brasil começa a despontar com maturidade a importância de pensar em infraestrutura e logística. Não se pensa em região: são projetos de nação. E nós somos parte dessa nação e temos atributos geográficos e logísticos que nos caracterizam como grandes potencialidades de desenvolvimento e de agregação a desafios que estamos há décadas sem conseguir superar”, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Alex Dias Carvalho.
Avanços concretos
A agenda de desenvolvimento do Ministério dos Transportes também tem transformado diagnósticos em entregas concretas, ampliando o escoamento agropecuário, fortalecendo a integração e aumentando a segurança viária.
Em julho de 2025, um dos principais marcos foi a assinatura do contrato de concessão do Sistema Rodoviário BR-364/RO, a primeira concessão federal de rodovia em Rondônia. O trecho entre Porto Velho e Vilhena, na divisa com o Mato Grosso, inaugurou um novo ciclo para a infraestrutura rodoviária do estado, com investimento previsto de R$ 10,2 bilhões ao longo de 30 anos para operação, manutenção e modernização dos seus 686,7 quilômetros.
Outro avanço importante foi a entrega da ponte que liga São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO), inaugurada em novembro. Com mais de dois quilômetros de extensão e investimento de R$ 232,3 milhões, a estrutura substitui a antiga travessia por balsa e fortalece a integração entre os dois estados.
Planejamento de longo prazo
O ciclo de debates passou por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Belém. Representantes dos modais rodoviário, ferroviário, aeroportuário e hidroviário contribuíram com diagnósticos regionais e apontaram oportunidades de inovação e eficiência.
O PNL 2050 será o primeiro plano formulado sob as diretrizes do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), instituído pelo Decreto nº 12.022/2024. O objetivo é aumentar a competitividade nacional, reduzir desigualdades regionais e apoiar decisões estratégicas de longo prazo.
Com a conclusão dos encontros, o Ministério dos Transportes dará sequência à construção do plano em colaboração com órgãos do Executivo, entidades do setor produtivo e representantes da sociedade civil, consolidando uma visão de Estado para a infraestrutura brasileira.
por imprensa | dez 8, 2025 | Notícias, Outros
Dados das Contas Nacionais Trimestrais mostram avanço de 7,2% nas exportações em relação ao mesmo período de 2024
As exportações brasileiras cresceram 3,3% no terceiro trimestre de 2025 em comparação ao segundo trimestre do mesmo ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o aumento foi de 7,2%.
As importações contabilizadas no Produto Interno Bruto (PIB) também registraram alta, subindo 0,3% no terceiro trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao mesmo período de 2024, as importações aumentaram 2,2%.
A metodologia de contabilização de exportações e importações no PIB difere daquela utilizada para a elaboração da balança comercial. No cálculo do PIB, são considerados bens e serviços, e as variações referem-se ao volume. Já na balança comercial, apenas bens são incluídos, e o registro é feito em valores, com forte influência dos preços.
por Fernando | dez 5, 2025 | Associados, Downloads, Econômico, Simulador de Frete
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por imprensa | dez 5, 2025 | Notícias, Outros
A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição do CONET&Intersindical 2026 nos dias 26 e 27 de fevereiro, no ROYAL TULIP BRASÍLIA ALVORADA, em Brasília (DF). O evento tem como entidade anfitriã a FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística, com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.
O CONET&Intersindical é dividido em duas etapas:
1. CONET: apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, além de debates sobre custos e tarifas do setor;
2. Intersindical: discussão de temas relacionados ao desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca a importância do evento e o peso estratégico da capital federal para o setor: “Brasília é o centro das decisões que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Realizar o CONET&Intersindical na capital federal, em um momento tão relevante para o país e para o nosso setor, reforça a importância deste encontro como espaço de diálogo, construção e fortalecimento das nossas pautas. Será uma oportunidade única para ampliarmos nossa atuação institucional, discutirmos os desafios que afetam o TRC e avançarmos na busca por soluções que contribuam para o desenvolvimento do transporte de cargas no Brasil. Convidamos todos os empresários e representantes de entidades a participarem desse grande encontro”.
O CONET&Intersindical consolidou-se como um dos eventos mais importantes do setor, reunindo os principais protagonistas do TRC, promovendo debates estratégicos, troca de experiências e oportunidades para o fortalecimento de parcerias.
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Entidade Anfitriã
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Apoio
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Apoios Institucionais
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l FuMTran (Fundação Memória do Transporte)
Apoio Logístico
l Braspress
por imprensa | dez 5, 2025 | Notícias, Outros
O SINDIPESA participou, na quarta-feira (3), da etapa estadual do Paraná da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada em Curitiba, reforçando sua atuação institucional em um dos mais relevantes processos de discussão tripartite do país. Assim como na reunião preparatória ocorrida no dia anterior, a entidade foi representada por sua diretora executiva, Cinthia Ambra, delegada indicada pela CNT para compor oficialmente a bancada dos empregadores no estado. A etapa reuniu 177 delegados no total, sendo 55 dos empregados, 59 do governo e 63 dos empregadores, todos com direito a voz e voto na construção das propostas que seguirão para a etapa nacional em 2026.
A Conferência Nacional do Trabalho é organizada de forma paritária e tripartite, com etapas realizadas em todos os estados do Brasil. Os debates estaduais têm a função de consolidar propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo, onde serão definidos os encaminhamentos finais e os delegados que representarão cada estado. Nesta edição, Cinthia foi selecionada para integrar oficialmente a delegação que participará da etapa nacional, reconhecimento que reforça a relevância institucional do SINDIPESA e a qualificação técnica da entidade nos debates sobre relações de trabalho.
Durante os trabalhos desta quarta-feira, a diretora executiva do SINDIPESA atuou como coordenadora do Grupo de Trabalho do Subtema 1, dedicado às discussões sobre relações de trabalho, negociação coletiva e segurança jurídica. O grupo reuniu 30 delegados dos empregados, 13 representantes do governo e 17 delegados dos empregadores, exigindo uma condução rigorosa para garantir a organização das falas, o cumprimento dos tempos, a ordem das apresentações e a correta deliberação das propostas conforme o regimento. Por contar com a maior composição de representantes dos empregados, esse foi o grupo que apresentou debates mais intensos e complexos, o que tornou ainda mais relevante a atuação técnica da coordenação.
“Coordenar um grupo tão diverso exige equilíbrio, clareza técnica e absoluto respeito ao Regimento Interno e ao Regulamento das Etapas Estaduais. Cada bancada traz necessidades e perspectivas distintas, e cabe à coordenação garantir que todas possam apresentar suas contribuições dentro das regras, de forma transparente, organizada e segura para o andamento dos trabalhos”, explicou Cinthia.
As discussões envolveram as propostas apresentadas pelas três bancadas, com o objetivo de identificar convergências e construir recomendações de consenso. Embora a maioria dos grupos estaduais do país não tenha alcançado acordos conjuntos, o Paraná registrou um resultado considerado atípico e positivo: duas propostas de consenso foram aprovadas em plenário, além de uma proposta apresentada pela bancada dos empregadores que foi aprovada por ampla maioria (mais de 75% dos votos), algo inédito e sem precedentes na edição atual da Conferência.
“Esse resultado mostra a maturidade das discussões no estado e a qualidade técnica das contribuições das bancadas. É incomum ver uma proposta dos empregadores aprovada por maioria e ainda termos consensos consolidados”, destacou a representante do SINDIPESA.
A participação da entidade evidencia a importância da representação qualificada do setor de transporte, que tem papel central nas discussões e formulação de políticas públicas nacionais de emprego. O SINDIPESA segue atuando para que as especificidades das operações de transporte e movimentação de cargas, incluindo as demandas que envolvem rodovias, infraestrutura, mão de obra especializada e segurança operacional, estejam contempladas nas propostas consolidadas nas etapas estaduais e na etapa nacional.
Ao encerrar sua participação na etapa paranaense, Cinthia reforçou a relevância do processo. “Estar presente nesses debates é essencial. A Conferência define diretrizes que impactam diretamente a competitividade das empresas e as relações de trabalho em todo o país. É fundamental garantir que o setor seja ouvido, para que nossas pautas estejam representadas de forma consistente”.
por imprensa | dez 5, 2025 | Notícias, Outros
No último dia 28 de novembro, houve o encerramento da 1ª Turma de Certificação Internacional de Inovação para o Transporte do ITL (Instituto de Transporte e Logística) em Lisboa, Portugal.
A pós-graduação apresentou módulos voltados para inovação, transformação digital, infraestrutura operacional (física e digital) e estratégia aplicada ao setor. Participaram 42 alunos, sendo 10 de Minas Gerais – quatro, do transporte de passageiros, e seis, do transporte rodoviário de carga e logística:
- Léo Pedrosa – Transpedrosa;
- Carolina Cruz – Herculano;
- Luiz Gustavo Rodrigues Lopes – Globex Multimodal;
- Fabiana Picorelli – Picorelli Transportes;
- Ana Paula de Souza – AD Souza.
Ana Paula de Souza, coordenadora da COMJOVEM de Belo Horizonte e Região, fala sobre a contribuição do curso para a formação profissional e o setor de transporte de carga e logística. “O curso foi extremamente enriquecedor, pude aproveitar intensamente cada módulo, atividade e discussão. Essa etapa final consolidou todo o aprendizado e reforçou meu senso de responsabilidade com o setor. Retorno com a convicção reforçada do meu papel na transformação do setor, preparada para liderar iniciativas de inovação, promover mudanças reais e contribuir para a evolução do transporte brasileiro”, explica Ana Paula.
A pós-graduação teve a experiência “in loco” de uma semana em Lisboa. Foram cinco dias de imersão intensiva, envolvendo:
- Visita técnica à Brisa – empresa líder em mobilidade rodoviária, cujo core business é a gestão, operação e manutenção de autoestradas, com foco em tecnologia, infraestrutura inteligente e segurança viária.
- Visita técnica à Metropolitana de Lisboa – responsável pela operação, gestão e expansão do sistema metroviário, com foco em mobilidade urbana sustentável, planejamento, manutenção e segurança.
- Aulas presenciais, workshops e discussões executivas sobre inovação, excelência operacional e infraestrutura.
- Apresentação dos Projetos Aplicativos no quinto dia, encerrando a certificação com propostas práticas e aplicáveis ao setor.
Os estudantes tiveram uma semana rica em conteúdo, intercâmbio de conhecimento e visão internacional sobre mobilidade e transporte.
O SETCEMG incentiva cursos como esse e promove capacitações para a formação contínua de seus colaboradores, visando desenvolvimento e inovação do setor de transporte.
por imprensa | dez 5, 2025 | Notícias, Outros
Evento online, no dia 12 de dezembro, vai reunir especialistas e profissionais do setor para apresentar como a integração entre rodovias, ferrovias, portos e hidrovias pode reduzir custos, ampliar a eficiência logística e gerar ganhos ambientais para o país
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai promover, no dia 12 de dezembro, das 10h às 12 horas, o webinar “Perspectiva do Transporte Multimodal no Brasil”, destinado a discutir os desafios e as oportunidades do transporte integrado de cargas no país, e a estimular o diálogo entre transportadores, embarcadores, operadores logísticos, órgãos públicos e demais agentes do setor.
A programação contará com palestrantes de diferentes áreas estratégicas, como o representante do Fisco, trazendo a visão tributária e seus impactos sobre a logística; o representante da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), que apresentará perspectivas práticas da operação multimodal, e o representante da Superintendência de Infraestrutura Ferroviária (SUFER/ANTT), que abordará a evolução do modal ferroviário e seu papel na integração logística nacional.
Ao reunir diferentes atores da cadeia logística, o evento cria um espaço de troca qualificada sobre temas essenciais para o desenvolvimento da multimodalidade – incluindo aspectos regulatórios, operacionais, tributários e de integração entre modais.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da ANTT. O link de acesso ao webinar será enviado aos inscritos antes do início do evento.
Garanta sua participação e esteja na linha de frente da transformação do transporte de cargas no Brasil.
>>> Acesse aqui para se inscrever! <<<
por imprensa | dez 5, 2025 | Notícias, Outros
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quarta-feira (3), comunicado em que defende a construção de acordo de livre comércio mais robusto com o México, mercado que a entidade define como prioritário da agenda internacional da indústria nacional. Segundo a confederação, a medida é considerada fundamental para proteger e ampliar a relação comercial bilateral, sobretudo se o governo mexicano conseguir aprovar nova medida, que prevê aumento substancial de tarifas de importação no México.
No comunicado, a CNI informa que o Congresso do México vai avaliar projeto do Executivo que cria o ‘Programa de Protección para las Indústrias Estratégicas’ e elevaria tarifas de importação de 983 produtos de 19 setores. Segundo a entidade, se for aprovado, a tarifa média de importação subiria de 16,1% para 33,8%, podendo chegar a 50% em alguns produtos.
Além disso, a CNI informa que análise feita pela própria entidade mostra que a China seria o país mais afetado, com 34,2 bilhões de dólares em exportações sujeitos a novas tarifas, seguido por Coreia do Sul, Índia e Tailândia. E que, com exceção dos países asiáticos, o Brasil seria o país mais prejudicado.
No documento em que defende que seja firmado acordo de livre comércio entre os dois países, a CNI informa que, em 2024, o México importou 11,7 bilhões de dólares do Brasil, dos quais 1,7 bilhão de dólares, correspondentes a 14,7% do total, podem estar sujeitos às novas tarifas. “No caso do Brasil, a medida atinge 232 produtos e 16 setores da indústria de transformação. Veículos automotores respondem por 53,8%, seguidos por borracha e plásticos (14,3%); máquinas e equipamentos (7,9%); químicos (7%) e metalurgia (6,3%)”, explica o comunicado.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, disse que o México é mercado prioritário para a indústria brasileira, mas que o segmento do comércio coberto pelos acordos vigentes está muito aquém do potencial. Segundo ele, mais de 70% das trocas comerciais com o México estão fora do escopo dos acordos. “Avançar na ampliação do acordo comercial é fundamental para a diversificação de mercados para a indústria brasileira e para abrir oportunidades melhores”, avaliou Ricardo Alban.
Atualmente, Brasil e México mantêm três acordos de comércio. O Acordo de Complementação Econômica (ACE) 55 concede livre comércio apenas ao setor automotivo e mitigaria parte relevante dos impactos, com 100% de preferência para 59,8% do valor afetado, correspondentes a cerca de 1 bilhão de dólares. São beneficiados, sobretudo, veículos automotores (67,4%), borracha e plásticos (17,5%), e máquinas e equipamentos (10,7%). Já outro acordo, o ACE 53, oferece preferências de 100% para apenas três produtos, que representaram 10,5 milhões de dólares em exportações ao México em 2024.
Pelos cálculos da CNI, se a medida proposta pelo governo mexicano avançar, 688,9 milhões de dólares em exportações brasileiras ficarão sem cobertura ou apenas com margens parciais do ACE 55 e do Acordo Regional de Preferência Tarifária Regional 4 (APTR 04), em geral de 20%, reduzindo a competitividade brasileira. Entre os setores mais expostos estariam o de veículos automotores (30,5%); o de químicos (15,9%); o de metalurgia (15,6%); o de borracha e plásticos (11,9%), e outros oito setores da indústria de transformação.
por imprensa | dez 5, 2025 | Notícias, Outros
O deputado Adão Litro (PSD) protocolou, nesta semana, um projeto de lei que busca autorizar a circulação de caminhões de nove eixos no Sudoeste do Paraná. A proposta prevê a liberação do tráfego de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) entre 57 e 74 toneladas, comprimento entre 19,80 e 30 metros, devidamente regulamentados por Autorização Especial de Trânsito (AET). Pelo texto, o objetivo é garantir segurança jurídica e fluidez logística em trechos considerados essenciais para o escoamento da produção regional.
A malha rodoviária contemplada pelo projeto abrange 168,99 quilômetros, conectando os municípios de Cascavel, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra, além dos contornos de Francisco Beltrão e vias que se estendem até Dois Vizinhos, São Jorge d’Oeste, São João, Chopinzinho e Candói. “Essas rotas são estratégicas para o transporte de safras agrícolas, produção leiteira e avícola, além de outras cadeias produtivas estruturantes do Sudoeste. A liberação dos caminhões de nove eixos nessas rotas vai garantir mais eficiência logística, reduzir custos e permitir que nossa produção chegue mais longe, com mais qualidade e no tempo certo”, afirmou Adão Litro. Segundo industriais e cooperativas da região, a restrição imposta pela Portaria nº 172/2025 do DER-PR, que impede caminhões de nove eixos de circularem em determinadas regiões do Sudoeste, representa um dos maiores gargalos logísticos para o desenvolvimento local.
O deputado Adão Litro ressaltou que a proibição eleva os custos de produção e frete, reduz a competitividade dos produtos do Sudoeste nos mercados nacional e internacional e dificulta o escoamento eficiente da produção agrícola e industrial. “A abertura para a circulação de veículos de grande porte nesses trechos é fundamental para fomentar a economia regional, atrair novos investimentos, ampliar a capacidade de transporte e fortalecer o desenvolvimento dos municípios do Sudoeste”, disse Adão Litro. O projeto segue agora para análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa.
por Fernando | dez 4, 2025 | Associados, Econômico, Planilhas Referenciais
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