CNT propõe soluções para gargalos logísticos no Frotas & Fretes Verdes 2025

CNT propõe soluções para gargalos logísticos no Frotas & Fretes Verdes 2025

Promovido pelo Instituto Besc, o seminário contou com a participação de representantes do setor para discutir estratégias de inovação e sustentabilidade no transporte

O Ibesc (Instituto Besc de Humanidades e Economia) realizou, na quinta-feira (6), em São Paulo (SP), a 14ª edição do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes. Reconhecido por fomentar o diálogo entre os setores público e privado, o Instituto atua na articulação de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do país, com foco em infraestrutura, logística, transporte, energia e meio ambiente.

O evento, sediado na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), reuniu lideranças empresariais, autoridades públicas e especialistas, e contou com uma programação dedicada à discussão de temas como financiamento verde, mobilidade sustentável e transição energética.

Representando a CNT, a gerente executiva governamental Danielle Bernardes participou do painel “Desafios Estruturais na Cadeia Logística, Políticas Públicas, Regulação e Financiamento Verde”. Em sua apresentação, compartilhou um diagnóstico da infraestrutura rodoviária nacional, com base na Pesquisa CNT de Rodovias.

Danielle alertou para os impactos econômicos da má conservação das vias, como o aumento dos custos operacionais e os prejuízos causados por acidentes. “O estado precário de grande parte da malha rodoviária compromete a eficiência logística, eleva o custo do transporte e reduz a competitividade do setor”, afirmou.

Ao apresentar propostas para enfrentar os principais gargalos logísticos do país, Danielle Bernardes destacou a necessidade de ampliar os investimentos públicos em infraestrutura, fortalecer parcerias público-privadas e incentivar a atuação de organismos internacionais no financiamento de projetos estratégicos. “É fundamental que o Brasil avance em soluções estruturantes e sustentáveis para garantir uma logística eficiente e segura”, destacou.

Ela também reforçou o papel do Sistema Transporte como interlocutor na formulação de políticas públicas voltadas à qualificação profissional, à modernização da malha viária e à promoção da inovação no setor.

O painel contou ainda com a participação de Edson Dalto (BNDES), Marisa Barros (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo) e Ricardo Portolan (Marcopolo), sob mediação de Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

Mercado de pesados tem alta em outubro, mas acumula queda no ano

Mercado de pesados tem alta em outubro, mas acumula queda no ano

Vendas mensais de implementos superam média de 2025, mas ainda está longe de parametrizar com o volume de 2024

O setor de implementos rodoviários apresentou um desempenho heterogêneo em outubro de 2025, com vendas mensais superando as médias anuais, mas mantendo uma trajetória de retração no acumulado do ano. Dados compilados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) revelam que, embora o último mês tenha fechado em terreno positivo, o panorama geral para o período de janeiro a outubro permanece em declínio quando comparado ao mesmo intervalo de 2024.

No segmento de Reboques e Semirreboques, as vendas de outubro totalizaram 6.460 unidades, um volume que se posiciona acima da média mensal registrada para o ano de 2025, que é de 6.012 unidades. Contudo, essa performance mensal mais robusta não foi suficiente para reverter a tendência negativa do setor. O acumulado do ano para esta categoria apresenta uma contração significativa de 19,96%.

A análise detalhada da tabela de emplacamentos evidencia quedas generalizadas na maioria das famílias de produtos. Os modelos Graneleiro/Carga Seca e Basculante lideram as quedas em volume absoluto, com reduções de 5.369 e 4.706 unidades, respectivamente. Em termos percentuais, as famílias Dolly (-34,27%), Tanque Carbono (-42,37%) e Canavieiro (-33,65%) foram as que sofreram as retrações mais severas. Por outro lado, alguns nichos exibiram resiliência, com destaque para a família Baú Carga Geral, que cresceu 21,99% e acrescentou 1.801 unidades ao mercado, e a família Especial, que registrou um expressivo crescimento de 32%.

Paralelamente, o mercado de Carrocerias sobre Chassis continua a consolidar sua trajetória de crescimento. Em outubro, foram emplacadas 7.520 unidades, superando em mil unidades a média anual do segmento, que é de 6.521 equipamentos. Esse dinamismo se reflete no acumulado de 2025, que encerrou o período com um crescimento de 11,94% em relação a 2024. A tabela correspondente demonstra uma expansão generalizada e robusta. O agrupamento “Outros/Diversos” foi o que mais contribuiu para o crescimento em termos absolutos, adicionando 1.979 unidades ao mercado, um aumento de 25,97%. As famílias Baú Alumínio/Frigorífico e Graneleiro/Carga Seca, que representam volumes substanciais, também tiveram desempenhos sólidos, com crescimentos de 10,31% (2.557 unidades) e 8,90% (1.185 unidades), respectivamente. A categoria Baú Lonado, embora de menor volume, apresentou o crescimento percentual mais elevado, de 56,03%.

A soma do mercado de implementos rodoviários (Reboques, Semirreboques e Carrocerias), no acumulado de janeiro a outubro de 2025, totalizou 125.341 unidades, o que representa um recuo de 6,02% frente às 133.376 unidades comercializadas no mesmo período de 2024. Este movimento de baixa encontra eco no mercado de caminhões, que, segundo a Fenabrave, registrou uma venda de 92.317 unidades de janeiro a outubro de 2025, uma queda de 8,04% na comparação com os 100.390 veículos emplacados no ano anterior.

Em contrapartida ao mercado interno, os dados de exportação até setembro de 2025 apontam para uma performance extremamente positiva, com um total de 3.559 unidades exportadas, um crescimento robusto de 50,74% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram enviadas 2.361 unidades ao exterior. Este dado sugere que a competitividade internacional do setor se mantém elevada, contrastando com os desafios enfrentados no ambiente econômico doméstico.

BR-101 recebe obra milionária, e motoristas já sentem a diferença

BR-101 recebe obra milionária, e motoristas já sentem a diferença

O Brasil possui uma das maiores extensões viárias do mundo e, entre suas rodovias mais importantes, está a BR-101, vital para conectar o norte e o sul do país além de sustentar o transporte nacional de cargas; em Sergipe, a rodovia BR-101 passa por uma transformação crucial, com melhorias lideradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O que está sendo feito na BR-101 em Sergipe?

No quilômetro 68,4, perto do entroncamento com a SE-240, está em construção uma passagem inferior com o objetivo de facilitar a circulação entre Santo Amaro das Brotas e o Porto de Sergipe. O projeto, com aporte de R$ 1,7 milhão do governo federal e parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, visa ampliar a capacidade operacional da rodovia.

Esta intervenção é considerada estratégica, pois atende não só ao fluxo local, mas também fortalece a integração logística de Sergipe com outros estados da região Nordeste.

Confira as principais características da obra na BR-101 em Sergipe

Para facilitar o entendimento sobre o projeto em andamento, reunimos os dados mais relevantes sobre as melhorias na rodovia BR-101. Veja na tabela os principais detalhes da intervenção rodoviária:

Por que a intervenção na rodovia BR-101 é necessária?

A BR-101 suporta intenso fluxo de cargas e passageiros, o que pressiona a infraestrutura existente e demanda melhorias constantes. Sem intervenções, o risco de acidentes e congestionamentos aumenta, prejudicando a economia local e nacional.

Além de atender diretamente às comunidades próximas, a modernização da estrada beneficia municípios estratégicos do interior e intensifica a integração econômica regional.

Como está o andamento da obra atualmente?

As atividades já alcançaram 55% do total planejado, com destaque para a conclusão de etapas estruturais essenciais do projeto. Neste momento, as equipes se concentram na execução das estruturas secundárias e nos acabamentos.

Para garantir o tráfego seguro durante a execução, um desvio provisório foi implantado, assegurando a fluidez do trânsito na região.

Quais melhorias complementares estão previstas e sua importância?

O pacote de investimentos do DNIT contempla outras obras além da passagem inferior, reforçando o compromisso com a segurança e a mobilidade. Com o objetivo de garantir maior acessibilidade e atender a futuras demandas, as seguintes melhorias também serão realizadas:

  • construção de novas passarelas para pedestres;
  • adequação e modernização de viadutos;
  • atualização da sinalização horizontal e vertical.

Com esse conjunto de ações, espera-se aumentar a eficiência e a segurança da BR-101, consolidando seu papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do estado de Sergipe e de todo o Brasil.

Perguntas frequentes (FAQ)

O trânsito está interditado no local das obras?

Não. Para garantir a fluidez do tráfego, foi implementado um desvio provisório na região durante a execução das obras. Motoristas devem estar atentos à sinalização temporária e reduzir a velocidade ao passar pelo trecho em obras.

Quais são os principais benefícios das obras para a população?

Os principais benefícios incluem maior segurança viária, redução do risco de acidentes, melhoria da mobilidade, facilitação do transporte de cargas e integração entre municípios das regiões Norte e Nordeste do estado.

Quem fiscaliza a execução e o andamento das obras?

A fiscalização das obras é realizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em conjunto com órgãos parceiros e o governo federal, garantindo a conformidade dos serviços prestados.

Existe um canal para reclamações ou dúvidas sobre as intervenções?

Sim. Informações, dúvidas e reclamações sobre as obras podem ser encaminhadas ao DNIT por meio do site oficial ou pelo telefone 0800-611535.

As obras podem afetar o transporte escolar ou coletivo na região?

Existe impacto temporário no trajeto de ônibus coletivos e transporte escolar, mas os desvios e o planejamento priorizam a segurança e a mínima interferência possível no cotidiano da população.

Outras obras estão previstas na BR-101 em Sergipe além deste trecho?

Sim. Além das melhorias no trecho do Km 68,4, o DNIT planeja futuras modernizações em outros pontos da BR-101 em Sergipe, abrangendo duplicações, recuperação de pavimento e ações de segurança viária, conforme disponibilidade orçamentária.

Juros em 15% travam setores estratégicos da economia brasileira; entenda

Juros em 15% travam setores estratégicos da economia brasileira; entenda

Taxa no maior nível em 20 anos encarece o crédito e freia investimentos

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu manter a taxa básica de juros em 15%, o maior nível em quase duas décadas.

A permanência da Selic em patamares elevados tem impacto direto sobre setores sensíveis e estratégicos da economia brasileira, como construção civil, indústria e comércio, que dependem fortemente de crédito e de consumidores dispostos a investir.

Em um cenário de juros altos, o serviço da dívida encarece, as despesas financeiras aumentam e o lucro das empresas é pressionado. Com isso, os bancos se tornam mais seletivos na concessão de crédito, dificultando a rolagem de dívidas, principalmente para companhias altamente alavancadas e com dívidas de curto prazo.

Diante desse contexto, empresas têm adiado planos de expansão e priorizado a preservação de caixa, já que o custo do capital torna novos investimentos menos atrativos. A alta da Selic também encarece produtos e serviços, reduzindo a capacidade de compra do consumidor e freando o crescimento econômico.

Alta da Selic dificulta acesso à moradia

Um estudo da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) aponta que, nos últimos cinco anos, o aumento dos juros retirou cerca de 800 mil famílias do mercado de crédito imobiliário, reduzindo em 50% o público elegível a imóveis de até R$ 500 mil.

“Cada ponto percentual de aumento nas taxas elimina, em média, 160 mil famílias do financiamento”, informou a Associação.

Segundo Ieda Vasconcelos, economista-chefe da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a alta dos juros reduziu a captação da poupança, principal fonte do crédito imobiliário.

Entre janeiro e outubro, a saída líquida de recursos da poupança cresceu, aproximadamente, 403,6% ante o mesmo período de 2024.

Já dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) mostram que, até setembro, o total de imóveis financiados com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) chegou a 329,1 mil unidades, redução de 20,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da desaceleração, o setor mantém geração de empregos: foram 89 mil novas vagas em 12 meses até agosto, o menor patamar dos últimos cinco anos. A CBIC reduziu a previsão de crescimento da construção de 2,3% para 1,3% em 2025.

Juros travam indústria e investimentos

Com crédito caro e restrito, empresas industriais enfrentam mais dificuldade para financiar capital de giro e investir em novos projetos. A produção industrial recuou 0,4% entre agosto e setembro, segundo o IBGE, refletindo o impacto da política monetária.

Estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 80% das indústrias apontam a taxa de juros como principal barreira para crédito de curto prazo, enquanto 71% citam o mesmo problema no longo prazo. Além disso, o aumento das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) reduziu ainda mais a oferta de crédito e o volume de investimentos.

“Esse efeito atinge especialmente os setores de bens duráveis, como o automotivo, o eletroeletrônico e a construção civil, que dependem diretamente das condições de crédito e do poder de compra das famílias”, afirma João Gabriel Pio, economista da Fiemg.

Consumo em queda e risco de fechamento de empresas

Com os juros altos, o crédito mais caro e a inadimplência em alta, que já atinge 30,4% das famílias, o consumo das famílias tem recuado. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 80% das famílias estão endividadas, e os consumidores têm adiado compras e reduzido gastos.

“Os empresários enfrentam desaceleração nas vendas, aumento de estoques e necessidade de cortes de custos”, afirma Fábio Bentes, economista-chefe da CNC.

Para ele, o atual cenário pode levar ao fechamento de empresas mais vulneráveis, à queda dos lucros e à pressão sobre a geração de empregos. No acumulado até setembro, o setor de comércio criou 138 mil postos de trabalho, queda de 21,3% em relação a 2024, um reflexo direto da desaceleração da economia.

“Os consumidores estão retraindo gastos, e a confiança futura na situação financeira caiu drasticamente. O cenário pode levar ao fechamento de negócios mais vulneráveis e a uma pressão contínua sobre a rentabilidade do setor como um todo”, conclui Bentes.

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Outubro/25

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Outubro/25

INCTL reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Outubro/25

INCTF | Índice Nacional de Custos do Transporte de Carga Fracionada – Outubro/25

INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Nesses custos não estão contemplados impostospedágios e margem de lucro.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

SINDICARGA realiza tradicional Almoço do TRC com a participação da NTC&Logística e homenageia autoridades da Segurança Pública do Rio de Janeiro

SINDICARGA realiza tradicional Almoço do TRC com a participação da NTC&Logística e homenageia autoridades da Segurança Pública do Rio de Janeiro

Na última sexta-feira, 7 de novembro de 2025, o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (SINDICARGA) promoveu, em sua sede, o tradicional Almoço do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Durante o encontro, a Diretoria do SINDICARGA, liderada pelo presidente Filipe Coelho, prestou homenagem às autoridades da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, representadas pelo Secretário de Segurança, Dr. Victor Cesar dos Santos; pelo Comandante do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), Tenente-Coronel Marcelo Corbage, e integrantes das Polícias Civil e Militar.

O evento contou com a presença do presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, que destacou a importância do apoio do setor de Transporte Rodoviário de Cargas às ações das forças de segurança em defesa do Estado do Rio de Janeiro.

Rebuzzi também ressaltou o trabalho desenvolvido pela NTC&Logística na área de segurança, conduzido por meio da Vice-Presidência Extraordinária de Segurança e da Assessoria de Segurança da entidade, que atuam continuamente no acompanhamento de políticas públicas, no diálogo com as autoridades competentes e na promoção de medidas de prevenção e combate ao roubo de cargas. O presidente lembrou ainda que, neste ano, a entidade lançou a Aliança Nacional para a Segurança Logística, iniciativa que tem como objetivo unir esforços entre o setor empresarial e o poder público no enfrentamento à criminalidade, além de ampliar a conscientização sobre os impactos do roubo de cargas na economia e na sociedade.

Entre os convidados, estiveram presentes parlamentares das esferas federal, estadual e municipal, incluindo os Deputados Federais General Eduardo Pazuello e Gutemberg Reis; os Deputados Estaduais Rosenverg Reis e Mário Gualberto; o Vereador Júlio César, além do ex-Deputado Federal Washington Reis.

Em um gesto de solidariedade, a UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) anunciou a concessão de bolsas de estudo em cursos de formação superior aos filhos dos policiais vitimados na ação policial de 28 de outubro de 2025.

Os presidentes Filipe Coelho e Eduardo Rebuzzi encerraram o encontro reforçando a importância da união entre entidades empresariais e sociedade civil no apoio às autoridades responsáveis pelo combate à criminalidade e pela promoção da Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro.

Da esquerda para a direita, Eduardo Rebuzzi; Tenente-Coronel Marcelo Corbage e Filipe Coelho

NTC&Logística, FuMTran e Família Dias de Castro celebram 30 anos do Projeto Pacífico com evento histórico em São Paulo

NTC&Logística, FuMTran e Família Dias de Castro celebram 30 anos do Projeto Pacífico com evento histórico em São Paulo

Evento na capital paulista marca três décadas de uma expedição emblemática do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro

A noite da última quarta-feira (5) foi marcada por emoção, reencontros e história viva do transporte brasileiro. No Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, em São Paulo, a NTC&Logística, a FuMTran (Fundação Memória do Transporte) e a Família Dias de Castro realizaram um evento especial em comemoração aos 30 anos do Projeto Pacífico, uma das mais emblemáticas iniciativas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) nacional.

O encontro reuniu autoridades, empresários, imprensa e representantes de entidades, que prestigiaram a celebração de um feito que marcou a integração logística entre o Brasil e os países andinos.

Realizado em 1995, o Projeto Pacífico foi uma expedição pioneira liderada por Oswaldo Dias de Castro Jr. e Oswaldo Xavier, com registros do fotógrafo Marcelo Vigneron, então membros do Expresso Araçatuba. A caravana percorreu rotas inéditas pela Bolívia, Peru e Chile, conectando o Brasil ao Oceano Pacífico em um dos feitos mais ousados da história do transporte rodoviário nacional.

Antonio Luiz Leite, presidente da FuMTran, abriu o evento com um discurso de boas-vindas aos convidados, colaboradores e idealizadores do Projeto Pacífico. O executivo agradeceu à NTC&Logística, à Família Dias de Castro e a todos os parceiros que contribuíram para a realização da celebração, destacando o empenho coletivo em resgatar um marco histórico do transporte brasileiro. “Hoje é um dia de celebração, mas também de reflexão sobre a importância de preservar a memória do transporte. O Projeto Pacífico representa a ousadia, a união e a força de um setor que sempre acreditou na integração e no desenvolvimento. Rever essa história é reconhecer o quanto o transporte rodoviário contribuiu, e continua contribuindo, para o crescimento do nosso país”, afirmou o presidente.

Em seguida, representando o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o diretor financeiro José Maria Gomes destacou a importância do encontro e reforçou o compromisso da entidade com a valorização da memória do transporte. “O Projeto Pacífico é uma lembrança viva de como o transporte rodoviário sempre esteve à frente do seu tempo. Celebrar essa história é reafirmar o compromisso da NTC&Logística em valorizar o passado, fortalecer o presente e construir um futuro cada vez mais integrado e inovador para o transporte brasileiro”, afirmou o executivo.

Na sequência, foi exibido um documentário inédito produzido pela FuMTran, que resgatou imagens originais da expedição e depoimentos dos protagonistas do Projeto Pacífico. O vídeo revive os desafios e conquistas da travessia que conectou o Brasil ao Oceano Pacífico e registrou o esforço de todos os envolvidos. Após a exibição, Oswaldo Dias de Castro Jr., Oswaldo Xavier, Antonio Dias de Castro, Marcelo Vigneron e outros integrantes do projeto foram homenageados e aplaudidos pelos presentes.

Oswaldo Dias de Castro Jr. deu continuidade à celebração com um emocionante discurso, no qual ressaltou a relevância histórica do projeto e fez um paralelo com o cenário logístico atual. Ele comentou que a ideia de realizar o evento surgiu em uma conversa com o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, que o incentivou a desenvolver a celebração e compartilhar novamente essa história com o setor. “É impressionante perceber como o tema da integração continental continua atual. O que, há 30 anos, parecia apenas um sonho hoje se mostra ainda mais necessário para o desenvolvimento do Brasil e da América do Sul. Esse projeto sempre foi movido pelo idealismo e pelo desejo de contribuir com algo maior. Estar aqui, revendo essa história e reencontrando tantas pessoas queridas, é motivo de grande satisfação”, afirmou o empresário.

Ao final da apresentação, o evento prosseguiu com a exibição das fotos de Marcelo Vigneron, expostas em totens produzidos pela FuMTran. Os convidados puderam apreciar imagens históricas das expedições, que retratam a coragem, as paisagens e os bastidores da travessia. A mostra também apresentou peças originais e itens do acervo do Projeto Pacífico, permitindo ao público reviver a atmosfera das caravanas e compreender a dimensão do feito que marcou o transporte rodoviário brasileiro.

Finalizando o evento, Antonio Luiz Leite reforçou a missão da FuMTran de preservar e valorizar a memória do setor, destacando a importância de manter viva a história que inspira o presente e orienta o futuro do transporte brasileiro. “Resgatar a história do transporte é garantir que as próximas gerações compreendam a importância de quem abriu caminhos e construiu as bases da logística nacional. O Projeto Pacífico representa exatamente isso, coragem, inovação e o espírito de integração que move o transporte brasileiro. É um orgulho para a FuMTran manter viva essa trajetória e compartilhar esse legado com todo o setor”, concluiu o presidente.

Confira as fotos do evento, clicando aqui.

SETCESP premia transportadoras por suas iniciativas em ESG

SETCESP premia transportadoras por suas iniciativas em ESG

11º Prêmio de Sustentabilidade, Associado SETCESP, Eventos, Notícias, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, SETCESP em Ação, Sustentabilidade

O reconhecimento destacou empresas que tornam o transporte de cargas mais sustentável

Empresas do transporte rodoviário de cargas que se destacaram por investir em ações sustentáveis e inovadoras receberam, ontem (6/11), o reconhecimento da entidade por suas boas práticas.

“Estamos há quatro dias da COP 30, e fico feliz pelo tema ESG estar ganhando a notoriedade que merece. O transporte de cargas está provando que nós não somos o vilão da sustentabilidade, pelo contrário, fazemos parte da solução para um futuro mais limpo”, discursou o presidente do Conselho Superior e de Administração, Marcelo Rodrigues, na abertura do evento.

“Não estamos aqui apenas para premiar projetos, mas sim falar de pessoas e empresas que enxergam a sustentabilidade como uma ferramenta para mudar o mundo”, concordou a coordenadora da comissão de Sustentabilidade do SETCESP, Fernanda Veneziani.

Antes da celebração de fato começar, foi realizada uma apresentação de clássicos instrumentais com parte da Orquestra do Instituto Locomotiva, que atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino e da prática coletiva da música. Os instrumentos usados pelo grupo foram feitos a partir de madeira reciclada.

Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, informou, na ocasião, que houve um crescimento do número de projetos inscritos na categoria de Governança, que, segundo ela, é a base de sustentação para todo projeto de ESG. “A cada edição do prêmio, temos em média dez novas empresas participando. Todos que se encorajam e participam conosco já são vencedores”.

As iniciativas concorreram ao 11º Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP em quatro categorias: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. Ao todo, 50 projetos de 35 diferentes transportadoras foram inscritos e avaliados por um júri composto por cinco especialistas.

A cerimônia reuniu autoridades, especialistas e representantes de empresas participantes, para celebrar o papel do Transporte Rodoviário de Cargas como agente de transformação e desenvolvimento sustentável no país.

Toda pegada de carbono gerada pelo 11º Prêmio de Sustentabilidade foi compensada. Além disso, o evento foi transmitido em linguagem de sinais.

Finalistas de 2025

Na categoria Responsabilidade Social, concorreram a empresa Cargolift, com o projeto ‘Instituto Novas Histórias’, e a Ceslog – Cesari Logística, com o ‘Cubatão + Sustentável’.

Em Responsabilidade Ambiental, a disputa pelo prêmio ficou entre as finalistas Jomed Transportes e Logística, que criou um ‘Ponto de Abastecimento de Biometano’, e a GH Solucionador Logístico, com o projeto ‘GHEco’, voltado à sustentabilidade e ao uso consciente dos recursos naturais.

Na categoria Governança, foram finalistas as empresas JWM Transportes, com o projeto ‘Conectando Sustentabilidade, Transparência e Resultados’, e a Tassi Transportes, com o ‘Tassi Conecta’.

Já na categoria Segurança Viária ou do Trabalho, a Ativa Logística e, mais uma vez, a Tassi Transportes disputaram, respectivamente, com os projetos “Via Segura Ativa” e “Tassi Protege+”.

Os vencedores

Levaram o troféu este ano de 2025:

  • Ceslog – Cesari Logística;
  • Jomed Transportes e Logística;
  • Tassi Transportes, que se destacou em duas categorias.

O Prêmio de Sustentabilidade SETCESP conta com o patrocínio do Sistema Transporte – CNT | SEST SENAT | ITL; XBRI Pneus; Volvo | Nors; ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos); Consórcio Maggi; De Nigris; Sicredi; Transpocred e Volkswagen Caminhões e Ônibus. São apoiadores da premiação: Childhood Brasil; FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo); IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas); ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária); PLVB – Programa de Logística Verde Brasil; Programa Transporte + Seguro | GCS Certificadora; SEALL e Siga Verde.

18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas será realizado em Águas de Lindóia em maio de 2026

18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas será realizado em Águas de Lindóia em maio de 2026

A FETCESP realizará, entre os dias 14 e 17 de maio de 2026, o 18º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas, um dos mais tradicionais e relevantes eventos do setor, que reúne empresários, executivos, autoridades e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do transporte e da logística no Brasil.

O encontro acontecerá no Bendito Cacao Resort, localizado na Av. das Nações Unidas, 1374, em Águas de Lindóia (SP), no Circuito das Águas Paulista.

Com uma programação diversificada, o Congresso contará com palestras, painéis e debates sobre temas estratégicos, como infraestrutura, regulação, tecnologia, sustentabilidade, inovação e o futuro doTransporte Rodoviário de Cargas. Além disso, o evento será uma oportunidade única de networking, troca de experiências e construção coletiva em prol do fortalecimento do setor.

Segundo o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o Congresso Paulista se consolidou como um espaço essencial para o diálogo e o desenvolvimento. “Este é o momento em que o setor se encontra para refletir, propor soluções e planejar o futuro. A cada edição, reafirmamos o papel estratégico do Transporte Rodoviário de Cargas para o crescimento econômico e social do país.”

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento: Clique aqui para se inscrever.

Rota COP30 vistoria nova ponte sobre o Rio Araguaia, que vai mudar a logística entre Tocantins e Pará

Rota COP30 vistoria nova ponte sobre o Rio Araguaia, que vai mudar a logística entre Tocantins e Pará

Estrutura reduzirá a dependência de balsas e impulsionará o escoamento de cargas pela BR-153, que liga os dois estados. Rota COP30 passou pelo local nesta quinta-feira (6/11)

Falta pouco para a população da Região Norte depender menos das balsas para atravessar entre o Tocantins e o Pará com mais agilidade. A caminho da COP30, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou, nesta quinta-feira (6), a obra considerada um vetor de progresso e desenvolvimento para a logística da região. A ponte sobre o Rio Araguaia, que conecta Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), representa um marco com grande impacto positivo e um reforço essencial para a BR-153/TO/PA, um dos principais canais de acesso para as pessoas e para o escoamento da produção entre os dois estados.

“O crescimento do Brasil passava pelo Norte com a velocidade das águas; agora, vai operar com a das estradas. O presidente Lula vai aposentar a balsa, e o desenvolvimento vai passar pela travessia”, afirmou Renan Filho.

A estrutura, que será inaugurada até dezembro, diminuirá significativamente os custos e o tempo no transporte de cargas e de veículos, gerando crescimento econômico em diversos outros setores, como o agronegócio e o turismo. A expectativa é de um aumento expressivo no tráfego diário da malha, o que deve impulsionar o comércio e os serviços locais, beneficiando mais de 500 mil brasileiros.

“Essa ponte vai materializar o desenvolvimento da região. É uma estrutura que demorou a ficar pronta: foi iniciada em governos passados, o último governo não terminou, mas nós vamos entregar”, garantiu o ministro dos Transportes.

O atual gargalo que dificulta a vida de quem faz o trânsito interestadual ocorre porque a opção de trajeto por vias terrestres está na BR-230/TO/PA, enquanto a BR-153/TO/PA concentra um maior fluxo de caminhões, que acabam tendo que recorrer à balsa. Na travessia, cerca de mil veículos comerciais passam diariamente, com custo que pode chegar a até R$ 500.

Presente na vistoria, o ministro das Cidades, Jader Filho, reafirmou a importância da estrutura para a região. “Essa obra vai transformar o desenvolvimento dos dois estados, tanto do Pará quanto do Tocantins”, destacou.

Com aproximadamente 1.724 metros de extensão, a ponte é mais um compromisso do Governo Federal em proporcionar mais segurança, agilidade e comodidade aos moradores e viajantes do Norte do Brasil. As obras estão em fase final de conclusão, com os acessos recebendo os últimos avanços, sinalizando a iminência da liberação do tráfego.

Do Norte para o mundo

A nova infraestrutura também facilita a integração com a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Tocantins-Araguaia, potencializando toda a cadeia logística dos mercados do Norte para atingir outros consumidores. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as exportações do Pará, até outubro de 2025, somaram mais de R$ 19 bilhões, enquanto o Tocantins vendeu R$ 2,74 bilhões para outros países – um crescimento de 5% e 24%, respectivamente, em comparação com 2024.

Outro benefício da ponte está na ampliação das matrizes multimodais rumo aos portos do Arco Norte. Somente entre janeiro e julho deste ano, o Centro-Oeste do país movimentou 19,9 milhões de toneladas de grãos pelos portos organizados da Amazônia, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Pela estrada afora

Antes de encerrar o terceiro dia da Rota COP30, caravana do Ministério dos Transportes rumo a Belém (PA), o ministro Renan Filho participou remotamente do vigésimo leilão de concessão rodoviária do Governo Federal. Com investimento de R$ 10,4 bilhões nos próximos 30 anos, a empresa Way Concessões S.A. será a nova gestora da Rota Sertaneja (BRs-153/GO e 262/MG).

Nesta sexta-feira (7), a comitiva chegará às obras da ponte entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), que já atingem 75% de execução. O empreendimento é aguardado pela comunidade local desde a queda da antiga estrutura, em dezembro do ano passado.

“No final do ano passado, houve um acidente, a ponte caiu, e vamos reconstruir em tempo recorde, em menos de um ano. Isso é uma marca muito grande para o Tocantins, para o escoamento da produção e para a integração com o Maranhão”, disse Renan Filho.

Durante o segundo compromisso do dia, ainda na passagem pelo Maranhão, Renan Filho autorizará a segunda etapa das obras na travessia urbana de Imperatriz, na BR-010. O novo investimento, de R$ 278 milhões, prevê a duplicação de pistas, construção de viadutos e pontes.

Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no 3º trimestre

Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no 3º trimestre

Nos meses de julho, agosto e setembro, foram movimentadas 378,2 milhões de toneladas, alta de 6% frente a 2024

A movimentação de carga dos portos brasileiros, no terceiro trimestre de 2025, bateu recorde histórico se comparado ao mesmo período de anos anteriores. De acordo com levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a movimentação dos meses de julho, agosto e setembro deste ano somou 378,2 milhões de toneladas, o que representou 6% de aumento em relação ao terceiro trimestre de 2024. Só a carga de contêineres teve elevação de 6,5% no período, com 42,5 milhões de toneladas.

‘A modernização dos portos, associada à adoção de práticas sustentáveis, tem elevado a eficiência portuária, com responsabilidade ambiental, e ampliado o desempenho das operações no país”, afirmou o ministro do MPor, Silvio Costa Filho.

O ministro lembrou que a pasta lançou, recentemente, o Diagnóstico de Sustentabilidade, que mapeia as ações de ESG adotadas pelas empresas do setor, e apresentará a agenda ambiental do MPor na COP 30, em Belém.

Considerando o acumulado do ano, de janeiro a setembro, a movimentação já alcançou 1,04 bilhão de toneladas, revelando uma alta de 3,25% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Esse volume de carga também é recorde para o período, que também registrou uma boa performance no mês setembro, com elevação de 4,84% frente ao mesmo mês de 2024.

O destaque do mês de setembro vai para a movimentação de contêineres, que subiu 7,12% em relação ao mesmo mês de 2024, com 14,1 milhões de toneladas. Em volume, a maior movimentação em setembro foi de granéis sólidos, com 72,8 milhões de toneladas, representando uma alta de 4,72% frente a setembro do ano passado. A soja foi o produto que apresentou maior crescimento no mês, com 46,89% de alta e 7,9 milhões de toneladas transportadas.

Portos públicos

Os portos públicos movimentaram 43,8 milhões de toneladas de cargas em setembro de 2025. O número representa aumento de 3,26% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre os 20 portos públicos que mais movimentam no país, o com maior crescimento percentual no nono mês do ano foi o Porto de Santana (AP). O aumento foi de 40,12%, em comparação com setembro de 2024, e a movimentação atingiu 0,4 milhão de toneladas.

Terminais privados

Nos terminais autorizados, houve um crescimento de 5,77% na movimentação em relação a setembro do ano passado. O setor movimentou 76,6 milhões de toneladas de cargas.

Entre os 20 TUPs que mais movimentaram em setembro, o com o maior crescimento de movimentação, comparado ao mesmo mês do ano passado, é o Terminal Marítimo Ponta Ubu (ES) com uma alta de 121,1%. O terminal movimentou 1,2 milhão de toneladas de cargas.

Painel Estatístico

O Painel Estatístico da ANTAQ pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.

NTC&Logística divulga edital de registro da chapa para eleição do Conselho Superior 2025

NTC&Logística divulga edital de registro da chapa para eleição do Conselho Superior 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou o Edital de Registro da Chapa referente à eleição do Conselho Superior da entidade, convocada para o próximo dia 27 de novembro de 2025.

De acordo com o edital, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, deferiu o pedido de inscrição após verificar que todos os candidatos preenchem os requisitos previstos no Estatuto Social. O documento determina ainda que o quadro associativo seja cientificado da decisão, conforme o artigo 6º do Regulamento Eleitoral, e estabelece o prazo de três dias para eventuais impugnações, que poderão ser apresentadas apenas por sócios contribuintes quites com a Tesouraria da entidade.

A eleição será realizada para a composição do Conselho Superior, conforme a relação abaixo:

Membros Efetivos:

  • Roberto Mira
  • Antonio Pereira de Siqueira
  • Antonio de Oliveira Ferreira
  • Altamir Filadelfi Cabral
  • Sérgio Luiz Pedrosa
  • Armando Masao Abe
  • João Guimarães Bessa
  • Markenson Marques dos Santos

Membros Suplentes:

  • Geovani Antunes Serafim
  • Priscila Hertel Zanette
  • Rafaela Cozar
  • Gislaine Zorzin Gerin

O edital completo está disponível para consulta pelos associados. Clique aqui para acessar o documento original.

ANTT abre Audiência Pública sobre o Piso Mínimo de Frete

ANTT abre Audiência Pública sobre o Piso Mínimo de Frete

A NTC&Logística acompanha o tema e reforça a importância da participação do setor nas contribuições

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Deliberação nº 431, de 5 de novembro de 2025, abriu Audiência Pública com o objetivo de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução nº 5.867/2020, que trata das regras gerais, metodologia e coeficientes dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado no Transporte Rodoviário de Cargas, por eixo carregado.

O prazo para o envio de contribuições será das 8 horas do dia 12 de novembro de 2025 até as 18 horas do dia 11 de dezembro de 2025 (horário de Brasília).

Além disso, a sessão pública híbrida será realizada no dia 24 de novembro de 2025, das 14h às 18 horas, no auditório da sede da ANTT em Brasília, com capacidade para 350 lugares. O link para participação virtual será divulgado no mesmo dia, às 13 horas, no site da agência: https://participantt.antt.gov.br.

A NTC&Logística tem acompanhado atentamente o tema e reforça que esta é uma oportunidade ímpar para que transportadores, entidades e demais interessados apresentem sugestões e contribuições que contribuam para o aprimoramento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

A participação de todos é fundamental para garantir que as propostas contemplem as reais necessidades do setor.

📎 Documentos disponíveis:

NTC&Logística realiza pesquisa nacional sobre os salários dos motoristas de caminhão

NTC&Logística realiza pesquisa nacional sobre os salários dos motoristas de caminhão

Levantamento conduzido pelo DECOPE busca retratar a realidade da remuneração dos profissionais do Transporte Rodoviário de Cargas em todo o país

A NTC&Logística, por meio do Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas (DECOPE), iniciou uma nova pesquisa com foco na realidade salarial dos motoristas de caminhão que atuam no Transporte Rodoviário de Cargas.

O levantamento tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os salários praticados em diferentes regiões e segmentos do setor, contribuindo para a elaboração de estudos técnicos e análises que orientem a atuação da Associação junto às empresas, entidades e autoridades públicas.

Segundo o DECOPE, a participação das empresas é essencial para garantir a representatividade dos dados e aprimorar o entendimento sobre a estrutura de custos e remuneração no transporte de cargas.

As informações enviadas serão tratadas de forma confidencial, e os resultados consolidados serão divulgados posteriormente pela NTC&Logística em seus canais oficiais.

As empresas interessadas em participar podem responder à pesquisa por meio do formulário disponível neste link: https://forms.gle/DAg5pT52mhQqiPRM6 

CNT divulga pesquisa exclusiva sobre o perfil e as preferências dos caminhoneiros brasileiros

CNT divulga pesquisa exclusiva sobre o perfil e as preferências dos caminhoneiros brasileiros

Levantamento inédito do Sistema Transporte revela como os motoristas avaliam sua rotina de trabalho, destacando hábitos de descanso, pausas e percepções sobre a jornada diária.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou, de forma exclusiva, a pesquisa “Perfil e Preferências dos Caminhoneiros”, que apresenta um panorama detalhado sobre a rotina de trabalho, hábitos e percepções dos motoristas que atuam no Transporte Rodoviário de Cargas. O estudo, desenvolvido pelo Sistema Transporte – composto por CNT, SEST SENAT e ITL –, traz informações relevantes sobre as condições de trabalho e as práticas mais comuns entre caminhoneiros autônomos e empregados de transportadoras.

Entre os principais resultados, o levantamento mostra que 53% dos autônomos e 54% dos caminhoneiros de transportadoras aprovam a pausa de 30 minutos durante a jornada. Além disso, 58% dos autônomos e 49% dos caminhoneiros empregados consideram as 11 horas de descanso “mais do que suficientes”, enquanto cerca de 70% afirmam preferir fracionar o repouso em dois períodos: 8 horas e 3 horas.

Esses dados ajudam a compreender melhor o comportamento dos profissionais que movimentam o país e a embasar discussões sobre segurança, produtividade e qualidade de vida no setor.

Acesse com exclusividade a pesquisa na íntegra:

https://cdn.cnt.org.br/diretorioVirtual/e291a057-703a-4ee5-8849-e276ebe749c0.pdf

SEST SENAT recebe deputado para discutir fim da obrigatoriedade de autoescolas

SEST SENAT recebe deputado para discutir fim da obrigatoriedade de autoescolas

Reunião abordou proposta do governo federal que visa reduzir custos da habilitação; segurança viária e empregos dos CFCs também estão em pauta

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, recebeu o deputado Zé Neto (PT-BA) nessa terça-feira (4), na sede do Sistema Transporte, em Brasília, para discutir a proposta do Ministério dos Transportes que pretende encerrar a obrigatoriedade de frequência em autoescolas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O parlamentar manifestou preocupação com os impactos da medida sobre a segurança viária, caso a emissão ocorra sem um treinamento mínimo. O encontro teve como foco a avaliação da proposta do governo federal e das sugestões apresentadas pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores).

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o SEST SENAT defendem que o tema seja amplamente debatido com o objetivo de construir soluções que ampliem o acesso à habilitação e facilitem a inserção no mercado de trabalho, sem comprometer a segurança no trânsito. Nicole Goulart destacou que este é um momento oportuno para discutir a redução dos custos da CNH e ressaltou que a escassez de motoristas profissionais qualificados é um dos principais desafios enfrentados pelo transporte de cargas e de passageiros.

“O SEST SENAT atua com programas de qualificação alinhados à realidade do trânsito, incluindo, por exemplo, cursos de direção defensiva, primeiros socorros e a formação para condutores de veículos de emergência”, afirmou a diretora.

O deputado Zé Neto defende a modernização e o barateamento da CNH, mas com a manutenção da obrigatoriedade das autoescolas. O parlamentar, que articula a criação de uma frente parlamentar pela educação no trânsito, reconhece que os custos são altos, mas os atribui às taxas e exigências legais, e não apenas aos CFCs.

O que pode mudar?

A proposta do governo federal prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para a realização dos exames teórico e prático nos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito). O objetivo é modernizar o processo e tornar a CNH mais acessível, especialmente nas categorias A (motos) e B (carros).

Segundo o Ministério dos Transportes, os exames continuarão obrigatórios e atestam a capacitação do condutor. A pasta afirma que a proposta visa garantir liberdade e economia aos futuros motoristas, mantendo as exigências de segurança viária.

Atualmente, a legislação exige que os candidatos à CNH cumpram 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas registradas no Detran, antes de realizarem os exames.

Com a mudança, o custo do documento pode ter redução de até 80%.

NTC&Logística leva à ANTT demanda sobre notificações de multas por excesso de peso

NTC&Logística leva à ANTT demanda sobre notificações de multas por excesso de peso

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) participou, na terça-feira, 4 de novembro, de uma reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF), para tratar de uma das principais preocupações do setor: o atraso no recebimento das notificações de multas por excesso de peso aplicadas às transportadoras.

A entidade foi representada pelo vice-presidente da NTC&Logística para a Região Centro-Oeste e presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística – FENATAC, Paulo Afonso Lustosa, e pela assessora de Relações Institucionais da NTC&Logística, Edmara Claudino.

Os representantes foram recebidos por Gizelle Coelho Netto, chefe de gabinete da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC) da Agência.

Durante o encontro, a NTC&Logística apresentou as dificuldades enfrentadas pelas empresas com a demora no envio das notificações de autuação, o que tem causado prejuízos e insegurança às transportadoras.

Como proposta, a entidade sugeriu que a ANTT avalie a criação de um canal de comunicação específico vinculado ao CNPJ das empresas, permitindo que as transportadoras consultem, de forma rápida e transparente, quantos veículos da sua frota foram autuados e os respectivos motivos das infrações.

A medida busca oferecer maior previsibilidade e controle operacional para o setor, além de fortalecer o diálogo entre a Agência e as entidades representativas do Transporte Rodoviário de Cargas.

NTC&Logística participa de audiência pública no TST sobre a aplicação da Súmula 340 ao motorista do TRC

NTC&Logística participa de audiência pública no TST sobre a aplicação da Súmula 340 ao motorista do TRC

Entidade defendeu a manutenção do entendimento de que o motorista comissionista deve ter as horas extras calculadas com base apenas no adicional de 50%, conforme a Súmula 340 do TST

No dia 4 de novembro de 2025, foi realizada, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a audiência pública convocada pelo ministro Cláudio Brandão, nos autos do processo TST-IncJulgRREmbRep–0001010-80.2023.5.09.0654, para discutir se a Súmula 340 do TST se aplica ao cálculo das horas extras do motorista de caminhão que recebe comissões sobre o valor do frete ou da carga transportada.

Na ocasião, o ministro relator deferiu a sustentação oral das entidades e empresas inscritas, que apresentaram suas teses favoráveis e contrárias à aplicação da referida Súmula no cálculo das horas extras do motorista comissionista.

De acordo com a Súmula 340 do TST, o empregado sujeito a controle de horário e remunerado à base de comissões tem direito ao adicional de, no mínimo, 50%, pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comissões recebidas no mês, considerando-se como divisor o número de horas efetivamente trabalhadas.

Em outras palavras, se o empregado recebe remuneração à base de comissões, no caso de realização de horas extras é devido apenas o adicional de 50% sobre a hora, e não a hora mais o adicional, uma vez que o valor pago a título de comissão já remunera a jornada regular de trabalho.

O entendimento vinha sendo aplicado pacificamente pelo TST, inclusive aos motoristas comissionistas. No entanto, no início deste ano, surgiram divergências entre as turmas da Corte quanto à aplicação da Súmula 340 aos motoristas de caminhão, especialmente nos casos em que a comissão é fixada em valor determinado.

Durante a audiência pública, a NTC&Logística foi representada pelo assessor jurídico, Dr. Narciso Figueirôa Junior, que apresentou a entidade e defendeu a aplicação da Súmula 340 ao motorista do Transporte Rodoviário de Cargas, independentemente de a comissão ser calculada sobre fretes, viagens, valores fixos ou variáveis.

Segundo Figueirôa, o tema é sensível e de grande relevância para os associados da NTC&Logística, sejam entidades sindicais ou empresas do setor. Ele destacou que o segmento enfrenta escassez de mão de obra e que a remuneração variável, por meio de comissões e prêmios, tem se mostrado necessária em alguns ramos do transporte, sendo inclusive uma reivindicação dos próprios motoristas.

O assessor ressaltou ainda as peculiaridades do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, que opera com margens de lucro reduzidas e é composto majoritariamente por pequenas e médias empresas. Trata-se de um setor com custos fixos e variáveis elevados – como combustível, pneus, veículos, peças e seguros –, que contam com poucos fornecedores e limitada margem de negociação.

Figueirôa também destacou os desafios enfrentados pelo setor, como as exigências rígidas das seguradoras em relação ao gerenciamento de riscos, a concorrência desleal, a elevada carga tributária e o roubo de cargas. Além disso, enfatizou a dificuldade de repassar o aumento dos custos aos embarcadores, em razão da alta competitividade, inclusive com transportadores autônomos.

Mesmo diante dessas dificuldades, o Transporte Rodoviário de Cargas mantém boas práticas de ESG, parcerias sólidas e condições seguras de trabalho para os motoristas.

O assessor jurídico lembrou ainda a escassez de mão de obra no setor, citando dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), segundo os quais o Brasil perdeu 1,3 milhão de motoristas de caminhão nos últimos dez anos. Esse fenômeno, segundo ele, é global – também presente nos Estados Unidos, Europa, Alemanha, Reino Unido, México e em outros países da América Latina.

De acordo com dados da IRU (União Internacional de Transportes Rodoviários), entidade da qual a NTC&Logística é associada, a escassez global de motoristas de caminhão soma 3,6 milhões de vagas não preenchidas em 36 países, conforme levantamento de abril de 2025.

Por essas razões, Figueirôa argumentou que a remuneração por comissão é um fator importante para retenção de talentos, oferecendo maior renda e incentivo à profissão.

Ao defender a aplicação da Súmula 340 ao motorista comissionista, ele destacou os seguintes pontos principais:

  1. a Súmula 340 do TST é genérica e, portanto, aplicável a qualquer empregado comissionista, puro ou misto;
  1. criar exceção à Súmula é equivocado, pois a atividade do motorista comissionista não difere da de vendedores ou outros profissionais remunerados por comissão;
  1. a remuneração por comissão do motorista, ainda que vinculada ao frete cobrado ou às viagens realizadas, é expressamente autorizada pelo art. 625-G da CLT, declarado constitucional pelo STF na ADI 5322;
  1. o TST tem como papel central uniformizar a jurisprudência, prevenir conflitos e evitar o aumento de ações trabalhistas, garantindo segurança jurídica;
  1. o setor de Transporte Rodoviário de Cargas cumpre a Súmula 340 há anos, e eventual alteração geraria insegurança jurídica e um grande volume de novos processos;
  1. a estabilidade das relações jurídicas deve ser preservada, uma vez que a Súmula é antiga e amplamente aplicada;
  1. é incorreto afirmar que a remuneração por comissão gera jornadas extenuantes ou aumenta o risco ao trabalhador, pois o motorista, mesmo comissionista, deve cumprir os repousos legais previstos na CLT, conforme a Lei 13.103/2015 e a decisão do STF na ADI 5322.

A audiência pública ocorreu das 9h às 17 horas e teve como objetivo colher subsídios para o julgamento do processo IncJulgRREmbRep-0001010-80.2023.5.09.0654, cuja decisão, a ser tomada pelo Pleno do TST, terá efeito vinculante – ou seja, o entendimento fixado será aplicado a todos os casos semelhantes no país.

A NTC&Logística, por meio de sua assessoria jurídica trabalhista, continuará acompanhando o tema e informando seus associados sobre este e outros assuntos de interesse do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística.

A íntegra da audiência pública está disponível no canal do TST no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/live/slMy0R41BuY?si=ll2zCKUbZgdsqHai

Especialistas discutem políticas e instrumentos para a descarbonização do transporte, durante o 10º Fórum CNT de Debates

Especialistas discutem políticas e instrumentos para a descarbonização do transporte, durante o 10º Fórum CNT de Debates

Participaram integrantes das áreas de Meio Ambiente e Transportes, além de representantes do BNDES, Petrobras e da CNT

O painel Brasil e a Transição Energética no Transporte, realizado durante o 10º Fórum CNT de Debates, reuniu representantes do governo federal e da Petrobras para discutir os caminhos da descarbonização no setor transportador. O encontro ocorreu no dia 23, na sede do Sistema Transporte, em Brasília, e foi conduzido por Vinicius Ladeira, diretor do Sistema Transporte e líder do projeto Transporte e a COP30.

Participaram da mesa Aloisio Lopes Pereira de Melo, secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente; Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES; George Yumi, coordenador-geral de Projetos Especiais e Mudança do Clima do Ministério dos Transportes, e Raquel Campos Coutinho, gerente de Portfólio e Descarbonização da Cadeia de Valor da Petrobras.

Ao falar sobre as perspectivas do Brasil para a COP30 e as metas climáticas já assumidas, Aloisio Lopes destacou o papel estratégico do país como anfitrião da conferência e reforçou que o Brasil atualizou sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), com metas de redução de emissões entre 59% e 67% até 2035. Segundo ele, “a solução para a crise climática passa pela cooperação internacional e pela aceleração dos mecanismos de financiamento climático”. O secretário citou o Plano Clima, que define metas setoriais e medidas específicas para cada área da economia, incluindo o setor de transportes, e afirmou que o país tem condições de crescer economicamente enquanto reduz sua intensidade de carbono.

Luciana Costa apresentou as iniciativas do BNDES voltadas à transição energética e destacou que o banco se tornou o maior financiador de ônibus da América Latina, com quase R$ 5 bilhões aplicados em veículos elétricos e Euro 6. Ela defendeu uma abordagem plural, com diferentes rotas tecnológicas, e afirmou que “não existe uma solução única; a eletrificação é viável em alguns casos, mas a renovação de frota e os biocombustíveis também são caminhos importantes”. A diretora ressaltou ainda que o banco exige boas práticas de governança dos operadores financiados, promovendo transparência e redução de riscos.

Raquel Campos Coutinho afirmou que a Petrobras participou ativamente da construção do Plano Clima e que a clareza regulatória permitiu à empresa incorporar metas de descarbonização ao seu plano de negócios. “A transição é moldada pelo Estado, mas desenvolvida com os atores econômicos”, afirmou. Ela destacou o uso de soluções intermediárias, como o Diesel Renovável (DSR), que aproveita a infraestrutura existente e já contribui para a redução de emissões. Segundo Raquel, a empresa está comprometida com a inovação e com o avanço gradual da transição energética, equilibrando ciclos longos de investimento com entregas imediatas.

George Yumi apresentou a visão do Ministério dos Transportes sobre os instrumentos necessários para viabilizar a transição energética no setor e defendeu uma abordagem integrada entre os modais, com a eficiência como eixo central da política pública. Entre os mecanismos já em operação, mencionou a Portaria 622, que permite às concessionárias aplicar 1% dos investimentos em ações de resiliência e sustentabilidade. “O desafio agora é o ‘como’. Precisamos de instrumentos que tornem viável a meta de Net Zero até 2050”, afirmou. George também citou o Road Map de Negócios Sustentáveis, voltado à requalificação de ativos e à indução de novos modelos de desenvolvimento.

Encerrando o painel, Vinicius Ladeira reforçou a importância do setor transportador na agenda climática e no desenvolvimento nacional. “Não há que se falar de um país mais eficiente sem falar na eficiência do transporte, porque o agro cresce, a indústria cresce, e esses segmentos econômicos importantes acabam desaguando no transporte, que precisa ser eficiente também”, afirmou.

A décima edição do Fórum CNT de Debates contou com o patrocínio de Dunlop; Embarca; Fepasc (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina) e Abralog (Associação Brasileira de Logística).

Emplacamento de caminhões registra resultado positivo em outubro

Emplacamento de caminhões registra resultado positivo em outubro

Foi o segundo mês consecutivo com crescimento, mas, no acumulado do ano, o segmento de caminhões tem retração de 8,04% em relação ao mesmo período de 2024

O mercado de caminhões registrou, em outubro, o segundo mês consecutivo com resultado positivo, com aumento de 9,07% nas vendas, que somaram 10.462 unidades, quando comparado com os 9.592 veículos emplacados em setembro deste ano. Em relação a outubro do ano passado (11.837 unidades), houve queda de 11,62%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, a venda de 92.317 unidades ficou 8,04% abaixo dos 100.390 veículos vendidos nos 10 meses de 2024. “Os negócios com caminhões estão condicionados a uma dinâmica de investimentos complexa, dada a volatilidade atual em segmentos como agro, construção e indústria. Os dois últimos meses foram positivos, o que pode amenizar a expectativa de queda este ano”, afirma Arcelio dos Santos Junior, presidente da Fenabrave.

Do total de caminhões emplacados nos dez meses deste ano, 41.265 unidades são modelos pesados; 30.763 unidades são semipesados; 10.592, médios; 7.485, leves, e 2.143, semileves.

Elétricos

Em outubro, foram emplacados 14 caminhões elétricos, 51,72% abaixo de setembro deste ano (29 unidades) e 48,15% a menos que em outubro de 2024 (27 unidades). No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a venda de caminhões elétricos atingiu 282 unidades, redução de 28,79% em relação aos dez meses do ano passado, quando foram emplacados 396 veículos elétricos no país.

Entre as fabricantes, a liderança ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que teve 25.010 unidades vendidas, com 27,09% de participação, seguida pela Mercedes-Benz, que vendeu 24.706 veículos, ficando com 26,76% de participação.

A Volvo vendeu 16.878 veículos, tendo 18,28% de participação, e a Scania 11.156, garantindo uma fatia de 12,08%. A Iveco comercializou 7.050 veículos (7,64% de participação), e a DAF, sexta colocada no ranking, vendeu 6.372 veículos, ficando com 6,90% de participação.

A estimativa da Fenabrave é que sejam comercializados, neste ano, 113.552 caminhões, o que representará uma queda de 7,0% sobre 2024, quando foram emplacados 122.099 veículos no país.

MPTCU defende etapa única no leilão do Porto de Santos, que sofre com atrasos

MPTCU defende etapa única no leilão do Porto de Santos, que sofre com atrasos

Parecer era última etapa aguardada para o ministro Antonio Anastasia dar seu voto ao plenário da corte de contas; julgamento ainda não tem data

Uma das principais etapas, até que o maior terminal de carga do Porto de Santos possa ser leiloado, pode ser concluída em breve. O Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), emitiu parecer pedindo que o leilão do Tecon Santos 10, antigo STS-10, seja realizado em fase única, sem restrições a operadores que já atuam no local – o que alteraria o desenho proposto até então. O documento foi juntado ao processo na última quinta-feira (30/10).

A manifestação do MPTCU é considerada o último passo legalmente necessário para que o ministro relator, Antonio Anastasia, possa, enfim, apresentar seu voto ao plenário da corte de contas. Isso, no entanto, não tem uma data para ocorrer – o que poderá arrastar para o ano que vem o leilão daquele que deverá ser o terminal com maior capacidade de movimentação de contêineres do país.

A principal questão do processo é se a concorrência será livre ou em duas fases. Neste último caso, empresas que já operam terminais em Santos não poderão participar da primeira rodada – o que tiraria da disputa algumas das principais empresas marítimas do mundo, mas evitaria que alguma delas concentrasse a maior parte do mercado. Assim, elas entrariam no certame na eventualidade de um fracasso na tentativa inicial.

O parecer, assinado pela procuradora-geral do MPTCU, Cristina Machado da Costa e Silva, vai na linha do que já foi considerado pela unidade técnica da corte, a AudPortoFerrovia, no começo de outubro. Ou seja, que o formato em duas fases, na prática, impediria a verdadeira participação dos operadores atuais.

“Não foram demonstrados efeitos anticoncorrenciais concretos no mercado pós-leilão que justificassem a exclusão de players relevantes, especialmente porque, no caso dos incumbentes armadores, a obrigação de desinvestimento cogitada pela área técnica da Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários] gera efeitos estruturais suficientes para fomentar a futura rivalidade entre os grupos verticalizados no mercado”, escreveu a procuradora-geral.

O posicionamento do MPTCU se contrapõe às posições oficializadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Antaq, que querem o leilão em duas fases.

O argumento é que haveria risco de concentração de mercado caso Maersk, MSC ou CMA-CGM levassem o megaterminal. Essa é a mesma posição de outras empresas marítimas que também desejam participar da disputa e não atuam em Santos.

A CMA-CGM é responsável por 42% da movimentação total do porto (2,3 milhões de TEUs, medida de contêiner), seguida da BTP/Maersk-MSC (34% do manejo de cargas ou 1,8 milhões de TEUs) e DP World (24% ou 1,2 milhões de TEUs). Os dados são de 2024, do estatístico aquaviário da Antaq.

No ano passado, as três empresas movimentaram, juntas, 5,3 milhões de TEUs. E o novo terminal, quando completamente instalado, acrescentará 3,25 milhões de TEUs à capacidade de Santos. Dessa maneira, se qualquer uma delas levar o novo terminal, controlará mais da metade da capacidade de Santos.

Enquanto isso, de agosto para cá, se manifestaram contra o faseamento a Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação (Seae) vinculada ao Ministério da Fazenda; o gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), além dos órgãos técnicos do TCU e o MPTCU.

Nenhum dos pareceres apresentados pelos órgãos que opinaram a respeito do leilão é vinculante. Ou seja, o relator do caso não precisa seguir o posicionamento de nenhum deles. Da mesma forma, o Ministério de Portos e Aeroportos pode apresentar um edital distinto do que aquele que o TCU recomendar. A palavra final, nesse caso, cabe ao Poder Concedente.

A empresa vencedora do leilão arrendará o terminal por 25 anos, podendo prorrogar o prazo para 70 anos, a critério do governo. A projeção é atingir a movimentação mínima anual de 3,25 milhões de TEUs até o fim do prazo de arrendamento. O investimento previsto é de R$ 6,4 bilhões em obras como a construção do cais de atracação e a infraestrutura geral do terminal.

Atrasos constantes

Nenhuma promessa de prazo relativa ao leilão do Tecon Santos 10 foi cumprida desde que a Antaq alterou o formato da concorrência, em maio, sugerindo uma disputa em duas fases, sendo a primeira sem a participação de empresas que já operam terminais em Santos.

Pelo cronograma do governo federal, apresentado no começo do ano na Audiência Pública 02/2025-Antaq, a avaliação do TCU deveria ocorrer entre maio e agosto, com a publicação do edital em setembro e a realização do certame em dezembro.

Contudo, diante dos debates, divergências e pressões em torno da restrição da disputa em duas fases, o relator do caso, Antonio Anastasia, decidiu ouvir todo o setor envolvido antes de se posicionar.

No final de julho, a corte de contas realizou um painel de referência que contou com a participação de dezenas de interessados. Após isso, o ministro pediu manifestação no processo de todas as autarquias, ministérios envolvidos e o Ministério Público. Diversas entidades interessadas, como associações, sindicatos e prováveis concorrentes no leilão, também enviaram documentos.

Como resultado, chegou-se ao início de novembro e Anastasia ainda não apresentou seu voto. Isso ainda não tem data para ocorrer, conforme afirma o TCU. É válido lembrar que, quando o voto sair, ainda precisará ser apreciado pelo plenário. Se existir algum pedido de vista de outro ministro, por exemplo, a data do leilão poderá ficar ainda mais distante.

Uma vez finalizada a etapa no TCU, o processo voltará para a Antaq e para o MPor para a definição final das regras do edital e publicação no Diário Oficial. De acordo com especialistas consultados pela reportagem, o leilão só poderá se realizar pelo menos 30 dias úteis após isso.

Novo prazo?

O governo federal reafirmou, recentemente, a promessa de realizar o leilão do Tecon Santos 10 ainda neste ano, em dezembro. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), disse, em 22 de outubro, que trabalhava com a expectativa de leilão entre 15 e 18 de dezembro.

Costa Filho já disse que respeitará a recomendação de Anastasia sobre o formato da competição, o que, na teoria, deve acelerar o trâmite da publicação do edital nos órgãos do executivo. Na prática, contudo, armadores internacionais já se preparam para um provável leilão somente no final de janeiro de 2026, visto que o TCU já está realizando as últimas sessões do ano e que o plenário se reúne somente uma vez por semana.

E há ainda uma questão política envolvida: há a possibilidade de que Costa Filho deixe o ministério para se lançar candidato ao Senado em 2026. Uma vez que o Tecon Santos 10 é a joia da coroa de sua gestão, certamente não seria de seu agrado que o leilão fosse realizado na gestão de um novo ministro.

O prazo para deixar o cargo é de seis meses antes das eleições, marcadas para 4 de outubro de 2026.

Pneus de carga têm recuo de 5,2% em vendas no mercado de reposição no Brasil

Pneus de carga têm recuo de 5,2% em vendas no mercado de reposição no Brasil

De janeiro a setembro, foram vendidos 4,84 milhões de pneus no Brasil; mercado de reposição recuou 7,6%, mas vendas para montadores cresceram 1,2%

A venda de pneus de carga registrou queda no Brasil nos nove primeiros meses de 2025. Dessa forma, de janeiro a setembro, foram vendidas 4.844.806 unidades, com retração de 5,2% na comparação com igual período de 2024, quando houve 5.108.506 vendas. Porém, a redução não afeta todos os canais da mesma forma segundo a ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, que reúne as fabricantes do setor no país.

Conforme a ANIP, no setor de reposição, a maior fatia do mercado brasileiro, a queda foi ainda mais acentuada. Ou seja, os 3.428.301 pneus vendidos em 2025 correspondem à retração de 7,6% ante as 3.709.151 unidades vendidas no mesmo período de 2024. Assim, é possível afirmar que isso indica menor ritmo de renovação de pneus de veículos de frota.

Vendas de pneus para montadoras evitam retração maior

Ademais, as vendas para as montadoras mostra comportamento bem diferente. De janeiro a setembro, as vendas cresceram 1,2%, passando de 1.399.355 para 1.416.505 pneus. Mesmo com as oscilações e a queda nas vendas para modelos extrapesados, as entregas acompanham a alta na oferta de caminhões novos de menor capacidade. Do mesmo modo, as vendas de ônibus no país estão positivas.

Todavia, essa leve alta não compensa as perdas registradas no setor de reposição, já que o canal OEM (Original Equipment Manufacturer) – em tradução livre, “Fabricante Original de Equipamento” – representa fatia menor do total. O resultado final ainda revela um mercado mais retraído.

Setembro reforça tendência de queda

Os números de setembro, isoladamente, confirmam o cenário de desaceleração. As vendas totais somaram 527.728 pneus. Ou seja, redução de 10,5% na comparação com setembro de 2024 (589.561 unidades).

O canal de reposição caiu 11% no mês, atingindo 380.248 pneus, enquanto as montadoras recuaram 9%, com 147.480 unidades. Além disso, o resultado de setembro ficou 4,9% abaixo de agosto, mostrando que a desaceleração não é pontual, mas consistente.

Perspectivas do setor de pneus

O último trimestre deve manter o ritmo fraco, pois ainda não há sinais consistentes de recuperação. Porém, a esperada queda de juros e uma possível recuperação agrícola em 2026, bem como compras governamentais podem criar um ambiente mais favorável para o setor.

Bate-Papo NTC de hoje discute o protagonismo feminino no transporte de cargas e reforça a atuação do Movimento Vez&Voz

Bate-Papo NTC de hoje discute o protagonismo feminino no transporte de cargas e reforça a atuação do Movimento Vez&Voz

A edição especial reúne a idealizadora do movimento e lideranças do SETCESP para celebrar as conquistas e refletir sobre os avanços da presença feminina no setor

Hoje, 5 de outubro, às 14 horas, no canal da NTC&Logística no YouTube, acontece mais uma edição do Bate-Papo NTC, que será dedicada aos cinco anos do Movimento Vez & Voz – uma iniciativa que nasceu com o propósito de ampliar as oportunidades para as mulheres e promover a equidade de gênero no Transporte Rodoviário de Cargas –, também comentando os avanços da pauta no setor nos últimos anos.

Participam do programa Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do movimento, e Camila Florêncio, coordenadora do Vez & Voz e gerente de Comunicação do SETCESP, que compartilharão as conquistas, desafios e o impacto das ações realizadas ao longo desses cinco anos.

A transmissão contará com a mediação de Rodrigo Bernardino, assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, que conduzirá a conversa sobre a importância do protagonismo feminino no setor e o papel transformador do Vez & Voz para o futuro da logística e do transporte de cargas no Brasil.

Acompanhe ao vivo no canal da NTC&Logística no YouTube: https://youtu.be/hJMvhUiR9BA 

Últimas semanas para participar do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Últimas semanas para participar do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

O Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, promovido pela NTC&Logística em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos, acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025, no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP). O evento reunirá empresários e representantes do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o país, em uma imersão voltada à liderança, inovação e fortalecimento do setor.

A programação do Congresso contará com painéis de discussão, palestras motivacionais e workshops, que servirão como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, além de outras experiências produtivas. Na parte de lazer, os participantes poderão desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades do Club Med Lake Paradise, em um ambiente ideal para integração e troca de experiências entre os profissionais do setor.

Faça já sua inscrição aqui.

Confira a programação preliminar

1º DIA | 27/11 (QUINTA-FEIRA)

12h | 15h

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

17h

LIBERAÇÃO DOS QUARTOS

18h30 | 23h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol e Foyer

CERIMÔNIA DE ABERTURA | JANTAR FESTIVO

2º DIA | 28/11 (SEXTA-FEIRA)

6h30 | 7h30

COMJOVEM + SAÚDE – RUNNING COMJOVEM (3 KM OU 7KM)

Local: Em frente ao Centro de Convenções – Sala Orquídea

7h30 | 9h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

9h | 13H

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

O CÉREBRO SOB ESTRESSE

Palestrante

Fabiano Moulin – Médico Neurologista, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, onde atua como Médico Assistente do Departamento de Neurologia.

Especialista em Neurologia da Cognição e do Comportamento e Membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), transforma conceitos complexos da Neurociência em aplicações práticas. Em suas palestras, aborda saúde mental, estresse, criatividade, tomada de decisão e envelhecimento saudável. Sua abordagem conecta ciência e prática, inspirando empresas, líderes e equipes a fortalecerem bem-estar, resiliência e performance no ambiente corporativo.

INTERVALO | COFFEE BREAK

COMJOVEM CONVIDA

Moderadores: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Caballero – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

Convidado: Daniel Martin Ely – Vice-Presidente Executivo da Randoncorp e Chief Operating Officer (COO) da Rands

Formado em Administração de Empresas, com especializações em estratégias organizacionais e desenvolvimento de lideranças, Daniel iniciou sua carreira em 1993 e construiu uma trajetória sólida de mais de trinta anos no setor industrial e corporativo. Sua trajetória é marcada por resultados expressivos e por uma abordagem centrada em pessoas. Daniel Martin Ely representa a nova geração de líderes empresariais brasileiros, comprometidos com a inovação, a sustentabilidade e a transformação contínua dos negócios.

ALMOÇO – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

13h30 | 14h30

ENCONTRO “COM ELAS” 

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

15h | 19h

EVENTO: TARDEZINHA COMJOVEM – SUNSET

Local: Lake Tenda

3º DIA | 29/11 (SÁBADO)

9h| 12h30

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

CONSTRUIR, ESCALAR E IMPACTAR

Palestrante

Guy Peixoto Neto – Empreendedor serial, investidor, CEO da Bravu Scaling e mentor de negócios.

Empreendedor serial e palestrante de Belém do Pará, com experiência em criar, escalar e reestruturar empresas que somam mais de R$ 250 milhões em faturamento anual. Formado por instituições como Harvard, MIT e Stanford, alia metodologias globais e práticas próprias para ajudar líderes e empreendedores a crescerem com clareza, consistência e propósito, sem abrir mão do equilíbrio.

INTERVALO | COFFEE BREAK

CRIE O IMPOSSÍVEL

Palestrante

Raul Matos – Fundador e CEO da Biscoitê, uma rede brasileira de boutiques de biscoitos finos, também é reconhecido como Empreendedor do Ano pela EY.

Transformou simples biscoitos em presentes memoráveis e experiências inesquecíveis. Empreendedor serial, com histórico de mais de R$ 250 milhões em faturamento anual em diversas empresas, ele inspira líderes e empreendedores a inovar, crescer com propósito e transformar ideias em negócios de sucesso. Reconhecido pelo mercado e premiado como Empreendedor do Ano, Raul compartilha sua experiência prática para motivar, engajar e gerar resultados concretos.

12h30 | 13h30

REUNIÃO COMJOVEM

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

TARDE LIVRE

20h30 | 0h30min

JANTAR DE ENCERRAMENTO – TEMA: BLACK&WHITE

Local: Centro de Convenções – Sala Girassol

4º DIA | 29/11 (DOMINGO)

7h | 10h

CAFÉ DA MANHÃ – RESTAURANTE PRINCIPAL | LAKESHORE

MANHÃ LIVRE

12h

CHECK-OUT

Faça já sua inscrição aqui.

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Entidade Anfitriã

  • FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Sindicatos filiados

Patrocínio

  • Astra Capital
  • EASYDOC
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • GEOTAB
  • RANDS
  • SpeedMax
  • TGID
  • TOTVS
  • Transpocred
  • TruckPag
  • Volkswagen Caminhões e Ônibus 

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress