Flat Preloader Icon

Perspectivas para o transporte de cargas são apresentadas no XII Congresso Olhar Empresarial

por | jun 1, 2022 | Eventos, Notícias

Fonte: Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Olhar Empresarial

Os integrantes da COMJOVEM de todo o Brasil se reuniram ontem (21) no prédio da CNT, em Brasília, para participarem do XII Congresso Olhar Empresarial. O evento foi uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM e contou com a presença de jovens empresários do TRC, parlamentares e acadêmicos para celebrar os 15 anos da Comissão e refletir sobre como o papel do setor na sociedade.

A introdução ficou sob responsabilidade do coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, que, na sua fala de abertura, cumprimentou todos os que estavam presentes, ressaltou o engajamento dos coordenadores da COMJOVEM, no evento, e agradeceu ao núcleo do Centro-Oeste pela receptividade dos últimos dias.

“Obrigado, por confiarem no nosso trabalho, meus amigos. Atualmente, contamos com 26 núcleos da COMJOVEM espalhados por todas as regiões do país. Desse total, 20 estão representados neste evento tão especial e marcante na agenda dos transportadores brasileiros. Aproveito o momento para agradecer, especialmente, ao presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, pelo apoio incondicional à importância da formação de jovens lideranças no transporte de cargas e ao presidente da FENATAC, Paulo Lustosa, por todo o carinho, amizade e recepção a nós durante esses dias de estadia”, declarou André de Simone.

O coordenador nacional finalizou a sua abertura passando a palavra ao presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, que enfrentou os sintomas da covid-19 para conseguir estar no dia e relembrar sobre a história da COMJOVEM.

“Depois de anos em que tivemos os eventos aconteceram apenas de maneira remota ou híbrida, podemos estar juntos para vermos uns aos outros e ressaltar o sucesso dessa iniciativa, a qual tive, em 2004, a ideia de torná-la nacional, durante o meu mandato como presidente do SETCESP. O então presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, apoiou a nossa visão desde o início e graças ao esforço conjunto de todos os envolvidos, conseguimos construir essa belíssima história de consolidação da COMJOVEM”, afirmou o Sr. Francisco.

Em seguida, Pelucio apontou quais os principais desafios enfrentados pelo setor, no momento, como a M.P 1.118, que eliminou a isenção de tributação de PIS e COFINS em produtos de compra do setor e relembrou do XXI Seminário Brasileiro do TRC, que acontecerá hoje no Auditório Nereu Ramos.

Logo após, foi a vez do Paulo Lustosa, presidente da entidade anfitriã do evento, a FENATAC, dar boas-vindas aos participantes do Congresso e de falar sobre a sua perspectiva a respeito da situação atual do setor. “Meus amigos da COMJOVEM, desejo que todos possam aproveitar o momento e a estadia em nossa cidade. Tenho certeza de que terminaremos as confraternizações e debates de hoje com muitos conhecimentos para melhorar e entender este grande projeto chamado Brasil”, falou Paulo.

Os vice-coordenadores da COMJOVEM, Joyce Bessa e Geovani Serafim, enfatizaram a importância do dia para a história do transporte rodoviário de cargas brasileiro. Nas palavras de Joyce, o XII Congresso Olhar Empresarial marca o início das comemorações do aniversário de 15 anos do principal projeto de incentivo ao desenvolvimento de jovens dos empresários no TRC. Ela aproveitou o momento para comunicar aos convidados as datas e o local do próximo Encontro Nacional da COMJOVEM, que será de 20 a 23 de outubro, em Fortaleza (CE), na Praia de Combuco.

Bessa terminou sua fala lembrando da COMJOVEM Salva Vidas, campanha de incentivo à doação de sangue e a principal ação solidária da Comissão. Ela reforçou a participação dos demais coordenadores regionais para essa pauta extremamente importante e passou a palavra para Geovani, que cumprimentou a todos e deu início às palestras e aos debates do dia.

Geovani convidou os presentes para se apresentarem, antes do início das palestras.

Primeira sessão de apresentações

Após a abertura, iniciou-se a palestra do ex-Deputado Federal e atual Diretor de Relações Institucionais da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), Edinho Bez. O parlamentar esclareceu aos convidados qual a função da Frente, como ela trabalha para o desenvolvimento dos principais modais de transporte no Brasil e participou de uma mesa de debates com os empresários e líderes de entidades presentes.

De acordo com Edinho, a FRENLOGI possui mais de 200 membros e conta com a participação de diferentes atores na área de logística para alcançar o seu objetivo principal: intermediar as ações e interesses da sociedade civil, do governo e do mercado. Na segunda metade da sua fala, o Deputado fez uma análise completa a respeito do panorama do roubo de cargas no Brasil, com base nos dados da pesquisa publicada pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística (NTC&Logística), em abril deste ano.

Em seguida, os participantes saíram da sala de eventos para assistir à apresentação do diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinícius Ladeira. Através de uma pesquisa realizada pela instituição, o diretor explicou aos transportadores como funciona a atuação do SEST SENAT nas diferentes regiões do Brasil e dos seus estados federativos.

O Congresso contou com uma pequena pausa entre as sessões de debate para um coffee break, em que os convidados puderam descansar e refletir entre si as informações que surgiram na primeira parte do Congresso. Depois, eles retornaram à sala para assistir à fala da assessora jurídica da NTC&logística, Gildete Menezes, que explorou o tema mais recente de impacto negativo nos custos do serviço de transporte: a MP 1.118/ 2022.

Segundo parte de debates e análises

No dia 18 de maio, o governo federal editou a Medida Provisória que desfaz a concessão de crédito a empresas que compram combustível para uso próprio. A pauta foi um dos assuntos mais comentados no evento, porque, caso mantida, a MP trará danos aos negócios que necessitam de créditos tributários na compra de diesel e biodiesel, fator já bastante expressivo no setor.

Enquanto o Congresso acontecia, o presidente Francisco Pelucio, ao lado da equipe de representantes da CNT, liderada pelo presidente da Confederação, Vander Costa, organizaram reuniões para falar sobre o assunto. O Olhar Empresarial, pela sua premissa de levar ao dia assuntos técnicos, não deixou de falar sobre este tema atual na rotinas e assuntos dos transportadores.

Gildete explicou que a Medida retira de funcionamento a Lei Complementar 192 de 2022 e possui efeito imediato, portanto, exigindo a atuação das entidades do TRC para deliberar junto ao governo a revogação da medida. Segundo uma reação efetiva envolve o engajamento político dos seus protagonistas, motivo de observações e apontamentos dos coordenadores da COMJOVEM e que se apresenta como tendência para os próximos eventos da NTC&Logística.

Essa foi justamente a temática da próxima e última palestra do evento, do diretor da Vector, consultoria e ex-professor da Universidade de Brasília (UNB), Leonardo Barreto.  Na visão do doutor em Ciência , independente da conjuntura nacional, conflitos geopolíticos e questões internacionais continuarão a afetar a macroeconomia brasileira.

Dessa forma, o estado precisará se manter ativo nos investimentos de políticas públicas de renda mínima e fornecimento de recursos e gestão em áreas específicas, como saúde e educação. Por outro lado, o analista conclui que esse panorama não impede um envolvimento maior do setor privado na gestão pública e na economia.

O presidente do Sintropar e ex-vice-coordenador nacional da COMJOVEM, Antonio Carlos Ruyz, que esteve presente, comentou sobre as falas do Dr. Leonardo. “Observando a sua apresentação, pensei a respeito de como o setor amadureceu bastante politicamente, nos últimos anos. Passamos por um impeachment, eleições em 2018, enfrentamos uma pandemia, efeitos de guerras em outros países, dentre outros. Acredito que evoluímos bastante com isso, a ponto de estarmos, hoje, tendo os empresários do nosso setor, desde os jovens até os seniors, debatendo política abertamente. Na minha opinião, esse é o primeiro passo para aproximarmos mais o setor da sociedade e das questões que merecem a atenção de todos os brasileiros”, declarou Ruyz.

Encerramento

Os momentos finais contaram com uma apresentação da coordenadora executiva de relacionamento do SEST SENAT, Livia Cerezoli, para o painel CNT/SEST SENAT/ITL, onde foram exibidos números para ilustrar aos transportadores a atuação do Sistema CNT. Ao todo, a iniciativa possui 165 mil empresas, 27 federações e 5 sindicatos associados, que atuam em sintonia na interlocução do setor de transportes com os 3 poderes.

Para encerrar, André de Simone, exibiu os resultados dos núcleos da COMJOVEM no primeiro semestre. O coordenador nacional ressaltou que ainda há 3 meses para os números finais, que serão apresentados em outubro, no Encontro Nacional. Ele, junto do vice-coordenadores, mostrou a quantidade de reuniões, ações sociais, reuniões compartilhadas, visitas e artigos técnicos produzidos por cada um dos núcleos no Brasil.

Além disso, André anunciou a criação do inédito núcleo da COMJOVEM, em São Paulo, para o transporte de passageiros. Com isso, NTC&Logística, por meio da Comissão, atesta o seu compromisso com o incentivo à intermodalidade, ao lado do apoio da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP).

Depois da fala de encerramento de André, Geovani Serafim convidou a coordenadora do núcleo da COMJOVEM no Sul de Santa Catarina, Priscila Zanette, para lembrar do Seminário Itinerante, que acontecerá em Criciúma, no dia 21 de junho, e chamou todos para a realização de uma foto em conjunto para simbolizar o fim do Congresso. 

O XII Congresso Técnico Olhar Empresarial foi uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM, e teve o núcleo da COMJOVEM Centro Oeste, a FENATAC  como entidade anfitriã, o patrocínio da Autotrac, Iveco e Mercedes-Benz e o apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.