Flat Preloader Icon

PIB do agronegócio deve crescer mais de 10% em 2023, aponta relatório

por | mar 22, 2023 | Notícias, Outros

Fonte: Money Times
Chapéu: Agronegócio
Itaú BBA prevê safra recorde em 2023, com destaque para soja e milho, que têm impulsionado o Produto Interno Bruto do setor (Imagem: Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná)

O Itaú BBA prevê umaumento de 10,1% para o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio neste ano. A estimativa consta no relatório divulgado na semana passada com perspectivas econômicas para março e para o ano de 2023. As estimativas levam em conta o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a economista do Itaú BBA, Natalia Cotarelli, apesar dos impactos do fenômeno La Niña, que provocou fortes impactos na produção agrícola do Rio Grande do Sul, a estimativa é para uma safra recorde em 2023. O destaque positivo fica com as culturas de soja e milho.

Após a oleaginosa registrar forte quebra no último ciclo, o que contribuiu de forma significativa para um PIB do Agro negativo no ano passado, a expectativa é para uma alta de 21,3% para a soja.

“Pensando no perfil da colheita, a soja é bastante concentrada no 1º trimestre do ano. Portanto, o produto deve gerar um impacto positivo para a atividade no período. A projeção é de um crescimento de 1% na margem, com ajuste sazonal no PIB do 1º trimestre de 2023, sendo que destes, 0,5 ponto percentual é resultado do PIB do Agro. Já para o milho, a estimativa de crescimento é de 5,1%“, explica Cotarelli. Entre as lavouras que também devem registrar alta na produção, estão: cana-de-açúcar, algodão e fumo. Do lado negativo, porém, deve haver redução na produção de trigo e arroz devido à estiagem no Rio Grande do Sul.