Flat Preloader Icon

Porto Alegre sedia o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 na Região Sul

por | set 8, 2022 | Notícias, Outros

Fonte: CNT
Chapéu: Encontro Regional

A iniciativa visa à reciclagem técnica dos serviços ambientais gratuitos aos transportadores, além de apresentar as novidades do Programa.

Começa nesta segunda-feira (05) o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Sul. O evento é realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com a Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL). Durante dois dias, técnicos e coordenadores das seis Federações de toda a região serão capacitados e conhecerão as novidades do Despoluir, como a Série CNT Energia no Transporte.

A programação do encontro conta com oficinas voltadas à reciclagem técnica das linhas de ação denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas pelo Despoluir.

O Programa é uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT e a sua execução conta com Federações afiliadas. Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir tem como um dos principais diferenciais o atendimento às empresas e caminhoneiros autônomos do setor para realizar serviços ambientais e compartilhar, gratuitamente, boas práticas, por meio de capacitações e divulgação de materiais técnicos.

Em 15 anos, foram realizadas mais de 3,7 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo a mais de 27 mil empresas e 28 mil autônomos. A Avaliação da Qualidade do Diesel é um projeto mais recente e, desde 2016, fez 1.350 aferições, atendendo a 217 empresas.

Além disso, as linhas de ação do Despoluir objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos. O Programa disponibiliza serviços ambientais gratuitos que contribuem para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, proporcionam melhores condições de vida aos profissionais do setor, especialmente nos grandes centros urbanos, além de engajar os transportadores em atividades socioambientais.

Somam-se aos resultados do Programa ações educacionais voltadas à conservação do meio ambiente e à diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis que contribuam com a descarbonização do transporte no Brasil.

Saiba mais sobre o Programa Despoluir