Intervenção no Cais 3 de Imbituba inclui reforço de solo, novos equipamentos e ampliação para 271 metros; conclusão está prevista para 2027
O Porto de Imbituba, localizado no Litoral Sul de Santa Catarina, está passando por uma obra histórica, que ampliará a capacidade de movimentação de cargas e permitirá o recebimento de navios maiores. A intervenção estrutural está sendo realizada no Cais 3 e já possui um investimento de aproximadamente R$ 95 milhões.
A obra, que tem o objetivo de recuperar, reforçar e ampliar a estrutura portuária, é a maior intervenção estrutural do porto desde a própria construção, em 1979. A modernização está prevista para ser concluída em 2027.
Ampliação no Porto de Imbituba permitirá receber navios de até 270 metros
O projeto da nova estrutura contará com a ampliação do comprimento do cais, que passará de 245 para 271 metros. Essa nova configuração permitirá que o Porto de Imbituba receba embarcações de até 270 metros de comprimento, 70 metros a mais que o atual limite recebido no espaço.
O novo limite de embarcações também ampliará a capacidade de movimentação de cargas, que atualmente concentra cerca de 30% das operações do complexo.
Além disso, a estrutura passará a conter novos equipamentos de operação e melhorias no sistema de pavimentação, drenagem e contenção, o que elevará o padrão técnico e operacional do cais.
Atividades do cais serão interrompidas durante a última fase
A intervenção estrutural será realizada em quatro etapas principais, que envolvem desde a execução de colunas de contenção até a construção de dolfins, estruturas que ajudam na atracação e amarração dos navios.
O trabalho também prevê o reforço do solo e da laje, assim como da pavimentação em concreto da retroárea, e a instalação de sistemas modernos de defensas para segurança das embarcações.
Medidas de interrupções temporárias nas atividades do Cais 3 serão necessárias na última fase da obra, durante um período de até três meses. Nesta etapa, os trabalhos serão concentrados no trecho central do braço, impossibilitando a atracação simultânea de navios.
Monitoramento de baleias-franca estão sendo realizados
Durante a modernização, a SCPAR Porto de Imbituba afirma que uma série de programas de monitoramento ambiental segue ativa, como o da qualidade das águas oceânicas e subterrâneas, o monitoramento da biota aquática, sedimentos, ruídos subaquáticos e do ar, além da gestão de resíduos da construção civil.
Eles também relataram que um dos principais destaques está sendo o acompanhamento da presença das baleias-francas na região.
“Durante a execução da obra, estão sendo adotadas medidas adicionais de proteção à espécie. Estão definidas áreas de controle com diferentes níveis de alerta. Se uma baleia for avistada em áreas próximas ao local da obra durante o uso de martelos vibratórios ou bate-estacas, as atividades são suspensas ou alertadas, conforme a proximidade do animal”, ressaltou a SCPAR Porto de Imbituba.
Construção atrairá novos negócios para o Sul de SC
A modernização do Cais 3 representa um passo estratégico para o fortalecimento do Porto de Imbituba como um dos principais portos logísticos do Sul do Brasil. A expectativa é que, ao fim das obras, o complexo portuário amplie significativamente sua capacidade de atendimento, tanto em volume quanto em tipos de cargas, atraindo novos negócios para a região.
“Estamos realizando a maior obra da história do Porto de Imbituba, com foco no futuro da logística portuária em Santa Catarina. A modernização do Cais 3 elevará o padrão técnico do complexo portuário, ampliando sua capacidade de movimentação e permitindo o recebimento de navios maiores e mais modernos”, destacou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes.


