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Artigos Econômicos

O modelo “ganha-perde” e o apagão logístico

Nos últimos três anos, o Transporte RODOVIáRIO de Cargas viu-se às voltas com inevitáveis aumentos de custos. O primeiro deles foi a Lei no 12.619, que limitou a 10 horas diárias a jornada do motorista. Para quem estava acostumado a rodar até 16 horas por dia, isso representou uma perda de produtividade (aumento dos custos […]

Publicado: 20 de março de 2015

Em busca do equilíbrio

O desequilíbrio econômico (prejuízos acumulados) põe em risco a manutenção do processo produtivo ou a ampliação do patrimônio. Contrariamente, a capitalização de lucros garante a saúde financeira da empresa. Já, o desequilíbrio financeiro, pela insuficiência de capital de giro, limita a obtenção de créditos, inibe o crescimento empresarial, pode até inviabilizar a captação de recursos […]

Publicado: 9 de março de 2015

Lei do descanso atualiza preço da hora parada

Entre os penduricalhos da lei 13.103/2015, que modificou a legislação sobre o descanso do motorista, estão alguns que alteram dispositivos da lei no 11.442/2007 sobre hora parada. O prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte RODOVIáRIO de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino, […]

Publicado: 4 de março de 2015

Lei do descanso altera tolerância de pesagem

Entre os penduricalhos da lei 13.103/2015, que modificou a legislação sobre o descanso do motorista, estão alguns que afetam a legislação do pesos e dimensões. O mais importante deles é o artigo 16, que alterou a lei no 7.408/85, mantendo a tolerância para verificação por meio de balança em 5% no peso bruto total, mas […]

Publicado: 4 de março de 2015

Resultado Contábil: Apuração enganosa

Fernando Giúdice¹ Para melhor compreender a metodologia de cálculo do resultado econômico apurado nas empresas de transportes rodoviários de cargas, nada melhor que estabelecer, sobre o assunto, um paralelo entre a atividade Industrial e a atividade de transporte. Atividade industrial Em toda a cadeia logística existem produtos ou serviços em processo de elaboração. Quanto mais […]

Publicado: 4 de dezembro de 2014

Os porquês do prejuízo

A ocorrência de prejuízo econômico é um desastre, somente comparável à queda de um avião. Eleger apenas um fator como responsável pela queda é uma precipitação. Ao final de cada mês, ou no final do exercício contábil, o empresário, através das peças de Balanço, toma conhecimento do resultado econômico. O RRE (relatório de resultado econômico) […]

Publicado: 13 de novembro de 2014

Resolução CONTRAN muda conceito de carga a granel

Baixada em 28 de agosto de 2014, a resolução CONTRAN no 499/2014 estabelece e amplia o conceito de carga a granel. Se antes, granel estava implicitamente associado a produtos em grãos, agora ficou claro que sólido a granel é “qualquer carga sólida fracionada, fragmentada ou em grãos, transformada ou in natura, transportada diretamente na carroceria […]

Publicado: 10 de outubro de 2014

Ônibus rodoviários ganham aumento de peso

A partir de 23 de setembro de 2014, os ônibus rodoviários que atendam à norma Euro V ganharam uma tonelada por eixo a mais no limite de carga, determina a Resolução CONTRAN 502/2014. Este acréscimo será aplicado também ao peso bruto total e ao peso bruto total combinado dos veículos. A decisão atende parcialmente a […]

Publicado: 10 de outubro de 2014

Pesagem de biodiesel tem tolerância de 7,5%

A partir de 23 de setembro de 2014, a aferição do peso bruto total (PBT) e do peso bruto total combinado (PBTC) dos veículos que transportam biodiesel (B-100) tem tolerância de 7,5%, tanto na pesagem por balança, quanto na verificação por meio de Nota Fiscal. A medida foi determinada pelo CONTRAN por meio da Resolução […]

Publicado: 10 de outubro de 2014

O modelo “ganha-perde” e o apagão logístico

Nos últimos três anos, o Transporte RODOVIáRIO de Cargas viu-se às voltas com inevitáveis aumentos de custos. O primeiro deles foi a Lei no 12.619, que limitou a 10 horas diárias a jornada do motorista. Para quem estava acostumado a rodar até 16 horas por dia, isso representou uma perda de produtividade (aumento dos custos […]

Publicado: 20 de março de 2015

Em busca do equilíbrio

O desequilíbrio econômico (prejuízos acumulados) põe em risco a manutenção do processo produtivo ou a ampliação do patrimônio. Contrariamente, a capitalização de lucros garante a saúde financeira da empresa. Já, o desequilíbrio financeiro, pela insuficiência de capital de giro, limita a obtenção de créditos, inibe o crescimento empresarial, pode até inviabilizar a captação de recursos […]

Publicado: 9 de março de 2015

Lei do descanso atualiza preço da hora parada

Entre os penduricalhos da lei 13.103/2015, que modificou a legislação sobre o descanso do motorista, estão alguns que alteram dispositivos da lei no 11.442/2007 sobre hora parada. O prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte RODOVIáRIO de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino, […]

Publicado: 4 de março de 2015

Lei do descanso altera tolerância de pesagem

Entre os penduricalhos da lei 13.103/2015, que modificou a legislação sobre o descanso do motorista, estão alguns que afetam a legislação do pesos e dimensões. O mais importante deles é o artigo 16, que alterou a lei no 7.408/85, mantendo a tolerância para verificação por meio de balança em 5% no peso bruto total, mas […]

Publicado: 4 de março de 2015

Resultado Contábil: Apuração enganosa

Fernando Giúdice¹ Para melhor compreender a metodologia de cálculo do resultado econômico apurado nas empresas de transportes rodoviários de cargas, nada melhor que estabelecer, sobre o assunto, um paralelo entre a atividade Industrial e a atividade de transporte. Atividade industrial Em toda a cadeia logística existem produtos ou serviços em processo de elaboração. Quanto mais […]

Publicado: 4 de dezembro de 2014

Os porquês do prejuízo

A ocorrência de prejuízo econômico é um desastre, somente comparável à queda de um avião. Eleger apenas um fator como responsável pela queda é uma precipitação. Ao final de cada mês, ou no final do exercício contábil, o empresário, através das peças de Balanço, toma conhecimento do resultado econômico. O RRE (relatório de resultado econômico) […]

Publicado: 13 de novembro de 2014

Resolução CONTRAN muda conceito de carga a granel

Baixada em 28 de agosto de 2014, a resolução CONTRAN no 499/2014 estabelece e amplia o conceito de carga a granel. Se antes, granel estava implicitamente associado a produtos em grãos, agora ficou claro que sólido a granel é “qualquer carga sólida fracionada, fragmentada ou em grãos, transformada ou in natura, transportada diretamente na carroceria […]

Publicado: 10 de outubro de 2014

Ônibus rodoviários ganham aumento de peso

A partir de 23 de setembro de 2014, os ônibus rodoviários que atendam à norma Euro V ganharam uma tonelada por eixo a mais no limite de carga, determina a Resolução CONTRAN 502/2014. Este acréscimo será aplicado também ao peso bruto total e ao peso bruto total combinado dos veículos. A decisão atende parcialmente a […]

Publicado: 10 de outubro de 2014

Pesagem de biodiesel tem tolerância de 7,5%

A partir de 23 de setembro de 2014, a aferição do peso bruto total (PBT) e do peso bruto total combinado (PBTC) dos veículos que transportam biodiesel (B-100) tem tolerância de 7,5%, tanto na pesagem por balança, quanto na verificação por meio de Nota Fiscal. A medida foi determinada pelo CONTRAN por meio da Resolução […]

Publicado: 10 de outubro de 2014