Custos de transferência deverão subir devido ao aumento do pedágio da Dutra
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Rentabilidade do Setor
Neste cenário promissor, seria de se esperar que o setor desfrutasse de excelente rentabilidade , boa produtividade e baixo endividamento. A triste realidade, no entanto, é que o TRC padece do mal crônico da baixa lucratividade, pequena produtividade e alto endividamento, o que coloca a atividade no rol das mais arriscadas e de menor remuneração […]
Tolerância por eixo sobe para 10%
Publicada em 5 de junho de 2014, a Resolução CONTRAN no 489, elevou para 10% a tolerância por eixo, quando o peso dos caminhões e ônibus for aferido por balança e quando o excesso de peso bruto não ultrapassar o limite legal de 5%. Quando este valor for superado, a tolerância permanece em 7,5%. Outra […]
Aumentos do diesel, eterno pesadelo.
As empresas, para competirem nesse mercado, têm que gerenciar com cuidado os seus custos, para evitar que ele extrapole o preço. Portanto, no caso do transporte rodoviário de cargas, tem que existir sim, preocupação com os aumentos dos preços dos insumos, principalmente, combustíveis, que tem uma representatividade aproximada de 35% dos custos totais numa operação […]
Renovação de frotas avança em três estados.
Enquanto o programa RenovAR, da CNT, continua em estudos na Casa Civil da Presidência da República, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro lançam seus programas de renovação da frota de caminhões. Atualmente em análise na Casa Civil da Presidência da República, o Programa RenovAR, elaborado pela CNT em 2009, tem com o objetivo […]
Deficiências de rodovias, filas e restrições urbanas elevam custos
As notórias deficiências das rodovias, as longas filas de espera e as crescentes restrições urbanas ao tráfego de caminhões elevam sensivelmente os custos do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). O Brasil tem 1,7 milhão de km de estradas. Deste total, apenas 203 mil km (12%) são pavimentados. Com as novas concessões, a extensão concedida deverá […]
O alto custo do gerenciamento de riscos
A responsabilidade do transportador pela integridade das mercadorias que movimenta é objetiva, isto é, independe de culpa ou dolo. Segundo o jurista Miguel Reale, “quando a estrutura ou natureza de um negócio, como o de transportes, implica a existência de riscos inerentes à atividade desenvolvida, impõe-se a responsabilidade objetiva de quem dela tira proveito.” […]
