Cerimônia destaca impacto da formação e compromisso do Sistema Transporte com a excelência educacional
Na última quinta-feira (13), foi realizada, no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia de conclusão da Especialização em Gestão de Negócios, coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovida pelo SEST SENAT, em parceria com a FDC (Fundação Dom Cabral). O evento reuniu formandos, dirigentes e convidados em uma programação marcada por apresentações de projetos, falas institucionais e momentos de celebração.
A manhã foi dedicada à banca dos projetos aplicativos elaborados pelos grupos, que apresentaram soluções aos desafios do setor de transporte e logística. À tarde, a cerimônia oficial contou com a palavra de encerramento do diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, seguida pelas falas do presidente da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) – que também preside a FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro) e o Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro –, Eduardo Rebuzzi; do gerente executivo de Finanças do SEST SENAT, Bruno Rafael de Souza, e da diretora executiva da RioCard TI, Renata Faria.
Abrindo a sessão da tarde, Mendes destacou a relevância da formação para o futuro do transporte brasileiro. Ele ressaltou que a conclusão da especialização representa, ao mesmo tempo, uma conquista pessoal para cada formando e um avanço coletivo que fortalece todo o setor. “Cada profissional que conclui essa especialização sai mais preparado para enfrentar os desafios da gestão e contribuir para o fortalecimento do setor de transporte e logística. É uma conquista também para nós, do Sistema Transporte, que temos a missão de oferecer excelência educacional, aliada à inovação e à formação de lideranças capazes de transformar a realidade das empresas e da nossa sociedade”, afirmou.
Em sua fala, Rebuzzi celebrou a qualificação e destacou a relevância do setor. “Tivemos, hoje, um evento de muita alegria e realização, com o encerramento de mais uma turma do ITL em parceria com a Fundação Dom Cabral. São 39 alunos formados, preparados e mais qualificados para o exercício da profissão que escolheram em um setor essencial para a economia do país. O transporte é a base de funcionamento de tudo o que acontece. Por isso, devemos ter muita responsabilidade no exercício diário de nossas funções, seja no transporte de passageiros ou de cargas. Parabéns a todos!”, salientou.
Celebração e simbolismo
O momento mais aguardado foi a entrega dos canudos, seguida pela exibição de um vídeo de encerramento e pela facilitação poética conduzida pelo educador e músico Nuno Arcanjo, que trouxe muita emoção à celebração. O evento foi concluído com um brinde especial promovido pela FDC, simbolizando a conquista coletiva e o início de uma nova etapa para os alunos formados.
Para Marcela Montenegro, diretora administrativa da Manumonte Transportes e uma das alunas formadas do curso, a Especialização em Gestão de Negócios foi uma experiência transformadora na carreira. “O curso trouxe uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. A diversidade da turma, com profissionais de diferentes modais, trouxe luz a uma demanda crescente do setor, que é a intermodalidade. Além disso, cada dinâmica e cada disciplina estimularam nosso pensamento crítico e ampliaram nossa visão de gestão, algo que certamente fará a diferença na aplicabilidade do conhecimento e no legado para a sociedade”, enfatizou.
Formação estratégica para o setor
A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu gratuita voltada exclusivamente a profissionais do Sistema Transporte. Ministrada pela FDC e regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação), a formação integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte. Com carga horária de 370 horas, o curso explora temas como liderança, inovação, ESG, finanças, marketing, inteligência artificial, diversidade e negociação, promovendo uma formação robusta e alinhada às demandas do setor.

Da esquerda para a direita: Nuno Arcanjo; Professor Frederico Vidigal; Professor Márcio Boaventura; Professor Eduardo Penna; Mônica Côrtes; Flavia Durães; Eduardo Rebuzzi; João Victor e Sérgio Vianna

Eduardo Rebuzzi; Marcela Montenegro e Sérgio Vianna








