Flat Preloader Icon

Presidente Francisco Pelucio reúne autoridades em Brasília para tratar sobre a concessão da ponte São Borja-São Tomé

por | mar 29, 2023 | Notícias, Outros, Rodoviário, Urbano

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Reunião

Aconteceu ontem (28), em Brasília, o encontro com autoridades do setor de transporte e representantes da cidade de São Borja, Rio Grande do Sul e São Tomé, Argentina para tratar do contrato Internacional de Concessão de Obra Pública da Integração da Ponte que liga as duas cidades, e que se encerra em 29 de agosto 2023, quando vence o atual período de concessão ao consórcio empresarial Mercovia S/A, nos termos do acordo publicado no D.O.U em 18/08/2021.

A reunião convocada pela NTC&Logística e outras entidades, teve como objetivo discutir o futuro da concessão do CUF (Centro Unificado de Fronteira), destacar a importância da Ponte Internacional da Integração São Borja-Santo Tomé junto ao comércio internacional Brasil/Argentina e para todo o Mercosul e também a manutenção da ponte internacional entre Uruguaiana e Passo de Los Libres.

De acordo com a área de transporte internacional da entidade, a estrutura é a principal fonte de escoamento de veículos e peças e reconhecida por seus trâmites aduaneiros no seu Centro Unificado de Fronteira, sendo responsável pelo tráfego de cerca de 15% do comércio entre os dois países, portanto, de grande importância para economia e para o transporte internacional de cargas (TRIC).

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio avaliou o encontro, “Foi importante discutirmos com as autoridades do setor e também das cidades representadas a necessidade da medida, o transporte internacional é de grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil, e precisamos sempre encontrar meios que possam facilitar a livre circulação dos empresas transportadoras, nosso trabalho segue sempre nesse sentido. Também aproveito para agradecer a participação de todos os representantes de entidades que estiveram presentes na reunião”.

De acordo com Danilo Guedes, vice-presidente da entidade para assuntos do transporte internacional de cargas, “é importante que se tomem medidas para que seja possível os transportadores continuarem seu trabalho, por isso é necessário apresentar ao governo uma proposta que seja viável para a manutenção, segurança e agilidade, sem prejudicar a circulação dos caminhões”.

Os prefeitos das cidades de São Borja, Eduardo Bonoto, e São Tomé, Augusto Suaid também participaram do encontro e reforçaram a importância da integração e apresentaram algumas medidas adotadas pelas cidades e também solicitaram apoio do Governo Federal para contribuir com as mudanças necessárias.

A reunião teve a participação da ANTT, na pessoa do diretor geral, Rafael Vitale, do senador, Luiz Carlos Heinze, do deputado, Pedro Westphalen e representantes do Ministério das Relações Exteriores, Anfavea, CDL, entre outros.

Ao final da reunião foi assinado um documento entre as entidades representadas formando compromisso coletivo em prol do desenvolvimento econômico relacionado à Ponte de Integração.

[masterslider id=”15″]