
Além de diversas exigências de legislação, quando as montadoras vão colocar um novo produto no mercado, ele passa por uma série de testes, para garantir a segurança dos ocupantes em caso de qualquer ocorrência.
Por isso, são realizados estudos de estatísticas de acidentes e os engenheiros da Scania preparam testes de colisão para melhorar a segurança de cada modelo.
Recentemente, um caminhão equipado com tanques de gás natural comprimido foi submetido a um forte impacto lateral.
“Nós posicionamos o caminhão na pista de teste. Em seguida, usamos um cabo de aço para puxar a barreira deformável, representando um carro de passeio, direto para o ponto de instalação dos tanques de gás montados na lateral do chassi, simulando uma colisão lateral”, disse Dan Loftén, engenheiro especialista em P&D, responsável pelos testes de colisão e segurança.
Apesar dos grandes preparativos, o principal ocorre depois da colisão. Tudo é analisado em detalhes, e muitas peças são desmontadas, para que sejam encontradas quaisquer falhas de projeto.
“E então a análise. Usamos dados de medições durante o teste e também analisamos os vídeos de alta velocidade para ter uma visão detalhada do evento”, destacou o engenheiro.
O material resultante também poderá ser usado para simulações e para desenvolver métodos de testes simplificados, já que os testes feitos com um veículo real são caros.
Durante o teste real com o caminhão a gás, os tanques se saíram muito bem, mostrando que são seguros mesmo em uma colisão direta.
Confira o teste acessando o link: https://youtu.be/7GhGiplJhAw.

