Flat Preloader Icon

Sindmat promove hoje palestras sobre o MDF-e em Cuiabá

por | nov 28, 2017 | Serviços

Fonte:
Chapéu:

Palestras serão proferidas pelo diretor de fiscalização da ANTT, João Paulo de Souza, e pelo especialista Daniel Carvalho, referências nacionais no assunto

O Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat) promove palestra nesta terça-feira (28/11), em Cuiabá, sobre o Manifesto de Documento Fiscal eletrônico o MDF-e.

Para proferir as palestras vêm a Cuiabá o  diretor de fiscalização da Agência Nacional de Transporte (ANTT), João Paulo de Souza, e o especialista Daniel Carvalho, coordenador nacional de Documentos Fiscais Eletrônicos voltados ao segmento do transporte.

O evento, que atraiu mais de 100 participantes, funcionários de transportadoras, ocorrerá das 7h30 às 17h no auditório do Sest/Senat. Daniel Carvalho fará palestra a partir das 7h45 e João Paulo de Souza a partir das 15h.

O presidente do sindicato, Eleus Amorim, foi o responsável por sensibilizar o setor para a importância da participação das empresas na palestra, visto que ainda há muitas dúvidas a respeito do MDF-e.

As empresas que realizam transporte de cargas e mercadorias sabem que a quantidade de documentos que precisam enviar junto com a carga é grande, como nota fiscal e DANFE e DACTE.

Desta forma, quando o veículo é parado em algum posto de fiscalização, o motorista precisa entregar todos esses documentos para a fiscalização, que irá conferir e validar as informações. Para facilitar todo esse processo, em dezembro de 2010 foi instituído o MDF-e. O documento é válido em todo território nacional e exigido quando há necessidade de trânsito entre municípios.

O MDF-e é um documento digital que substitui arquivos impressos como o Manifesto de Carga modelo 25 e a CL-e (Capa de Lote Eletrônica).  Ele existe apenas eletronicamente, mas é preciso imprimir o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico), que é uma representação simplificada do CTe.

Objetivo do MDF-e

O principal objetivo do Manifesto é agilizar toda a burocracia que envolve o transporte de cargas, padronizando os processos por meio de um documento único e eletrônico que servirá de modelo para a toda a cadeia logística. Outra vantagem é a economia de papel e de espaço físico para armazenamento de documentos, já que apenas o DACTE precisa ser impresso.

Com isso, o MDF-e contribui para a redução do tempo de fiscalização, uma vez que permite que o fiscal faça a leitura de todos os documentos de uma só vez. Essa prática é muito benéfica para diminuir o prazo de entrega, reduzindo, consequentemente, os atrasos nas entregas de produtos.

Serviço: O Sest/Senat está localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, enfrente a Rodoviária do Coxipó, Cuiabá – MT