Flat Preloader Icon

Vander Costa é homenageado pela NTU com medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro

por | ago 10, 2023 | Notícias, Outros

Fonte: CNT
Chapéu: Homenagem

A condecoração foi recebida pelo presidente do Sistema Transporte por suas iniciativas e trajetória em prol do transporte coletivo urbano brasileiro

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi agraciado, nessa terça-feira (8), com a medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2023. A honraria é concedida pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) a personalidades que se destacaram por iniciativas positivas em prol do transporte coletivo urbano brasileiro. A condecoração, que existe desde 1997, agrupa três categorias — Empresário, Especial e In Memoriam.

O reconhecimento faz parte da programação da 36ª edição do Seminário Nacional NTU. Vander Costa recebeu a medalha, na categoria Especial, das mãos do presidente do Conselho da NTU, João Setti Braga.

Para o Sistema Transporte, a condecoração reflete também os esforços conjuntos das entidades do setor em prol de um transporte público eficiente, acessível e sustentável em todo o país. “Receber essa medalha é, sem dúvida, um momento de alegria e gratidão. Uma oportunidade de reflexão sobre o que alcançamos até agora e sobre os desafios que ainda enfrentamos”, avalia Vander Costa.

Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem especial (in memoriam) ao empresário Eurico Divon Galhardi, ex-presidente do Conselho Diretor da NTU e um dos fundadores da instituição, falecido em junho deste ano.

Expoente no setor, Eurico compunha a estrutura do Sistema Transporte como diretor do modal Transporte de Passageiros. Em 2021, foi agraciado com a Medalha JK, comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima), concedida pela CNT, por seu destaque nos serviços prestados ao setor transportador. A família Galhardi esteve presente na cerimônia e acolheu as diversas reverências ao seu patriarca.

A cerimônia ainda contou com um panorama breve da atual conjuntura do setor, que ainda sente os impactos da pandemia. O cenário foi apresentado por Setti Braga, que aproveitou para enfatizar a importância da união de esforços e da referência de protagonismo dos homenageados com a medalha.

“Nesse sentido, é de extrema importância a articulação das lideranças na busca de um serviço de transporte de passageiros inclusivo, eficiente, moderno e socioambientalmente responsável. Uma tarefa que a NTU tem procurado cumprir contando com o apoio de muitos dos aqui homenageados”, destacou.

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio prestigiou o evento e destacou, “o presidente Vander vem fazendo um trabalho diferenciado no setor de transporte do Brasil, toda e qualquer homenagem é de grande importância e merecida”.