Inventário CNT de Emissões consolida dados inéditos e orienta a agenda de descarbonização do transporte no Brasil
A CNT realizou, nessa quinta-feira (26), o Webinar Rota CNT do Conhecimento, iniciativa voltada a empresas do setor transportador, representantes de federações, sindicatos e associações, além de lideranças do Sistema Transporte. A iniciativa marcou a construção coletiva do Inventário CNT de Emissões de Gases do Efeito Estufa do Transporte, estudo pioneiro apresentado na COP30 e realizado em parceria com a Ambipar.
O Inventário analisou todos os modos de transporte — rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário —, incluindo as infraestruturas portuária e aeroportuária, dimensionando as emissões e identificando ações em curso voltadas à descarbonização. O estudo também evidenciou o protagonismo do setor em iniciativas já implementadas pelas diferentes modalidades para mitigação e neutralização de emissões.
Além de reunir números inéditos, o levantamento se destaca pelo processo de construção coletiva, conduzido sob a coordenação técnica da CNT, com o apoio da Ambipar e a colaboração de entidades e empresas do setor. A participação ampla assegura legitimidade ao diagnóstico e estabelece base sólida para a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais voltadas à descarbonização.
A Confederação informou que novas edições do estudo serão desenvolvidas, com a ampliação do uso de dados primários e o fortalecimento do engajamento das entidades representativas.
Durante o Webinar, a diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende, destacou que o estudo apresenta dados detalhados por estado e por tipo de veículo, o que amplia a precisão na formulação de políticas públicas e estratégias regionais. Segundo ela, o Inventário representa um marco para a estruturação de programas de incentivo à descarbonização e reforça o alinhamento das entidades do transporte em torno de uma agenda comum de sustentabilidade.
O consultor técnico da CNT Bruno Batista, que contribuiu para a coordenação do estudo, ressaltou que o setor já desenvolve diversas ações favoráveis à conservação ambiental. “Com esse diagnóstico, damos visibilidade às iniciativas em curso e ao potencial do transporte para avançar na redução das emissões”, afirmou.
Representando a Ambipar, o presidente de Sustentabilidade da companhia, Rafael Tello, contextualizou o trabalho como parte de uma jornada contínua de descarbonização. Ele observou que o Brasil já é referência em biocombustíveis e tem uma matriz elétrica limpa, fatores que inserem o país em posição estratégica para avançar na transição energética.
Tello também destacou os diferenciais técnicos do Inventário, que consolidou, pela primeira vez, dados desagregados por tipo de veículo e por estado, garantindo maior precisão às análises. A partir dessas informações, cada entidade regional poderá formular estratégias próprias, alinhadas às suas realidades locais. Como próximos passos, apontou a ampliação do uso de dados primários e o engajamento de mais entidades com vistas à padronização das informações e ao aprimoramento das futuras edições do Inventário.
O Webinar contou ainda com a participação da equipe técnica ambiental da CNT: a gerente executiva Erica Marcos, os analistas em transporte Gustavo Willy e Raflem dos Santos, e as técnicas Andreia Lima e Wlliane Magna. Pela Ambipar, também participou o líder em ESG, Henrique Dutra.


