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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Inovação e desenvolvimento marcam a edição de Santos do Seminário Itinerante da NTC&Logística e COMJOVEM

Inovação e desenvolvimento marcam a edição de Santos do Seminário Itinerante da NTC&Logística e COMJOVEM

Evento reuniu, no litoral paulista, empresários e lideranças de entidades para debater temas de grande importância para o futuro do Transporte de Cargas e Logística

Na última sexta-feira (15), o SEST SENAT de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi palco da primeira edição de 2024 do Seminário Itinerante da NTC&Logística e COMJOVEM, um evento que reuniu especialistas, empresários e jovens empresários do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRC) para discutir inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. Com o apoio da FETCESP, do SINDISAN e do Núcleo da COMJOVEM Santos, o seminário foi um marco importante para os presentes, oferecendo palestras relevantes para capacitação e desenvolvimento.

Flávio Benatti, Patrono da COMJOVEM, Ex-presidente da NTC&Logística e Vice-Presidente da CNT, abriu o evento representando o Presidente Eduardo Rebuzzi, que por motivos de agenda não pôde estar presente. Com palavras inspiradoras, Benatti ressaltou a trajetória de duas décadas do Seminário Itinerante. “Ao longo de 20 anos, nosso objetivo tem sido claro: capacitar e unir os profissionais do setor, levando conhecimento e oportunidades a cada canto do país. Este evento em Santos, com a participação expressiva dos integrantes da COMJOVEM é um exemplo do nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência.”, afirmou.

André de Simone, Coordenador Nacional da COMJOVEM, destacou a importância do seminário para o estímulo ao pensamento inovador e colaborativo entre os jovens do setor. “Nosso foco está em fomentar uma nova geração de líderes que possa enfrentar os desafios contemporâneos com soluções criativas e eficazes. São 20 anos promovendo esse projeto, que já é esperado pelos empresários do TRC”, disse ele.

Hudson Rabelo, Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM, complementou, enfatizando a relevância do evento para a troca de experiências e o networking entre os profissionais. “Cada edição do Seminário Itinerante é uma oportunidade para crescermos juntos, compartilhando conhecimentos e práticas que nos tornam mais fortes como setor”, destacou.

André Luis Neiva, Presidente do SINDISAN, falou sobre a importância de Santos como um hub logístico crucial para o Brasil e como o seminário contribui para o fortalecimento do setor na região. “Estamos honrados em receber este evento, que não só coloca Santos em destaque no cenário nacional da logística e transporte, mas também oferece aos nossos associados e integrantes da COMJOVEM local uma chance de desenvolvimento”, afirmou.

Pedro Bala Sorbello, Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Santos, expressou seu entusiasmo com a realização do evento na cidade. “Santos tem uma rica história no transporte e na logística. A realização deste seminário aqui reafirma nosso papel no desenvolvimento contínuo do setor no Brasil. Gostaria de agradecer a oportunidade de realizarmos um evento tão importante e pela presença de todos”, comentou.

Finalizando as apresentações iniciais, o Sérgio Luís Pereira, diretor da unidade de São Vicente do SEST SENAT, agradeceu a presença e realização do evento. “Ficamos muito felizes em receber a primeira edição deste ano do Seminário da NTC&Logística, principalmente com a presença do Flávio Benatti, pessoa importante no setor, que leva o seu nome nessa unidade. Agradeço a presença de todos, e podem continuar contando com o SEST SENAT São Vicente, sempre que precisarem”, destacou.

Durante o evento, houve o “Momento Parceiros NTC”, onde representantes de projetos e empresas patrocinadoras como a Autotrac, FENATRAN, Edenred, Mercedes-Benz e Transpocred compartilharam insights sobre as últimas tendências e tecnologias, reforçando a importância da parceria entre diferentes stakeholders para o avanço do setor, além de oportunidades de negócios.

Palestras

Dando início às palestras, Camila Florêncio, Coordenadora do Movimento Vez & Voz do SETCESP, discutiu a importância da inclusão e diversidade nas empresas do setor. “A inclusão e a diversidade não são apenas questões éticas; são fundamentais para a inovação e o sucesso empresarial no nosso setor”, destacou. Na oportunidade explicou detalhadamente como o movimento vem fazendo a diferença para ampliar o espaço das Mulheres no Transporte Rodoviário de Cargas.

Lauro Valdivia, Assessor Técnico da NTC&Logística, apresentou uma análise detalhada sobre “Custos de Fretes e Defasagem de Insumos”, apontando caminhos para a gestão eficiente dos desafios econômicos enfrentados pelas empresas de transporte e logística. Ele também ressaltou a importância de se olhar com atenção para os custos das operações, o que segundo ele é vital para a saúde financeira das empresas transportadoras.

Fechando o evento, o Professor Paulo Vicente, da Fundação Dom Cabral, inspirou os participantes com sua palestra “Habilidades do Futuro para Jovens Lideranças”, enfatizando as competências necessárias para liderar com sucesso em um mundo em constante mudança. Ele destacou informações de grande relevância para a economia brasileira e trouxe luz para importantes temas que impactam diretamente a sociedade, no Brasil e no mundo.

“O Seminário Itinerante da NTC&Logística e COMJOVEM em Santos, marcou um ponto de inflexão para os representantes do setor, como também reiterou o compromisso da NTC&Logística em promover o desenvolvimento contínuo e a capacitação de seus associados, garantindo um futuro promissor para o Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Brasil. Com certeza a próxima edição em Belo Horizonte, no dia 12 de abril repetirá o mesmo sucesso, esperamos todos lá”, finalizou André de Simone, Coordenador Nacional da COMJOVEM.

Confira as fotos do evento clicando aqui

O evento é uma realização da NTC&Logística, conta com o Patrocínio da Autotrac, Edenred Ticket Log Repom, Fenatran, Mercedes-Benz e Transpocred, Apoio Institucional do Sistema Transporte CNT, SEST SENAT e ITL, FumTran e Apoio Logístico da Braspress.

ARTIGO – TST EXCLUI PERICULOSIDADE EM RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE TANQUE SUPLEMENTAR

ARTIGO – TST EXCLUI PERICULOSIDADE EM RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE TANQUE SUPLEMENTAR

Em recente acórdão da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, nos autos do Processo TST-RR-804.11.2021.5.07.0034, publicado em 02/02/24, tendo como relator o Ministro Caputo Bastos, foi dado provimento ao recurso de revista de uma empresa para reformar a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região e excluir da condenação o pagamento do adicional de periculosidade em razão do autor ter laborado em caminhões com tanque suplementar com volume superior a 200 litros.

Para o TRT/CE em período anterior a 09/12/2019 o entendimento do TST era no sentido de reconhecimento de periculosidade nos casos do labor do motorista de caminhão com tanque de combustível suplementar, com capacidade superior a 200 litros, isso fundado no conteúdo da NR-16, que acrescentou o item 16.6.1.1 que dispõe que não se aplica o item 16.6 às quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustível originais de fábrica e suplementares, certificados pelo órgão competente.

Nas razões de seu recurso de revista a empresa argumentou, em síntese, que o autor não faz jus ao recebimento do adicional de periculosidade, pois o combustível transportado era para consumo próprio, o que não se equipara ao transporte de inflamáveis, apontando ofensa ao artigo 5º, II, e LIV da Constituição Federal e indicando divergência jurisprudencial.

A transcendência, requisito essencial para o conhecimento do recurso de revista de acordo com o artigo 896-A da CLT, foi demonstrada e acolhida pelo TST, através da demonstração da existência de questão nova a respeito da aplicação do item 16.6.1.1 da NR-16, incluído pela Portaria da SEPRT 1.357/2019, o que caracteriza a transcendência jurídica.

O Acórdão do TST entendeu que mesmo antes da publicação da Portaria SEPRT 1.357/2019 que acrescentou o item 16.6.1.1, a Portaria 3.214/78 (NR-16), em seu item 16.6.1 já dispunha que “As quantidades de inflamáveis, contidas nos tanques de consumo próprio dos veículos, não serão consideradas para efeito desta Norma.”

Para o relator em tais casos a norma regulamentadora é expressa quando afasta a possibilidade de reconhecimento do labor em condições perigosas, tanto que posteriormentea NR-16 foi alterada pela Portaria SEPRT 1.357/2019, que inseriu o subitem 16.6.1.1 para afastar a aplicação do subitem 16.6 às quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustível originais de fábrica e suplementares, certificados pelo órgão competente, excepcionando a regra geral para a classificação da operação como perigosa e a entrada em vigência do novo subitem não configurou a criação de uma nova situação jurídica, pois o item 16.6.1, já previa que as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques suplementares para o consumo próprio não ensejariam o pagamento do adicional de periculosidade por transporte de inflamáveis.

Por fim, o acórdão conclui que “não se está a tratar de direito que deixou de existir somente após a inserção do novo subitem 16.6.1.1, mas de ausência de direito desde a redação original da NR-16, aprovada pela Portaria n.3.214/1978, sendo certo que o novo subitem veio apenas a aclarar ainda mais a situação que já se encontrava regulamentada.”

Trata-se de decisão importante e que abre um novo precedente, pois reconhece a importância da alteração da NR-16, através da Portaria SEPRT 1.357/2019, mas entende que mesmo antes da referida alteração o item 16.6.1 da NR-16 já excluía a periculosidade quando a quantidade de inflamáveis contidas nos tanques suplementares para consumo próprio do veículo.

A respeito do tema, vale destacar também a decisão da 5ª Turma do TST nos autos do Processo 373-83.2020.5.09.0671, publicada em 22/09/23, relator Min.Breno Medeiros, que entendeu que a Portaria SEPRT 1.357/2019 trouxe novo enfoque a matéria e deu validade ao subitem 16.6.1.1 da NR-16 para indeferir o pedido de adicional de periculosidade em razão da quantidade de combustível contida nos tanques suplementares e de fábrica dos veículos, mesmo com a capacidade superior a 200 litros.

Sobreleva ressaltar que a Lei 14.766, de 22/12/2023, acresce o par.5º ao artigo 193 da CLT, para estabelecer a não caracterização como perigosas das atividades ou operações que envolvam exposição às quantidades de inflamáveis contidas em tanques de combustíveis originais de fábrica e suplementares, na forma que especifica.

Esperamos que a discussão judicial dessa matéria nos TST passe a ser feita através de uma nova perspectiva e que prevaleça, inclusive na SBDI, o entendimento contido nas decisões anteriormente citadas e na Lei 14.766, de 22/12/2023, para que haja mais segurança jurídica para o transporte de cargas neste tema.

Narciso Figueirôa Junior

Assessor Jurídico da NTC&Logistica

Projeto do combustível do futuro é aprovado na Câmara com contribuições da CNT

Projeto do combustível do futuro é aprovado na Câmara com contribuições da CNT

O texto condicionou o aumento do teor do biodiesel de base éster no diesel fóssil a testes de viabilidade

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) conseguiu avançar em um importante pleito do setor transportador no Congresso Nacional. Na noite dessa quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 4.516 (apensado ao PL 528/2020), conhecido como “Combustível do Futuro”, foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, considerando um dos principais pontos de atenção para o setor transportador: condicionar o aumento do teor do biodiesel de base éster no diesel fóssil a testes de viabilidade técnica.

Além disso, o texto instituiu o óleo vegetal hidrotratado mediante o Programa Nacional de Diesel Verde, que prevê a sua participação volumétrica obrigatória. A CNT, que atuou ativamente junto ao Congresso para aperfeiçoar o texto, defende condicionar os aumentos da mistura a testes; aprimorar as especificações do biodiesel utilizado no Brasil; implementar medidas de controle de qualidade; e sempre considerar o setor de transporte nas políticas públicas.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados trouxe avanços, mas ainda não é considerado o ideal para o setor transportador. Nesse contexto, a CNT seguirá trabalhando para o aprimoramento da matéria no Senado Federal.

Articulação

Após o anúncio feito pelo Colégio de Líderes que o texto seria votado na quarta-feira, a da CNT realizou uma força-tarefa para esclarecer dúvidas e levar o posicionamento do setor a todos os partidos da Câmara dos Deputados. Como resultado do trabalho desenvolvido, foram apresentadas duas emendas e dois destaques por PSD, PL e União Brasil, com o objetivo de aprimorar o substitutivo apresentado pelo relator.

Para a gerente executiva de relações com o Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, o trabalho de sensibilização do Parlamento foi fundamental para que houvesse avanços em relação ao texto. “Os deputados ouviram as preocupações do setor e compreenderam quais os impactos econômicos e ambientais a CNT desejava evitar”.

O setor foi fortemente defendido pelos deputados Hugo Leal (PSD-RJ) e Bibo Nunes (PL-RS), que enfatizaram a necessidade de estabelecer os critérios de qualidade para qualquer aumento da mistura. “A Europa trabalha com 7% e, hoje, nós já estamos em 14% e o transporte já está tendo problemas. O biodiesel deixa borras que prejudicam o veículo”, disse Leal.

Também na última quarta-feira, o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos, e o presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina), Dagnor Schneider, reuniram-se com o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC).

Ciente das reivindicações do setor em relação à matéria, o parlamentar adiantou que a bancada nacional do PT trabalharia para que o essencial fosse atendido. “Fiz o posicionamento à minha bancada e vários deputados se solidarizaram com a preocupação. Vamos manter esse diálogo, porque estou convencido dos argumentos do setor transportador”, adiantou.

O diretor executivo da CNT sugeriu ir além nas próximas etapas de tramitação do PL. “É preciso abrir espaço para a participação de todas as partes envolvidas na questão e para o desenvolvimento de outras tecnologias, como o diesel verde (HVO) — solução tecnológica que já existe e que tem custo-benefício e segurança melhores”, ressaltou Bruno Batista.

O presidente da Fetrancesc reforçou o compromisso do setor transportador com uma matriz energética mais limpa.

Na última terça-feira (12), as gerentes Andrea Cavalcanti e Erica Marcos estiveram com o deputado Arnaldo Jardim, relator da proposta na Câmara, para apresentar estudos e dados que mostram o impacto para a atividade transportadora da elevação dessa mistura.

Problemas

Pesquisas realizadas, em 2023, pela UnB (Universidade de Brasília) e pela empresa Sambaíba, atuante no transporte público de São Paulo, constataram que o transporte de cargas e de passageiros está sujeito a problemas como aumento do consumo de combustível, manutenção corretiva, oxidação e redução de vida útil de peças mecânicas.

Os veículos também perdem velocidade e potência do motor, além de ocorrer maior emissão de poluentes (óxido nitroso e dióxido de carbono), em função do aumento do consumo específico.

Vendas financiadas de veículos crescem 30,7% no país em fevereiro

Vendas financiadas de veículos crescem 30,7% no país em fevereiro

No acumulado do ano, as vendas somaram 1 milhão de unidades

As vendas financiadas de veículos em fevereiro somaram 525 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3 (Bolsa Valores de São Paulo). O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 30,7% na comparação com o mesmo período de 2023, mas queda de 6,6% em relação a janeiro.

“O mês de fevereiro, assim como em janeiro, mostra números positivos e que esse início de ano está dando continuidade à recuperação do setor vista no segundo semestre de 2023. Vale ressaltar que a queda em relação ao mês anterior se deve ao número de feriados no período, uma vez que a média de veículos financiados em fevereiro por dia útil é maior do que em janeiro”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

No segmento de autos leves, a alta foi 26,2% ante fevereiro de 2023. Comparado a janeiro, houve queda de 10,5%. Já o financiamento de veículos pesados teve alta de 24,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior e de 6,1% em relação a janeiro. O número de financiamentos de motos no mês foi 45,8% maior do que em fevereiro de 2023 e 3,2% maior do que em janeiro.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 1 milhão de unidades. O número representa alta de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 243 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os dois primeiros meses do ano desde 2012.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Infraestrutura de transporte é prioridade, diz novo presidente da Acic Chapecó

Infraestrutura de transporte é prioridade, diz novo presidente da Acic Chapecó

Helon Rebellato, filho do ex-presidente da Facisc e da Acic Chapecó, Antônio Rebellato, é o novo líder da principal entidade empresarial voluntária do Oeste de SC

Entidade empresarial influente do grande Oeste de Santa Catarina, a Associação Empresarial de Chapecó reuniu boa parte dos líderes do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense quinta-feira à noite para a posse da sua nova diretoria. O empresário Helon Rebellato assumiu a presidência da associação, sucedendo Lenoir Broch. Em seu discurso, o novo presidente ressaltou que investimentos em infraestrutura de transportes são prioridade para Chapecó e região. 

Entre as autoridades presentes no Clube Recreativo Chapecoense, estiveram o governador Jorginho Mello, o presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Elson Otto, o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, o 1º vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Ernesto João Reck, e o secretário de Inovação e Serviços Públicos de Chapecó, Thiago Etges, que representou o prefeito João Rodrigues. No evento com mais de 400 pessoas também estiveram secretários de Estado e outras lideranças empresariais de SC.

Rebellato deixou claro que a nova diretoria terá como prioridade na pauta institucional manter o posicionamento de cobrança sobre a falta de investimentos em infraestrutura de transportes. Fez uma crítica geral e direta ao setor público dizendo que há pautas que se tornaram corriqueiras, não pela falta de dedicação e empenho, “mas pelo crescimento da região e desleixo do setor público”.

Segundo ele, as rodovias que mais necessitam de conservação e melhorias são as BRs 282 e 153, e a SC-283. E para dar sequência a projetos de ferrovias, também fundamentais para manter o atual nível de produção de proteínas na região, a Acic criou a Diretoria de Ferrovias, liderada pelo empresário Lenoir Broch, que participou de todos os movimentos recentes para o avanço de projetos na área.

Primeira edição 2024 do Seminário Itinerante acontece hoje em Santos 

Primeira edição 2024 do Seminário Itinerante acontece hoje em Santos 

A NTC&Logística e a COMJOVEM realizam hoje (15), o primeiro Seminário Itinerante de 2024 em Santos, na unidade do SEST SENAT São Vicente. O evento conta com o apoio dos anfitriões, FETCESP, SINDISAN e o Núcleo da COMJOVEM Santos. As inscrições online foram encerradas ontem (14).

O Seminário Itinerante nasceu há 20 anos com o objetivo de levar a NTC&Logística para vários pontos do país, promovendo a capacitação técnica e fornecendo oportunidades de negócios aos empresários, jovens empresários e executivos do setor de Transporte de Cargas e Logística.

De acordo com o Presidente da NTC&Logística: “Importante lembrar que também estamos comemorando o vigésimo ano desse projeto tão importante da NTC&Logística, que nos últimos anos recebe o apoio da COMJOVEM, junto aos sindicatos e federações, fortalecendo nossa missão de estarmos mais próximo do Transportador Rodoviário de Cargas em diversas regiões do país. Com certeza teremos mais uma temporada de sucesso e convido todos a participarem.”

Confira a programação do evento

8h00 às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h30 – Abertura – NTC&LOGÍSTICA E COMJOVEM

Flávio Benatti – Patrono da COMJOVEM e Representante da NTC&Logística
André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
André Luis Neiva – Presidente do SINDISAN
Pedro Bala Sorbello – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM-Santos

9h30 às 9h50 – Momento Parceiros NTC
Momento – Mercedes Benz
Momento – Edenred

9h50 às 10h20 – Movimento Vez & Voz
Camila Florêncio – SETCESP – Coordenadora do Movimento Vez&Voz

10h20 às 11h10 – Palestra: Custos de Fretes e Defasagem de Insumos
Engº Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística

11h10 – 11h25 – COFFEE BREAK

 11h25 às 11h55 – Momento Parceiros NTC
Momento – Transpocred
Momento – FENATRAN
Momento – Autotrac

11h55 às 13h20 – Palestra: Habilidades do Futuro para Jovens lideranças
Professor Paulo Vicente, Fundação Dom Cabral

13h20– Encerramento seguido de Brunch

O evento é uma realização da NTC&Logística, conta com o Patrocínio da Autotrac, Edenred Ticket Log Repom, Fenatran, Mercedes-Benz e Transpocred, Apoio Institucional do Sistema Transporte CNT, SEST SENAT e ITL, FumTran e Apoio Logístico da Braspress.

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Tânia Guimarães da FETCESP

Mulheres nas entidades do TRC: Desafios, Conquistas e Perspectivas Futuras com Tânia Guimarães da FETCESP

Em série da NTC&Logística, mulheres representativas do setor compartilham experiências e visões sobre o papel feminino no TRC

Em uma iniciativa para destacar a importância das mulheres no setor de Transporte de Cargas (TRC), a NTC&Logística promove uma série de entrevistas com personalidades representativas das entidades do setor. Entre elas, está Tânia Aparecida Guimarães, com uma vasta experiência de 43 anos no setor, onde atualmente ocupa a responsabilidade executiva da FETCESP, e compartilhou suas reflexões sobre desafios, conquistas e o futuro das mulheres no TRC.

“Todas as profissionais, especialmente aquelas que ocupam um cargo de liderança, não podem ter receio de expor as suas ideias e opiniões”, ressalta, destacando a importância da voz feminina no setor.

Ao longo de sua carreira, ela enfrentou o desafio de trabalhar em um ambiente predominantemente masculino. No entanto, ela enfatiza que, com o tempo, essas experiências proporcionaram aprendizado e crescimento profissional. “Desde meu primeiro emprego e até hoje, sempre trabalhei em ambiente completamente rodeado de homens. Confesso que no início havia um certo constrangimento de minha parte, mas no passar dos anos, as experiências adquiridas, junto deles, só me trouxeram bons ensinamentos profissionais”, compartilha.

Tânia celebra seus 30 anos de dedicação à mesma entidade, um marco que reflete não apenas sua competência, mas também o reconhecimento do seu papel no setor.

“Apesar das adversidades, as mulheres estão cada vez mais tendo a oportunidade de assumirem cargos de relevância. Nós somos competentes e qualificadas para isso”, destaca Tânia, ressaltando a crescente participação feminina em todos os níveis do segmento transportador.

No entanto, desafios ainda persistem. Ela aponta para a necessidade urgente de igualdade salarial entre homens e mulheres no TRC e enfatiza a importância de abordar essa disparidade, garantindo que todas as profissionais sejam valorizadas de forma justa.

Ao vislumbrar o futuro do setor, Tânia expressa otimismo quanto ao avanço das mulheres e encoraja as jovens a enfrentarem os desafios com coragem e determinação, destacando a importância do aprendizado contínuo e do trabalho em equipe.

“Aprender com os próprios erros é inevitável, mas contar com a sabedoria dos mais experientes é sempre muito bom. Todos os dias são novos desafios, exigindo muita dedicação e trabalho em equipe. Tenha coragem para viver e para construir a carreira que deseja.”, finaliza Tânia.

Sistema Transporte exibe resultados de 2023 em reunião ordinária do Conselho

Sistema Transporte exibe resultados de 2023 em reunião ordinária do Conselho

Encontro foi realizado na quarta-feira (13), no edifício-sede da instituição, em Brasília

O Sistema Transporte realizou, nessa quarta-feira (13), a primeira reunião ordinária dos Conselhos Estatutários de 2024, com a presença do presidente da instituição, Vander Costa, e dos membros dos Conselhos da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística). No encontro, foram apresentados os resultados das ações realizadas ao longo de 2023 e aprovados os valores investidos no período.

Os dados confirmam mais um ciclo de crescimento do Sistema Transporte, fortalecido pela atuação integrada das entidades que o compõem. A Diretoria Executiva da CNT demonstrou o alcance de trabalhos técnicos, como as pesquisas de Rodovias e as de perfis empresariais, e as publicações da Série Especial de Economia (Combustíveis e Investimentos em Transporte) e da Série CNT Energia no Transporte (Hidrogênio Renovável), entre outras. O Programa Despoluir, responsável por mais de 435 mil avaliações veiculares, também foi lembrado.

Por meio da Diretoria de Relações Institucionais, a CNT defendeu o interesse dos transportadores perante os três Poderes em diversos momentos-chave, como na reforma tributária e no pleito pela desoneração da folha de pagamentos. Em 2023, a Confederação realizou, ainda, grandes eventos, como o Fórum CNT de Debates, que teve duas edições nacionais e uma regional, no Rio Grande do Norte. Foram celebrados, também, o Programa Nacional LGPD no Transporte e a agenda internacional da CNT, que incluiu participação na 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT.

O SEST SENAT, por sua vez, trouxe números expressivos da sua atuação em 2024, como os mais de 14,6 milhões de atendimentos realizados, sendo 8,1 milhões em saúde e qualidade de vida, e cerca de 6,5 milhões em desenvolvimento profissional. Foram mencionados projetos bem-sucedidos, como a Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society, as diversas mobilizações nacionais e a Feira de Empregabilidade. Os avanços na agenda ESG foram um dos destaques do ano — a entidade conta com consultoria do Instituto Ethos e lançou um Grupo de Trabalho Técnico em ESG – Sistema Transporte, por exemplo.

As ações em educação executiva foram detalhadas na apresentação do ITL, com informações do Programa Avançado de Capacitação do Transporte. No ano passado, foram 1.865 inscrições em um dos cursos oferecidos pelo Instituto, o que beneficiou diretamente 197 empresas. Foram abordadas as diversas turmas de especialização (Gestão de Negócios, Gestão de Finanças, Gestão de Recursos Humanos etc.), além da Certificação Internacional Aviation Management, com conteúdo ministrado pela Embry-Riddle. O ano de 2023 também foi marcado pelo lançamento da Rede Alumni do Transporte, com a participação de egressos do ITL, e pela realização e eventos, como o Fórum ITL de Inovação do Transporte, cujo tema foi ESG no Transporte. 

Na reunião do conselho, a FuMTran (Fundação Memória do Transporte) recapitulou os projetos aprovados em 2023, com ênfase no Museu Virtual dedicado ao setor. Responsável pela preservação do legado dos pioneiros do transporte, a entidade reforçou sua atuação editorial e, atualmente, trabalha para ampliar o catálogo de títulos, sendo que o livro “Acervo memórias – História e linha do tempo do transporte brasileiro” é um dos que está previsto.

Reuniões de Seções

Entre terça e quarta-feira (12 e 13), foram realizadas as Reuniões Ordinárias das Seções da CNT, ocasião em que foram discutidos os temas que vão balizar a atuação institucional da Confederação nos próximos meses. Por exemplo, na Seção II – do Transporte de Cargas, foram discutidos os desdobramentos do sistema free flow de cobrança de pedágio, já em vigor no país. O assunto também foi apreciado pela Seção VI – de Infraestrutura de Transporte e Logística. Outros pontos de interesse foram o Programa de Concessões Hidroviárias (Seção III); o Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano (Seção IV); e o impacto da Reforma Tributária para o setor aéreo (Seção V).

Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito testa novo modelo

Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito testa novo modelo

Fase de testes teve início nessa quarta-feira (13); agentes de trânsito passarão a alimentar a coleta de dados para o sistema estatístico

Ampliar e melhorar a base de dados do Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito (Renaest). Esse é o objetivo da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ao iniciar, nessa quarta-feira (13), a fase de testes do novo modelo de coleta, com agentes, diretamente envolvidos no atendimento às ocorrências, alimentando o sistema por meio de novo aplicativo de fiscalização da Senatran.

Segundo a Secretaria, a ferramenta voltada para uso de gestores de trânsito promete fornecer dados com maior precisão e agilidade, transformando o Renaest numa base estatística mais eficiente.

De acordo com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o aplicativo pode ser usado por todos os agentes, policiais, bombeiros e demais envolvidos no atendimento aos sinistros, que poderão incluir os elementos básicos das ocorrências na plataforma para formar o novo Renaest. “Esse momento é importante para todos, porque as estatísticas nos ajudarão nas tomadas de decisão que vão embasar nossas políticas públicas. O desafio é de responsabilidade do Governo Federal, por isso devemos tocar da melhor forma, compartilhando as obrigações com os órgãos de trânsito locais”, frisa o secretário.

Dados compilados

Segundo a Senatran, a Polícia Militar é a principal responsável pela coleta dos dados no local dos sinistros em 81% dos estados brasileiros. Além disso, as entidades policiais representam a principal fonte de dados para os Departamentos Nacionais de Trânsito (Detrans) no que diz respeito ao acesso e à utilização das informações. Em contrapartida, apenas 11% das unidades federativas utilizam os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde.

Com isso, o novo Renaest prevê:

• Multiplicidade de fontes, com busca da fonte primária

• Priorização das informações imprescindíveis

• Camada de inteligência e interoperabilidade

• Ampliação do escopo para “não eventos”

• Integração com outros sistemas estruturantes

• Analytics: análise exploratória e predição

• Retroalimentação dinâmica para subsidiar processos decisórios

O Renaest é um dos instrumentos mais importantes do Governo Federal para avaliar não só a segurança nas estradas como para garantir o cumprimento de metas e compromissos previstos no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Pnatrans

O Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões em vias urbanas e rodovias, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Plano passou por uma extensa revisão ao longo do ano de 2023, com o estabelecimento de uma nova versão com foco na transparência, conformidade, simplificação e efetividade.

A Senatran assumiu o compromisso de democratizar o Pnatrans, abrindo a possibilidade dos órgãos participantes cadastrarem novos produtos que fomente a redução da mortalidade nas pistas do país.

OPAS, PRF, DNIT, Senatran e UnB lançam projeto para aprimorar sistemas de dados rodoviários e prevenir lesões e mortes no trânsito no Brasil

OPAS, PRF, DNIT, Senatran e UnB lançam projeto para aprimorar sistemas de dados rodoviários e prevenir lesões e mortes no trânsito no Brasil

Para aperfeiçoar os sistemas de dados rodoviários e prevenir lesões e mortes no trânsito no Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Programa de Pós-Graduação em Transporte da Universidade de Brasília (UnB) lançaram nesta segunda-feira (11/03) uma iniciativa para integrar e qualificar ações nesse setores.

Intitulado “Aprimorando o Sistema de Dados Rodoviários para Prevenção de Sinistros no Brasil”, o projeto conta com financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária (UNRSF, na sigla em inglês).

Para Jefferson Almeida, coordenador-geral de SegurançaViária da PRF, a iniciativa busca a visão zero, conceito que reconhece a segurança no trânsito como resultado da inter-relação de diversos componentes e variáveis, como leis, regulamentos, usos do solo, infraestrutura, veículos e usuários da via. “Precisamos fazer a fiscalização, mas também apontar o problema, as sugestões de melhoria, para melhorar as rodovias e reduzir a sinistralidade”, pontuou.

“O projeto, além de fortalecer a integração entre instituições que atuam na segurança rodoviária do Brasil, permitirá qualificar a informação para subsidiar intervenções eficazes e em tempo oportuno, com ações baseadas em evidências”, afirmou Victor Pavarino, oficial em segurança viária e lesões não intencionais do escritório da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

Em mensagem gravada em vídeo, Veronique Rondeau, oficial de programa do UNRSF, avaliou que a abordagem baseada em dados, somada à dedicação das instituições parceiras, reduzirá significativamente os acidentes nas rodovias federais brasileiras. “Este projeto é apenas o começo. Que ele abra caminho para um futuro no qual as rodovias brasileiras não sejam apenas uma rede de transporte vital, mas também um espaço seguro para todos os usuários das vias”.

Daniel Mariz Tavares, diretor substituto do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, destacou a importância das ações integradas. “Não basta coletar o dado. Precisamos entender por que os sinistros ocorrem, onde ocorrem, fazer o diagnóstico correto, propor os tratamentos corretos e monitorar se essas soluções estão tendo os efeitos necessários”, enumerou.

Na mesma linha, o coordenador-geral de Operações Rodoviárias do DNIT, Leonardo Silva Rodrigues, ressaltou a necessidade da coleta de informações e trabalho conjunto para reduzir a morbimortalidade no trânsito. “Quanto mais enriquecida for a base de dados, mais assertivos nós seremos nas contramedidas e resultados mais satisfatórios nós vamos alcançar”, avaliou.

O chefe de gabinete da Reitoria da UnB, Paulo Cesar Marques, disse que é “uma satisfação muito grande integrar essa equipe”, citando que o projeto é um exemplo de como, além da produção e estruturação do conhecimento, a universidade pode contribuir com a solução de problemas do país e da humanidade.

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde do Brasil, o país registrou 33.894 óbitos em 2022. Além das vidas perdidas, as lesões no trânsito levam a ferimentos graves e sequelas, causando sofrimento, provocando desabilidades, onerando os serviços de saúde e gerando perda de produtividade.

Por isso, fortalecer a segurança viária, sob a perspectiva da saúde, é uma das prioridades da OPAS. A Organização tem cooperado tecnicamente com o Brasil e outros países e territórios das Américas na formulação de políticas para redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, aprimoramento da legislação e promoção da mobilidade sustentável.

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Lotação | Fevereiro/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Líquida | Fevereiro/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Frigorificada | Fevereiro/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Contêiner | Fevereiro/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Granéis Sólidos Com Equipamento Silo – Fevereiro|24

A planilha referencial de granéis sólidos foi elaborada pelo DECOPE/NTC&LOGÍSTICA sob supervisão da CTGS – Câmara Técnica de Transporte de Granéis Sólidos, com base em consagrado método de apuração de custos. E, os seus resultados refletem a estrutura de custos de uma empresa operando em regime de eficiência. Assim, espera-se que a mesma possa servir de orientação para os que atuam neste setor.

A operação de transporte custeada contempla o carregamento, o transporte propriamente dito e a descarga, em condições normais (estradas boas, trânsito normal, peso da carga dentro da lei, jornada de trabalho padrão, etc).

Arquivo na íntegra, abaixo:

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Transporte Internacional de Cargas – Fevereiro|24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

Planilha Referencial de Custos do Transporte de Máquinas e Equipamentos – Fevereiro/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Fevereiro/24

Planilha de Custos do Transporte Rodoviário de Grãos – Fevereiro|24

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Simulador Combustível – DIESEL | FEVEREIRO/24

Simulador Combustível – DIESEL | FEVEREIRO/24

O período indicado representa a semana de referência do dado pesquisado e disponibilizado pela ANP, respeitando o critério histórico de divulgação e a metodologia da pesquisa.

Entre 30/7/2017 e 30/12/2017, os 459 municípios pesquisados foram distribuídos da seguinte forma: as 26 capitais e o Distrito Federal pesquisados semanalmente e outros 432 municípios pesquisados quinzenalmente, alternando-se a cada semana um determinado grupo (Grupo A com as 27 capitais mais 215 municípios e Grupo B com as 27 capitais e outros 217 municípios).

Para mais informações, acesse http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/levantamento-de-precos.

Arquivo na íntegra, abaixo:

Indicadores Setoriais e Macroeconômicos | Fevereiro/24

Indicadores Setoriais e Macroeconômicos | Fevereiro/24

Os indicadores setoriais e macroeconômicos permitem aos empresários, principalmente, os de transporte, o acompanhamento da evolução da inflação no setor do transporte rodoviário de cargas, e, sobretudo, dos principais indicadores macroeconômicos para a tomada de decisão. 

Esse trabalho acompanha a evolução dos mais diversos indicadores, tanto setoriais, quanto macroeconômicos, com o objetivo de servir de ferramenta na tomada de decisão no que diz respeito a reajustes de contratos de transporte e outros de uma maneira geral, bem como, ações indenizatórias, reajustes de salários, entre outros.

Arquivo completo, abaixo:

Comissão de Viação e Transporte aprova realização do XXIII Seminário Brasileiro do TRC em Brasília

Comissão de Viação e Transporte aprova realização do XXIII Seminário Brasileiro do TRC em Brasília

Na terça-feira, 12 de março, Eduardo Rebuzzi, Presidente da NTC&Logística; Flávio Benatti, ex-presidente e atual Vice-Presidente da CNT; José Hélio Fernandes, ex-presidente e atual Vice-Presidente para Assuntos Políticos; o ex-deputado federal Vanderlei Macris; e Edmara Claudino, Assessora de Relações Institucionais,  estiveram em reunião no gabinete do Deputado Federal Gilberto Abramo, atual presidente da Comissão de Viação e Transporte (CVT). O encontro teve como foco principal a discussão sobre a realização do XXIII Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, destacando-se a importância do evento para o setor e as expectativas para sua próxima edição.

O Seminário representa um marco significativo no setor no Brasil. Organizado pela Comissão de Viação e Transporte, em colaboração com a NTC&Logística, o evento visa abordar temas cruciais para o avanço e a sustentabilidade desse segmento vital para a economia nacional.

Seguindo essa reunião, ontem (13), o Deputado Federal Cezinha de Madureira apresentou um requerimento de solicitação para a realização do Seminário, que foi prontamente aprovado pelos membros da Comissão. Cezinha ressaltou a relevância do seminário, mencionando a tradição de mais de duas décadas de realização do evento na Câmara dos Deputados, e destacou sua importância para a continuidade e o fortalecimento do setor.

Rebuzzi destacou a importância do evento com grande otimismo: “Este Seminário é fundamental para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas. A parceria com a CVT e o apoio recebido por todos os envolvidos são importantes para o sucesso deste evento. Ao longo das 22 edições anteriores, conseguimos não apenas discutir, mas também promover mudanças significativas que contribuíram para o avanço do setor. Com a participação ativa de parlamentares, entidades representativas e empresários, estamos confiantes de que esta edição será mais um grande sucesso. Quero agradecer o trabalho da Comissão, que apoia e incentiva essa iniciativa, na pessoa do Presidente Gilberto e toda sua equipe, e ao Deputado Cezinha, por ser autor do requerimento, e por acreditar na importância de que encontros como este, oferecem uma plataforma única para a troca de ideias, formulação de políticas públicas e o fortalecimento das relações entre o nosso segmento e a Câmara dos Deputados.”

O XXIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas acontecerá no dia 8 de maio, seguindo a tradição da Medalha de Mérito do Transporte NTC e o Congresso Técnico Olhar Empresarial.

Vice-presidente de segurança da NTC&Logística é homenageado pela ROTA junto a representantes do transporte rodoviário de cargas em São Paulo 

Vice-presidente de segurança da NTC&Logística é homenageado pela ROTA junto a representantes do transporte rodoviário de cargas em São Paulo 

Ontem (13), em uma cerimônia realizada no Primeiro Batalhão da ROTA em São Paulo, representantes do Transporte de Cargas foram homenageadas com o título de “Amigo da Rota”. Este reconhecimento foi conferido a Roberto Mira, Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística; Adriano Depentor, Presidente do SETCESP; Marcelo Rodrigues, Vice-Presidente do sindicato; Ana Jarrouge, Presidente executiva; e ao Coronel Mauro Ricciarelli, Assessor de segurança das entidades do setor em São Paulo. A homenagem foi uma forma de agradecimento pelo apoio contínuo que as entidades têm proporcionado ao trabalho da corporação, contribuindo significativamente para a segurança pública e, por consequência, para o desenvolvimento do Transporte de Cargas no estado de São Paulo.

A entrega do título foi realizada pelo Tenente Coronel Takahashi, que fez questão de agradecer pessoalmente o trabalho desenvolvido pela NTC&Logística e o SETCESP. Takahashi destacou a importância do setor transportador para a economia do Estado e do Brasil, ressaltando como a segurança pública é essencial para o sucesso e eficiência desse segmento.

Roberto Mira agradeceu pela homenagem, enfatizando o respeito mútuo e a consideração que a NTC&Logística mantém pelas forças policiais. Ele mencionou como a parceria entre as entidades representadas e os órgãos de segurança tem sido fundamental na criação de políticas públicas voltadas para o combate ao crime, beneficiando não apenas o transporte de cargas, mas a sociedade como um todo. Mira reiterou o compromisso da Associação em continuar trabalhando lado a lado com os órgãos públicos, visando melhorias contínuas na segurança pública e no setor de transporte.

Além da cerimônia de homenagem, o Tenente Casagrande aproveitou a ocasião para apresentar aos homenageados a estrutura e a história da ROTA, proporcionando uma visão mais ampla sobre a corporação e seu papel fundamental na manutenção da ordem e segurança em São Paulo.

“Esse reconhecimento não apenas fortalece a relação entre o setor de transporte rodoviário de cargas e as forças de segurança, mas também destaca a importância da colaboração mútua no enfrentamento aos desafios da segurança pública, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo e do Brasil”, destacou Mira.

Em cerimônia na CNT, Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, recebe honraria máxima da Medalha JK

Em cerimônia na CNT, Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, recebe honraria máxima da Medalha JK

A entrega da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro foi realizada nesta quarta-feira (13) e homenageou 13 personalidades pelos serviços prestados ao setor

A entrega da Ordem do Mérito do Transporte, conhecida como Medalha JK, foi realizada nesta quarta-feira (13), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF). O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu a comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima). Outras 12 personalidades, que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte em 2023, nas diferentes modalidades, também foram agraciadas.

Bruno Dantas é presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) desde dezembro de 2022. Graduado e com pós-doutorado em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ele é doutor e mestre em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou, em seu discurso, que esta edição da Medalha JK é muito especial porque, neste ano, a CNT completa 70 anos de atuação. “São sete décadas de trabalho dedicados à melhoria das condições para a atividade transportadora e do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade e ao progresso socioeconômico”.

Vander Costa enfatizou a grande honra em entregar a Medalha JK, em sua categoria máxima, a Bruno Dantas, que realiza um importante trabalho de velar pelo bom uso dos bens e dinheiro público e fiscalizar a alocação do orçamento em políticas sociais. “A atuação do ministro à frente de um órgão vital para acompanhar a execução orçamentária e financeira do país, tem sido marcada pela incessante busca por consensos entre entes públicos e privados, de modo colaborativo entre as partes”, declarou.

Vander Costa disse ainda que reconhecer a atuação dessas pessoas é também contribuir para o crescimento e o aperfeiçoamento do segmento no Brasil. “A partir do trabalho de cada um dos homenageados, mostramos para toda a sociedade porque o transporte move o Brasil e é, sem dúvida, uma atividade essencial para o nosso progresso enquanto nação. Nosso reconhecimento e nossa gratidão pelo trabalho que cada um desenvolve na sua área de atuação em prol do transporte em nosso país.”

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, discursou em nome de todos os homenageados da noite. “Aprendi desde cedo que gratidão se retribui com trabalho. Esse gesto da CNT aumenta minha gratidão, minha vontade de trabalhar e ajudar o país. JK foi sem dúvida uma referência para o país. Ele dizia que não nasceu para fazer com ódio, mas sim política para construir. É isso que precisamos no nosso país”, destacou o ministro.

Na oportunidade, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, que foi um dos homenageados com a   Medalha JK, no ano passado, no grau Grande Oficial recebeu sua condecoração. Na cerimônia, realizada em março de 2023, ele não pode estar presente presencialmente e, por isso, a entrega foi feita neste momento. “Agradeço imensamente a homenagem e a gentil indicação para condecoração como Grande Oficial. Essa indicação, para mim, foi uma grande honra por vir de uma instituição tão importante como a CNT e me motiva a continuar trabalhando sempre em favor do nosso país. A homenagem também é um reconhecimento ao trabalho de um time enorme e de inquestionável competência que é o time da Petrobras”, destacou Prates, em seu discurso. Veja aqui a lista dos homenageados na edição anterior da Medalha JK.

A Medalha

A Medalha JK é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil. A honraria é dividida em três categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial.

Confira os outros agraciados com a Medalha JK em suas respectivas categorias de homenagem:

GRANDE OFICIAL

Guilherme Theo

Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), é diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) desde 2021. Já foi chefe de Gabinete da Presidência da CNT e assessor jurídico do Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais) e da Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais).

Dagnor Schneider

Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o empresário tem grande trajetória no setor de transporte, Ele é presidente da Conlog, empresa de logística fundada em 2006 e que, hoje, está entre as 20 maiores do Brasil, e atual presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina).

Waldemar Rocha Junior

Agente marítimo e sócio-proprietário da Zambon Logística & Negócios Ltda. – Columbia Marítima e membro da International Forest Products Transport Association (IFPTA). Foi membro do Conselho de Autoridade Portuária dos Portos do Espírito Santo; vice-presidente da Soamar Vitória; presidente do Sindamares (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Espírito Santo); presidente da Câmara Interamericana de Associações Nacionais de Agências Marítimas; e presidente da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima).

Denis Andia

Secretário da Semove (Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana), do Ministério das Cidades. Foi prefeito de Santa Bárbara d'Oeste por dois mandatos, presidente da Região Metropolitana de Campinas e presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

Tiago Sousa Pereira

Mestre em Economia pela UnB (Universidade de Brasília), é o atual diretor-presidente substituto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Tem uma importante trajetória dentro da agência, tendo sido diretor, superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos, superintendente de Planejamento Institucional, assessor do diretor-presidente e superintendente de Tecnologia de Informação.

Silvio Costa Filho

Atual ministro de Portos e Aeroportos. Está licenciado do seu segundo mandato como deputado federal, no qual era titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Já foi vereador por Recife (PE), deputado estadual e secretário estadual de Turismo em Pernambuco.

OFICIAL

Hugo Fleck

É empresário e atual diretor-presidente do Grupo Ouro e Prata S.A., onde começou a atuar em 1968 e passou por diferentes áreas. É presidente da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Sul e integra, também, o Sindetri (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal, Interestadual e Internacional do Estado do Rio Grande do Sul), a Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul), a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e é membro da diretoria da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul).

Gladstone Lobato

Com formação em Strategic Mindset and Innovation, na Universidade de Tel Aviv, em Israel, atualmente, é diretor estatutário da CNT, vice-presidente da Fetcemg e diretor executivo do Grupo JDL, importante conglomerado composto por empresas de transporte de cargas, de passageiros, de mineração, entre outros segmentos. Foi presidente do Setcemg, para o qual foi eleito para o triênio 2017-2020 e reeleito para o período de 2021 a 2023.

Mariana Pescatori

Mestre em Navegação Aérea e Gestão da Aviação Civil pela École Nationale de l'Aviation Civile (Enac), na França, e com MBA em Engenharia e Gestão Portuária pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), atualmente, é secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos desde novembro de 2023. Também foi secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos e diretora de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários.

Ismael Trinks

Com MBA em Regulação pela Faculdade UnyLeya e pós-graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Uninter, atualmente, é superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Servidor público federal desde 2006, foi também diretor de Transporte Ferroviário no Ministério da Infraestrutura, conselheiro fiscal da Valec e coordenador-geral no monitoramento de empreendimentos e outorgas ferroviárias no Ministério dos Transportes.

Greyce Elias

É deputada federal pelo partido AVANTE, de Minas Gerais, cumprindo o segundo mandato. Na Câmara dos Deputados, atualmente, integra as Comissões de Constituição, Justiça e de Cidadania e de Minas e Energia, além de ser titular em Frentes Parlamentares como a da Agropecuária, da Primeira Infância e da Ética contra a Corrupção.

Marianne von Lachmann

Com pós-graduação no Owners/President Management Course pela Harvard Business School e mestrado em Design pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, é empresária e membro dos Conselhos Empresariais de Relações Internacionais e Infraestrutura da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Ela é também diretora da Associação Brasileira de Comércio Exterior e membro do Conselho Diretor do Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).

PRF publica atualização do calendário de restrições para caminhões em feriados nacionais

PRF publica atualização do calendário de restrições para caminhões em feriados nacionais

A Polícia Rodoviária Federal publicou hoje, no Diário Oficial da União, a Portaria DIOP/PRF Nº 40, de 12 de Março de 2024, que atualiza o calendário de restrições para caminhões em rodovias federais de pista simples.

De acordo com a PRF, as restrições só se aplicam a caminhões que excedam os limites regulamentares impostos pelo Contran. Nesse caso, qualquer caminhão com qualquer medida superior às descritas abaixo enfrentarão as restrições.

I – Largura máxima: 2,60 metros;
II – Altura máxima: 4,40 metros;
III – Comprimento total de 19,80 metros;
IV – Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 58,5 toneladas.

“A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE)”, destaca a PRF, na portaria.

De acordo com o texto, as restrições são exclusivas para rodovias federais de pista simples. Além disso, os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima não terão restrições. O estado de Rondônia só terá restrição na Operação de Final de Ano, em dezembro de 2024 e Janeiro de 2025.

Multas

Motoristas de caminhões flagrados pela PRF desrespeitando os horários de restrição podem ser multados.

O descumprimento constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição.

Datas

As datas publicadas pela Polícia Rodoviária Federal podem ser vistas abaixo. Caso aconteça qualquer atualização nas datas e horários, o Blog do Caminhoneiro irá publicar as informações atualizadas. A PRF também mantém as informações atualizadas em um painel no site https://www.gov.br/prf/pt-br/seguranca-viaria/restricao-de-trafego/restricao-de-trafego-2024