Flat Preloader Icon

Sucessão Familiar Nos Negócios

por | out 1, 2019 | Artigos, Núcleo Joinville

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Artigo

Há tempos que este é um tema muito comentado e sempre assunto de muito estudo e de diversas opiniões sobre como e quando este processo deve ocorrer.

Temos sempre bons e maus exemplos de sucessão familiar dentro dos negócios, e diversas formas que ocorrem. A sucessão familiar é algo que deve ser tratado com muita importância, trabalhado e desenvolvido com paciência.

Sabemos que isso não é muito fácil de se aplicar, pois nem sempre existe tempo para desenvolver o processo correto de sucessão. Geralmente o processo de sucessão inicia-se pelo fundador da empresa, com treinamento, com compartilhamento de experiência, e principalmente fazer com que o sucessor viva e esteja por dentro de todos os processos da empresa. É fundamental que quem venha suceder tenha conhecimento de todas as estratégias de negócios da empresa.

Como comentado anteriormente, temos diversos exemplos de sucessão familiar nos negócios, desde as mais bem alinhadas, até aquelas totalmente desastrosas, casos em que o sucessor não tem experiência suficiente para gerir ou administrar o negócio, não tem conhecimento necessário, ou até mesmo não dá a mínima para o negócio.

Tentando evitar qualquer tipo de risco nesse processo, o ideal de acordo com especialistas seria criar um plano de Sucessão, seguindo alguns tópicos:

  • Analisar e definir as necessidades da empresa e o contexto do plano de sucessão
  • Identificar e Selecionar os possíveis sucessores
  • Elaborar ações para transição de cargos.
  • Gerir o plano de transição, afim de garantir a continuidade do negócio
  • Conferir máxima transparência no processo
  • Treinar os sucessores, para que o processo ocorra com o mínimo de desgaste possível
  • Proceder a transição de comando.

Por fim, sabemos que estas regrinhas não garantem nada, mas se aplicadas de forma correta podem facilitar muito, e trazer um grande benefício para a vida de uma empresa. Afinal em uma transição desta ninguém quer ver o seu negócio, ir por “ralo abaixo”. Muitas empresas são administradas por anos e anos pelo seu fundador, e este determinado momento de sucessão chega, é nesta hora que senão o maior, mais um dos maiores marcos da vida da empresa que acontecerá, o momento em que será passada a gestão, e onde se cria a maior expectativa possível, para que tudo dê certo, e um dia quem sabe este mesmo processo ocorra novamente dentro da mesma organização.

Fonte: https://blog.inepadconsulting.com.br

Responsável: Guilherme Koerich Ferreira