Avant premiere da FENATRAN acontece na subsede da NTC&Logística em São Paulo

Aconteceu ontem (23), o lançamento oficial do 23º Salão Internacional do Transporte de Carga, nas dependências do Palácio do TRC em São Paulo, onde fica a subsede na &Logística. O evento recebeu autoridades do segmento transportador, empresários, presidentes de entidades, jornalistas e parceiros do transporte de cargas.

Logo no início da tarde, o presidente da entidade, Francisco Pelucio, juntamente com o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues, do diretor da FENATRAN, Luiz Bellini, da gerente da feira, Ana Paula Pinto e representantes da Anfavea e Anfir, receberam os jornalistas de 17 veículos especializados no setor de transportes, onde puderam comentar sobre a expectativa da edição 2022 do Salão, e também os desafios do segmento.

Em sua fala aos jornalistas, o presidente Pelucio ressaltou: “Gostaria de agradecer à RX por dar essa oportunidade de recebê-los, juntamente com as demais entidades. Para nós é um orgulho receber aqui, na casa do transportador pela primeira vez, o lançamento da maior feira de todos os tempos. Me recordo em 2019 quando assinamos para realização das próximas edições da FENATRAN, mal sabíamos que a pandemia viria, tivemos que fazer as ações virtuais e conseguimos trabalhar dentro do possível dessa maneira. Mas tenho certeza que será uma grande feira, estamos com uma grande expectativa pelos números que já sabemos. Gostaria em nome de toda a diretoria da &Logística, agradecer o de cada um de vocês, que conseguem mostrar diariamente os desafios do segmento transportador, seja positivamente ou negativamente, parabéns pelo trabalho e contem sempre com a gente”.

Logo em seguida, iniciou a programação de abertura oficial da feira, onde Luiz Bellini, juntamente com a Ana Paula Pinto, apresentaram os números da edição 2022, e também comentaram sobre as novidades que serão apresentadas no evento. São mais de 500 marcas confirmadas, e um crescimento de 20% em relação à última edição. A área de exposição do evento, que também contabiliza espaço para realização de testes em pista, será de 100 mil m². A expectativa segundo eles é de 65 mil pessoas visitantes e mais de 9 bilhões em movimentação financeira.

O presidente Francisco, falou para o público de quase 200 pessoas presencialmente no auditório do Palácio do TRC, e também para o público on-line, via o Rota Digital da FENATRAN. Ele comentou a importância da feira para o segmento transportador, “É importante relembrar a evolução e a importância que a FENATRAN tomou, é referência mundial no universo dos grandes de negócios, figura entre uma das mais importantes feiras de transporte e logística do Brasil e do mundo.”

“A cada nova edição da FENATRAN temos a oportunidade de conhecer as inovações em produtos e serviços. Grandes negócios são fechados, novidades são apresentadas, gerando uma conexão muito importante dos parceiros do segmento de transporte de cargas, transportadoras, montadoras, fornecedores de caminhões, implementos rodoviários, equipamentos, acessórios, autopeças, produtos e serviços para gestão, rastreamento e manutenção da frota”, destacou.

Ele falou também dos desafios com a pandemia “Sabemos que a pandemia COVID-19 afetou severamente o setor de , embora ainda sintamos o seu impacto na , nos negócios, estamos confiantes com a retomada da FENATRAN de forma presencial, já que nos encontramos em um cenário onde os riscos sanitários estão em declínio com as medidas tomadas na mitigação da pandemia. É grande o anseio e a expectativa dos empresários e transportadores em geral pela realização da nossa tradicional feira.”

Finalizando sua fala de abertura, ele ressaltou, “Temos certeza que a edição 2022 da FENATRAN significará o retorno com o sucesso de sempre e até mesmo poderá superar as anteriores ao ponto de recuperarmos o tempo perdido”.

Os presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e da Anfir, José Spricigo também estiveram presentes e comentaram sobre suas expectativas em relação a Feira e ao momento econômico do país.

Prêmio Fornecedores do Transporte

Na oportunidade, Pelucio também anunciou oficialmente o retorno do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, que teve sua última edição em 2018.

“É com grande alegria que comunicamos que este ano retornaremos com o Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, cuja cerimônia de premiação acontecerá durante a nossa feira.”

A premiação foi instituída em 1998 e tem como objetivo reconhecer os melhores fornecedores de transporte de cargas do ano. A premiação é concedida a partir de uma pesquisa, realizada por instituto especializado e auditado, que atesta a seriedade do Prêmio. 

A edição deste ano será realizada durante as atividades da FENATRAN 2022, e a pesquisa começa a partir de setembro.

Painéis

Dando início aos painéis de discussão sobre os assuntos pertinentes ao segmento. O jornalista, Fred Carvalho e o empresário, Marcelo Fontana da OTM Editora, iniciaram as conversas com os executivos de montadoras, DAF, Luis Gambim, Iveco, Ricardo Barion, Mercedes-Benz, Marcos Andrade, Scania, Silvio Munhoz, Volvo, Clovis Lopes e Volkswagen, Sergio Pugliese.

Na oportunidade eles discorreram sobre as expectativas e tendências para a FENATRAN, onde cada um teve a oportunidade de explicar como sua marca irá se posicionar na feira e no mercado com as novidades que serão apresentadas. Também falaram sobre momento econômico, desafios das entregas de veículos no prazo, meio ambiente, novas tecnologias, entre outros assuntos.

Após, foi a vez das entidades falarem sobre “Os caminhos do TRC no Brasil”, onde os presidentes das Anfavea, Márcio de Lima Leite, Anfir, José Carlos Spricigo, Fenabrave, José Maurício Andreta Jr e do Sindipeças, Claudio Sahad discorreram sobre os desafios das empresas neste cenário do país, perspectivas e iniciativas adotadas pelas associações para o desenvolvimento do segmento frente às inovações da atualidade.

Fechando o evento e os painéis, foi a vez dos transportadores falarem sobre o desafios do Transporte de Cargas no Brasil, para a conversa os empresários, Marcelo Patrus, CEO da Patrus Transportes, Sérgio Gabardo, Presidente da Transportes Gabardo, João Bessa, Presidente e CEO da TransJordano e Sérgio Pedrosa, CEO da Transpedrosa, na oportunidade o presidente Francisco Pelucio também foi convidado a compor a mesa e representou as empresas fundadas por ele, hoje administrada pelos filhos, a Transportadora 1040 e a Tri Mundial. 

Os executivos comentaram diversos assuntos, como a utilização de Caminhões a gás, biodiesel, elétrico, e as dificuldades e desafios da implementação nas empresas, por custo e infraestrutura nas , Euro 6, investimentos bancários, iniciativas de mais mulheres como motoristas, ESG, entre outros assuntos.

Finalizando, o presidente Francisco agradeceu “a participação de todos, e a parceria da RX, na pessoa do Luiz Bellini e da Ana Paula Pinto, da OTM na pessoa do Marcelo Fontana e Fred Carvalho, e toda a equipe responsável pelo evento, por terem desenvolvido um projeto que reuniu tantos nomes importantes da indústria, entidades e os empresários. Até dia 7 de novembro de 2022”, finalizou.

Fonte: NTC&Logística

FENATRAN

%d blogueiros gostam disto: