Flat Preloader Icon

Instituto de pesquisa especializada desenvolve relatório sobre cargos e salários praticados

por | maio 20, 2021 | Cotidiano, Notícias, Outros, Serviços

Fonte: Assessoria
Chapéu: Pesquisa

O Mapa do Emprego do TRC é a nova ferramenta desenvolvida pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) com o intuito de auxiliar as empresas no momento da admissão de novos colaboradores. No portal, é possível consultar diversas informações relacionadas ao setor de transportes de carga, como salários praticados pelas empresas do segmento para as principais funções contratadas.

Para que o Mapa do Emprego do TRC fosse elaborado, foi realizada uma pesquisa utilizando os dados do Ministério do Trabalho disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o ano de 2020, especificamente os dados para o transporte de cargas.

As empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) poderão ter acesso às informações do relatório na íntegra ainda este mês.

Com este mapeamento, as empresas poderão tomar decisões mais assertivas nas admissões de novos colaboradores. “Por se tratar de um benchmarking, as empresas poderão verificar como está sendo a contratação no mercado de uma forma bem confiável, principalmente, por conta de a fonte destes dados ser o próprio Ministério do Trabalho.

Assim, a transportadora consegue saber se está desvalorizando ou valorizando demais alguma ocupação, verificar condições de contratação, a variação dos salários em relação ao tamanho da empresa e a experiência do funcionário, por exemplo”, afirma o diretor executivo do IPTC, Fernando Zingler.

Alguns desafios foram encontrados no decorrer do estudo, especialmente por conta de muitos cargos terem sido criados desde que a Classificação Brasileira das Ocupações (CBO) foi definida, em 2012. “Analisar essas classificações mais defasadas em relação à realidade das empresas, e conseguir casar esses dois mundos, foi um desafio”, aponta Zingler.

No entanto, o diretor executivo também observou que analisar os dados requer bastante atenção, já que há cargos que apresentam uma flutuação de salários muito grande, como mostra as ocupações de diretor e gerente. “Algumas empresas menores contratam gerentes com uma faixa salarial de 3 mil reais a 5 mil reais, enquanto grandes empresas, chegam a pagar 30 mil reais ou 40 mil reais”, diz Fernando.

Com os dados levantados pelo IPTC, é possível identificar as principais categorias e funções no mercado de trabalho, além da estrutura de organização mais comum dentro das transportadoras.